Electrodomésticos

para quem percebe de electricidade e outros.
tenho um radiador a óleo . e queimou-se o interruptor duplo de duas posições. On / Off
o original é 16A 250VAC T100 .
por mais estranho que possa parecer não consigo online arranjar um idêntico
consigo arranjar é: Interruptor basculante duplo ON-OFF 230VAC 15A verde
ou
Interruptor basculante mini duplo 4 posições estáveis - ON-OFF - 250VAC 16A (4 pinos) - luminoso vermelho (esgotado )
a cor pouco importa.
o de 16A é bastante mais pequeno por isso , que mesmo estando esgotado, não será esse modelo que irei comprar.
a pergunta é:
Poderei por o de 15A 230 VAC ? sem problema. será que aguenta com essas características.
Ou tenho mesmo de procurar o de 16A 250V ?
Obg
 
Boas! Necessito de uma máquina de lavar roupa, com alguma urgência, a minha antiga Samsung foi desta para melhor. Estava inclinado para a

BEKO WTA 10712 XSWR (10 kg - 1400 rpm).​

Será boa opção? Ou nesta gama de preço haverá algo melhor
 
Boas! Necessito de uma máquina de lavar roupa, com alguma urgência, a minha antiga Samsung foi desta para melhor. Estava inclinado para a

BEKO WTA 10712 XSWR (10 kg - 1400 rpm).​

Será boa opção? Ou nesta gama de preço haverá algo melhor

Eu tenho-a após conselho do pessoal daqui, está a fazer agora 1 ano, e até agora impecável. Eu dei bem menos que isso. Mas andei um mês a ver a variação de preço. Dei pouco acima de 300€, mas na altura os preços não andavam loucos como andam agora, portanto suspeito que não volte a estar ao mesmo preço que comprei nos próximos tempos.
 
Bom dia, não sei se este é o local certo para esta questão. Tenho um desumidificador TROTEC que deixou de puxar água de um momento para o outro, mas funciona... o ventilador funciona, o compressor tenta arrancar, mas não chega a arrancar. Fica a fazer um certo barulho e dá um estalo/click. Depois parece que fica a fazer um barulho diferente de estar em esforço, e depois dá novamente o estalo/click e deixa de fazer o barulhinho de estar em esforço. O compressor aquece... Alguém consegue dar uma ajuda?
Obrigado desde já quem me possa ajudar.
Cumprimentos
 
Estou à procura de uma maquina lavar roupa e de uma máquina de secar roupa.
Têm(devem) que ser da mesma marca para poder por a de secar em cima da de levar.
Procuro máxima eficiencia energética e fiabilidade. Devem ser ambas máquinas minimo 8 kg (duas criancas em casa). O orçamento para as duas máquinas está nos 2000€

Algumas sugestões?
 
Eu ia para a Bosch

- Branco

WGG244F0ES

https://comparador.zwame.pt/produto...r-roupa-bosch-wgg244f0es-9-kg-8211-1400-rpm-8

WQG245A0ES

https://comparador.zwame.pt/produto...r-roupa-bosch-wqg245a0es-9-kg-8211-bomba-de-c

Kit união caso precises

WTZ27400


- Cinza

WGG244FXES

https://comparador.zwame.pt/produto...r-roupa-bosch-wgg244fxes-9-kg-8211-1400-rpm-8

WQG2450XES

https://comparador.zwame.pt/produto...r-roupa-bosch-serie-6-wqg2450xes-com-condensa
Kit união caso precises

WTZ2742X

No caso das de lavar roupa têm a dosagem automática do detergente e amaciador. Só precisamos de encher quando ela pede.

No caso das de secar roupa ambas limpam a bomba de calor sozinha. Só temos que nos preocupar com a gaveta da água e o filtro do cotão que está na porta.


Caso queiras ir all-in na parte do secar (em termos de eficiencia) tens este modelo. Só existe este modelo em branco.

WTX87EH0ES

https://comparador.zwame.pt/produto...r-roupa-bosch-wtx87eh0es-9-kg-8211-bomba-de-c

Vantagem desta máquina para além de fazer a limpeza da bomba de calor sozinha o filtro de cotão situa-se na parte de baixo da máquina e só é preciso retirar de vez em quando. Não têm é o aspeto igual a de lavar.



Siemens por norma é mais caro. Mas é uma excelente marca.


Regra de ouro para as máquinas aguentarem mais tempo.

NUNCA meter edredons. Peso deles mais a água vai rebentar com o equipamento.
Deixar um palmo livre de dentro da máquina. Assim a roupa fica bem lavada e depois é pegar nessa carga e meter na de secar diretamente. Se encheres até ao cimo vais ter de fazer 2 máquinas de secar.
 
