1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Electricidade caseira (Nao sei onde meter isto?)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por jotenko, 21 de Julho de 2007. (Respostas: 7; Visualizações: 1268)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. jotenko

    jotenko Banido

    Boas!

    Pessoal se eu só tenho duvidas parvas esta então é a mais parva de todas!
    A nossa discussão familiar deste almoço de hoje foi parar à diferença entre neutro e terra.

    A minha questão, é que não sei ao certo qual a diferença entre neutro, e uma ligação à terra. Ou seja, eu penso que o neutro é apenas uma ligação à terra desde a central. Estou correcto?

    Sendo assim, porque há terra e neutro?

    Tenho um primo electricista que me diz que nao posso ligar por exemplo uma lampada, ligando a fase de um lado e a terra do outro. Mas porque?

    A fase e a terra não sao simplesmente 2 fios com potencial zero?

    Alguem me pode esclarecer? :x2:
     
  2. maotsetangas

    maotsetangas Power Member

    O almoço foi bem regado não foi? :)
     
  3. jotenko

    jotenko Banido

    lol moderadamente sim. mas esta duvida já a tenho a algum tempo
     
  4. maotsetangas

    maotsetangas Power Member

  5. lfernandes

    lfernandes Power Member

    basicamente o neutro dá a saída da corrente do fase, não te esqueças que a corrente tem de ter um "escape" para que produza energia nos aparelhos, ou seja, tem de estar sempre a passar, por isso é que os interruptores desligam os aparelhos, interrompem o fluxo de electrões. a corrente eléctrica é um ciclo, os electrões emitidos na central circulam em circulo, aqueles que não fornecerem energia a nada voltam à central pelo neutro e voltam a entrar no circuito. no entanto o chamado neutro também tem corrente!!! pois trata-se de electrecidade alterna, o fluxo de electrões varia de um para o outro a uma velocidade de 50-60Hz (vezes por segundo). a ligação terra é apenas o escape para aqueles electrões que conseguem fugir ao circuito não afectarem as pessoas e as próprias máquinas, como por exemplo através da electrecidade estática. Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma
     
  6. ante

    ante Banido

    Resumidamente, o neutro é o que cria a diferença de potencial para que possas usar as tuas maquinas, o fio terra é apenas uma protecao para que a energia que possa escapar de um equipamento va para a terra atraves do fio e nao do teu corpo, este fio tambem faz disparar os dijuntores se encontrar valores altos de corrente. Por outro lado da mesma forma que apanhas um choque quando tocas na fase tambem podes ligar uma lampada p.ex. entre a fase de uma tomada e um cabo ligado a terra, este sim é que tem de estar bem enterrado, como se fosse um para-raios.
     
  7. jotenko

    jotenko Banido

    atencao!

    o neutro apenas tem potencial 0. voces tao a falar de corrente alterna como se dissessem "na fase vao os 110v... e no neutro vao -110" mas nao eh assim
     
  8. ante

    ante Banido

    Roger, a eletricidade que temos em casa é alternada 220V a +/- 50 Hz ou 50 ciclos por segundo numa onda senoidal. A condição fundamental para que uma determinada tensão elétrica seja considerada como tensão alternada é que a sua polaridade não seja constante. Isto nao significa que se deem alteracoes no neutro mas sim na fase. Nao confundam fase com positivo, baralha um bocado as coisas.

    Se querem saber mais visitem http://pt.wikipedia.org/wiki/Corrente_alternada
     
    Última edição: 23 de Julho de 2007
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página