Edição de LateX

VuDu

Power Member
Para quem esteja habituado a trabalhar com LateX, que programa(s) recomendam?

Ouvi falar de um muito bom (não sei o nome) para KDE, eu uso Gnome, mas se valer a pena estou disposto a instalar as libs que forem necessárias.

Estou farto de vim e pdflatex, estou à espera de algo mais parecido a um IDE ou pelo menos qualquer coisa mais avançada do que um típico editor de texto e um "compilador".

;)
 
Winefish (estilo bluefish, mas para latex). Nunca usei muito latex, mas a namorada usa para os tranalhos de estágio (obrigatoriedade do orientador de estágio) e meti-a a usar o winefish e é muito cool ...
 
Deve de ser esse (Kile) que eu já tinha ouvido falar. Já agora tens alguma coisa que para ti, o faz destacar-se do resto? Ou tanto usas esse como podias usar outro qualquer?

Eu curtia usar um que oferecesse syntax highlight, auto-complete (e talvez alguma info sobre as "funções") e de preferencia que gere facilmente um preview :)
Não um WYSIWUG mas algo que permita trabalhar com o LateX em modos ;)

OK... já estive a dar uma olhadela nos 2 e o Kile parece-me muito mais avançado. Parece ter praticamente tudo o que queria, pena mesmo é o QT, enfim... nada que não se resolva ;) Também não foi isso que me impediu de usar K3b :D
 
Última edição:
Também uso o Kile em Gnome. Tem um interface de aprendizagem rápida e bom sistema de ajuda. Sinceramente não experimentei grande coisas dos restantes editores que há nos repositórios porque me habituei depressa ao Kile e não o larguei mais.
 
O kile é muito à frente, aí não haja dúvidas ... Mas o winefish é muito bom, e cheio de features. Só mesmo experimentando, e vês o que te serve melhor.
 
Yahz, o Kile parece o Dreamweaver do LateX, fiquei impressionado :)
No entanto, e apesar do Winefish parecer ter um desenvolvimento mais lento, sou capaz de experimentar os 2 e se me fartar do Kile, dou uma "vista de olhos" no Winefish. ;)
 
Também usei o winfish, mas acabei por optar pelo Kile ;) Ambos são bastante bons, a meu ver vai acabar por ficar um pouco mais ao gosto de cada um ;)

abraços, HecKel
 
E que tal o emacs com o package auctex???
Eu recomendo vivamente para quem vai editar à seria!

Já experimentei o kile que tem a cena boa: se não sabes o comando lá perto. Não uso porque, uso o emacs
 
Eu estou a começar a usar o LateX, e dado que uso o Eclipse para outras andanças resolvi adicionar-lhe a funcionalidade de LateX com o TeXclipse.
 
Back
Topo