EGPU Placa Grafica Externa para (Portátil)

DeCrZoNe

Power Member
Boas,

Não sei bem se estou a fazer o post no lugar correto mas foi onde me pareceu mais indicado...

recentemente entrei num pequeno projecto (instalar uma placa gráfica Externa num portátil) sim eu sei que muito pensam ganda dor de cabeça (realmente já está a doer) é que se em termos de hardware a coisa até é fácil de instalar no que toca a software não é bem assim!

O passo 1 foi simples escolher o adaptador, gráfica e claro alimentação!
Adaptador:EXP GDC Beast Laptop External Independent Video Card Dock
Gráfica: Asus GT750 2GB
Alimentação: Fonte ATX 450W

Passo 2, instalar também não foi difícil visto haver instruções do comerciante e utilizadores com vídeos na net a explicar como o fazer.

Mas agora no passo 3, encontro-me num impasse! E é por isso que gostaria de saber se alguém já o fez ou sabe como fazer para configurar.

Resumindo:
Eu já tenho tudo montado e a (*funcionar*), assim que ligo o PC Portátil (Samsung RV520) é iniciada a fonte de alimentação e a placa gráfica começa a trabalhar, instalei o Drivers da mesma e no controle de dispositivos onde aparecia adaptador VGA Genérico após instalação dos drivers aparece GTX750 mas aparece ( ERRO12 ) com informação de que o win7 64Bit não consegue definir utilidade para o dispositivo e não aparece imagem no monitor externo ligado á EGPU GTX750.

Em alguns fóruns (ingleses) falam do software (DIY EGPU Setup 1.X) que pedem (doação) de 25$ mas que afirmam resolver a maior parte dos problemas/Erros.

Questão:
A fim de evitar gastar mais dinheiro gostaria de saber se alguém me pode ajudar na configuração, ideias ou mesmo se têm o dito software ou algo semelhante para por aquilo a bombar!!! creio que a distribuição do software não pode ser ilegal visto ser uma (doação) e não uma venda de produto registado...:007:

de qualquer forma obrigado a quem ajudar e a quem não ajudar mas queria ou simplesmente a quem teve paciência para ler tudo!

PS: JÁ ESTA TUDO A FUNCIONAR CORRECTAMENTE! FOI UTILIZADO O SETUP 1.X. A IMPLEMENTAÇÃO DO HARDWARE OU SOFTWARE INVIABILIZA A GARANTIA, UTILIZAR POR PRÓPRIA CONTA E RISCO!
 
Última edição:
Progressos: estupidamente consegui por isto a bombar num antigo PC (E-escolas) LOL Rico Tio Sócrates...
então nesse PC foi tudo muito simples:
Montar as 3 Peças, instalar os drivers e definir o monitor externo como principal e já está!
Agora tenho um Acer 5620Z que joga (Tudo) claro que o processador vai me limitar e os 2GB Ram mas na avaliação de win7 jogos e aero dá 7.2... era 3,6...

o meu objectivo agora era mesmo montar isto no Samsung RV520 que já têm I3 2310m e 4GB Ram mas pelo que li os forums mais de 3GB de Ram está a criar alguns problemas nomeadamente o tal (erro12)

Minha próxima ideia é instalar o win7 no samsung mas de 32Bits que pelo que sei apenas corre 3,5 RAM maxima e esperar que isso seja solução do problema...

calculava que não teria muita gente a comentar pois pelo que tenho visto em Portugal não há muita gente a fazer este tipo de upgrade mas espero que a minha experiência ajude alguém que esteja a pensar ou já esteja a fazer o mesmo!

Abraços
 
Meu Caro,
Bom trabalho. Desconhecia essa dock (por 50$ parece-me um excelente investimento). É pena esse bug do software com a ram.

Sempre gostei muito deste conceito da dock externa para portateis mas só conhecia de algumas marcas ( alienware, msi) e sempre com preços pouco convidativos e com bastantes limitações.
Se nao te importares, vai fazendo aqui uns updates de como está a correr no outro portatil.
abc
 
Ola yougurt,

realmente também fiquei fascinado pelo facto de poder instalar uma GPU de desktop nu portátil! afinal para que queremos aqueles processadores que jogam tudo e montes de RAM e depois temos estas gráficas internas que não jogam nada?
 
