El Corte Ingles vs Apple Center Porto - Uma história...

Ena que grande testamento este que está aqui acima ^.

A Apple em Portugal dá obviamente dois anos de garantia para produtos comprados em Portugal. Não percam tempo com grandes testamentos.

O problema a existir deve-se apenas a um suposto mau serviço prestado por uma empresa informática. Procurem outra.
 
pa queres um conselho , esses gajos da apple center no porto nem a tiro , da uma saltada a maia a oficina dos neurónios perto da camara , quando tive problemas como o meu fui la e atendimento 5 estrelas , para alem de um display de macs antigos que deixa qualquer um a babar , desde quadras a newtons ,

Essa loja na Maia, "Oficina dos Neurónios" e o "Colossus" é exactamente a mesma coisa!
5 Estrelas a exposição e ainda podes explorar um Mac que lá está...o da "Língua"
 
Última edição:
O Livro de Reclamções é o melhor amigo do consumidor.


Em relação a lojas Apple eu sou cliente duma loja em Braga, que não a MacService, na zona do Braga Park e não tenho razões de queixa.
Comprei lá o meu primeiro iPod, em 2005, e de todas as vezes em que tive problemas com ele foram super prestáveis e inclusivamente ocultaram à Apple que num dos casos a culpa da avaria tinha sido minha, humidade. Com o MacBook nunca tive problemas, mas aquando da compra foram sempre prestáveis. O portatil vinha com o adaptador de corrente UK mas prontamente me arranjaram um adaptador para PT.
 
quem tem de garantir os 2 anos é a loja que vende.
se o fabricante, que não é europeu, apenas dá 1 ano de garantia, é a loja que tem de assumir o 2º ano.

É estranho, mas o importador é Europeu, pelo menos é uma empresa sediada cá, as responsabilidades passam para esse mesmo importador.

Qualquer dia a Worten sediava-se nas ilhas caimão para só dar um ano de garantia, alias para nem dar nenhum...
 
É estranho, mas o importador é Europeu, pelo menos é uma empresa sediada cá, as responsabilidades passam para esse mesmo importador.

Qualquer dia a Worten sediava-se nas ilhas caimão para só dar um ano de garantia, alias para nem dar nenhum...
Qualquer produto comprado em PORTUGAL tem de ter 2 anos de garantia.
E mesmo que o segundo ano de garantia seja dado pela loja a loja envia para a apple a não ser que seja reparador oficial..
 
Qualquer produto comprado em PORTUGAL tem de ter 2 anos de garantia.
E mesmo que o segundo ano de garantia seja dado pela loja a loja envia para a apple a não ser que seja reparador oficial..

olha que acho que, recentemente, mudou algo nessa lei dos dois anos, alguém que saiba mais profundamente do assunto que fale...
 
Penso que havia aqui algures no fórum um quote de um mail mandado pelo Eng.º da Colossus para a lista do Pedro Aniceto, sobre esta história das garantias...

Lembro-me desse mail... não me lembro é do conteúdo mas lembro-me tê-lo achado bastante interessado, como na altura não me afectava, fiquei-me apenas por essa opinião. Vou ver se o encontro... o mail ou o quote.

Edit2: já agora, para esclareceres todas as dúvidas podes sempre telefonar ao centro de informação de consumo e de arbitragem do Porto. Tive uns problemas com uma loja de informática do Porto e na altura bastou telefonar que eles esclareceram os meus direitos. Têm um jurista para resolver/esclarecer questões sobre direitos ao consumo. Não pagas nada, basta telefonar e pedir para falar com o jurista.

.

Obrigado pela info, vou mesmo fazer isso amanhã.

Decreto-Lei nº 67/2003 de 8 de Abril de 2003

Logo o vendedor é que é responsável.


Como já sei que vai suscitar dúvidas:

O que isto diz é que podes exigir do, e não ao, produtor a reparação ou substituição, mas quem deverás contactar é sempre o vendedor.

Esse 1º ano é uma coisa que a Apple te proporciona de uma garantia internacional que pode ser activada junto de qualquer revendedor autorizado da marca, não tem nada que ver com a lei.

