Editor, compilador de C

te-x

Power Member
Estou agora a (tentar) começar a aprender programação. Escolhi a linguagem C para começar (pelo que tenho lido pelo forum) mas agora não sei que compilador ou editor(?) é que ei de usar. Saquei o GCC para linux (4.1.1) mas agora não instalar isto em linux... lol

Se alguem me conseguir ajudar a instalar no linux ou que me diga um bom para windows fico agradecido :)

Saquei agora o Visual C++ 2005 Express Edition (da microsoft). É freeware mas parece-me muito bom.
Alguem sabe alguma coisa sobre este programa?
 
Última edição pelo moderador:
Boas!

Que distribuição de GNU/Linux usas?

O GCC é um compilador apenas, não é nem editor nem IDE! Para GNU/Linux podes usar os tradicionais Kate, Gedit ou os mais geeks vim e emacs. Mas mais ao estilo de te facilitar a vida, julgo que Anjuta é uma boa aposta ;)

Vê a thread que está em inamovível e vê quais existem :)

abraços, HecKel



Saquei agora o Visual C++ 2005 Express Edition (da microsoft). É freeware mas parece-me muito bom.
Alguem sabe alguma coisa sobre este programa?
A menos que saibas trabalhar bem com emuladores, não vais conseguir usar isso em GNU/Linux.

M$ Visual Studio Express Edition é para windows. Sobre a instalação do compilador, ainda aguardo uma resposta tua no que respeita à distribuição que usas.

abraços, HecKel
 
Última edição pelo moderador:
Tenho Linux e Windows. O Linux está num portátil que não é meu, mas que vai estar comigo durante algum tempo (não, não o roubei :P). O Linux é o Alinex.

O Visual C++ está instalei no windows (não sei mesmo trabalhar com os emuladores e afins), mas como me estou a iniciar nisto da programação não sei se vale a pena começar com este ou se existem melhores para o que eu quero.

Entretanto arranjei um Pelles C for Windows. Que tambem não sei se é bom ou mau.
Tambem tenho por aqui o Dev C++, que tambem não sei se é bom...

Acho que já respondi a tudo, desculpem não ter respondido mas foi mesmo por causa do nome de utilizador que me aparece.
 
Última edição pelo moderador:
Última edição:
O ano passado tive C na universidade e usava o Dev-C++ acho que para o que queres serve perfeitamente e simples e funciona as mil maravilhas..
 
Linux --> Eclipse com cdt, não arranjas melhor imo.

Windows, não te metas em c++. Saca antes o C# Express. C# é mais simples, e mais útil porque facilmente podes passar de aplicações normais para aplicações Web utilizando ASP.Net. Embora qualquer uma destas sejam linguagens orientadas a objectos, o que requer (idealmente) que tenhas umas noções teóricas. Procura na Web que deve haver sites a explicar OOP (Object Oriented Programming). Cheers e boa sorte :)
 
em linux se usares gnome usa o ajunta. bastante simples de usar. é bom IDE. senao usas um editor de texto. tipo abres um ficheiro.c. fazes o programinha. depois na consola vais a pasta onde tens o programa e fazes "gcc nomeficheiro.c -o nomeficheiro. se nao te der erros. para correr basta "./nomeficheiro". bastante fácil :p. claro que me esqueci de dizer que precisas do editor de texto. depois de criares o ficheiro basta por abrir com editor de texto. eu aconselho-te o bluefish, mas o gedit tb serve muito bem. o vim dizem muito bem mas eu pessoalmente nao percebo nada daquilo :p
 
Última edição:
podes encontrar na net montes e montes de how-tos para instalares o gcc, já que deve ser das ferramentas mais utilizadas em linux. e, de facto, é o compilador que te aconselho.

para editor, aconselho-te o gvim (graphic vim) ou o emacs. ao início podem parecer um bocado complicados, mas com uns poucos tutoriais (googla!) e umas horas de uso consegues perceber o poder destes "simples" editores de texto.

obvio que este sw que te indiquei é para linux.

boa sorte!
 
Back
Topo