edição gráfica em linux

Para mim é uma coisa impossível em Linux...
Pessoalmente só uso Linux, mas para desenhar alguma imagem para um site ou algo necessário tenho de ir roubar o Portátil ao meu irmão para dar uns toques no Paint.net!
GIMP para mim é mesmo intragável.

Por essas e por outras é que o próximo é um Mac...
 
Para mim é uma coisa impossível em Linux...
Pessoalmente só uso Linux, mas para desenhar alguma imagem para um site ou algo necessário tenho de ir roubar o Portátil ao meu irmão para dar uns toques no Paint.net!
GIMP para mim é mesmo intragável.

Por essas e por outras é que o próximo é um Mac...

Dude, dizer que o Gimp é intragável, e depois falares do Paint.net só pode ser no gozo ... O Paint.net ao pé do gimp é como o notepad ao pé do dreamweaver ... Da próxima vez faz comparações decentes ;)

Impensável em Linux? Explica lá com pormenor o que queres dizer com isso, que eu não entendi ...
 
Última edição:
o paint.net é opensource (para ser portado para mono...)? e tipo o gimp tambem n suporta camadas e isso? se sim, também não acaba por suportar desenho vectorial?
 
Dude, dizer que o Gimp é intragável, e depois falares do Paint.net só pode ser no gozo ... O Paint.net ao pé do gimp é como o notepad ao pé do dreamweaver ... Da próxima vez faz comparações decentes ;)

Impensável em Linux? Explica lá com pormenor o que queres dizer com isso, que eu não entendi ...
Eu disse Paint.net porque foi o que usei agora mesmo para desenrrascar...
Quando usava Windows usava não usava Paint.net :P

Sim o GIMP tem camadas, mas pessoalmente acho que aquilo é mesmo uma ferramenta a evitar... Mas provavelmente é apenas uma questão de habito.
De certeza que não sou o único a pensar o mesmo visto que o já cheguei a ver essa questão levantada em conferências, logo não posso ser o único a pensar isso :P

Uma alternativa que me apresentaram foi o GIMP#, mas por falta de paciência ainda não consegui arranjar maneira de aquilo funcionar em Ubuntu...

Pessoalmente não gosto, não uso, e prefiro levantar o cú da cadeira e ir "roubar" o portatil do meu irmão para um Fireworks ou um Photoshop (ou mesmo Paint.net :) ) a usar o GIMP.

E vistas bem as coisas o design gráfico em Linux está limitado ao GIMP e a algumas outras alternativas que não chegam aos pés dos outros programas disponíveis noutros sistemas operativos.
 
Eu disse Paint.net porque foi o que usei agora mesmo para desenrrascar...
Quando usava Windows usava não usava Paint.net :P

Sim o GIMP tem camadas, mas pessoalmente acho que aquilo é mesmo uma ferramenta a evitar... Mas provavelmente é apenas uma questão de habito.
De certeza que não sou o único a pensar o mesmo visto que o já cheguei a ver essa questão levantada em conferências, logo não posso ser o único a pensar isso :P

Uma alternativa que me apresentaram foi o GIMP#, mas por falta de paciência ainda não consegui arranjar maneira de aquilo funcionar em Ubuntu...

Pessoalmente não gosto, não uso, e prefiro levantar o cú da cadeira e ir "roubar" o portatil do meu irmão para um Fireworks ou um Photoshop (ou mesmo Paint.net :) ) a usar o GIMP.

E vistas bem as coisas o design gráfico em Linux está limitado ao GIMP e a algumas outras alternativas que não chegam aos pés dos outros programas disponíveis noutros sistemas operativos.

Tu ainda nunca usas-te o Gimp versão 2.3.xx pois não? Essas alternativas meio manhosas que aí andam ao Gimp (gimpshot e afins) são uma bosta.

Inkscape? Xara? Cinepaint? Gimp? Pixel? Krita? Scribus?

