Electrodomésticos

A minha máquina de lavar deu o pifo. A máquina começou a fazer barulho e deu um grande estalo e parece-me que o tambor está solto. A máquina é uma Whirlpool que tenho à mais de 5 anos (8Kg 1000RPM). Será que merece a pena arranjar ou ir para uma nova?

Sendo nova o que sugerem?

Estava de olho numa: Haier HW90-BP14939-S 9Kg 1400RPM Classe A

Quais as vossas sugestões?

Eu evitaria Samsung. São muito bons noutras coisas mas na maquina de lavar que tive foi uma desgraça. Plásticos de muita má qualidade, peças que tiveram de ser substituídas no cesto superior, avaria durante a garantia e outra avaria pouco tempo depois da garantia ao ponto de não justificar arranjar (3 anos e pouco e não foi nada barat). Além disso não lavava bem e os aspersores entupiam muito com restos de comida.
Fora as chávenas de café que parti ao caírem pelos cantos do cesto superior porque os coeranos não devem saber o que é uma chávena de café expresso. :D

Depois disso comprei uma Kunft do mais ranhoso que havia e já dura há uns bons anos (e lava melhor do que o diabo da Samsung, com simples pastilhas 3 em 1 do hipermercado alemão, além de que os aspersores não entupem). Também quando se avariar vai fora, pelo preço que custou. Há três Kunfts de loiça na família e sempre a bombarem sem problemas, de dois em dois dias. Não estou a recomendar Kunft, estou só dar ideia para ver se a diferença de preço não será compensador vs uma reparação de máquina de marca depois de garantia.

Depois disso comprei uma Kunft do mais ranhoso que havia e já dura há uns bons anos (e lava melhor do que o diabo da Samsung, com simples pastilhas 3 em 1 do hipermercado alemão, além de que os aspersores não entupem). Também quando se avariar vai fora, pelo preço que custou. Há três Kunfts de loiça na família e sempre a bombarem sem problemas, de dois em dois dias. Não estou a recomendar Kunft, estou só dar ideia para ver se a diferença de preço não será compensador vs uma reparação de máquina de marca depois de garantia.

Marcas boas é coisa que já acabou há uns anos. Os fabricantes básicamente não fabricam nada, só montam os elementos e às vezes nem isso são outros que fazem tudo com nome deles. É igual em tudo, carros, telemóveis, computadores, televisões...

Há produtos brancos que são bons. O problema é saber quais. Os ingleses, que não fabricam quase nada mas têm imensas marcas de produtos brancos e dizem bem dos produtos da Amica (polacos) e Vestel (turcos). A Kunft tinha imensa chinesada, mas há uns anos (não muitos) começaram a comprar mais ao turcos e polacos. A maior parte da chinesada é muito barata mas a qualidade é reles, e por isso as chatices são grandes, mais que provável razão porque a Kunft e outros decidiram rever as coisas principalmente para produtos maiores (frigoríficos, máquinas de lavar roupa e loiça), porque chatices com isto são pesadelos muito maiores que torradeiras e grelhadores.

Marcas boas é coisa que já acabou há uns anos. Os fabricantes básicamente não fabricam nada, só montam os elementos e às vezes nem isso são outros que fazem tudo com nome deles. É igual em tudo, carros, telemóveis, computadores, televisões...
Tenho ideia que uma das últimas marcas a trabalhar "à antiga" é a Miele.

De resto, a China já não é há muito tempo um local onde só se produz lixo.
Eles fazem TUDO, desde porcaria para usar uma vez e deitar fora até à mais alta tecnologia.

Tenho ideia que uma das últimas marcas a trabalhar "à antiga" é a Miele.

De resto, a China já não é há muito tempo um local onde só se produz lixo.
Eles fazem TUDO, desde porcaria para usar uma vez e deitar fora até à mais alta tecnologia.

Sim, a Miele é provávelmente a última que ainda fará um esforço para fazer coisas que durem e de qualidade. Mas os preços são a condizer, e quando avariam, e avariam, os preços das reparações são astronómicos também.

Os chineses têm alta tecnologia, mas não nos eletrodomésticos, principalmente os fabricantes OEM. A Haier, Midea, Hisense e TCL ainda podem ter alguma coisa melhor, mas já não fabricam para outros porque não precisam. E os outros têm preços de arromba porque a mão de obra que usam é barata mas bera, qualidade é fraquinha e depois suporte é inexistente.
Muita da alta tecnologia que vem da China é de empresas que não são chinesas.

Olá. Alguma recomendação para frigorífico combinado? Sei que tem de ser "No Frost"... até 700€.

Alguém consegue partilhar os resultados do teste da Deco Proteste 2024?

Não te aconselho Hisense, tenho aqui uma TV que ainda não atirei pela janela porque consegui dar a volta, mas quando berrar de fez risco essa marca.

ahah Agradeço o feedback, sério, mas neste caso não quer dizer que num frigorífico seja mau. Das reviews que li, a maioria dá bom feedback.

Eu cá em casa tenho pequenos e grandes eletrodomésticos de diversas marcas. Só numa ou outra é que repeti por conveniência/preço.

