Estou a sentir algo estranho com Elden Ring após 70h de jogo, e tenho curiosidade em saber se sou o único que sente isto. Terminei agora o mapa da Capital.
Sou um grande fã de Souls. Tenho todos os achievements dos Souls (excepto Demon Soul's por não ter PS5) e são sem dúvida alguma a minha saga favorita e que me mais me dá prazer jogar.
O Elden Ring é um jogaço. Talvez o melhor Open World de sempre, e um marco na história do gaming. Mas quanto mais jogo, menos prazer estou a ter.
Positivos:
O jogo começou de forma excelente. Explorar Limgrave, a primeira sensação de ver "Dark Soul's Open world" é algo que nunca se vai esquecer. Stormveil Castle também está muito bem feito, e não deve nada no level design aos outros souls. Podia ser perfeitamente um nível de Dark Soul's 1/3.
A forma como o jogo te compensa por explorares o mapa também está excelente, tendo em conta a sua dimensão! Sabemos que se explorarmos aquele cantinho que parece não dar em nada, encontramos algo que pode vir a ser útil...
Builds também nunca tivemos um jogo tão versátil! Existem imensas builds que podemos escolher e alguns spells são bastante divertidos. Porém, acredito que tenha sido esta imensa diversidade de builds que comprometeu o balance do próprio jogo.
Entrando agora nas partes negativas:
- Open World.
Onde tenho mais prazer a jogar é fora do "Open World".
Stormveil Castle, Raya Lucaria, Capital... São tudo áreas que puxam de novo o bichinho antigo dos souls. Onde se sente o "level design" característico destes jogos. É algo que se perde e não funciona quando voltamos ao Open World... Como em todos os Open Worlds, torna se aborrecido ver sempre o mesmo copy paste das igrejas, trees, os mesmos mobs e bosses...
- Bosses.
A maior decepção de todas é mesmo aqui. Até agora (terminei agora a Capital e vou para a Mountain) ainda não encontrei nenhum Boss que supere Dark Souls 3 ou Bloodborne, por exemplo.
Parece que desenharam o jogo a partir do Radahn para ser jogado com summons (a Spirit Tear Ash). Os bosses são sempre gigantes (e a câmera não ajuda em nada), têm stamina infinita onde não deixam espaço praticamente nenhum se for 1vs1. Têm AoE ridículos, onde ocupam praticamente a arena toda. São reciclados, estamos constantemente a ver os mesmos bosses... Têm delays nos ataques propositados para punir os jogadores antigos (?), que desta forma não sabem exatamente quando dar dodge...
Resumindo: Extremamente frustrantes de derrotar 1vs1, e extremamente fáceis de jogar ao lado de um spirit Summon. Não existe equilíbrio como nos outros Souls! Não existe aquela satisfação por derrotar um boss. É mais um "alívio"... Acaba por ser um sentimento muito agridoce. Derrotei todos os Bosses dos Souls sem usar online ou cheeses, mas neste Elden Ring dou por mim a usar a Mimic só pra seguir em frente porque "estou farto"...
Onde estão os confrontos épicos como um Gael, Midir, Sir Alone, Fume Knight, Artorias, O&S, Ludwig... ?