Editor de texto para escrever um manual com código

muzzle

Membro
Boa noite.


Comecei a estudar programação há 3 semanas, e uma das coisas que tenho precisado muito é de fazer os meus próprios apontamentos.
O meu SO é Linux e apenas gosto de trabalhar com programas nativos. Tenho estado a usar o Simplenote para isso, mas a formatação markup não é a ideal para isto.
Em alternativa, o Evernote lida muito bem com isso, pois permite escrever texto e depois tem uma formatacao especifica para as partes de código. O problema é que só com o wine e está cheio de bugs.
Que outro editor de texto posso usar para isto?

Obrigado
 
Efetivamente a primeira (única) coisa que me passaria pela cabeça seria o LaTeX. É difícil ao início, mas os frutos que se colhem mais à frente compensam — com packages próprios dá para garantir formatação consistente do código ao longo do documento, syntax highlighting, numeração de linhas, e até ir buscar o código aos ficheiros de código-fonte "fora" do LaTeX.

Uma outra opção é usares Markdown. Tem a vantagem de o próprio markup ser legível por si, e depois podes criar algo "bonitinho" através de um dos vários utilitários que há para exportar Markdown para HTML, PDF, etc.

(Em ambos os casos, o facto de assentarem em ficheiros de texto é muito bom em termos de gestão de versões — p.ex. usar Git.)
 
Back
Topo