Actualização:

Consegui finalmente configurar a EGPU no Samsung RV520 e ficou brutal! realmente precisei do programa de configuração mas com o mesmo foi tudo automático e em 15 minutos... resultado? consegui rodar o Skyrim (sei que não é do mais pesado) a 60FPS fixos em ultra!!! ou seja tudo mesmo tudo no máximo!

por isso aconselho vivamente a quem pensa comprar um novo portátil pk o seu já não joga nada por não ter gráfica (Boa) e esteja disposto a gastar cerca d 200€ para quem não têm nada (gráfica, fonte, ETC...) mas compensa bastante! um PC de 600€ NOVO não roda em ultra..! Abraços
 
Muitos Parabens!!!!
É exactamente por estas situações que eu gosto tanto deste universo das tecnologias...
É muito giro de ver como "curiosos" na area (no melhor sentido da palavra, pelo menos é assim que eu me vejo), com estudo, consultas a foruns e pesquisas por essa net fora, o que se consegue fazer!
Isto para não falar na satisfação pessoal, quando estes projectos resultam, como é o caso...

Se puderes coloca uma foto do kit... Estava curioso de ver como fica tudo junto. E quem sabe, talvez este post possa ser uma solucao interessante para quem tem ainda um bom portatil, com um bom processador mas cuja grafica já não corresponda.
 
Deixa ver se percebi tu ligas a grafica a um portatil e um monitor externo, então o teu portátil só faz de cpu/ram/armazenamento, etc, e a grafica é que roda o jogo. Mas so funciona com um monitor externo, certo?

Isto é tudo coisas engraçadas mas eu ainda rezo que chegue o dia em que com usb-c ou uma entrada mais recente seja possivel ligar um adaptador e que as marcas façam todas um adaptador para os seus portateis, a fim de se poderem ligar graficas (a alienware ja faz isto mas é com uma entrada proprietaria deles e é uma coisa muito cara).
 
Pois... Para mim o interessante da solução do @DeCrZoNe é o baixo custo por comparação a essas docks proprietarias. ( msi, alienware, etc). também me parece ser universal, o que é mais um ponto a favor.

Acho que muitos de nos teremos uma fonte e uma grafica mais antiga lá por casa, de maneira que achei muito interessante a possibilidade deste " upgrade", a baixo custo, ganhando assim o portatil mais uns tempos valentes de vida.

Ca em casa so tenho um lg S510... Grande maquina nos seus tempos... Se ja tivesse um i5 era bem capaz de experimentar esta solucao.
 
Obrigado pelo interesse pessoal!

Sim MiguelX69 a gráfica está responsável pelo processamento do jogo, o processador e a RAM também vão influenciar mas com os processadores e RAM's que os portáteis têm hoje em dia dá para rodar muito bem os jogos! como mencionei (Skyrim 60FPS Fixos no Ultra)
o pc tem uma gráfica interna GT520M nem no low era jogavel!

casado_de_fresco (parabéns desde já) pelo que percebi se a gráfica for Nvidea consegue usar a tecnologia (optimus) para dar imagem no monitor interno mas como o jogo vai ser processado pela gráfica externa e tem de ser enviado para o pc novamente pelo mesmo cabo atrasa o processo (de qualquer forma deve ser bem melhor do que a DGPU GT520M)!
se for para o monitor externo o mesmo já vai estar ligado directamente á gráfica! (posso estar a dizer uma barbaridade mas foi o que percebi pelo que li)

e mais: se ligar o pc sem a gráfica Externa o pc liga normalmente com a gráfica interna e posso levar para qualquer lado (portátil), o adaptador tem entrada DC-150W pelo que quem tiver um carregador desses com uma grafica poupadinha tipo a GTX750 (75W axo) e se fizerem ou comprarem uma caixa para a gráfica/adaptador fica mesmo 5* parece um disco externo mas é uma gráfica!
 
A cena das docks proprietarias é que o propósito é continuares a poder jogar no monitor do portátil.

Atenção, este projecto/mod merece o seu respeito, e acredito que com os anos apareçam soluções melhores, mas mesmo assim isto é para um uso muito específico. Porque pensa, tens que ter a grafica, alimentação, e um monitor externo... E tens que desmontar o PC e ligar a pci express aonde tens a placa wifi (se nao tiveres outra entrada, para usufruir disto perdes o wifi). Ou seja ao fim do dia é tão prático como ter um fixo de base...

Mais um par de anos e aparece uma entrada qualquer (Thunderbolt 3 ou USB 3.2, a menos que a 3.1 já permita isto) que se possa ligar uma gráfica e que a memory bus seja suficientemente rápida para se poder jogar com isso. Porque para já as docks proprietarias usam entradas proprietarias.
 
A cena das docks proprietarias é que o propósito é continuares a poder jogar no monitor do portátil.

