Editar Atributos de Ficheiro - Ajuda!

Lin0g3

Power Member
Boas!

Eu sempre tive por hábito ocultar todos os ficheiros/pastas que não me interessam, de modo a ter tudo organizado, e de certa forma aumentar a produtividade. Para isso, no Windows, apenas tinhamos de escolher a opção "hidden/ocultar" nas propriedades do ficheiro.

Ora o que eu prentendo é fazer o mesmo no Leopard. E na minha busca deparei-me com montes de "soluções" que não me servem, sendo uma delas o "." no inicio do nome da pasta para a ocultar, no entanto isso não é "ocultar", é como criar um novo ficheiro que fica oculto.

O que é que acontece... alguns dos ficheiros que quero ocultar são por exemplo na minha pasta de documentos: "Microsoft User Data" (Office 2008), "Scanner Output" (HP scanner), "Colloquy Transcripts" (Colloquy)..

Ao criar as pastas ocultas com o "." quando utilizo algum desses programas ele volta a criar a pasta porque não a encontra. Daí que o que eu REALMENTE quero é editar os atributos do ficheiro/pasta e oculta-lo.

Tentei alguns Softwares para o efeito, e na minha busca encontrei vários que ocultavam os ficheiros com o metodo do "." (por exemplo Hide Folders), e encontrei 2 que fazem o que eu quero, nomeadamente o FileXaminer e o File Sheriff. No entanto estes programas são pagos, e não me apetecia pagar só para fazer uma coisa, que na minha ideia é, básica.

Procurei metodologias alternativas, nomeadamente comandos do terminal que me permitissem faze-lo, mas a unica solução seria instalar os Developer Tools (Xcode Tools), mas isso ocupa quase 3 gigas no disco, e continuo a achar despropositado tendo em conta a natureza do "problema".

Desta forma recorro a vossa ajuda, o que é que acham, sabem de alguma solução, existe alguma outra maneira de o fazer através do terminal, ou softwares gratuitos?

Obrigado pela Atenção.
 
Não compreendo qual a dificuldade em encontrar o que pretendes ;)
Uma rápida busca por "invisible" no www.versiontracker.com resultou numa lista enorme de aplicações que fazem o que queres. Muitas delas, absolutamente grátis. Alguns exemplos:

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/27943

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/32131

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/33449

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/27793

http://www.versiontracker.com/dyn/moreinfo/macosx/32246

Rui Batista
 
Boas!

Pois aparentemente não há dificuldade nenhuma, o facto é que antes de ter postado também procurei no www.versiontracker.com por uma solução, e não encontrei nenhuma.

Inclusive no meu ultimo post fiz alusão á aplicação Hide Folders, como um exemplo do tipo de aplicação que - Não me serve -, e voçê a postou num dos links. E tal como essa, nenhuma das outras, sejam dos links que me apresentou, sejam de outros resultados do Version Tracker, faz o que eu quero.

Não sei se leu mal, ou não me fiz entender, mas a maioria das aplicações oculta os ficheiros, movendo-os para uma pasta com o mesmo nome, mas so que com 1 "." no inicio, que são pastas ocultadas pelo sistema. O que eu quero é uma solução que me permita editar os artributos do ficheiro/pasta e defini-lo como "invisible".

Até agora apenas encontrei 3 aplicações que fazem isso - FileXaminer, File Sheriff, e A Better Finder Attributes. No entanto estas aplicações são pagas, e não quero tar a pagar para fazer uma coisa que no Windows é tão simples como ir ás propriedades do ficheiro. (não quero com isto iniciar nenhuma discussão MacOS vs Windows, por favor mantenham-se "On Topic")

Por isso, ficaria muito agradecido a quem me conseguisse arranjar alguma solução, seja de software gratuito (que duvido), ou via comando no terminal (que seria ideal).

