Eeepc ou wind : a decisão final

hupavigo

Power Member
Vou tentar juntar tudo num tópico para ser mais fácil.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS :

EEEPC 701 : CELERON 600 + GMA 910 - ECRÃ 7" - DISCO SSD 4GB
EEEPC 900 : CELERON 900 + GMA 910 - ECRÃ 9" - DISCO SSD ATÉ 20GB
EEEPC 901 : ATOM 1.6 + GMA 950 - ECRÃ 10" - DISCO ?

WIND : ATOM 1.6 + GMA 950 - ECRÃ 10" - DISCO 80GB

ASPIRE ONE : ATOM 1.6 + GMA 950 - ECRÃ 9" - DISCO ?


No fundo, este tópico seria mais para debater performance, porque as principais diferenças são processador e placa gráfica.

Quem tiver benchmarks the cada um, por favor postar.
 
Última edição:
bem parece-me que já há varias threads a falar disto, mas pronto. na minha opinião o acer está a um preço muito competitivo, já para não falar que é o único que tem chegada prevista para portugal ( o eee7001 não conta, já que tem o ecrã demasiado pequeno), por isso vai dominar totalmente o mercado, e se o eee901 e o wind custarem mais de 400€ penso que os acers continuam a ser a melhor opção. O acer neste momento tem bastante vantagem.
 
Para o aspire one existem vários discos. SSD de 8GB; 80GB HDD; e ouvi uns rumores num site que ia sair uma versão de 120GB (penso que foi no notebook italia, mas não tenho a certeza).
Acho q vou comprar a versão 8GB SSD, porque não me importo com a quantidade de armazenamento, mas sim com a velocidade de escrita e leitura do mesmo. E ainda no acer tens 2 entradas para cartões SD (nao sei se suporta SDHC, mas espero que sim), o que é ideal para expandir o armazenamento. Para mim pode ser uma versão com um SSD de 8GB e 1GB de ram, e seria o ideal para levar para univ para concluir trabalhos, programar, ler acetatos e ver enunciados de exercicios.
 
Existem uns benchmarks na thread no asus eee pc, e que mostram que no super PI o atom a 1.8Ghz bate um p4 a 3.06Ghz... incrível. Deviam compilar toda a informação sobre estes mini notebooks nesta thread. Era uma grande ajuda para quem está prestes a comprar uma máquina destas (como eu!).
 
Vou tentar juntar tudo num tópico para ser mais fácil.

CARACTERISTICAS PRINCIPAIS :

EEEPC 701 : CELERON 600 + GMA 910 - ECRÃ 7" - DISCO SSD 4GB
EEEPC 900 : CELERON 900 + GMA 910 - ECRÃ 9" - DISCO SSD ATÉ 20GB
EEEPC 901 : ATOM 1.6 + GMA 950 - ECRÃ 10" - DISCO ?

WIND : ATOM 1.6 + GMA 950 - ECRÃ 10" - DISCO 80GB

ASPIRE ONE : ATOM 1.6 + GMA 950 - ECRÃ 9" - DISCO ?


No fundo, este tópico seria mais para debater performance, porque as principais diferenças são processador e placa gráfica.

Quem tiver benchmarks the cada um, por favor postar.

Acho que faltava um tópico para discutir as diferenças de cada um em vez de inundar os tópicos de cada um com dúvidas evitáveis, boa :)

Mas as especificações tão muito incompletas.

aqui tens as dos eee PC: http://en.wikipedia.org/wiki/ASUS_Eee_PC#Specifications
aqui as do Wind: http://wiki.msiwind.net/index.php/Specifications
e aqui as do Aspire One: http://www.aspireoneuser.com/one-aspire-specification/

Não se esqueçam que também ainda está para sair o da Dell :P
 
Ora bem...
Encontrei alguns valores, mas são de foruns e não sei se são fiáveis...
Não encontrei nada de sites de reviews

eepc 900 :

3dmark01 : 1827
3dmark03 : 350

Wind :

3dmark03 : 606


Não sei se isto é fiável, porque já li numa review que a diferença não é assim tão grande como o 3dmark03 mostra...
 
No Wind é verdadeiro, até já vi um pouco mais (625). Mas o do eee PC 900 é muito baixo, do que tenho visto anda na ordem de ~500.
 
Penso que sim, pelo menos os resultados não fogem muito disso.

Mas atenção que para algumas pessoas o ser mais pequeno não quer dizer melhor, nomeadamente o teclado que no Wind é de longe bastante melhor que o eeepc 900. Outra diferença é o disco, o eeepc usa SSD enquanto o Wind tem um HDD. E claro, a gráfica do MSI Wind é superior.