E Becken entre 320€ e 400€ (+/-)?

O objectivo é um frigorifico que não seja muito caro e que cumpra a sua função. É para os meus pais. Não precisa de ser nada xpto. Só que, face ao orçamento disponível, estas 2 marcas foram as que me saltaram mais à vista.

Já ouvi queixas da Hisense nas máquinas lavar roupa, portanto frigoríficos não deve ficar a trás.
Beken a minha sogra teve uma má experiência com a marca, loiça entrava suja e saía suja lol, também durou pouco tempo.
Frigorífico tenho um Samsung já uns 9/10 anos até agora trabalha bem, não cria gelo, o único defeito que vejo são uns "estalos" de vez em quando, mas isso tem a ver com a diferença de temperatura lateral e interior quase certeza

O problema é que as pessoas ainda se iludem que Bosch, ou o que quer que seja da BSH é o mesmo que era há 20 ou 30 anos.
Eu pessoalmente BSH, nem abaixo de 100 euros.
Em relação às marcas tradicionais, Bosch e Siemens continuam a ser bastante melhores.

E se fores para topos de gama a qualidade é evidente.

Também importante, se precisares de assistência técnica, vais tê-la em tempo útil.

Mesmo se tiveste algum azar, a última frase é obviamente exagerada.
Mas, como dizes, é a tua opinião e logo tão válida como qualquer outra.

Em relação às marcas tradicionais, Bosch e Siemens continuam a ser bastante melhores.

E se fores para topos de gama a qualidade é evidente.

Também importante, se precisares de assistência técnica, vais tê-la em tempo útil.

Mesmo se tiveste algum azar, a última frase é obviamente exagerada.
Mas, como dizes, é a tua opinião e logo tão válida como qualquer outra.

Topos de gama...
O nosso maravilhoso frigorifico vertical Bosch tem uma prateleira que tinha partes coladas com adesivo que naturalmente a primeira vez que se teve que limpar kaput, tem o escoamento continuamente entupido (o Siemens anterior que tínhamos nem uma vez por ano acontecia), as gavetas já têm rachas e partes partidas e até somos cuidadosos (comparativamente o congelador Beko com menos 6 meses tem gavetas de plástico e portas basculantes de plástico nada partido nem rachado), o reservatório para água fresca funcionou duas vezes e pifou, o sensor de porta aberta funciona se lhe apetece ou não está cansado, e é um verdadeiro pesadelo para limpar o reservatório exterior (os engenheiros da BSH ou são porcos ou acham que é para comprar novo se há algum azar que óbviamente não acontece nunca).
Ao menos faz frio.
Preço de lista na altura cerca de 1500€. Discutível se é um topo de gama ou não.

Posso passar à maravilhosa máquina de lavar loiça... Bosch óbviamente.

A Bosch quer lá saber se isto presta ou não. Nem sequer sou o único da família e amigos a ter chatices com eles.
A culpa foi nossa porque quando o Siemens que tínhamos avariou o reparador oficial que cá veio nos disse que só reparava porque era dos antigos, porque nos novos só o compressor era bom, o resto era muito fraquinho e não valia a pena reparar. Burrice, aprendi.
Os alemães são tão vigaristas e aldrabões como os outros, vivem é à conta de águas passadas.

É óbvio que é a minha experiência mas serve para mostrar que BSH não é "everything is awesome".

...

É óbvio que é a minha experiência mas serve para mostrar que BSH não é "everything is awesome".
Como a minha experiência é totalmente diferente, e tenho toda a cozinha e lavandaria BSH: forno e placa de gás Bosch, combinado, máquina da loiça, máquina de lavar roupa e máquina de secar roupa Siemens...

Amanhã, precisando de algum equipamento, vou ver primeiro nestas marcas.

Apenas consigo lamentar a tua má sorte.

É curioso que a minha mãe nem pode ouvir falar em BSH mas é porque a assistência lá na terrinha foi miserável (os tipos representante locais da BSH na provincia nem sempre são os melhores e os meus pais também não reclamaram, como deveriam ter reclamado - as pessoas nas terras mais pequenas conhecem-se, etc., não querem arranjar chatices e depois sofrem o mau serviço; se fosse comigo o tipo estava fdd).

Eu tenho uma Siemens (roupa) há mais de 20 anos e sempre a bombar. O painel já ganhou um pouco de ferrugem na parte de baixo, já lhe troquei a borracha do óculo (o que não é nada anormal), mas no resto nada a apontar.

Tenho um combinado Hisense a funcionar interruptamente desde 2018. 0 problemas e tem gaveta 0º que é um mimo. Na altura a gaveta 0º e o facto de ter paredes mais finas no congelador foi a razão para o escolher, e o preço também.

Alguem daqui ja teve que trocar cestos de uma maquina lavar loiça, devido a corrusão? Tenho esse atual problema com uma maquina lavar da Teka com 4 anos e para meu espanto um simples cesto da máquina custa quase 100€, a máquina em questão custou 300€, é um absurdo ainda mais visto os materiais não parecerem ser os melhores.

Gostava de saber se estes valores praticados são "normais"??

Back