Regra de ouro para as máquinas aguentarem mais tempo.

NUNCA meter edredons. Peso deles mais a água vai rebentar com o equipamento.
Deixar um palmo livre de dentro da máquina. Assim a roupa fica bem lavada e depois é pegar nessa carga e meter na de secar diretamente. Se encheres até ao cimo vais ter de fazer 2 máquinas de secar.

Vou emoldurar este parágrafo e pendurar em cima das máquinas para ver se a minha mulher aprende finalmente! :D
 
Excelente partilha @Sm0k 👌

Se quiseres fazer o mesmo para os demais eletrodomésticos, seria excelente. Ou dar dicas de como começar a pesquisa e o que valorizar em cada equipamento. Terei de equipar a casa daqui a uns meses e não sei por onde começar. MLR, MSR e placa vou levar o que tenho. Portanto, precisarei de forno, microondas, MLL, arca frigorífica, arca congeladora e exaustor de teto. Tudo de encastrar e com contenção no orçamento.

Obrigado.
 
Eu optei por Siemens idênticas às sugeridas pelo @Sm0k e tem corrido tudo bem.

As mais valias referidas, detergente e amaciador automático funcionam (não esquecer calibrar as quantidades a usar) e a limpeza automática na de secar é mais uma preocupação a menos.
 
Obrigado a todos!
A ver se consigo ver as máquinas hoje

A loja onde estive não tinha as bosch, mas tinha umas Samsung interessantes com características semelhantes e melhores preços.

Pesquisei aqui a thread mas não vi grandes menções à marca Samsung. Algo a ter em conta/evitar?
 
Bom dia a todos
Estou com necessidade de comprar uma máquina de lavar loiça, de instalação livre (não encantável). Pretendia gastar até 450€.
Também preciso de um frigorifico americano (para ficar como 2º frigorifico) como tal não queria nada muito caro (até 700€ se possivel).
Podem aconselhar algum modelo?
 
Maltinha, na máquina de lavar roupa é tranquilo usar uma "extensão" no tubo de entrada de água e no tubo de drenagem, ou vai dar asneira? Outra situação, para colocar a máquina de secar roupa em cima da máquina de lavar é preciso o tal kit ou é completamente desnecessário?

Eu tenho sem kit, mas bem presas uma à outra com duas cintas com um pouco de cortiça por baixo dos pés da maquina de secar. O kit normalmente traz uma base e uma cinta. 0 problemas até agora.

@hypertensao tenho uma Beko em cima de uma LG, dão-se bem uma com a outra.
 
O kit das Siemens e Bosch não trazem cintas, são uma base que é aparufasada ao tampo da máquina de lavar roupa e tem um sistema de encaixe e retenção das pernas da máquina de secar.

Seguro e esteticamente correto.

Se alguém quiser foto, avise.
 
Dicas para as máquinas trabalharem como deve ser e manutenção delas

Lavar Roupa
Nunca encher a cuba até cá acima para a roupa ficar bem lavada e não esforçar muito a máquina.
Não meter peças tipo edredons.
No final de cada lavagem deixar a porta e a gaveta do detergente aberta para o ar circular.
Limpar e secar a borracha da máquina.
Todos os meses fazer a limpeza da gaveta do detergente + lavagem do tambor + limpeza de filtro. Fazer desta ordem porque a água normalmente parte da gaveta e só depois é que vai para o tambor e por fim passa no filtro.
Se não tiverem um programa de limpeza de tambor meter o programa de Algodão a 90º com máxima centrifugação. Se fizerem mesmo sem detergente vão ver a quantidade porcaria de fica no tambor.

Secar Roupa
Depois de cada secagem tirar logo a água e o cotão.

No caso do cotão é derivado se a gente deixar muito cotão pode dar inicio a um incendio.
No caso da água ela não vai transbordar porque elas tem um sensor de tanque cheio. É derivado a ela encher e a condensação molhar o sensor. Podemos tirar a água mas se o sensor estiver molhado a máquina vai assumir que tem o tanque cheio.

Lavar Loiça
Ao metermos a loiça dentro da maquina tentar perceber se a água vai conseguir chegar a loiça como deve ser. Se não chegar mais vale deixar para a próxima máquina ou lavar á mão se for uma ou 2 peças.
Se a maquina tem um tabuleiro para os talheres e não um cesto aconselho a meter tudo por grupos e com espaçamento entre talheres. Garfos com garfos, facas com facas, colheres com colheres. Nunca meter tudo misturado nem em cima um dos outros. Tenho clientes que simplesmente mandam os talheres para o tabuleiro e depois vem reclamar que não lava bem.