Atensiosamente,
Vitor Palma Ramos
 
Boas rui_mac,

Fico-lhe desde já agradecido pela ajuda, mas este programa também experimentei, mas pensava que fazia o mesmo que o "Hide Folders" - o que não ajuda - de qualquer forma, este programa não está a funcionar. Tenho 1 Macbook (santa rosa) com o Leopard, e este programa abre, mas depois não "oculta", de modo algum, os ficheiros.

Fico agradecido a quem estaja disposto a ajudar, e continuo a aceitar sugestões.

Atensiosamente,
Vitor Palma Ramos
 
Sugiro que experimente o comando chflags através do Terminal.

http://developer.apple.com/documentation/Darwin/Reference/ManPages/man1/chflags.1.html

exemplo:
chflags hidden ficheiro
chflags -R hidden pasta

Infelizmente não posso tentar reproduzir este procedimento no meu sistema porque é o Tigger e a flag hidden
não está disponível. Penso que o Leopard já tem esta flag. Uma desvantagem é que só na próxima sessão ( ou fazendo o restart do Finder) é que se nota a mudança.

Julgo que neste caso não é necessário instalar os Developer Tools.
 
Última edição:
Meu caro amigo,

Esperimentei a sua sugestão e digo-lhe que estou maravilhado.. funciona perfeitamente, não é preciso instalar nada, nem sequer é necessário fazer restart ao finder, mal se dá "enter" desaparecem logo as pastas.. era isto mesmo que queria.

Muito Obrigado,

Vitor Palma Ramos
 
Ainda bem. É sempre um prazer contribuir para a resolução de uma questão.
Quanto à necessidade do restart, foi uma informação que obtive através de outro forum. Provavelmente este atributo
só foi implementado correctamente na actualizacão mais recente do Leopard (10.5.2 ?)
 
Apesar de já haver uma solução, mesmo assim decidi fazer uma pequena aplicação para fazer o que pretendes.
Ainda pretendo adicionar mais uma ou outra funcionalidade. De qualquer modo, é grátis (apenas me tomou um pouquinho de tempo desde fim de semana ;)), e faz o que pretendes sem teres de ir ao terminal.
Corres a aplicação, decides se queres fazer um ficheiro ou uma pasta invisível e a aplicação torna-a invisível se fosse visível e vice-versa. Simples! :)
Se quiseres, está aqui:

http://www.ruimac.com/files/Now_U_See_It.zip

Rui Batista
 
Última edição:
Prezados colegas,

Sou meio novato no mundo do mac e estou aprendendo a cada dia mais, resolvi me registrar no forum porque encontrei aqui uma suposta resposta a minha dúvida. Eu como o colega acima tenho tb no meu mac mountain Lion a pasta que foi criada pelo OFFICE versão nova atualizada na pasta documentos e acho um porre tê-la lá junto de meus arquivos, gosto também como o outro colega de ficar organizado e queria escondê-la sem que afetasse ao abrir o word 2011 no mac.
Não entendi bem como fazer no terminal tentei e deu errado. Poderia ser mais específico tipo colocar como digitar certinho.
No meu caso vou passar a pasta.
ela fica no documentos e o nome é assim Microsoft User Data

tentei assim para esconde-la:

chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|

Mas não deu...

poderiam me escrever como devo digitar???? Por favor???

O Colega colocou assim:

exemplo:
chflags hidden ficheiro
chflags -R hidden pasta

Então seria como? Assim???

exemplo:
chflags hidden Microsoft User Data
chflags -R hidden Microsoft User Data

tentei mas não deu ficou assim:

