Editor Video basico

register13

Power Member
boas pessoal
tenho actualmente instalado linuxmint 19.3 e a "maria" quer editar alguns videos de passeios/viagens que fizemos. nada muito exigente, so deixar mais "arranjadinho", cortar partes feias, colocar transicao simples e bonitinha...resumindo um uso relativamente amador sem grande exigencias ate pq PC nao vai aguentar mts abusos.
o que sugerem como programa para este fim?
 
Além do Kdenlive tens por ex avidemux, openshot, Pitivi e o mais complexo Lightworks.

Eu uso um programa feito em Gambas que o que faz é um corte sem renderização em segundos faz o corte, os que refere todos eles fazem render então irão demorar sempre mais.
Acabo de usar o cideocuter do Gambas para extraír 1 minuto de video de um .mkv de 30 minutos e demorou 2 segundos, pode-se fazer também via ffmpeg e outros vídeos.

Se tiverem o Gambas é só procurar na forja de programas e instalar ele ir-se-á instalar também no menu de aplicações em Multimédia, o único senão é que está em Espanhol, mas pode-se traduzir editando o programa no gambas.

vidcut.png


Programa lançado desde barra de aplicaçóes direto →

vidcut2.png


Programa na forja Gambas →

vidcut3.png


Sugiro muito quem puder ter o Gambas porque lá encontramos programas que não se encontram fácilmente por exemplo → um conversor gráfico a números romanos ou arábicos, um visualizador de 2 pdf em simultaneo etc ...

Devo também acrescentar que existe pelo menos outro programa para GNU/Linux que eu já tive instalado que faz o mesmo desta forma rápida e acho que tem um nome similar ou igual video cutter mas ao ter mudado de distribuição perdi esse outro e instalei este via gambas para não andar a procurar, mas existem de certeza programas que fazem cortes assim rápidos para usarem além do que menciono.
 
Eu acabo de montar um vídeo no openshot fazia muito tempo que não o usava e o programa avançou muito, mas para cortes em vídeo simples a ferramenta que indiquei ou outra igual é melhor pelo tempo em que faz e os poucos recursos que requer.
Depois pode importar os cortes que se precisa para o openshot e montar com transições acho que ao nível de consumo RAM e processamento pode ser melhor usar uma coisa e depois a outra porque o Openshot vai sempre renderizar e mesmo para cortar requer mais consumos.
 
Back
Topo