Electricidade e Terra

confused

Membro
Vou comprar em breve um computador com um orçamento alto e estou a tentar informar-me ao máximo sobre as coisas que posso fazer para que seja uma compra "durável".
Reparei há pouco tempo que a minha casa não tem tomadas "com terra", são todas do tipo C (http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_outlet).
No entanto, pelo que li num tópico em arquivo daqui, os prédios a partir de 1975 eram todos obrigados a ter ligação à terra.
Ora, eu acho que o meu prédio foi construído depois disso; será possível que seja uma questão de trocar tomadas? Será necessário chamar um electricista para fazer isso?
É que enquanto aqui estive já tive dois computadores sem nenhuns problemas, por isso gostava de saber a vossa opinião sobre a necessidade ou não de ligação à terra.
 
Vou comprar em breve um computador com um orçamento alto e estou a tentar informar-me ao máximo sobre as coisas que posso fazer para que seja uma compra "durável".
Reparei há pouco tempo que a minha casa não tem tomadas "com terra", são todas do tipo C (http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_outlet).
No entanto, pelo que li num tópico em arquivo daqui, os prédios a partir de 1975 eram todos obrigados a ter ligação à terra.
Ora, eu acho que o meu prédio foi construído depois disso; será possível que seja uma questão de trocar tomadas? Será necessário chamar um electricista para fazer isso?
É que enquanto aqui estive já tive dois computadores sem nenhuns problemas, por isso gostava de saber a vossa opinião sobre a necessidade ou não de ligação à terra.
compra uma UPS , sai mais barato.
 
A tomada não te resolve nada, pois é necessário um terceiro cabo para poderes descarregar o excesso de tensão que possivelmente surja, contudo se tiveres um multímetro verifica a tensão de trabalho nas tuas fixas pois o teu prédio tem terra à entrada quase de certeza absoluta, apenas a inalação não foi continuada até ao teu apartamento, portanto a diferença de potencial deve ser mínima e não deves ter problemas em não usar o terra. a tensão da tua tomada deve estar entre 200~250 volts e não tens problemas pois as fontes são rectificadoras. a terra só se justifica em grandes extensões de cabo.

Se quiseres ter algum trabalho e tiveres o pc numa prateleira de madeira usa um material metálico (cabo por exemplo) para ligar uma parte metálica qualquer do pc á estrutura de betão do edifício (parede por exemplo, coloca um parafuso na parede, mas sem buxa, para não isolar) e já está tens a tua ligação terra...

cumps.
 
1º Ponto - As tomadas com terra, é obvio que servem, senão não existiam.
2º Ponto - Como já disseram e muito bem, uma ups até é melhor: tem um regulador de tensão que permite corrigir tanto picos de sobretensão como de subtensão. Tens também a vantagem de, no caso de faltar a energia, a ups tem bateria para conseguires gravar tudo em segurança e desligar o pc. Existem algumas com capacidade para aguentar o pc por mais de meia hora.


Cumps.
 
pois mas acho que mesmo com a ups se não tiver terra ela não consegue canalizar o excesso de corrente para fora (penso eu de que...) pelo menos nos supressores de picos funciona assim, têm de ter terra para poderem canalizar o excesso de corrente.

Pois, foi o que li pela net tambem.

perigourbano disse:
Se quiseres ter algum trabalho e tiveres o pc numa prateleira de madeira usa um material metálico (cabo por exemplo) para ligar uma parte metálica qualquer do pc á estrutura de betão do edifício (parede por exemplo, coloca um parafuso na parede, mas sem buxa, para não isolar) e já está tens a tua ligação terra...

Tenho um tubo de água (canalização) pouco afastado do sítio em questão, onde só corre água fria e segue imediatamente para o "underground" do prédio. Posso assumir que terá efeito semelhante ligar o cabo aí?

eRKULIX disse:
A tua casa não tem nenhuma tomada com terra nem na cozinha ou wc? É que isso é perigoso.

O homem que veio cá depositar a máquina de lavar roupa afirmou que a tomada da casa de banho tinha ligação à terra. Só que não tenho maneira de confirmar, visto que não acho informação sobre a tomada sequer; para entrar a ficha tem de se empurrar um bocado, girar 90º e empurrar o resto. É só de dois pinos, mas parece ter um pino metálico a sair para fora semelhante ao tipo E http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_outlet#Type_E.
Na cozinha não sei, mas parece já ter demasiados aparelhos ligados na mesma tomada para "sobrecarregar" com o computador, se é que isso é possível; não sei se a energia que cada tomada fornece é igual ao que a casa recebe ou é uma divisão dessa.
 
É só de dois pinos, mas parece ter um pino metálico a sair para fora semelhante ao tipo E http://en.wikipedia.org/wiki/Electrical_outlet#Type_E.
Na cozinha não sei, mas parece já ter demasiados aparelhos ligados na mesma tomada para "sobrecarregar" com o computador, se é que isso é possível; não sei se a energia que cada tomada fornece é igual ao que a casa recebe ou é uma divisão dessa.

Onde é que foram desencantar em Portugal tomadas dessas? :wow:

O único sítio onde vi esses conectores tipo E foi, como diz a Wikipédia, em França.

Aliás, o meu avô trouxe umas extensões e só me dá vontade de meter aquilo no lixo :mad:

Eu lembro-me que neste quarto não tinha terra. O que o meu pai fez foi pegar não sei bem aonde num cabo de terra que havia, e ir unindo com junções 'onde podia' até chegar o cabo às tomadas do quarto. Claro que as tomadas tiveram que ser mudadas para suportar a ligação terra.
 
acho que para ambos. Inicialmente a terra foi criada para proteger os humanos (acho eu, lool) no entanto alguém deve ter chegado à brilhante ideia que também podia ser usada para proteger os equipamentos (foi assim que surgiram os supressores de picos de corrente, que basicamente têm uma resistência que, por exemplo só deixa passar corrente a partir dos 250V, valor inventado, e esse excesso de corrente é canalizado para a terra, evitando assim que os equipamentos sofram com esse pico de corrente. Se lerem as instruções da maioria das tomadas/extensões supressoras de picos vem lá referido que têm de ter ligação à terra, pelo menos nas minhas vinha.
 
Back
Topo