1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Editar Atributos de Ficheiro - Ajuda!

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por Lin0g3, 4 de Abril de 2008. (Respostas: 11; Visualizações: 2886)

1. Lin0g3

Lin0g3 Power Member

Boas!

Eu sempre tive por hábito ocultar todos os ficheiros/pastas que não me interessam, de modo a ter tudo organizado, e de certa forma aumentar a produtividade. Para isso, no Windows, apenas tinhamos de escolher a opção "hidden/ocultar" nas propriedades do ficheiro.

Ora o que eu prentendo é fazer o mesmo no Leopard. E na minha busca deparei-me com montes de "soluções" que não me servem, sendo uma delas o "." no inicio do nome da pasta para a ocultar, no entanto isso não é "ocultar", é como criar um novo ficheiro que fica oculto.

O que é que acontece... alguns dos ficheiros que quero ocultar são por exemplo na minha pasta de documentos: "Microsoft User Data" (Office 2008), "Scanner Output" (HP scanner), "Colloquy Transcripts" (Colloquy)..

Ao criar as pastas ocultas com o "." quando utilizo algum desses programas ele volta a criar a pasta porque não a encontra. Daí que o que eu REALMENTE quero é editar os atributos do ficheiro/pasta e oculta-lo.

Tentei alguns Softwares para o efeito, e na minha busca encontrei vários que ocultavam os ficheiros com o metodo do "." (por exemplo Hide Folders), e encontrei 2 que fazem o que eu quero, nomeadamente o FileXaminer e o File Sheriff. No entanto estes programas são pagos, e não me apetecia pagar só para fazer uma coisa, que na minha ideia é, básica.

Procurei metodologias alternativas, nomeadamente comandos do terminal que me permitissem faze-lo, mas a unica solução seria instalar os Developer Tools (Xcode Tools), mas isso ocupa quase 3 gigas no disco, e continuo a achar despropositado tendo em conta a natureza do "problema".

Desta forma recorro a vossa ajuda, o que é que acham, sabem de alguma solução, existe alguma outra maneira de o fazer através do terminal, ou softwares gratuitos?

Obrigado pela Atenção.

2. rui_mac

rui_mac Power Member

Não compreendo qual a dificuldade em encontrar o que pretendes ;)
    Uma rápida busca por "invisible" no www.versiontracker.com resultou numa lista enorme de aplicações que fazem o que queres. Muitas delas, absolutamente grátis. Alguns exemplos:

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/27943

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/32131

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/33449

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/27793

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/32246

Rui Batista

3. Lin0g3

Lin0g3 Power Member

Boas!

Pois aparentemente não há dificuldade nenhuma, o facto é que antes de ter postado também procurei no www.versiontracker.com por uma solução, e não encontrei nenhuma.

Inclusive no meu ultimo post fiz alusão á aplicação Hide Folders, como um exemplo do tipo de aplicação que - Não me serve -, e voçê a postou num dos links. E tal como essa, nenhuma das outras, sejam dos links que me apresentou, sejam de outros resultados do Version Tracker, faz o que eu quero.

Não sei se leu mal, ou não me fiz entender, mas a maioria das aplicações oculta os ficheiros, movendo-os para uma pasta com o mesmo nome, mas so que com 1 "." no inicio, que são pastas ocultadas pelo sistema. O que eu quero é uma solução que me permita editar os artributos do ficheiro/pasta e defini-lo como "invisible".

Até agora apenas encontrei 3 aplicações que fazem isso - FileXaminer, File Sheriff, e A Better Finder Attributes. No entanto estas aplicações são pagas, e não quero tar a pagar para fazer uma coisa que no Windows é tão simples como ir ás propriedades do ficheiro. (não quero com isto iniciar nenhuma discussão MacOS vs Windows, por favor mantenham-se "On Topic")

Por isso, ficaria muito agradecido a quem me conseguisse arranjar alguma solução, seja de software gratuito (que duvido), ou via comando no terminal (que seria ideal).

