Electricidade na caixa ajuda.

bomb

I quit My Job for Folding
Boas, e o seguinte alguem me pode dizer se e normal uma caixa mandar eletricidade por ela quando se toca nela?
A fonte ta ligada a terra.
Uma vez quando liguei o pc, tambem vi que tava acontecer isso vi que era do cabo do monitor que tava a dar passagem de corrente não sei porque, mas quando liquei a ups ele parou de dar mas agora parece ter voltado a dar.
Antes não sentia nada porque o pc tava em cima de de tacos de madeira, mas agora como esta em cima de tacos de azulejo (bem como eu) ja sinto.
Se alguem me poder ajudar agradecia.
 
Última edição:
Por acaso, ontem montei o meu pc que o tinha todo desmontado há uns tempos, e agora levo com cada descarga sempre que toco na caixa.
O que poderá ser feito para isso não acontecer?
 
Isso só pode acontecer pq a tomada à qual o PC está ligado, não tem terra.

É preciso que a tomada tenha ligada a si um fio de terra e que este este bem feito.

Qd remodelei a minha casa descobri que quem tinha feito a instalação electrica tinha ligado os fios de terra à canalização de àgua!!! Esta era uma situação mt comum, pelo menos à uns tempos atraz...

Obviamente que modifiquei a situação e agora tenho o mm ligado a um respectivo electrodo.
 
Isso é do tempo primaveril... há mais electricidade estatica no ar. Tambem ja me deu 2 chokes a minha caixa. O carro é todo o santo dia.
 
Se a caixa esta ligada a terra e tas a apanhar choque no corpo metalico da caixa o mais certo e a terra nao estar bem feita. Ou pelo menos algo no circuito ta aberto. Se tu fores mais apetitoso ou seja com menos impedancia que a ligaçao de terra os electroes escolhem-te a ti para fechar o circuito. Uma boa ligaçao a terra tem uma impedancia muito baixa. Isso explica as tuas expliriencias com pavimentos diferentes.
 
timber disse:
Se a caixa esta ligada a terra e tas a apanhar choque no corpo metalico da caixa o mais certo e a terra nao estar bem feita. Ou pelo menos algo no circuito ta aberto. Se tu fores mais apetitoso ou seja com menos impedancia que a ligaçao de terra os electroes escolhem-te a ti para fechar o circuito. Uma boa ligaçao a terra tem uma impedancia muito baixa. Isso explica as tuas expliriencias com pavimentos diferentes.

Exacto , na prática não é a caixa que vos está a 'dar choque' , vocês é que estão a descarregar electricidade estática no metal da caixa e sentem o choque.
Se tiverem paciencia para isso, façam o teste ás escuras... vão aproximando lentamente o dedo da caixa, até ficar uns 2 ou 3mm de distancia e reparem que a faisca sai do vosso dedo em direcção á ciaxa e não o contrário :P :P
 
Pois, eu tb estou sempre a dar choques no carro, quando toco em pessoas também :lol:
Onde tenho o pc ligado já lá tive outro pc ligado e nunca tal aconteceu. Weird.
 
Quando chega esta altura do ano é tramado.
No carro então às vezes até doi!
Uma vez depois de ter saído do carro, meti a chave na fechadura da porta do meu prédio e apanhei um choque que até faísca fez! Dass até andei de lado! :wow:
Um gajo até faz figuras tristes a sair do carro, todo torto para não tocar em nada e dar a volta à porta para a fechar tocando apenas no vidro ou nos manipulos em plástico! :D

Mas na caixa do pc nunca apanhei, devias ver se a ligação à terra está mesmo bem feita para teres a certeza.
 
Buninho disse:
Um gajo até faz figuras tristes a sair do carro, todo torto para não tocar em nada e dar a volta à porta para a fechar tocando apenas no vidro ou nos manipulos em plástico! :D
LOL! é bem verdade, quando chego a casa , a minha vizinha do r/c que tá sempre na cusca á janela, farta-se de rir com as voltas que eu dou á porta do carro, para não tocar na chapa :D

Mas é mais engraçado no meu trabalho , basta sentar-me 5 min. no raio da cadeira, deve ser por causa do tecido em que é feita , a seguir levanto-me para cumprimentar um cliente e BZZZZ .. os gajos até saltam
 
É isso e quando saio do carro com a minha namorada e vou para lhe dar um beijo e apanhamos altos esticao ... fdx... a isto é ke se chama FAISCA !! lolol

Apanho com cada descarga quando saio do carro, ke á noite até se ve a faisca perfeitamente bem !!
 
Pois e, eu pensava que aquilo tava ligado a terra (de facto estava) so que a tomada tinha o fio terra desligado, liguei-o e agora ja esta tudo a funcionar bem, sem esticões.

Obrigado ajuda de todos.

Fiquem bem.
 
"Se tiverem paciencia para isso, façam o teste ás escuras... vão aproximando lentamente o dedo da caixa, até ficar uns 2 ou 3mm de distancia e reparem que a faisca sai do vosso dedo em direcção á ciaxa e não o contrário "

Freaky freaky :D

bem realmente é estática..e eu no carro tb apanho dia sim dia sim :(

tens de verifikar se tens TERRA na tomada, vira a ao contrário!
 
E para kem não ker apanhar choques no carro faça o seguinte:

Desliguem o carro e tirem a chave, depois saiam do carro sem tocar em nada e com a chave toquem na carroçaria, vai descarregar toda ou kuase toda a electricidade e a gente não apanha choque

a solução nº2 é: saiam do carro e toquem com uma mão no chão, depois já não dá choque!!(às vezes o método não funciona.... :D )
 
Back
Topo