Electronic Arts compra BioWare e Pandemic

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REDWOOD CITY, Calif.--(BUSINESS WIRE)--Oct. 11, 2007--Electronic Arts Inc. (NASDAQ:ERTS) today announced an agreement with Elevation Partners to acquire VG Holding Corp. -- the owner of both BioWare Corp. and Pandemic Studios. This acquisition gives EA a strong competitive position in key genres in interactive entertainment: action, adventure and role-playing games. The two studios have been recognized for creating some of the highest-quality games in the industry.

BioWare Corp. and Pandemic Studios have ten franchises under development, including six wholly owned games. BioWare Corp. is currently developing the highly anticipated Mass Effect, which will be published by Microsoft in November, and is in the early development stages of a massively multiplayer online game. Pandemic Studios is redefining open-world games with its upcoming Mercenaries 2: World in Flames(TM) and Saboteur(TM), in addition to several unannounced projects.

Pandemic Studios and BioWare Corp. employ roughly 800 people across four studios located in Edmonton, Canada; Los Angeles; Austin; and Brisbane, Australia.

"These are two of the most respected studios in the industry and I'm glad to be working with them again. They'll make a strong contribution to our strategic growth initiatives on quality, online gaming and developing new intellectual properties," said John Riccitiello, EA's Chief Executive Officer. "We also expect this will drive long-term value for our shareholders."

Pandemic Studios is led by Andrew Goldman, Josh Resnick and Greg Borrud. BioWare Corp. is jointly led by Greg Zeschuk and Ray Muzyka. These teams will join the EA(TM) Games Label run by Frank Gibeau, President of EA Games.

"Pandemic Studios remains focused on attracting the best talent and creating blockbuster action games," said Josh Resnick, President and Co-founder of Pandemic Studios. "As a worldwide publishing leader, EA represents the ideal partner to bring our titles to market as global entertainment events."

"We are truly excited by John Riccitiello's new vision for EA," said Ray Muzyka, Co-founder and CEO of BioWare Corp. "This vision is consistent with BioWare's focus on crafting the highest quality story-driven games in the world. It will enable us to further the careers of the passionate, creative and hard working teams at BioWare Edmonton and BioWare Austin."

EA will pay up to $620 million in cash to the stockholders of VG Holding Corp. and will issue up to an additional $155 million in equity to certain employees of VG Holding Corp., which will be subject to time-based or performance-based vesting criteria. EA will also assume outstanding VG Holding Corp. stock options. In addition, EA has agreed to lend VG Holding Corp. up to $35 million through the closing of the acquisition.

http://www.warcry.com/news/view/77858-EA-Buys-Bioware-and-Pandemic

Não é a EA que está interessada também em comprar a Ubisoft? lol
 
As 3rd parties querem matar a X360.

O que é que isto tem a ver com a X360? A BioWare não era propriamente first party da Microsoft....estão a desenvolver um exclusivo, o que é bastante diferente do caso da Bizarre Creations que até ser adquirida desenvolvia em exclusivo para a Microsoft.
 
Mais um golpe da EA... lentamente a absover companhias... :wvsore:

O mercado dos jogos vai ficar como o do cinema ou pior... 4 ou 5 "estudios" gigantes... fica tão caro fazer um jogo para competir no mercado que só mesmo os gigantes têm o budget.

Resta a quem tiver ideias e vontade começar pelos jogos flash gratuitos ou pelo XBLA/PSN para tentar chamar à atenção.

Longe vão os tempos do PC em que um gajo sozinho fazia um jogo genial (ex: Another World) :wvsore:

Enfim sobre a Bioware o acordo de exclusividade do Mass Effect deve manter-se, nem que seja exclusivo temporário. Desde que continuem a ter liberdade para fazer grandes RPG's é o que interessa.
 
A Bioware já não faz realmente bons rpg's há largos anos. Vão ficar cada vez mais pimba, apostar nos gráficos e esquecer o detalhe no gameplay, tornar o complexo em coisa para crianças... que saudades da Black Isle Studios. Até o fantástico (mas muito mal feito) Gothic se vai tornar, a partir do IV, em mais um Oblivion wanna-be.

Isto tá maaaaal.... Já só respeito a Rockstar e não me lembro de mais.
 
Não faz bons RPG's? São opiniões... KOTOR para mim tem dos melhores argumentos de sempre e é o meu RPG favorito a par do FF7.

Jogaste aos KOTOR? Ao Jade Empire?

Bioware é das poucas companhias que se pode comprar um jogo sem saber nada... garantia de qualidade. Já há poucas assim.
 
A Bioware já não faz realmente bons rpg's há largos anos. Vão ficar cada vez mais pimba, apostar nos gráficos e esquecer o detalhe no gameplay, tornar o complexo em coisa para crianças... que saudades da Black Isle Studios. Até o fantástico (mas muito mal feito) Gothic se vai tornar, a partir do IV, em mais um Oblivion wanna-be.

Isto tá maaaaal.... Já só respeito a Rockstar e não me lembro de mais.

Mas tás nas drogas ou quê? Desde quando é que a Bioware fez um jogo que não fosse bom???
Neverwinter Nights, Jade Empire, KOTOR não te dizem nada? E o Mass Effect para a X360 que vem aí parece ser algo de soberbo.

Só espero que a EA não estrague a excelente produtora que é a a Bioware.
 
