1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
    Remover anúncio

EGPU Placa Grafica Externa para (Portátil)

Discussão em 'Overclock, Projetos e Eletrónica' iniciada por DeCrZoNe, 21 de Maio de 2015. (Respostas: 179; Visualizações: 45897)

1. Spartacuss

Spartacuss Power Member

Ja ninguem usa ?

2. Olá pessoal, desde já obrigado ao user decrZone pela partilha de info criando este tópico, pois ando a ponderar em fazer o mesmo no meu Toshiba Satellite L850, a minha dúvida por enquanto recai ainda na escolha da placa gráfica, tenho receio de comprar uma que seja "demais" para o meu PC, qual será a melhor opção para um i5 com 4Gb de Ram a correr o Windows 10?

3. DeCrZoNe

DeCrZoNe Power Member

boas,

Pelo que percebi dá para usar o monitor interno com (processadores intel + Gráficas Nvidea) mas a performance é reduzida. ao que apurei nos fóruns é mais rápido a gráfica enviar a informação directamente para o monitor do que ter de voltar para o pc de origem.

4. DeCrZoNe

DeCrZoNe Power Member

Obrigado pelo apoio,

Mais uma vez relembro que não sou expert na matéria apenas gosto um pouquinho (AMO) informática e decidi arriscar com o produto, mas se tens intel já é um passo importante para correr bem. as Placas Nvidea são aconselhadas e não convém irem muito alto na gráfica por causa das compatibilidades e energia necessária. neste caso uma GTX750 dá muitos bons fps mas tens sempre aquelas O.C. que te dão mais um empurrão nos jogos.

ao que apurei eu conseguia ligar um carregador DC 9V 150W "Max" para alimentar a gráfica e assim não teria de ligar uma fonte de alimentação enorme como fiz. mas como estava a tentar não arriscar mais (dinheiro) não o fiz. claro com uma gráfica exigente em termos de energia tens mesmo de ter a fonte!

para resumir:

A minha GTX 750 (150€ NOVA) consome 90W (pode levar o carregador DC) e já joga the witcher 3 MED ficou perto dos 30FPS 1366x768 (o jogo exige no minimo Core i5-2500K 3.3GHz) pelo que deverá ser o processador que esteja a atrasar o jogo!
    intel core i3 + 4GB RAM. se já tens um i5 já é melhor ou semelhante (depende do i5) já sabes + ou - os fps que vais ter nos jogos, claro tudo depende também da resolução etc...

vi projectos na net muito bons em que utilizadores fazem caixas para a gráfica e ligam carregadores DC e parece mesmo um disco rígido (mas não é :P)

abraços!

Última edição: 24 de Janeiro de 2016
  5. DeCrZoNe

DeCrZoNe Power Member

Apesar de ter instalado e comprado tudo o projecto não foi para mim, mas para um familiar!

Têm o canal dele no YouTube onde estão os testes feitos ao sistema e imagens de como ficou.

para quem quiser visualizar: https://www.youtube.com/user/igorguerreiroful

6. Pois também sou apenas um curioso com poucos conhecimentos e por isso gosto de falar com pessoal que percebe ou pelo menos já fez o que procuro, só mais uma questão, encontrei num site de uma loja tuga um "PCIe Riser 1x - 16x USB 3.0" por 17€... quais são as vantagens ou desvantagens comparando com o seu? Funciona do mesmo modo? Não há quais quer perdas?
    É que estou a achar isto muito barato LOL

Última edição: 24 de Janeiro de 2016
  7. DeCrZoNe

DeCrZoNe Power Member

Quando algo é bom de mais para ser verdade é porque é!

O problema destes produtos normalmente encomendados na net é que já sabemos no que toca a devoluções... mas nada como pesquisar na net a ver o que outros utilizadores dizem. O conector parece ser para uma bord ATX e no caso do meu tem um parafuso que aperta e fixa na pci do wifi!

