Edonkey = LowID

Oi,

Tenho uma ligação ADSL 512 kb (Oniduo).
Para fazer downloads estou a utilizar o Edonkey mas reparo que a velocidade de transmissão é muito baixa entre 2-10 kb.
Bem, parece que estou com um LowID

Em principio será algo mal configurado mas tenho as ports abertas TCP e UDP !
Alguem utiliza o eDonkey que me possa dizer como melhorar a velocidade de download ?

Vou instalar tambem o emule. Tenho ouvido que conseguem atingir cerca de 90 kb ))

Qual o melhor ? Edonkey ou o eMule ??
Quem tiver experiencia diga qual os passos que tenho que fazer para não ter um LowID

Obrigado.

Um abraço,
Ricky
 
Nunca experimentei o eDonkey mas o eMule com o mod Bowlfish é bastante bom pois tem filtros para IPs nacionais, com a opção de os desligar nas Happy Hours. Costumo sacar com uma média de 30/40Kb.

Se, mesmo com as portas abertas, tens LowID tenta mudar as portas na configuração do programa e depois abri-las na firewall.

Podes arranjar o Bowlfish aqui
 
Já agora...

No eMule se tiveremos na directoria (share) já varios ficheiros para partilhar (ex: 2 GB) teremos benefícios na velocidade de downloads ?
Ou seja quanto mais paratilharmos mais poderá aumentar a nossa velocidade ?

Obrigado
 
Penso que não, o que importa é o tempo que tens isso ligado. Quanto mais tempo, mais créditos ganhas.
Se esse fosse o caso, eu com 230GB de Share devia sacar a 100KBps no minimo, porque há gajos a sacar a mais velocidade que eu e com menos share :p
 
nao é pelo tempo que ganhas credits mas pelo upload que fazes para determinado user :P
daí valer a pena teres uma partilha que interesse a muita gente, especialmente aos que tenham os files que pretendes sacar :)
 
PandMonium disse:
nao é pelo tempo que ganhas credits mas pelo upload que fazes para determinado user :P
daí valer a pena teres uma partilha que interesse a muita gente, especialmente aos que tenham os files que pretendes sacar :)
A sério ?

Sempre tive a ideia de que fosse pelo tempo que estivessemos ligados. Quer dizer então, share de qualidade acima da quantidade.
 
Tens a certeza que tens LowID ou dizes isso por estares a sacar a velocidades lentas?

Os créditos dependem quer da QUALIDADE da partilha, quer do TEMPO a que estás ligado. A fórmula está na FAQ na página do emule Bowlfish.

E por fim, ao limitares o upload, o emule automaticamente limita-te o download. Por mais créditos que tenhas, se limitares o upload a 1k/s só conseguirás sacar no máximo a cerca de 4k/s
 
Oi,

Não sei se é LowId mas no eDonkey só obtenho velocidades no máx. 10kb (e quando consigo faço uma festa !!)
A média da velocidade no eDonkey vai de 0.1 a 5kb (brrrrrrrrrr)... uma vida inteira é espera.

O meu grande problema é mesmo a velocidade... isto de 0.1 a 5kb é de dar em doido :/

Já ouvi dizer que o eDonkey está "desatualizado" e que é melhor o eMule.
vou experimentar o Bowlfish e ver se consigo fazer os downloads na média dos 30/40Kb.... pelos menos ;)

Obrigado pelas dicas
 
O LowID não tem nada a ver coma s velocidades de download. O LowID apenas faz com que fiques mais atrás nas queues, mas quando sacas em nada interfere com a velocidade.

Instala o Bowlfish e segue os conselhos dados:
- partilha muito e material de qualidade;
- deixa o emule ligado durante o máximo tempo possível;
- limita o upload a cerca de 10 ou 12k/s (menos que isso o download fica limitado, mais e estrangula-te a ligação);
- e claro, as velocidades que atinges também dependem muito do que estás a sacar e da quantidade de fontes que os ficheiros têm.
 
Oi Buninho,

Ok vou seguir essas indicações.