No geral penso que o Wind é a melhor escolha. Se fosse o 901 é que seria mais equilibrado. E essa do fácil de upgradar não percebi muito bem, acho que são ambos fáceis de fazer upgrades, o Acer é que é mais complicado.
 
Penso que sim, pelo menos os resultados não fogem muito disso.

Mas atenção que para algumas pessoas o ser mais pequeno não quer dizer melhor, nomeadamente o teclado que no Wind é de longe bastante melhor que o eeepc 900. Outra diferença é o disco, o eeepc usa SSD enquanto o Wind tem um HDD. E claro, a gráfica do MSI Wind é superior.

No geral penso que o Wind é a melhor escolha. Se fosse o 901 é que seria mais equilibrado. E essa do fácil de upgradar não percebi muito bem, acho que são ambos fáceis de fazer upgrades, o Acer é que é mais complicado.


Por isso é que pedi os resultados do benchmarking.
No papel, o wind parece melhor, mas na prática pode não ser assim.
Se os benchmarks do 3dmark forem diferenças pequenas, pode-se dizer que são equivalentes, logo, o critério de escolha passa a ser o gosto pessoal, dado que, os restantes items não são significativos

- Ecrã 9" para 10" : A diferença não é muita, apesar de que, na minha opiniao, a fronteira para a portabilidade é 9"

- discos : Os SSD são mais robustos e com tempos de acesso maiores, sendo que neste momento, o maior defeito é que ainda não os há maiores e a bom preço.

Quando disse que é fácil fazer um upgrade ao Asus, estava-me a referir á "portinha das pilhas" que tem por baixo e que permite trocar o módulo de memoria e o SSD em 5 minutos.
 
Entre o Acer Aspire One e o Asus EEEPs 701 qual recomendam? Eu vou precisar essencialmente para navegar na net e ver filmes. Se ao menos o ecrã do Asus fosse um pouco maior... O preço também é importante, estão ambos a 300 euros. Estou mesmo indeciso!
 
Entre o Acer Aspire One e o Asus EEEPs 701 qual recomendam? Eu vou precisar essencialmente para navegar na net e ver filmes. Se ao menos o ecrã do Asus fosse um pouco maior... O preço também é importante, estão ambos a 300 euros. Estou mesmo indeciso!
Não há nada no 701 melhor que no acer, logo não me parece haver dúvidas.
 
Aqui está o método para decidir qual escolher :

WIND EEEPC 900

PORTABILIDADE - 3 5
ECRÃ - 5 4
CPU+GRAFICA - 4 4
ARMAZENAMENTO - 5 3


Agora, basta fazer as contas assim :

Somar tudo e acrescentar o valor dos itens mais apreciados.
Por exemplo, se se pretender portabilidade, soma-se +3 ao total do wind e +5 ao total do eeepc
 
Entre o Acer Aspire One e o Asus EEEPs 701 qual recomendam? Eu vou precisar essencialmente para navegar na net e ver filmes. Se ao menos o ecrã do Asus fosse um pouco maior... O preço também é importante, estão ambos a 300 euros. Estou mesmo indeciso!


O ecrã do acer é um pouco maior (8.9" contra 7" do asus), resolução de 1024x600 contra 800x480 do Asus, é mais bonito (para mim), tem mais espaço de disco (isto se eles disponibilizarem a versão de 80Gb ou 120Gb), processador melhor e a gráfica se não for a GMA900 é uma 950. Logo penso que é fácil a escolha, IMHO o problema é ser um Acer.
 
Última edição:
Aqui está o método para decidir qual escolher :

WIND EEEPC 900

PORTABILIDADE - 3 5
ECRÃ - 5 4
CPU+GRAFICA - 4 4
ARMAZENAMENTO - 5 3


Agora, basta fazer as contas assim :

Somar tudo e acrescentar o valor dos itens mais apreciados.
Por exemplo, se se pretender portabilidade, soma-se +3 ao total do wind e +5 ao total do eeepc




Não tem nada que enganar :

Quem preferir portabilidade : Ganha o Asus ( muito mais portatil )
Quem preferir ecrã : Ganha o Wind ( tem maior ecrã apesar da diferença ser minima )
Quem preferir desempenho : Ganha o Wind ( Apesar do Atom ser ligeiramente mais lento, compensa com a grafica superior )
Quem preferir espaço em disco : Ganha o Wind ( Tem 80 gb, apesar do disco normal ser mais lento do que o SSD )

CONCLUSÃO : São muito equivalentes, sendo resolvido em pormenores
 
Back
Topo