E essa de comparar programas gratuitos (o Pixel não é gratuito, mas é muito muito bom) com photoshops e illustrators tem muito que se lhe diga. Já vi essa conversa vezes sem conta. Ah e tal porque é que hei-de usar o Gimp se posso ir aos torrents e sacar o photoshop pirateado ...
É que uma licença de Photoshop custa 600 euros, meu caro. Só do photoshop. A suite Adobe Creative custa qq coisa como 2000 euros ... É muito lindo falar do photoshop ...
 
podes explicar para que servem o Xara cinepaint pixel krita e scribus? :X eu sei que a discussao ta num rumo algo diferente mas esta pergunta também está ontopic...
 
Tu ainda nunca usas-te o Gimp versão 2.3.xx pois não? Essas alternativas meio manhosas que aí andam ao Gimp (gimpshot e afins) são uma bosta.

Inkscape? Xara? Cinepaint? Gimp? Pixel? Krita? Scribus?

E essa de comparar programas gratuitos (o Pixel não é gratuito, mas é muito muito bom) com photoshops e illustrators tem muito que se lhe diga. Já vi essa conversa vezes sem conta. Ah e tal porque é que hei-de usar o Gimp se posso ir aos torrents e sacar o photoshop pirateado ...
É que uma licença de Photoshop custa 600 euros, meu caro. Só do photoshop. A suite Adobe Creative custa qq coisa como 2000 euros ... É muito lindo falar do photoshop ...

Obrigado :)
Ao contrário do que possa parecer nos posts a cima, não gosto de usar Windows e com a quantidade de programas apresentados pode ser que arranje um :)

Pixel já experimentei a versão trial e sem dúvida é um bom programa, não usei mais por ser pago e porque a versão trial tinha algumas limitações em relação à full version.

Photoshop já usei um trial mas não mantive. Usava sim fireworks com licensa na altura em que ainda era da Macromedia, por isso não vale a pena generalizar.

Vou procurar um programa e posto feedback quando arranjar algum que me agrade. :)
 
Antes, quando usava Windows, era um utilizador do Photoshop. Contudo, e na minha procura de limpar o meu PC de tudo o que era pirataria, mudei para o Paint.net há já algum tempo - já tinha experimentado o Gimp mas não tinha gostado nada devido ao sistema de janelas separadas. Devo dizer que gosto muito do Paint.net, exceptuando o facto de não dar para editar texto. Escrevo um texto, quero editar, não posso! :P
No entanto, e como ultimamente não andava a fazer muita coisa em design, lá me fui desenrascando.

Há coisa de duas semanas, acordei de manhã e decidi que haveria de experimentar instalar os drivers da ATI na nova versão do Ubuntu, que por acaso ainda não tinha experimentado. Funcionaram lindamente e pronto, mudei-me para o Ubuntu. :)
Como tal, voltei a experimentar o Gimp mas, desta vez, com o agora-vou-ter-que-me-habituar na cabeça. Estou bastante satisfeito, o programa é poderosíssimo. Ambientei-me ao programa através dos tutoriais que estão no site e acho que já me safo mais ou menos. Porém ainda só o usei para fazer o novo logótipo do NintendoPT. Tenho que ver se arranjo tempo para "brincar" um pouco mais com ele.

Pessoalmente, acho que só por "capricho" é que algum utilizador doméstico prefere o Photoshop ao Gimp. O Linux está bem servido no que toca a programas de design. Tenho que ver se instalo o Inkscape para continuar a aprender a usá-lo. Já o experimentei no Windows e gostei. :)
 
eu instalei o paint.net no windows, a ver se um dia destes vou la testalo... no linux tenho o metapackage ubuntustudio-graphics instalado pq tou decidido a aprender algo de novo... os tutoriais nos sites dos programas sao realmente bons!
 
Precisamente o que eu digo sempre. Para o utilizador doméstico o Gimp chega e sobra :)
isso é discutivel...a ultima versão do gimp que usei (ja vai ha uns meses...) era muito pouco user-friendly lol os comandos estavam em sitios que não lembra ao diabo...nesse aspecto o photoshop (como software pago...e bem pago lol) é bastante mais competente. a unica (e grande) vantagem do gimp é ser livre :)
 
isso é discutivel...a ultima versão do gimp que usei (ja vai ha uns meses...) era muito pouco user-friendly lol os comandos estavam em sitios que não lembra ao diabo...nesse aspecto o photoshop (como software pago...e bem pago lol) é bastante mais competente. a unica (e grande) vantagem do gimp é ser livre :)

Então ainda não usas-te nenhuma versão do Gimp mais recente ...