Até aí tudo bem, mas tu como próprio sublinhaste, isso é uma lei de 2003. Onde quero eu chegar? O argumento da senhora em questão foi que apenas há 3 meses teria saído a tal lei que os permitia recusar ficarem com o Mac entre o 1º ano e o 2º. Eu é que a questionei tipo "mas isso sempre foi assim?! É que não me parece..." e ela lá falou na tal lei que tinha saído há uns 3 meses, logo esses quotes aí não se aplicam ao caso.

Isto tudo não me admiraria, mas o caso é que a Apple Center do Porto é uma loja "oficial". Não sei o termo, mas sei que supostamente tem mais responsabilidades que por exemplo uma simples *****.
 
Isto tudo não me admiraria, mas o caso é que a Apple Center do Porto é uma loja "oficial". Não sei o termo, mas sei que supostamente tem mais responsabilidades que por exemplo uma simples *****.

O teu erro é exactamente este. Supões, mal, que a Apple Center do Porto é uma loja "oficial".
Não há lojas oficiais da Apple. O que há são centros de assistências "autorizados" pela Apple.

Ainda não percebi uma coisa nesta história toda. Já telefonaste para a Apple Portugal?

Suporte técnico para iPod e Mac: 707 200 826

http://www.apple.com/pt/support/contact/
 
O teu erro é exactamente este. Supões, mal, que a Apple Center do Porto é uma loja "oficial".
Não há lojas oficiais da Apple. O que há são centros de assistências "autorizados" pela Apple.

Ainda não percebi uma coisa nesta história toda. Já telefonaste para a Apple Portugal?

Suporte técnico para iPod e Mac: 707 200 826

http://www.apple.com/pt/support/contact/

Era exactamente isso que queria dizer quando coloquei as aspas no "oficial" e realcei que "não sei o termo" certo, estava-me a falhar na altura do posto, mesmo assim deixei essa ressalva.

Mas era isso, centros de assistência "autorizados". Por isso o erro não existe, a suposição é a mesma, apesar do termo utilizado não ser o mais correcto, e sei claro que Apple "oficial" não existe, apenas um importador que é a Interlog.

Obrigado pela sugestão, farei isso mesmo amanha, irei ligar para o suporte técnico e relatarei o problema.
 
(...) apenas um importador que é a Interlog.

Obrigado pela sugestão, farei isso mesmo amanha, irei ligar para o suporte técnico e relatarei o problema.

Isso da Interlog já não é bem assim ...

O melhor que tens a fazer é exactamente isso. Entrar em contacto com o suporte técnico da Apple Oficial e reportar o teu problema. Eles encontrarão uma solução para o teu problema e certamente que te encaminharão para um centro de assistência já com um processo aberto.

O produto é Apple e são eles os responsáveis pela cobertura da garantia.

Falaram num email enviado para a lista do Pedro Aniceto proveniente da Colossus sobre a história das garantias. Como guardo todos os emails e o Spotlight é amigo, aqui vai o mesmo.