Atensiosamente,
    Vitor Palma Ramos

4. rui_mac

rui_mac Power Member

Uma das aplicações que indiquei faz precisamente o que pretendes:

http://www.1802.it/danubio.php

Não sei se funciona em todas as versões de Mac OS.

Rui Batista

5. Lin0g3

Lin0g3 Power Member

Boas rui_mac,

Fico-lhe desde já agradecido pela ajuda, mas este programa também experimentei, mas pensava que fazia o mesmo que o "Hide Folders" - o que não ajuda - de qualquer forma, este programa não está a funcionar. Tenho 1 Macbook (santa rosa) com o Leopard, e este programa abre, mas depois não "oculta", de modo algum, os ficheiros.

Fico agradecido a quem estaja disposto a ajudar, e continuo a aceitar sugestões.

Atensiosamente,
    Vitor Palma Ramos

6. scriptKid

scriptKid Power Member

Sugiro que experimente o comando chflags através do Terminal.

http://developer.apple.com/documentation/Darwin/Reference/ManPages/man1/chflags.1.html

exemplo:
    chflags hidden ficheiro
    chflags -R hidden pasta

Infelizmente não posso tentar reproduzir este procedimento no meu sistema porque é o Tigger e a flag hidden
    não está disponível. Penso que o Leopard já tem esta flag. Uma desvantagem é que só na próxima sessão ( ou fazendo o restart do Finder) é que se nota a mudança.

Julgo que neste caso não é necessário instalar os Developer Tools.

Última edição: 5 de Abril de 2008
  7. Lin0g3

Lin0g3 Power Member

Meu caro amigo,

Esperimentei a sua sugestão e digo-lhe que estou maravilhado.. funciona perfeitamente, não é preciso instalar nada, nem sequer é necessário fazer restart ao finder, mal se dá "enter" desaparecem logo as pastas.. era isto mesmo que queria.

Muito Obrigado,

Vitor Palma Ramos

8. scriptKid

scriptKid Power Member

Ainda bem. É sempre um prazer contribuir para a resolução de uma questão.
    Quanto à necessidade do restart, foi uma informação que obtive através de outro forum. Provavelmente este atributo
    só foi implementado correctamente na actualizacão mais recente do Leopard (10.5.2 ?)

9. rui_mac

rui_mac Power Member

Apesar de já haver uma solução, mesmo assim decidi fazer uma pequena aplicação para fazer o que pretendes.
    Ainda pretendo adicionar mais uma ou outra funcionalidade. De qualquer modo, é grátis (apenas me tomou um pouquinho de tempo desde fim de semana ;)), e faz o que pretendes sem teres de ir ao terminal.
    Corres a aplicação, decides se queres fazer um ficheiro ou uma pasta invisível e a aplicação torna-a invisível se fosse visível e vice-versa. Simples! :)
    Se quiseres, está aqui:

http://www.ruimac.com/files/Now_U_See_It.zip

Rui Batista

Última edição: 7 de Abril de 2008
  10. Prezados colegas,

Sou meio novato no mundo do mac e estou aprendendo a cada dia mais, resolvi me registrar no forum porque encontrei aqui uma suposta resposta a minha dúvida. Eu como o colega acima tenho tb no meu mac mountain Lion a pasta que foi criada pelo OFFICE versão nova atualizada na pasta documentos e acho um porre tê-la lá junto de meus arquivos, gosto também como o outro colega de ficar organizado e queria escondê-la sem que afetasse ao abrir o word 2011 no mac.
    Não entendi bem como fazer no terminal tentei e deu errado. Poderia ser mais específico tipo colocar como digitar certinho.
    No meu caso vou passar a pasta.
    ela fica no documentos e o nome é assim Microsoft User Data

tentei assim para esconde-la:

chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|

Mas não deu...

poderiam me escrever como devo digitar???? Por favor???