Todos os meses fazer uma limpeza de tambor e no final limpar os filtros.
Ao meter sal e/ou abrilhantador fazer um enxaguamento da máquina para não ficarem restos. Já ouvi relatos das maquinas ficarem todas manchadas por dentro.

Fornos / Micro-ondas
No final de usarem deixar a porta aberta por uns tempos para o calor sair mais rapidamente e não danificar tão rapidamente os equipamentos.
Em questões de limpeza aconselho a ler o que o manual do fabricante refere.

Placa
Limpar com os produtos preparados para o mesmo. Não inventar.
Se forem para as elétricas aconselho de indução.
Mais rápidas. (faço uns ovos mexidos em 5 minutos e estou a contar com o partir e bater os ovos)
Mais seguras. (se tirarem o tacho ela para de trabalhar ou se uma criança mexer podem ligar mas não vai trabalhar)
Precisam de panela especificas. (único ponto m€nos positivo caso ainda não tenham)

Exaustores
Comprem um exaustor de acordo com a vossa área. A minha área é cerca de 30m2 (tenho kitchnet) por isso tenho de ter exaustor com boa capacidade de exaustão.
Formula que tenho para ver qual é a capacidade de extração é a seguinte: Área da divisão*2.5*10
Vou dar o exemplo do meu: 30*2.5*10=750m3
Todos os meses lavar os filtros na máquina de lavar loiça.

Combinados / Frigoríficos
Se for de encastre seguir a risca as medidas de encastre que a marca pede. Se tiver a mais nunca fez mal
Se for de instalação livre o equipamento precisa de respirar. Deixar livre cerca de 10cm de cada lado, cima e atras.

Já devem ter reparado que o combinado aquece de lado e/ou tem uma grelha de respiração. Se não fizerem isso vai acabar por encolher a vida do equipamento e aumentar o consumo do mesmo.

Termo-acumuladores
Aconselho vivamente comprar um filtro para se colocado antes da água entrar no termo. Se não fizerem isso o equipamento vai danificar-se mais rapidamente.


Acho que não me esqueci de nenhum grande eletrodoméstico. 😂

Excelente partilha @Sm0k 👌

Se quiseres fazer o mesmo para os demais eletrodomésticos, seria excelente. Ou dar dicas de como começar a pesquisa e o que valorizar em cada equipamento. Terei de equipar a casa daqui a uns meses e não sei por onde começar. MLR, MSR e placa vou levar o que tenho. Portanto, precisarei de forno, microondas, MLL, arca frigorífica, arca congeladora e exaustor de teto. Tudo de encastrar e com contenção no orçamento.

Obrigado.

Isso vai depender muito do budget que tenhas.

Já fiz cozinhas de 1500€ (tudo marca branca) como já apareceu fiz cozinhas de 7000€. (Marcas conhecidas)

Forno: Se tiver limpeza hidrolítica (por agua) é a partir dos 350€. Se formos para os Pirolíticos (por calor) são no mínimo 500€
Micro-ondas: Compras um que tenha o mesmo feitio por fora que o forno. (caso queiras o micro em cima do forno) Para mim micro desde que tenha uma boa capacidade já é bom. O grill para mim não é relevante.
Lavar loiça: Compra uma simples com gaveta para os talheres.
Arca congeladora / Frigorifico: Compra no frost
Exausto de teto: Por norma esse exaustores são de recirculação de ar e não extração. Vê os custos dos filtros e se é possível passar eles para extração.
 
Última edição:
@Sm0k, isto devia estar afixado :D São pequenos cuidados que aumentam o tempo de vida dos equipamentos. Obrigado pela partilha.
Nas MLR acrescentaria a importância de secar e limpar a borracha, principalmente em baixo. Deixando ficar negro, não se consegue limpar mais.

Quanto às dicas, de facto há muita diferença entre marcas no que a preços diz respeito e é muito fácil chegar a esses valores ou superiores. Mas das tuas palavras, fico com a ideia que é tudo igual e que não haverá nada de especial a ter em atenção ou determinada marca que possa ter mais fiabilidade/longevidade. Desculpa a franqueza, não leves a mal, mas foi a leitura que tirei.

Tenho andado a explorar os sites de várias marcas, a escolher o modelo mais equilibrado e depois a comparar com outras marcas. Mas lá está, vê-se características semelhantes que, se de determinada marca, representa o dobro de outra. Há demasiada escolha... :/
 
Back
Topo