> Olá Pedro
>
> Vimos pedir-lhe a publicação deste longo texto, que não visa de forma alguma
> alimentar a polémica já instalada, mas antes tentar esclarecer e apaziguar os
> utilizadores Apple, para que se vão conciliando com a efectiva mudança das
> atitudes.
>
> Esta questão das garantias e da sua valência para os consumidores finais /
> versus profissionais não é nova e há outras empresas que a praticam há já
> algum tempo.
>
>
>
> Como CAAA - Centro de Assistência Autorizada Apple temo-nos vindo a confrontar
> desde Outubro último, com algumas situações que nos ultrapassam e que de
> alguma forma contrariam a n/ politica de, como sempre fizemos até esta data,
> salvaguardar os interesses dos n/ clientes a par dos da Apple, tentando causar
> sempre o menor incómodo possível àqueles que procuram em nós soluções rápidas
> para os problemas dos seus equipamentos em garantia, substituindo-nos a eles
> em todas as diligências necessárias.
>
> Numa acção de globalização todos os CAAAs passaram, desde Outubro, a lidar
> directamente com a Apple no que diz respeito ao Service, seja ele referente à
> reparação de equipamentos em garantia ou fora dela.
>
> Significa isto que todos os processos serão ³globalmente² despistados e os
> números de série de cada equipamento deixarão, a partir do primeiro pedido de
> intervenção, um histórico que acompanhará o equipamento até ao fim da sua vida
> útil.
>
> Significa isto também que cada processo será tratado e analisado caso a caso,
> quando se verifiquem anomalias em equipamentos fora do período de garantia, de
> acordo com o seguinte:
>
>
>
> O Decreto-Lei 67/2003, de 8 de Abril define que todos os bens móveis têm 2
> anos de garantia sobre faltas de conformidade (defeitos de fabrico na origem).
>
> Diz especificamente este artigo que ³as soluções actualmente previstas na Lei
> nº 24/96 de 31 de Julho mantêm-se, designadamente o conjunto de direitos
> reconhecidos ao comprador em caso de existência de defeitos na coisa². Diz
> ainda no parágrafo imediato ³No que diz respeito aos prazos, prevê-se um prazo
> de garantia, que é o lapso de tempo durante o qual, manifestando-se alguma
> falta de conformidade, poderá o consumidor exercer os direitos que lhe são
> reconhecidos. Tal prazo é fixado em dois e cinco anos a contar da recepção da
> coisa pelo consumidor, consoante a coisa vendida seja móvel ou imóvel.²
>
> Refere, também, no nº 1 do seu artigo 1º ³O presente diploma procede à
> transposição [...] relativa a certos aspectos da venda de bens de consumo e
> das garantias a ela relativas, com vista a assegurar a protecção dos
> interesses dos consumidores, tal como definidos no nº 1 do artigo 2º da Lei
> 24/96, de 31 de Julho²
>
> Ora o nº 1 do artigo 2º da Lei 24/96 considera ³como consumidor todo aquele a
> quem sejam fornecidos bens, prestados serviços ou transmitidos quaisquer
> direitos, destinados a uso não profissional, por pessoa que exerça com
> carácter profissional uma actividade económica que vise a obtenção de
> benefícios.²
>
>
>
> Tendo em conta esta informação todos os CAAA estão a ser instruídos pela Apple
> no sentido de que seja escrupulosamente cumprido o seguinte:
>
> - Em todos os casos cujo equipamento esteja no primeiro ano de garantia, a
> contar da data da factura de compra, estará a anomalia ao abrigo da garantia
> internacional praticada pela Apple;
>
> - Nos casos em que a anomalia se verifique em equipamentos que tenham sido
> facturados em nome de empresas há mais de um ano, o referido equipamento já
> não estará coberto pela garantia (de acordo com o Decreto-Lei 24/1996)
>
> - Em todos os casos de equipamentos facturados em nome particular (também
> denominado ³consumidor²) que apresentem anomalias no segundo ano da garantia,
> deverá o cliente ser aconselhado a contactar o Serviço de Suporte da Apple,
> através do número 707 200 826.
>
> Ser-lhe-ão solicitados os dados do equipamento (que deverá ter consigo na
> altura da chamada), bem como os dados e contactos do cliente (telefone e mail)
> e ser-lhe-á pedido uma descrição da avaria.
>
> Após a análise telefónica e imediata do processo em questão por parte da
> Apple, será o cliente então instruído a contactar um CAAA, isto no caso de se
> verificar que a avaria relatada é efectivamente um defeito de fabrico do
> equipamento.
>
>
> Visto isto, é importante que todos os utilizadores Apple tenham conhecimento
> destes procedimentos, mesmo que saibam da existência de programas de extensão
> de garantias ou de troca de módulos (como por exemplo no caso das baterias dos
> portáteis actuais).
>
> Pela parte que nos toca não teremos qualquer problema em receber os
> equipamentos que se encontrem nesta situação de segundo ano de garantia. No
> entanto consideramos que devem todos os utilizadores estar avisados para o
> facto de que toda e qualquer intervenção nestas condições ficará pendente da
> autorização da Apple.
>
> Apesar das contrariedades que todos estes novos procedimentos possam suscitar
> em cada um, acreditamos que tudo isto resultará, a médio e longo prazo, numa
> maior eficácia e rapidez de resposta, bem como numa maior clareza de todo o
> processo de Service.
>
>
> Cumprimentos
> -------------------------------
> Departamento Comercial
> [email protected]
>
> - COLOSSUS -
> Oficina dos Neurónios - Informática e Electrónica, Lda
> Rua Augusto Simões, 1411 - 3º Dt
> 4470-147 MAIA
> Telef: 229475799
> Fax: 229475802
 