Ora bem, os fenómenos de concentração que se verificam são, do ponto de vista economicista, algo que seria bastante exceptável, visto que em qualquer mercado há uma tendência para a concentração, até um ponto em que apenas o mais eficiente domina o mercado, claro que isto é mera teoria, mas estamos a aproximar claramente do oligopólio, que para quem não sabe consiste na situação em que se verifica que , só existem 2 ou poucos mais operadores no mercado, normalmente do lado da oferta, sendo que do lado da procura, nós, podemos considerar a procura atomística...Enfim há que criar uma entidade reguladora dos videojogos tipo ANA :lol:
 
n quer dizer q n saiam jogos bons ou mais complexos

o pessoal q joga fica mais velho e quer outras coisas nos jogos e como são muitos, existe sempre esse target
 
Update: Electronic Arts just held a conference call that explained more of the situation.


While many are fearing the fact that this buy-out will majorly affect both Pandemic and BioWare, Riccitiello made it clear that there will still be a distinct seperation of the companies. "Inside our label structure they will maintain their autonomy." To what effect this means is unknown. So if they're still remaining independent to a point, how will this benefit Electronic Arts? CFO Warren Jenson believes that this aquisition will generate $300 million annually, and that this would be shown fiscally in 2009 and 2010.


Riccitiello explained that one of the main reasons why Electronic Arts decided to persue the two developers is the aquistion of these two companies helps fill gaps in EA's line-up where the company isn't strong in action/adventure, RPG, and MMO markets.


The number of 10 franchises that was cited in the press release, EA Games Label President Frank Gibeau explained that this included a few titles that haven't been announced yet. One title that still has to be mentioned is BioWare's Dragon Age.


We'll have more on this as it develops.
fonte: Game Informer Online


Bem, não sei qual é a definição da EA de independência mas se formos pelo dicionário usual parece ser bom. Por outro lado, não sei se foi isto que disseram por altura da Westwood e Origin.

Também vi na Gamespot uma entrevista aos doutores da Bioware que poderá esclarecer algumas dúvidas.
 
EA = fazer carne para canhão

Digo isto porque, jogos da EA: 70% do investimento em publicidade, 30% em tentar fazer um bom jogo. Śimplesmente é a minha opinião.
 
Para mim a Electronic Arts é a prova viva de que "quantidade não é qualidade". Jogos que saiemd e lá raramente são alguma coisa de jeito (Talvez o NFS ou o Fifa, que a malta tanto gosta, eu odeio, já la vai o tempo em que do NFS se aproveitava alguma coisa).

O que raio me interessa fazer casas para ter uma família lá a viver?! Porra, o vício não se pode sobrepor nunca à qualidade. Sim, porque o Sims é mais vício do que propriamente um jogo. Vejo pelo dinheiro que a minha irma gasta em todas as 249 expansões que saem para aquilo (confesso que já vi patches de jogos a trazerem mais conteúdo do que aquilo) vs. o tempo que gasta a jogar. É género "Ai que fixe, ai que louco!" durante 1 semana e puff....acabaram os sims, já aborrece...

Como disse o Pryme, aquilo é fogo de vista... Fazem um hype doido a toda a m**** que criam e no fim contam-se pelos dedos de UMA mão o que realmente de lá se aproveita.

Espero que a BioWare não caia na mesma fossa séptica que é o mercado de jogos da EA.



I miss KOTOR so much :'(
 
Sim, porque o Sims é mais vício do que propriamente um jogo. Vejo pelo dinheiro que a minha irma gasta em todas as 249 expansões que saem para aquilo (confesso que já vi patches de jogos a trazerem mais conteúdo do que aquilo) vs. o tempo que gasta a jogar. É género "Ai que fixe, ai que louco!" durante 1 semana e puff....acabaram os sims, já aborrece...

E quem é que tem o problema? A EA ou a tua irmã?
Tal como os traficantes de droga, casinos, Bet & Wins e afins, a EA não faz mais que alimentar uma necessidade do mercado.
 
Bom, já fui um dos fervorosos anti-EA há uns anos... Mas mudei de ideias na medida em que considero que eles estão a melhorar; preferia que não "fossem às compras" mas é certo que eles estão a comprar estúdios (não a fazer takeovers) e como tal não é algo hostil, e estão a comprá-los... para que continuem a fazer jogos originais; é um império sem duvida, mas é diferente de ser o "império das sequelas com o ano no fim" que já foi.

Esta noticia, embora não seja particularmente boa... até me trouxe uma boa noticia:

EA said Bioware and Pandemic have several titles that have been targeted for the DS and the Wii.
Fonte: http://kotaku.com/gaming/ea-grabs-two-devs/ea-buys-bioware-pandemic-309937.php

Quanto ao Mass Effect... é publicado pelo Microsoft Game Studios, não pode deixar de ser exclusivo quando aparentemente está a ser publicado (e possivelmente financiado) como um projecto second party; a não ser que no acto da compra passe a EA a publicá-lo. (de qualquer maneira uma versão PC a microsoft deve deixar fazer, e PS3 não deve fazer muito sentido para eles nesta altura).

É no entanto de estranhar; como coincidência... a quantidade de developers independentes e de relevo a fazerem jogos para a Microsoft que estão a ser compradas... primeiro a Bizzare agora a BioWare.
 
É no entanto de estranhar; como coincidência... a quantidade de developers independentes e de relevo a fazerem jogos para a Microsoft que estão a ser compradas... primeiro a Bizzare agora a BioWare.

Provávelmente é uma manobra de bastidores da Sony q arranjou esta forma para enfraquecer a oferta de jogos na 360... :-D

Agora a sério...N digo q me agrade ver duas ou três a comprar tudo o resto, mas a EA faz coisas bem feitas e mal feitas como todas...mas parece q é moda dizer mal da EA seja qual fôr a razão...

Para mim, desde q os grandes jogos continuem a sair na minha plataforma de jogos, dar € a ganhar à Microsoft, EA ou Activision para mim vai dar no mesmo... :D
 
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