8. Bem pessoal, depois de muito ponderar e de muito "investigar" cheguei a uma decisão final e o setup que vou utilizar é:

- Adaptador igual ao do DeCrzone (45€)
    - Placa GT750Ti 2Gb DDR5 (90€ - comprei usada)

O pc que vou utilizar é um Toshiba Satellite 19P - tem processador i5-3230M (2.6Ghz-3.2Ghz(turbo), 8Gb de Ram DDR3 a 1600Mhz.

Os meus objetivos são:

- Ligar a placa sem ter que utilizar uma fonte de alimentação externa;
    - Fazer uma caixa para a poder transportar para todo o lado;
    - Ter a imagem da placa no ecrã, usando pra isso o tal programa "DIY eGPU Setup 1.30" - que pelo que percebi é a pagar :( btw Decrzone quanto custa, sabes?

Para a semana espero ter todo o material reunido, vamos ver como corre. Wish me luck!! LOL

9. Spartacuss

Spartacuss Power Member

Depois diz ai os resultados!! Estou a pensar acompanhar-te :D

10. DeCrZoNe

DeCrZoNe Power Member

11. Bem pessoal, mudança de planos, por complicações com o negócio da GTX 750Ti e por que apareceu uma R7 260x usada em bom estado por 80€, não exitei e adquiri a R7, que me será enviada esta semana. Entretanto já cá tenho o adaptador... enquanto a plca não vem vou ver como se usa o tal programa "DIY EGPU SETUP 1.30" para que a imagem apareça no ecrâ do PC, em vez de ter usar um segundo ecrã para exibir a imagem da placa.

NOTA: O montante gasto até agora com portes de envio incluídos: 49,65€ do adaptador + 84,65 da placa.

Não sei se esta placa necessitará de alguma fonte de alimentação extra, se não precisar, digamos que jogar o World Of Tanks com tudo no máximo por 134,30€ num PC portátil de média gama com quase 4 anos... vai ser um luxo!! :P

A placa será a R7 260x 2Gb DDR5 da Asus (foto ilustrativa)

Última edição: 31 de Janeiro de 2016
  12. senso

senso Banido

Todos esses adaptadores precisam de uma fonte externa, porque estás a usar a ficha da placa de rede que se suportar 5Watts é o muito, e é a 3.3v e menos que isso.

13. Sim, o adaptador tem fonte externa. Quando falei em precisar de fonte externa, referia-me a usá-la para a placa gráfica.

14. senso

senso Banido

Usar o ecrã do portatil poderá custar-te muita performance, porque só tens um link PCIe X1 e enviar a imagem de volta para o portatil pode/causa frame drops enormes e perdes performance no geral.

15. Spartacuss

Spartacuss Power Member

Depois de testares dá o feedback, mas vais ter que estar com o portatil aberto para ligar o PCI certo? Vou fazer uma pergunta muito parva, mas não há um convertor de sata para pci, ou havendo há uma perda de performance brutal certo?

16. senso

senso Banido

Liga no sitio da placa WiFi e sai cá para fora o cabo, não precisas de ter o pc ás peças.
    PCIexpress para sata conheço, agora o contrário não é possivel tanto quanto sei.

17. Spartacuss

Spartacuss Power Member

Queria aproveitar a drive de cd, para criar essa ligação para a placa de forma encaixar e desencaixar quando quiser sem aberturas de pc.

18. senso

senso Banido

Pois, mas SATA e PCIe é algo/muito diferente, principalmente a nivel de tabelas de IRQ's, descriptores, SATA não tem linhas de clock para partilhar e mais meia duzia de pinos que são precisos.

19. Spartacuss

Spartacuss Power Member

Então no maximo dava para meter o cabo por essa abertura (do drive optico) de forma que não tivesse que ter a tampa aberta ou assim.

20. Não há necessidade de ter o portátil aberto, basta fazer um pequeno orifício para sair o cabo que liga no adaptador. Primeiro vou fazer uns testes com a placa a mandar imagem para um segundo ecrã e dps no monitor para ver a diferença. Ainda estou à espera da placa portanto pra já batatas :P