Última edição:
Eles encontrarão uma solução para o teu problema e certamente que te encaminharão para um centro de assistência.

Estou curioso, porque se assim for, estarão a dar-me razão quando ao meu descontentamento (pois se me encaminharem significa que eu posso me deslocar a outro estabelecimento que não o ELC onde fiz a compra, contrariando a versão da Apple Center do Porto).

Amanha já dou novidades.
 
Ligas para a linha de apoio de Apple, falas com uma brasileira provavelmente e pronto ela resolve-te o problema. Diz-te tudo o que deves fazer, aonde te deves dirigir, etc.

Pelo menos foi assim com o meu Airport Express.
 
>> "...certamente que te encaminharão para um centro de assistência já com um processo aberto..."
Isto é complicado. Tive uma cliente minha que chegou ao pé de mim com uma acbook Pro com a bateria inchada. Eu fiquei-lhe com a factura, com o número de série do portátil e da bateria. Liguei para o Suporte técnico para iPod e Mac: 707 200 826 e relatei o caso. O operador indicou-me que a bateria iria ser substituída em garantia. Deu-me um número de processo e disse para me deslocar à Apple na Boavista. Disseram-me também que estava a ser enviado email para a Boavista a dar conhecimento da situação e autorização para efectuarem a troca. Eu fiquei com os dados todos inclusivé o nome do operador de call center que me tratou de tudo. Passei toda essa informação à minha cliente e ela própria deslocou-se lá.
Qual foi a resposta da Apple da Boavista? Riram-se na cara da minha cliente, a dizer que esse número de processo não lhes dizia nada, que quem lhe tratou do assunto não sabia o que estava a fazer... Enfim, questionaram a competência de todas as pessoas envolvidas no assunto.
Obviamente que eu ao saber isto imediatamente abri reclamação junto da Apple. Infelizmente as coisas só assim andam para a frente.
Tal como dizia um senhor meu conhecido: Há Trolhas que mereciam ser doutores, e há doutores que nem para trolhas serviam.

Cumps
 
Ora bem... liguei para os técnicos da Apple Care (foi assim que se apresentaram) pela linha de apoio disponível. Tentaram fazer um despiste sobre o problema e questionados confirmaram-me a história que a funcionária da Apple Center da boavista me disse, isto é, desde há 3 meses que a Apple mudou os seus procedimentos (isto é bem diferente de dizer que "a lei mudou" como foi o caso da funcionária) e agora após um ano quem tem de tratar da assistência é a loja que vende o produto.

Mesmo assim, o técnico que me atendeu, deu-me uma alternativa ao meu problema. Eu como já referi levei o MBP da Apple Center para o El Corte Ingles onde a solução para o caso seria deixar lá o portátil e esperar que mo devolvessem, sem qualquer dispiste, teria de ir para lisboa. O técnico disse que poderia haver uma hipótese, que envolvia novamente a Apple Center da Boavista, isto é, eu poderia lá levar o portátil para trocarem a bateria e para fazer o dispiste, pois pode muito bem ser da bateria (isto dito por ele) e então era escusado ficar 1 mês sem MBP (tempo estimado pelo El Corte Ingles).