Só uma pergunta:
Ao limitar o upload a cerca de 10 ou 12k/s qual será o máximo de download que vou conseguir ?
Poderei chegar aos dos 30/40Kb.... pelos menos ?

Obrigado
 
Não sei se a proporção é a mesma da netcabo, mas eu com o upload limitado a 12k/s posso sacar até 64k/s.

Certamente que consegues atingir mais do que os 30/40k/s

Seja como for, devias ir ao fórum da mula e pesquisar por uma thread onde falam da ADSL. Lembro-me que havia por lá uma onde o pessoal aconselhava quais os valores indicados para optimizar o emule.
 
penso que o que depende do TEMPO sao os pontos que tens nas fila de espera (queue) de determinado user, quanto mais tempo tiveres na fila de espera mais pontos ganhas até começares a sacar, os credits pra cada user penso que sao pelo upload, até porque se tiveres ligado N tempo sem fazer upload para determinado user nao ganhas credits para passares a frente de outros na lista de espera dele :P

Penso que seja assim que funciona mas nao tenho a certeza :)
 
O que são as Filas de Espera, o Sistema de Créditos (Score) e o QR?



Como o upload de cada utilizador é limitado, só podem estar um certo número de utilizadores a fazer download simultâneamente deste. Os restantes têm de esperar a sua vez na Fila de Espera (Upload Queue) desse utilizador. A tua posição numa fila de espera é dada pelo QR (Queue Ranking, isto é, posição na fila de espera) visível à frente de cada utilizador (fonte ou source). Para veres as fontes para um certo ficheiro que está em espera para fazer download, podes clicar (1 ou 2 vezes dependendo do teu eMule) no ficheiro e a lista de fontes será mostrada.

A posição na fila de espera é calculada deste modo:

SCORE = TEMPO DE ESPERA x FACTOR

Quem tiver o SCORE mais elevado é quem fica com o QR mais baixo ficando melhor posicionado na fila de espera. (QR=n significa que estás na posição n)
O TEMPO DE ESPERA é o tempo desde que pediste o ficheiro pela última vez a essa fonte e entraste para a sua fila de espera.
O FACTOR é calculado por (2 x UPLOAD feito de ti para essa fonte) / (DOWNLOAD feito dessa fonte para ti) e pode tomar valores de 1 a 10.

Deste modo, pode-se verificar que o mais importante para a posição na fila de espera é o TEMPO DE ESPERA. Por esse motivo é vantajoso ter sempre o eMule a correr (mesmo sem fazer downloads, só uploads) pois melhoras as tuas posições nas filas de espera. Ao desligares o eMule o tempo de espera volta para zero, ou seja, voltas para o fim das filas de espera. O FACTOR pode diminuir o tempo que esperas, até 10x, ao multiplicar pelo tempo de espera na formula do QR. Daqui se pode verificar que é bastante vantajoso fazer muito upload para essas fontes, bem como ter vários ficheiros partilhados com qualidade. Quando finalmente começares a fazer download do ficheiro (nota: QR=1 significa que és o próximo a começar a fazer download, caso não sejas passado na fila de espera por outros utilizadores) o DOWNLOAD começa a aumentar fazendo assim com que o FACTOR diminua, obrigando-te a teres de esperar mais na próxima vez que estiveres na fila de espera dessa fonte, o que pode ser contrariado se continuares a fazer upload para ela e aumentares também o UPLOAD.

Exemplo:
Utilizador Fonte tem um ficheiro X.

Utilizador A está à espera há 9h e nunca fez upload para o Utilizador Fonte, logo (2 x Upload)/(Download) = 0 mas como o FACTOR pode ser no mínimo 1 temos que 9h x 1 = 9h.

Utilizador B está à espera há 1h mas fez 100MB de upload e 10MB de download de e para o Utilizador Fonte, logo (2 x Upload)/(Download) = (2 x 100MB)/(10MB) = 20 mas como o FACTOR pode ser no máximo 10 temos que 1h x 10 = 10h.

Resultado: O Utilizador B (com total de 10h) passa à frente do Utilizador A (com total de 9h) mesmo tendo esperado menos 8h.
in Emule FAQ
 
Back
Topo