EDP Distribuição - Leitura em tempo real

OnTheNet

Mestre BOINC
Boa tarde,

Recebi hoje um mail e sms a informar que a minha habitação tem contador inteligente que está preparado para leituras em tempo real e gestão de consumos.

Registei-me no site da EDP Distribuição para ver as novidades e fiquei agradado com o que vi. Acredito firmemente na fiabilidade destes dados, senão estava o país todo a ser enganado.

Antes que estranhem as leituras trata-se de um apartamento vazio que não está habitado e levou um contador novo. Os picos de leitura coincidem com as minhas visitas.

Zona do Porto - Campo 24 Agosto-Bolhão

O ideal era a EDP Distribuição lançar uma aplicação android que permitisse aceder a estes dados de forma mais célere ou então integrar o ficheiro XLS possível de descarregar numa aplicação móvel.

Uma preocupação que tenho é a EDP Distribuição guardar logs do país inteiro a cada 15 minutos, não sendo claro como usam estes dados nem quem tem acesso e em que moldes. No próprio site não tem qualquer disclaimer acerca dos dados fornecidos nem da privacidade dos mesmo.

Deixo a seguir as imagens do que é possível aceder.

Dados do local de consumo, potência contrada e potência máxima permitida
edp-1.png


Logs do envio de leitura automática
edp-2.png


Gráfico do consumo mensal
edp-3.png


Ficheiro excel com logs a cada 15 minutos - este tempo é do próprio distribuidor, não é seleccionável
edp-4.png


Ficheiro excel coincidente com os picos do gráfico
edp-5.png
 
Será interessante ver isso a chegar, finalmente.

Há anos que oiço falar dessa possibilidade.... ia-me poupar umas quantas viagens, tendo em conta que faço leitura de vários contadores ao mês.
O que me irrita, tendo também um contador numa casa vazia, e sem consumo, é que a "estimativa", segundo me explicaram através da linha de contacto da EDP, apenas se actualiza de um ano para outro. Ou seja, mesmo sem ter consumos, nesse caso, continua a vir uma factura de 40's€/mês se não for fazer a leitura.

edit: Ah, e será que já dá para fazer mudança de potência em tempo real? Recordo-me de também ter ouvido falar disso.
 
A tecnologia ja esta implementada a varios anos, temos aqui no forum um topico com isso, a parte do site é que é porreiro.

Para quem nao sabe, aquela luz PLC é indicativo da comunicacao do contador com a EDP.

edit: Ah, e será que já dá para fazer mudança de potência em tempo real? Recordo-me de também ter ouvido falar disso.
Quase real, mas sim, nao é preciso alguem se deslocar ao local.
E tambem permitem o corte remoto em caso de emergencia (incendio por exemplo)
 
Eu tenho um contador inteligente SAGEMCOM trifásico, disseram-me que ele enviaria a leitura automaticamente todos os meses, mas tenho que ser eu a ir lá ver e enviar através da alocação da EDP.

A luz de comunicações está quase sempre amarela a piscar. Hei de ter que ligar para lá para corrigirem.
 
Eu tenho um contador inteligente SAGEMCOM trifásico, disseram-me que ele enviaria a leitura automaticamente todos os meses, mas tenho que ser eu a ir lá ver e enviar através da alocação da EDP.

A luz de comunicações está quase sempre amarela a piscar. Hei de ter que ligar para lá para corrigirem.
É desnecessário, o meu é igual a esse 2ue tens e ainda não será já que enviará as leituras automaticamente, já me disseram o motivo mas não me recordo já, se porventura souberes o motivo coloca aqui, cumprimentos
 
pode ser que a propria rede ainda nao esteja operacional na tua area, e o piscar é falha de comunicacao, nos manuais costuma dizer o que representa cada cor/sequencia.
 
Só comunica automático quando a EDP distribuição envia SMS a informar desse facto.

Neste caso recebi ontem uma a informar das novas atualizações do meu contador que a rede já suportava.
 
Boa tarde,

Recebi hoje um mail e sms a informar que a minha habitação tem contador inteligente que está preparado para leituras em tempo real e gestão de consumos.

Registei-me no site da EDP Distribuição para ver as novidades e fiquei agradado com o que vi. Acredito firmemente na fiabilidade destes dados, senão estava o país todo a ser enganado.

Antes que estranhem as leituras trata-se de um apartamento vazio que não está habitado e levou um contador novo. Os picos de leitura coincidem com as minhas visitas.

Zona do Porto - Campo 24 Agosto-Bolhão

O ideal era a EDP Distribuição lançar uma aplicação android que permitisse aceder a estes dados de forma mais célere ou então integrar o ficheiro XLS possível de descarregar numa aplicação móvel.

Uma preocupação que tenho é a EDP Distribuição guardar logs do país inteiro a cada 15 minutos, não sendo claro como usam estes dados nem quem tem acesso e em que moldes. No próprio site não tem qualquer disclaimer acerca dos dados fornecidos nem da privacidade dos mesmo.

Deixo a seguir as imagens do que é possível aceder.

Dados do local de consumo, potência contrada e potência máxima permitida
edp-1.png


Logs do envio de leitura automática
edp-2.png


Gráfico do consumo mensal
edp-3.png


Ficheiro excel com logs a cada 15 minutos - este tempo é do próprio distribuidor, não é seleccionável
edp-4.png


Ficheiro excel coincidente com os picos do gráfico
edp-5.png


Qual é o site onde tem essa informação?
Tenho um contador inteligente, mas não sei onde posso ver os consumos a cada 15.minutos
 
Boa partilha de informação.
E como referido é bem, alem do contador, é necessário que a rede nesse local suporte telecontagem. É ainda são "poucas" no universo EDP.
 
Última edição:
Uma preocupação que tenho é a EDP Distribuição guardar logs do país inteiro a cada 15 minutos, não sendo claro como usam estes dados nem quem tem acesso e em que moldes. No próprio site não tem qualquer disclaimer acerca dos dados fornecidos nem da privacidade dos mesmo.

Em termos de privacidade dos dados, estes dados de consumo são considerados dados pessoais e por isso acredito que são cumpridos todas as disposições do RGPD e são apenas usados pela EDP Distribuição para a sua actividade e partilhados com os clientes porque são eles os donos destes dados.

Apesar destes dados já estarem a ser recolhidos em muitos locais há alguns anos agora é que começam a ser democratizados e até a sua disponibilização ficar "bonita" ainda vai demorar.

Tenham é agora em atenção que quando vocês recebem a mensagem a indicar que o vosso contador está na rede inteligente, o vosso comercializador recebe também essa informação e se vocês autorizarem eles ficam com acesso a essa informação também e vão vos começar a fazer publicidade e ofertas direccionadas ao vosso perfil. Se não autorizarem a única coisa que eles recebem é o ficheiro com os perfis dos clientes deles todos somados.
 
Boa tarde,

Tenho instalado um sistema fotovoltaico á pouco tempo.
Quando vou ao E.redes e exporto o excel apararecem-me duas colunas, por exemplo:
Dados de Consumo kWDados de Produção kW
2,184​
0,008​
0,996​
0,008​
0,148​
0,032​
0,18​
0,028​

Nestes intervalos de 15 minutos que eletricidade irei pagar?
Existe períodos que tenho a 1ª coluna a zero e outros que tenho a segunda a zero.

Como interpretar isto?

Obrigado
 
O meu contador é inteligente mas a minha zona não está abrangida.
Enviei mail a reclamar, a resposta é que não existe prazo para ativar estas zonas.
Corroios/ margem sul.
 
Back
Topo