Ora, se isto for possível (tenho de ligar 2ª porque a linha que iria tratar do assunto já tinha fechado) vou deslocar-me lá ao Apple Center da Boavista (Porto), deixar o portátil para fazerem a tal dispistagem, e pedir o livro de reclamações. O motivo foi mesmo o facto da funcionária ter sido antipática, mas claro, o argumento vai ser obvio: Ela desmarcou-me automáticamente para o El Corte, fez-me andar de um lado para o outro, quando existia uma alternativa (que os envolvia a eles, e por isso talvez não a tivessem dado) que era ligar para o suporto para lhes darem autorização para me trocarem a bateria e ver se seria esse o problema.

Concluindo... Se tivesse feito tudo como a funcionária da Apple Center do Porto me sugeriu, neste momento, depois de 20km (que os fiz...) teria deixado o MBP no ECL (como o funcionário de lá sugerio) e estaria um mês sem MBP, só o voltaria a ver em Outubro.

Se fizer como pode ser feito, bastar-me-à ligar para a Apple Care expor o problema para eles darem autorização à Apple Center do Porto para me trocarem a bateria e despistarem o problema. Em vez de demorar 1 mês, demora no máximo 2 dias.

É mais que motivo para reclamar.
 
Já que se fala na Apple e Corte Ingles, conto-vos um episódio que me aconteceu.

Em Abril comprei um Macbook Pro no El Corte Ingles do norte. Passado uma semana apareceu-me um dead pixel bem no meio do ecrã.

Dirigi-me ao Corte Ingles para reclamar, embora soubesse que a garantia não cobre um dead pixel apenas (pelos vistos apenas cobre 3 ou 4 juntos ou vários espalhados, o que eu considero uma estupidez, porque para quem trabalha em design um dead pixel no meio do ecrã arruina completamente qualquer tipo de trabalho).
Expliquei a minha situação ao funcionário que por sua vez chamou o gerente daquela secção e após alguns telefonemas saí de lá com um novo Macbook Pro novinho em folha, igual ao que tinha comprado. O Corte Ingles deu-me um computador novo apesar do problema não constar dos cobertos pela garantia.
Pergunto-me se teria tido este tipo de assistência se tivesse comprado o Mac na MacZone do Porto. Não me parece. Aliás, não o comprei lá porque não gostei nada da forma como me trataram das vezes que lá fui.
 
Já que se fala na Apple e Corte Ingles, conto-vos um episódio que me aconteceu.

Em Abril comprei um Macbook Pro no El Corte Ingles do norte. Passado uma semana apareceu-me um dead pixel bem no meio do ecrã.

Dirigi-me ao Corte Ingles para reclamar, embora soubesse que a garantia não cobre um dead pixel apenas (pelos vistos apenas cobre 3 ou 4 juntos ou vários espalhados, o que eu considero uma estupidez, porque para quem trabalha em design um dead pixel no meio do ecrã arruina completamente qualquer tipo de trabalho).
Expliquei a minha situação ao funcionário que por sua vez chamou o gerente daquela secção e após alguns telefonemas saí de lá com um novo Macbook Pro novinho em folha, igual ao que tinha comprado. O Corte Ingles deu-me um computador novo apesar do problema não constar dos cobertos pela garantia.
Pergunto-me se teria tido este tipo de assistência se tivesse comprado o Mac na MacZone do Porto. Não me parece. Aliás, não o comprei lá porque não gostei nada da forma como me trataram das vezes que lá fui.


Essa superfície segue a política satisfação nos primeiros 15 dias.
Portanto isso é completamente normal, se tu fosses lá a dizer que querias trocar o portátil porque esse era demasiado branco eles também o teriam de fazer.
 
A lei é taxativa, todos os produtos vendidos em Portugal têm dois anos de garantia, que tem que ser assegurada em regime de solidariedade quer pelo vendedor quer pelo fabricante ou os seus representantes locais.

Ou seja, o comprador pode exigir a reparação ao vendedor, ou ao fabricante/representante local do fabricante, e ninguém se pode recusar a dar essa garantia.

Se, se recuarem a primeira coisa que devem fazer é solicitar o livro de reclamações...
 
Back
Topo