E isso dos comandos é altamente discutível. Imagina que eu nunca tinha usado Photoshop e sempre tinha usado Gimp. Se alguém me apresenta o photoshop, eu iria achar aquilo muito estranho e impraticável., e teria que me adaptar. Temos que ver pelas duas perspectivas, não somente fazer a eterna comparação Gimp/Photoshop, mas compreendo perfeitamente que para quem não está habituado cause alguma estranheza. As últimas versões (a versão do Gimp que vem com as distros é antiga, muito antiga) estão muito melhores, com muitas mais capacidades, muito mais poderosas, e com menus mais ..... amigáveis :)
 
Então ainda não usas-te nenhuma versão do Gimp mais recente ...

E isso dos comandos é altamente discutível. Imagina que eu nunca tinha usado Photoshop e sempre tinha usado Gimp. Se alguém me apresenta o photoshop, eu iria achar aquilo muito estranho e impraticável., e teria que me adaptar. Temos que ver pelas duas perspectivas, não somente fazer a eterna comparação Gimp/Photoshop, mas compreendo perfeitamente que para quem não está habituado cause alguma estranheza. As últimas versões (a versão do Gimp que vem com as distros é antiga, muito antiga) estão muito melhores, com muitas mais capacidades, muito mais poderosas, e com menus mais ..... amigáveis :)
isso é que é amor à camisola hehe :D

não, não tenho usado as versões recentes do gimp. mas já usei mais programas para além do PS (nomeadamente PSP, antes mesmo de ter pegado no PS) e tenho que dizer que o PS é, sem dúvida, o programa mais intuitivo.

e a comparação gimp/ps é válida, na medida em que a maior parte dos users que vai trabalhar com o gimp já tem rotinas proprias do PS...e a paciência para aprender um programa complexo outra vez não me parece que seja muita lol.

tenho que experimentar uma nova versão do gimp então :)
 
isso é que é amor à camisola hehe :D

não, não tenho usado as versões recentes do gimp. mas já usei mais programas para além do PS (nomeadamente PSP, antes mesmo de ter pegado no PS) e tenho que dizer que o PS é, sem dúvida, o programa mais intuitivo.

e a comparação gimp/ps é válida, na medida em que a maior parte dos users que vai trabalhar com o gimp já tem rotinas proprias do PS...e a paciência para aprender um programa complexo outra vez não me parece que seja muita lol.

tenho que experimentar uma nova versão do gimp então :)

Para trabalho profissional continuo a usar o Photoshop (versão 7, do qual tenho licença) mas para o dia a dia uso mesmo o Gimp, que chega e sobra (retoques em fotos, etc).
 
Bem até agora o que me pareceu mais o meu estilo foi o Krita, já não preciso de andar sempre a saltar de PC.

De qualquer forma ainda me estou a ambientar :)
 
No fundo é tudo uma questão de hábito. A mim também me custou no inicio porque estava muito habituado ao Photoshop e à disposição das suas ferramentas. Por exemplo, foi um 31 para encontrar, no Gimp, o equivalente ao Free transform (Ctrl+T) do Photoshop. :)

Quickfire, estive a dar uma vista de olhos no site do Krika e parece ser bem menos poderoso que o Gimp. Porque não usas o Gimp? É devido às janelas separadas? :P
 
No fundo é tudo uma questão de hábito. A mim também me custou no inicio porque estava muito habituado ao Photoshop e à disposição das suas ferramentas. Por exemplo, foi um 31 para encontrar, no Gimp, o equivalente ao Free transform (Ctrl+T) do Photoshop. :)

Quickfire, estive a dar uma vista de olhos no site do Krika e parece ser bem menos poderoso que o Gimp. Porque não usas o Gimp? É devido às janelas separadas? :P

O Krita é um editor básico, com meia dúzia de features simpáticas mas um pouco mal amanhadas ... É, no fundo, um género de Paint.net ...
 
Back
Topo