Eduroam

Boas fiz o download do programa e nao consegui instalar.

de salientar qe sou muito noob em linux, sou vou com 2 semanas nele.....


Alguem que me ajude pelos passos necessários?

Já fiz download do cliente vpn e agora, que fazer a seguir?
 
Já não pego no Gnome há algum tempo, por isso, vai mais ou menos de memória: No network-manager-applet (o bonequinho de rede que aparece na barra do Ubuntu), creio que se carregares nele com o botão direito do rato tens acesso a opções de configuração. Por lá tens um separador dedicado a VPN. Aparece-te uma opção com um menu dropdown com várias opções. Uma delas é o VPNC ou qualquer coisa a dizer Cisco. Selecionas esse e depois usas os dados que referi uns posts acima para preencher.

De qualquer forma, se os problemas persistirem podes-te dirigir não ao SCOM, mas a um departamento de apoio técnico um bocado mais avançado que existe na UM (penso que são alguns profs de eng. informática que o vão fazendo). Fica numa porta insuspeita nas traseiras da biblioteca. Em todo o caso, se te dirigires ao SCOM com esse problema... apesar de tentarem ajudar, eles acabam por te indicar isso, pois estão mais vocacionados para Windows.
 
Última edição:
[Problema] Ubuntu 10.10 sempre a falhar e a ligar a wireless eduroam

Boas pessoal.

Tenho um problema com o meu ubuntu.

Sempre que acedo à eduroam da minha universidade, o ubuntu está constantemente a desligar e a ligar a wireless.

Eu penso que o problema está no facto de ele tentar aceder a vários Acess Points da Universidade.

Pode não ser este o caso.

Por isso gostaria de saber como fazer o gestor de wireless do ubuntu ficar sempre fixo ao mesmo acess point.


Outra duvida: Existe algum gestor de Wi-Fi melhor que o que vem de origem no ubuntu?

Muito Obrigado
 
Ja li o tutorial;

E ainda me dá o mesmo erro.
Já reconhece o script e tudo como se vê na imagem em baixo
capturaecra.png

Mas ainda dá senha incorrecta....

Será que é da localização do certificado estar mal??
Eu tenho isto:
/cacert-scom.cer

Será que está mal??

Alguem que me diga como se poe e onde se poe....

Obrigado
 
Tens que por a path correcta do certificado. O que tens ai é que ele esta na raiz. Se o tiveres ai tudo bem, mas o meu por exemplo esta em /home/my_user/wireless/cert.cer
 
Como já disse noutro tópico, ligar o VPN depois de ligar à rede eduroam da UMinho, por alguma razão que me transcende, ajuda bastante a aguentar a ligação.

Mas eu não uso o wicd. Uso o networkmanager. Esse blog também tem um tutorial para ele (mais antigo, até).

@Mr. Henrique o certificado é fundamental para ligar à rede. Ou sacas no blog (penso que ainda será o mesmconfig fileso) ou te ligas por VPN à rede da UMinho para o poderes sacar ou vais lá pedi-lo ao SAPIA.

@fabio_c Se o problema é a password, então no gui do networkmanager (no applet que aparece da barra) vai às definições das ligações e, na ligação que tens para a eduroam activa a opção que permite usar essa ligação em todo o sistema (não uso Gnome, por isso não me lembro bem do que diz ao certo). Depois vai à consola e escreve sudo nano /etc/NetworkManager/systemconnections/<nome da ligação> (como Auto eduroam ou eduroam)

Na secção [802-1x], um dos últimos parâmetros é a password. Se a escreveres aí ficas com o problema resolvido. (claro que existe depois o prob de segurança de, caso abram esse ficheiro, verem a password às claras, mas não deve haver crise...). Até te liga isso durante o boot.

EDIT: Reparei agora que os SCOM da UMinho finalmente actualizaram os guias. Tem lá um guia para o Ubuntu 10.10 e para o NetworkManager. E pelos vistos mudaram a forma de autenticação. Já não se escolhe TTLS, mas sim PEAP.
 
Última edição:

Os pacotes a instalar pelo gestor de pacotes são estes, ubuntu: vpnc network-manager-vpnc network-manager-vpnc-gnome

Instalar pela consola:

sudo apt-get install vpnc network-manager-vpnc network-manager-vpnc-gnome
Depois é carregares no botão do lado direito do rato no icon de rede (no NetworkManager) na barra do gnome, Definições->VPN->Adicionar->VPNC e usar os parâmetros no 2º post aqui da thread:

gateway: vpn.uminho.pt
group name: geral
group password: geral
username: email (ex: [email protected] ou [email protected])
password: tua pass
encryption method: secure
nat traversal: nat-t

No campo "domain", deixas vazio.

No caso de usares kde, em vez do pacote network-manager-vpnc-gnome instalas o network-manager-vpnc-kde (e se quiseres o kvpnc, mas penso não ser necessário)

Espero que ajude.
 
Não querendo estar a mandar para o lixo o que OrDoS escreveu, já que não sei se funciona, mas existe um bug conhecido em placas como a minha Intel WiFi link 5100 AGN no linux. Não quero por isso acreditar que a resolução do problema seja tão simples.
 
Boas,

Consigo -me conectar à eduroam na UM em Azurém, cá em Braga já não consigo, alguem sabe o porquê? Supostamente não são a mesma?
Na UM em Gualtar apanho o máximo da net mas está sempre a autenticar validade, penso que não deve ser dos proxys até porque já andei a alterar isso e continua a não dar. Sou Win XP
Alguem sabe o que fazer para conseguir por a eduroam de Braga a dar?
 
Back
Topo