Editores LaTeX

Fork

What is folding?
Boas alguem conhece um editor de LaTeX que tenha auto compolete para os comandos mais usados?

Um bom exemplo do que quero é o Kile, mas esse é para o KDE.
 
Olá. Eu não sei nada de LaTeX mas, por estranho que pareça, tenho presentemente instalado no meu Mini um programa de edição LaTex que parece ter a funcionalidade requerida: é o TeXShop
 
Recomendo o Lyx

http://wiki.lyx.org/Mac/Mac

Embora não tenha autocomplete é bastante "user friendly". É um editor WYSIWYM (What You See Is What you Mean), utiliza um formato proprio, mas criar um documento novo e exportá-lo para latex é trivial e nunca me deu problemas. O package vem com as classes e layouts de latex mais usadas. Se usares um classe de latex que nao esteja incluida no package, podes sempre importar ficheiros de latex instalando essa classe no path apropriado. Contudo, se quiseres que o layout do documento que "ves" seja identico ao que "obtens" pode ser necessario algum trabalho.

Já o usei para escrever artigos e trabalhos científicos, tanto em ambiente Windows como Linux. Só recentemente adquiri um Mac, por isso nao sei se existe algum problema especifico neste OS.
 
Recomendo o Lyx

http://wiki.lyx.org/Mac/Mac

Embora não tenha autocomplete é bastante "user friendly". É um editor WYSIWYM (What You See Is What you Mean), utiliza um formato proprio, mas criar um documento novo e exportá-lo para latex é trivial e nunca me deu problemas. O package vem com as classes e layouts de latex mais usadas. Se usares um classe de latex que nao esteja incluida no package, podes sempre importar ficheiros de latex instalando essa classe no path apropriado. Contudo, se quiseres que o layout do documento que "ves" seja identico ao que "obtens" pode ser necessario algum trabalho.

Já o usei para escrever artigos e trabalhos científicos, tanto em ambiente Windows como Linux. Só recentemente adquiri um Mac, por isso nao sei se existe algum problema especifico neste OS.

Aqui há uns tempos resolvi instalar o LyX e depois de muito trabalho lá consegui pôr a trabalhar. Mas como diz um colega meu, se vamos escrever em latex é para escrever mesmo em latex!
Resumindo, não gostei nada do LyX e o trabalho que dá meter a funcionar e saber trabalhar decentemente com aquilo mais vale aprender latex! O TeXshop n dá trabalho nenhum a instalar e está logo a funcionar!
 
Ya, eu até uso o TexShop, mas digam-me uma coisa.

eu tinha \title{\Huge ABC \\ \Large DEF} Ao correr o typeset com o TexShop parou nessa linha a dizer que o comando tinha sido ignorado ???? Dei enter. Vou a ver o PDF resultante e tinha a segunda linha do title (DEF) na 1ª página soxinha. Daí pra baixo estava tudo ok.

Que se passou?
 
Eu também achava que aquilo não funcionava, mas está é configurado para ASCII de um teclado americano. Ora tenta carregar no "ç" com o autocomplete ligado... ;)
 
Aqui há uns tempos resolvi instalar o LyX e depois de muito trabalho lá consegui pôr a trabalhar. Mas como diz um colega meu, se vamos escrever em latex é para escrever mesmo em latex!
Resumindo, não gostei nada do LyX e o trabalho que dá meter a funcionar e saber trabalhar decentemente com aquilo mais vale aprender latex! O TeXshop n dá trabalho nenhum a instalar e está logo a funcionar!

Se é mesmo para escrever em latex então utilizamos um editor de texto, escrevemos o código, abrimos um terminal, compilamos e finalmente convertemos o dvi para pdf !! E já agora criamos o nosso typeset. Para quê o TexShop, só é preciso a distribuição latex ! :-D

Agora a sério, sem querer evangelizar ninguém, até porque não conheço bem o texShop, sugeri o LyX porque têm um frontend tipo word e corre o latex em background. Concordo que a aprendizagem inicial pode ser um pouco demorada, mas pelo menos tem um suporte para math mode bastante bom. Para mim a vantagem é que posso escrever as equações em latex "puro e duro" e ver o resultado sem ter que fazer um preview em pdf para acertar tipo parêntes mismatched.

Mas gostos não se discutem ...
 
Eu sei alguma coisa de LaTeX. Aprendi usando o Kile enquanto não tinha o mac. O kile era bom porque bastava eu por \ e ele mostrava logo uma lista de comandos possiveis. Eu continuava a escrever e a lista ia ficando mais pequena e ai eu escolhia o que queria.

Depois tem aquele "Quick start" que põe logo os packages todos necessários ao docomento que quero fazer.
 
Back
Topo