edição gráfica em linux

grafo

Folding Member
ola pessoal. já reparei que há vários programas de edição gráfica para linux: gimp, gimpshop, inkscape, etc.. mas quanto a programas tipo paint quais é que voces usam? assim para criar umas coisas simplórias... eu instalei o gnu paint e pareceme bom. qual é que voces usam?
e quais as diferenças entre os outros?
 
Última edição:
O OpenOffice tem o Draw (acho que se chama assim). É parecido com o Paint.

De qualquer maneira, quando quero editar umas coisas simples (a pericia não dá para mais), uso simplesmente o Gimp. :)
 
Gimp. Unicamente Gimp. Do mais básico a coisas mais avançadas.

Ultimamente ando a explorar o Inkscape já num modo mais avançado, mas isso é para desenho vectorial.
 
como é que se faz uma recta no gimp? LOOL
alguem me arranja um tutorialzinho do gimp? aquilo é algo confuso.. eu já fiz umas cenas fixolas lá mas já foi ha mt tempo e nao me lembro muito.
 
como é que se faz uma recta no gimp? LOOL
alguem me arranja um tutorialzinho do gimp? aquilo é algo confuso.. eu já fiz umas cenas fixolas lá mas já foi ha mt tempo e nao me lembro muito.

Com o paintbrush ou o pencil, fazes um ponto, depois carregas no shift e fazes a recta no ponto final. Se carregares também no Ctrl tens ajuda para rectas direitas.

Alguma dúvida pergunta à vontade :)
 
O draw do OOo é vectorial, algo similar ao corel draw ou freehand (versao light).

Penso q o draw é o calcanhar do Inkscape, o inkscape é uma perna do freehand :P
 
pessoal, e tipo, alguem me explica as principais diferenças entre o gimp e o inkscape? eu sei que o inkscape é mt mais facil e pratico de mexer (pelo menos para quem não está habituado), mas quais são as diferenças "a serio"? e qual é a lógica de a adobe ter o illustrator e o freehand, quais sao as diferenças?
 
pessoal, e tipo, alguem me explica as principais diferenças entre o gimp e o inkscape? eu sei que o inkscape é mt mais facil e pratico de mexer (pelo menos para quem não está habituado), mas quais são as diferenças "a serio"? e qual é a lógica de a adobe ter o illustrator e o freehand, quais sao as diferenças?

O Gimp é um editor de imagem normal, o Inkscape é um editor de imagem vectorial (tel como o illustrator). Sabes a diferença (estou mesmo a perguntar, não estou a gozar)?

A Adobe tinha o illustrator e o freehand, já não tem mais. O Freehand já não existe, porque era da Macromedia, e como foram comprados pela Adobe, eles eliminaram esse produto, para não terem dois parecidos.

O inkscape faz actualmente cerca de 60% (comparação teórica) das coisas que dá para fazer, mais ou menos facilmente, com o illustrator, e custa menos 600 euros :)
 
esquecime do pormenor da macromedia, é verdade. desculpa a minha ignorancia mas nao, nao sei a diferença (embora, pelo que percebi do uso do programa, SVG é um formato independente da resolucao do ecran e do formato, com varias camadas, etc, que é usado para desenvolvimento de imagens e nao para a sua publicacao)
 
esquecime do pormenor da macromedia, é verdade. desculpa a minha ignorancia mas nao, nao sei a diferença (embora, pelo que percebi do uso do programa, SVG é um formato independente da resolucao do ecran e do formato, com varias camadas, etc, que é usado para desenvolvimento de imagens e nao para a sua publicacao)

Uma imagem vectorial não tem que ser em formato svg, que é somente um formato entre outros (o illustrator usa a extensão .ai).

Uma imagem vectorial, como é composta por vectores e não por pixels, pode ser aumentada milhares de vezes sem perder qualidade. Se aumentares uma imagem pixelizada (uma foto, por exemplo) começas a notar os pixels.

As imagens vectoriais são normalmente usadas para ilustração/desenho. Passa pela thread nova dos stickers e podes lá ver alguns feitos por mim em formato vectorial (exportadas posteriormente para PNG). O SVG, formato utilizado pelo Inkscape, pode ser lido pelos browsers, directamente, se bem que nos IE não aparece lá muito bem ...
 
o IE precisa de uma extensao acho eu... 2 duvidas: ao importares um ficheiro de imagem para o inkscape essa qualidade desfaz-se certo? (em parte pelo menos) é possivel que uma camara (com alguma inteligencia artificial ou sensores) crie SVG's?
 
o IE precisa de uma extensao acho eu... 2 duvidas: ao importares um ficheiro de imagem para o inkscape essa qualidade desfaz-se certo? (em parte pelo menos) é possivel que uma camara (com alguma inteligencia artificial ou sensores) crie SVG's?

Uma imagem não "gráfica" (ilustração) é sempre composta por pixels, invariavelmente.

A primeira não percebi. Ao importar para o inkscape que tipo de imagem? Uma foto? Uma foto é uma foto, não se vai alterar por ser importado. Abre no inkscape, mas como imagem pixelizada, normal.
 
tass. pensei que pudesse haver alguma maneira de transformar uma imagem pixelizada em formato vectorial - e até deve haver, se calhar ainda não chegamos foi a esse nível tecnológico :P. quanto as camaras, deve simplesmente sair muito caro para se fazer tal camara.
uma coisa, um svg ou equivalente ocupa mt menos que um ficheiro pixelizado, certo?
 
tass. pensei que pudesse haver alguma maneira de transformar uma imagem pixelizada em formato vectorial - e até deve haver, se calhar ainda não chegamos foi a esse nível tecnológico :P. quanto as camaras, deve simplesmente sair muito caro para se fazer tal camara.
uma coisa, um svg ou equivalente ocupa mt menos que um ficheiro pixelizado, certo?

Um ficheiro svg gigante, com montes de sombras e blurs, ocupa alguns 30 ou 40 kb ... :)
 
e então? há padrões na natureza, e com um pouco de inteligencia seria por esses ficheiros a ocupar bem menos :) (descobrindo esses padrões claro)
mas ainda faltam algumas décadas :p
 
Back
Topo