Last login: Thu Nov 8 12:35:38 on ttys000
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden Microsoft User Data
chflags: Microsoft: No such file or directory
chflags: User: No such file or directory
chflags: Data: No such file or directory
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~/MicrosoftUserData/
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden ~/MicrosoftUserData/
chflags: /Users/Guto/MicrosoftUserData/: No such file or directory
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~ /MicrosoftUserData/
chflags: invalid flag: hidden~
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~/Microsoft User Data/
chflags: invalid flag: hidden~/Microsoft
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
> chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
> chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
> chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData|
> chflags hidden Microsoft User Data
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
chflags: Microsoft: No such file or directory
chflags: User: No such file or directory
chflags: Data: No such file or directory
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$ chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags -R hidden~|MicrosoftUserData| chflags hidden Microsoft User Data chflags -R hidden Microsoft User Data
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
-bash: MicrosoftUserData: command not found
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
chflags: Microsoft: No such file or directory
chflags: User: No such file or directory
chflags: Data: No such file or directory
chflags: chflags: No such file or directory
chflags: -R: No such file or directory
chflags: hidden: No such file or directory
chflags: Microsoft: No such file or directory
chflags: User: No such file or directory
chflags: Data: No such file or directory
usage: chflags [-fhv] [-R [-H | -L | -P]] flags file ...
MacBook-Pro-de-Augusto:~ Guto$

Como então digito por favor me respondam...

Agradeço desde já...
 
Pessoal consegui...

Digitei assim

chflags hidden /Users/Guto/Documents/Microsoft\ User\ Data

e pronto sumiu....

Graças a um usuário do Mac OS X Hints agora sabemos como é fácil esconder arquivos ou pastas no Finder. Isso pode ser útil, por exemplo, ocultar a pasta "Biblioteca" para os usuários inexperientes e, assim, evitar tocar em algo que não deveria. Tenho certeza de que isso acontece quaisquer outros utilitários, como ocultar a sua pasta de "documentos secretos" ou sua pasta filme "privados".
Isso é feito com um simples comando de terminal. No exemplo a seguir, vai esconder a pasta "Biblioteca" do usuário atual (o usuário que você está usando no momento):

chflags hidden ~/Library E com o seguinte comando, mais uma vez tornar a pasta visível no Finder:

chflags nohidden ~/Library O comando que nos permite fazer isso é chflags. A chflags passamos o primeiro parâmetro (hidden para esconder ou NOHIDDEN para mostrar) e um segundo parâmetro (neste exemplo: ~ / Library) que é o caminho para o arquivo ou pasta em questão.
Claro que poderia mudar o caminho do arquivo (ou pasta), o que nós gostaríamos. Um truque fácil para obter o caminho de qualquer arquivo (ou pasta) em seu Mac é arrastar de uma janela de terminal. Tudo isso pode, por exemplo, encapsulado em um pedido feito com o Automator.
Finalmente, dizer que este não é um método seguro para proteger arquivos importantes, simplesmente impossível o acesso a partir da interface do usuário no Finder.
 
Desculpa ficou em negrito acima

Graças a um usuário do Mac OS X Hints agora sabemos como é fácil esconder arquivos ou pastas no Finder. Isso pode ser útil, por exemplo, ocultar a pasta "Biblioteca" para os usuários inexperientes e, assim, evitar tocar em algo que não deveria. Tenho certeza de que isso acontece quaisquer outros utilitários, como ocultar a sua pasta de "documentos secretos" ou sua pasta filme "privados".

Isso é feito com um simples comando de terminal. No exemplo a seguir, vai esconder a pasta "Biblioteca" do usuário atual (o usuário que você está usando no momento):

chflags hidden ~/Library
E com o seguinte comando, mais uma vez tornar a pasta visível no Finder:
chflags nohidden ~/Library

O comando que nos permite fazer isso é chflags.

A chflags passamos o primeiro parâmetro (hidden para esconder ou NOHIDDEN para mostrar) e um segundo parâmetro (neste exemplo: ~ / Library) que é o caminho para o arquivo ou pasta em questão.

Claro que poderia mudar o caminho do arquivo (ou pasta), o que nós gostaríamos. Um truque fácil para obter o caminho de qualquer arquivo (ou pasta) em seu Mac é arrastar de uma janela de terminal. Tudo isso pode, por exemplo, encapsulado em um pedido feito com o Automator.

Finalmente, dizer que este não é um método seguro para proteger arquivos importantes, simplesmente impossível o acesso a partir da interface do usuário no Finder.
 
Back
Topo