O Colega colocou assim:

exemplo:
    chflags hidden ficheiro
    chflags -R hidden pasta

Então seria como? Assim???

exemplo:
    chflags hidden Microsoft User Data
    chflags -R hidden Microsoft User Data

tentei mas não deu ficou assim:

Last login: Thu Nov 8 12:35:38 on ttys000
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden Microsoft User Data
    chflags: Microsoft: No such file or directory
    chflags: User: No such file or directory
    chflags: Data: No such file or directory
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~/MicrosoftUserData/
    usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden ~/MicrosoftUserData/
    chflags: /Users/Guto/MicrosoftUserData/: No such file or directory
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~ /MicrosoftUserData/
    chflags: invalid flag: hidden~
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~/Microsoft User Data/
    chflags: invalid flag: hidden~/Microsoft
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
    > chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
    > chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
    > chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
    > chflags hidden Microsoft User Data
    -bash: MicrosoftUserData: command not found
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags hidden Microsoft User Data chflags -R hidden Microsoft User Data
    chflags: chflags: No such file or directory
    chflags: -R: No such file or directory
    chflags: hidden: No such file or directory
    MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$

Como então digito por favor me respondam...

Agradeço desde já...

11. Pessoal consegui...

Digitei assim

chflags hidden /Users/Guto/Documents/Microsoft\ User\ Data

e pronto sumiu....

Graças a um usuário do Mac OS X Hints agora sabemos como é fácil esconder arquivos ou pastas no Finder. Isso pode ser útil, por exemplo, ocultar a pasta "Biblioteca" para os usuários inexperientes e, assim, evitar tocar em algo que não deveria. Tenho certeza de que isso acontece quaisquer outros utilitários, como ocultar a sua pasta de "documentos secretos" ou sua pasta filme "privados".
    Isso é feito com um simples comando de terminal. No exemplo a seguir, vai esconder a pasta "Biblioteca" do usuário atual (o usuário que você está usando no momento):

chflags hidden ~/Library E com o seguinte comando, mais uma vez tornar a pasta visível no Finder:

chflags nohidden ~/Library O comando que nos permite fazer isso é chflags. A chflags passamos o primeiro parâmetro (hidden para esconder ou NOHIDDEN para mostrar) e um segundo parâmetro (neste exemplo: ~ / Library) que é o caminho para o arquivo ou pasta em questão.
    Claro que poderia mudar o caminho do arquivo (ou pasta), o que nós gostaríamos. Um truque fácil para obter o caminho de qualquer arquivo (ou pasta) em seu Mac é arrastar de uma janela de terminal. Tudo isso pode, por exemplo, encapsulado em um pedido feito com o Automator.
    Finalmente, dizer que este não é um método seguro para proteger arquivos importantes, simplesmente impossível o acesso a partir da interface do usuário no Finder.

12. Desculpa ficou em negrito acima

Graças a um usuário do Mac OS X Hints agora sabemos como é fácil esconder arquivos ou pastas no Finder. Isso pode ser útil, por exemplo, ocultar a pasta "Biblioteca" para os usuários inexperientes e, assim, evitar tocar em algo que não deveria. Tenho certeza de que isso acontece quaisquer outros utilitários, como ocultar a sua pasta de "documentos secretos" ou sua pasta filme "privados".

Isso é feito com um simples comando de terminal. No exemplo a seguir, vai esconder a pasta "Biblioteca" do usuário atual (o usuário que você está usando no momento):

chflags hidden ~/Library
    E com o seguinte comando, mais uma vez tornar a pasta visível no Finder:
    chflags nohidden ~/Library

O comando que nos permite fazer isso é chflags.

A chflags passamos o primeiro parâmetro (hidden para esconder ou NOHIDDEN para mostrar) e um segundo parâmetro (neste exemplo: ~ / Library) que é o caminho para o arquivo ou pasta em questão.

Claro que poderia mudar o caminho do arquivo (ou pasta), o que nós gostaríamos. Um truque fácil para obter o caminho de qualquer arquivo (ou pasta) em seu Mac é arrastar de uma janela de terminal. Tudo isso pode, por exemplo, encapsulado em um pedido feito com o Automator.

Finalmente, dizer que este não é um método seguro para proteger arquivos importantes, simplesmente impossível o acesso a partir da interface do usuário no Finder.

Partilhar esta Página