Atenção, este projecto/mod merece o seu respeito, e acredito que com os anos apareçam soluções melhores, mas mesmo assim isto é para um uso muito específico. Porque pensa, tens que ter a grafica, alimentação, e um monitor externo... E tens que desmontar o PC e ligar a pci express aonde tens a placa wifi (se nao tiveres outra entrada, para usufruir disto perdes o wifi). Ou seja ao fim do dia é tão prático como ter um fixo de base...

Mais um par de anos e aparece uma entrada qualquer (Thunderbolt 3 ou USB 3.2, a menos que a 3.1 já permita isto) que se possa ligar uma gráfica e que a memory bus seja suficientemente rápida para se poder jogar com isso. Porque para já as docks proprietarias usam entradas proprietarias.

A entrada tunderbolt ja existe e é a melhor e mais rápida! Mas a mais cara e usa quase só em mac ou portáteis gaming... Em relação ao Wi-Fi nada que uma pen de 5€ nao o faça e o adaptador já tem uma entrada usb a pensar em quem não tem usb livre no pç!

Isto está longe de ser perfeito mas é uma boa solução para quem tem um portátil e chega a casa e apenas liga o cabo e pronto tem um pç para jogar! O pç hoje jogou witcher 3 no ultra 20 FPS e em médio a 30+ fps ! Para um pç que tinha de baixar as características do LOL para jogar como deve de ser isto é um achado por 200€ (só peças novas) claro que não se adapta a qualquer um!
 
Sem dúvida que é melhor algo feito de raiz do que adaptado para o efeito! Mas isto é tudo um negócio e os PCs com tunderbolt são sempre caros e duvido que um PC de 500€ que saia daqui a dois anos já venha com essa entrada! Mais umas vês vão ser os MACs e portáteis gaming que vão ter essas entradas...

Ainda bem que temos todos as nossas opiniões e é o facto que não estarmos todos de acordo que leva a alguém pensar de maneira diferente e tentar novas cenas!

Não em Portugal ninguém a fazer isto da EGPU ou não divulgou mas axo importante eu o fazer pois acredito que haja por aí pessoas interessadas neste projeto!

Ps: sigam no YouTube SonyDark pois terão lá novos vídeos sobre o projeto (adaptador e gameplay)

Abraços
 
Exato o pessoal vai tendo opiniões diferentes.

Para mim não acho muito pratico. Acho, no máximo dos máximos porreiro um gajo andar com o portátil e uma caixa pequena (gpu+fonte feito numa caixa de proposito para o efeito) e que tenha dois cabos, 1 para alimentar a gpu e um thunderbolt ou o que raio seja para ligar ao portátil.

Isso sim acharia muito porreiro :p
 
Na realidade a opção MiniPCI e a pior ou menos versátil de todas! Há opções tunderbolt e expresscard que não é nessesario abrir o pc e o adaptador tem uma opção para grafica poupadinhas de não ligar uma fonte apenas com um carregador de no máximo 150w o que já D para muitas placas gráficas recentes! E também já há caixas próprias para esse adaptador! Dá para fazer esse adaptador que falas com um pouco de trabalho mas o que eu fiz ainda está no início mas ainda irá ficar mais fixe mais portátil espero!

PS: não tenho o PC aberto, a forma que consegui por mais portátil foi tirar o leitor de CDs que não é usado e passar por lá o cabo! O PC está totalmente fechado apenas com orifício onde antigamente estava o leitor! Quando é para levar apenas desliga-se o cabo do adaptador coloco dentro do orifício e siga!

Mas creio que algum PC não dá para fazer isso!
 
Boas, estive há uns tempos a ver essa hipótese mas o meu portátil é um HP com whitelist na BIOS, portanto não sei se iria funcionar no meu caso. Se tiveres a oportunidade de experimentar com um portátil destes, ficaria interessado em saber o resultado ;)

Cumps
 
Por acaso é uma solução interessante, especialmente para quem tem um bom portátil com um GPU fraco e até quer jogar alguma coisa. O problema é mesmo ter que aceder ao pci express. Caso fosse apenas pela expresscard era excelente e eu poderia ser colega de testes. Conheces alguma solução assim?
 
Boas, estive há uns tempos a ver essa hipótese mas o meu portátil é um HP com whitelist na BIOS, portanto não sei se iria funcionar no meu caso. Se tiveres a oportunidade de experimentar com um portátil destes, ficaria interessado em saber o resultado ;)

Cumps
Sei que o DIY EGPU Setup 1.30 ( programa que me ajudou a configurar) tem algo sobre isso! Eu não precisei de ver soluções dessa lista branca mas sei que muitos falavam sobre ela no foruminfernos/egpu
 
Back
Topo