EDP e ONI apresentam projecto Powerline

Bem.... o meu pai ia gostar de falar contigo Timber.

Ele é responsavel pela fiscalização das maiores obras que a EDP tem feito, desde postos aeolicos aqui do norte, a super barragem das pinturas rupestres ( :-D grandes milhões ao ar) e agora no alqueva etc... do genero, se ha problemas, la aparece um telefonema a meio da noite etc..

tu estudas isso ou tens um cargo pratico ?
 
Como ja disse alguma ves num post perdido nao tenho qualquer relaçao com a EDP
No entanto todo o penultimo dia util de cada mes os simpaticos senhores da Rede Electrica Nacional ou REN fazem-me o favor de me oferecer umas massas pelos meus serviços prestados na ambito da Divisao de Planeamento de Rede

Por acaso foi pena nao se ter feito Foz Coa... Demagogias enfim... A barragem do Alqueva essa ja esta em testes. Daui a pouco tempo entra em regime industrial com os seus cerca de 200 MW de potencia instalada.
 
Originally posted by timber

Tive que fazer um versao light (os a serio como o PSS/E diferem na robustez, tamanho maximo da rede a simular,e elementos especiais como por exemplo transformadores de 3 enrolamentos, etc.) em MATLAB na saudosa cadeira de Analise de Redes. Escreves simplesmente as equaçoes electricas que representam o sistema na forma matricial.

Certo, certo, certo.

Com isso também eu concordo, mas não têm o meio termo entre o calculo "a olho" e a integração numérica...?

Alguma coisa com o mínimo de precisão com 200 nós rebenta com qq pc...
 
200 MW de potencia instalada.
lindo :D

Foz coa.... acabou por razoes politicas, uma vez que o dinheiro do estado nao tava envoldido, pesava mais nos votos ás eleições não satisfazer o publico que derrepente ficou moralista para com a situação...

quando la ia visitar aquilo, os engenheiros e o meu pai sempre diziam contastemente que a EDP quer gastar os primeiros 2 milhões de contos o mais rapidamente possivel (fazendo a obra o mais rapido possivel) para que o governo fique impossibilitado de parar a Obra seja por qual razao for. Ficaram gastos mais de 2 milhões de contos quando o Governo decidiu ouvir a população mesmo após a EDP ter oferecido a completa remoção das pinturas rupestres para um museu feito so para elas, bem num sitio acessivel....

se alguem daqui ja foi a foz coa ver as pinturas, digo-vos que demora mais de 30m a lá chegar, e o caminho é de cabras... lol mas prontos... so foram 2 milhões
 
Olha que o meu chefe ja me surprendeu muitas vezes com o seus calculos a olho
Atira numeros com precisao de 2 a 3 MW (que e tipo 0,0001 V para um V core dum processador) em relaçao aos resultados que tiro depois com simulaçao numerica. O planeamento tem muito de arte. E uma grande liçao de humildade ver um tipo como ele. Um gajo quando sai do tecnico com a HP 48 debaixo do braço pensa que calcula tudo e os velhos do Restelo que se lixem.
Eu nao domino muito metodos numericos. Nao me interessa. Nao e o meu trabalho e portanto aprendo o estritamente necessario. Mas o PSS/E com o Newton Raphson a correr no meu rançoso Willy 1,8 by HP faz convergir a Rede Iberica (simulamos sempre Portugal com Espanha acoplacda) que tera pelo menos uns 500 a 600 barramentos (nos) em cerca de uns 2 segundos.
E um programa realmente muito bom.

PS: Num pais sem recursos petroliferos e pena perder-se hipoteses de fazer barragem ate porque as barragens fazem-se onde se pode e nao onde se quer... Mas pronto mas cedo ou mais tarde penso que a barragem sera feita mais acima ou mais abaixo
 
Originally posted by timber
Mas o PSS/E com o Newton Raphson a correr no meu rançoso Willy 1,8 by HP faz convergir a Rede Iberica (simulamos sempre Portugal com Espanha acoplacda) que tera pelo menos uns 500 a 600 barramentos (nos) em cerca de uns 2 segundos.
E um programa realmente muito bom.


I'm amazed:rolleyes:
2 coisas:
com que resolução ele faz isso?
quanta memória tens?
 
O programa vem com dois executaveis
Um ate 4096 barramentos e outro para redes de 16000 barramentos (isto so interessa para coisas tipo EUA)
Se mesmo assim tiveres mais podes reduzir redes atraves de esquemas equivalentes
Eu naturalmente uso o de 4096
Epa nao me consigo lembrar dos dados exctos de cada corrido mas tipicamente a divergencia entre as duas ultimas itereaçoes anda a volta de 0,5 MVA que e mais ou menos 0,5 % da ordem de numeros em analise
O Newton Raphson geralmente converge em cerca de 10 a 20 iteraçoes. Tb as vezes uso umas 100 iteraçoes do Gauss Seidel em redes dificieis de convergir (casos bicudos e anomalos e que aparecem as vezes) como novo ponto de partida pro NR. Mas no total o processo completo nunca passa muito dos tais 2 segundos. E so o tempo de estilo fazeres um dir no DOS e ver aquela porcaria a passar toda
O PC tem 512 Mb RAM. E um daqueles desktops empresariais grafica onboard intel caixa mini muito silencioso com um monitor TFT muito fixe para o trabalho em questao
 
Bom, eu cá só queria net mais rápida, barata e de qualidade, não queria ficar com um nó no miolo com esse palavreado todo.:confused: :rolleyes: :D :p
 
Falo por mim ao dizer k li tudo, tive com atencao, mas o meu nivel de conhecimentos actuais nao xega pra seguir decentemente o k aki foi dito. Axo k o unico k seguiu foi mesmo o Timber :D (tomara...)
 
eh eh...este topico faz-me lembrar FEE.. tive agora neste semestre :P grande timber..kuando precisar de mudar a rede electrica ca de casa,ja sei com kem falar...:P


questoes a parte...a barragem do alqueva sempre vai produzir electricidade? eu acho que tinha lido nalgum lado,que para isso acontecer,tinham k ter construido uma "mini-barragem" mais a frente,de maneira a que se pudesse bombear de novo a agua nos periodos de electricidade mais barata... Nao sei se tou a dizer alguma baboseira,mas se tiver avisem...


_zZz_
 
OT:

hehehe. Parabéns aos dois por nos mostrarem que os iogurtes afinal não são trazidos por França no bico de uma cegonha. :)
 
Back
Topo