electronica? alguem percebe?

darkbullet

Power Member
boas pessual ;) n sei se sera o melhor forum para o assunto mas cm o "pessual daki" é bastate simpatico e porreiro axo k n perco nada em tentar.

tao a kestao é a seguinte: eu em tempos possui uma grafica FX5700 da pixel view, nesta vexao a grafica foi lanxada com uma especie de dissipador dourado com um pekeno display em k mostra a temperatura e a rotaxao da ventuinha da grafica... cm por motivos de overclok tive k retirar exe display da grafica aproveitei-o e fiz um "mod" em k o colokei na frente da caixa numa baia de 3,5" onde colokei um enterruptor para selecionar um de 2 senxores de temperatura (CPU ou Grafica) agora tb kero por a "rotaxao das ventuinhas" seleccionaveis, para ixo bastava um interuptor de 4 posixoes para seleccionar 1 de 4 ventuinhas. e a leitura das rotaxoes é feita a partir de um dos 3 fios das ventuinhas (normalmente o amarelo) (bem desculpem a palha mas keria k todos perxebexem o k pretendo) e bem.. um botao de 4 posixoes sai caro... e cm tenho uns bons comxeitos de electronica fiz um cirkuito algo simples e barato para a partir de um botao de prexao o circuito seleccionar um dos 4 fias das ventuinhas. o meu problema é k n sei kual é o sinal do tal fio amarelo, e cm tao cedo n tenho poxibilidades de ir a um osciloscopio para o ver... é k prexixo de saber o sinal para saber se é poxivel utilixar o meu circuito e kual os componentes mais indicados para tal


obrigado pelo tempo despendido a ler esta palha toda ;) e agradexo ainda mais kkr ajuda

se axim for pedido poxo por aki o eskema k utilixei, e ja agora se alguem tiver + alguma ideia força em a expor ;)
 
Deixa-me ver se percebi,o que tu queres saber é se o tal circuito comutador tb pode ser ligado aos fios amarelos dos sensores das ventoinhas?mete aqui o esquema desse circuito para ver se percebo melhor.
 
Deixa-me ver se percebi,o que tu queres saber é se o tal circuito comutador tb pode ser ligado aos fios amarelos dos sensores das ventoinhas?mete aqui o esquema desse circuito para ver se percebo melhor.


pode se dixer k é ixo... prexixo de saber kual o sinal k passa no tal fio amarelo para saber se o k fiz serve... ja meto o eskema da-m 10 min ;)
 
URL%5D

2000177248380254624_rs.jpg


espero k se perxeba... alguma coixa é so perguntar ;)


agora sim esta corrigido
 
Última edição:
Esse ai até parece que funciona mas há 2 problemas :009:

1º não tens debounce no botão de selecção e vais carregar uma vez, mas de certeza que ele salta logo uma duzia delas
solução: arranja um latch RS tens o problema resolvido:)

2º não sabes se o fio das rotações é analógico ou digital

digital está muito bom mas se for analógico precisas de arranjar um mux 4para1 analogico
(não conheço nenhum)

2para1 (analogico) existe o 4066 mas precisas de inventar um bocado para fazer um 4pa1 a
partir deste:p


BTW: o teu 1º post tá demasiado confuso, compacto e com muitos erros

Cumprimentos
 
O comutador de quatro posições é certamente a melhor opção.

De qualquer forma, se queres mesmo inventar, tens toda a informação disponivel na net, ex: procura "pc Tachometer Signal fan".
Olha para os circuitos integrados 4017 e 4016 (ou 4066) e tenta fazer um circuito para isso. Não te esqueças de procurar também "key debounce schematics".
Um mux analógico de maior capacidade é o 4051.

PS: Isto não é o IRC. Vê lá se começas a escrever em condições, para que a malta te perceba.
 
Os sinais dos ventiladores

Nos ventiladores tens a linha de alimentação e o tal fio amarelo que é simplesmente um gerador de impulsos

isto é , quanto mais rapida ela for, mais alta é a frequencia dos pulsos.

imagino que seria mais facil comutares isso com um comutador de 4 posições visto que esse sinal pode ser parado.

se quizeres fazer algo mais completo, ai sim podes utilizar um NE555 para estabilizar o impulso do teu botão de presão, um CD4017 para selecionar o ventilador e um CD4066 para te comutar o impulso.

um circuito basico.

Um abraço se presisares de ajuda estas a vontade.


se fores mais HI TECH põem um microcontrolador a fazer isso :007:
 
o sinal que vem do encoder é uma onda quadrada e que provavelmente, quanto maior a rotação, maior a frequencia.

isso ficava bem era aí com um PIC espetado pa controlar essa tralha toda! :003:


txxx, latch e flip-flops, já n me lembro de nada disso.....:lol:
 
O que os pics fizeram aos AVR's

Bolas agora vai começar a guerra PIC vs AVR :-D
é sempre a mesma coisas.

eu punha um pic e mais nada... :P

:joker:
 
off-topic


erros de escrita é uma coisa .. pitanguês ... é um dialecto estranho ...

erros de escrita ocorrem por distracção ou por a pessoa por vezes não saber mesmo escrever a palavra em causa ..existem vários tipos de dislexia e alguns verificam-se nestas pequenas coisas..


agora

ventuinhas
rotaxao
perxebexem...

e sei lá mais quantas ... abreviaturas percebem-se ... agora isto ....

das duas umas ou é burro pa caraças ou está a dar numa de engraçado ... o problema é a maioria dos utilizadores do forum não tem 12 anos ... ou então está a testar novos medicamentos e devem estar carregados de estrogénios e puxa-lhe ao sentimento q se expressa pelo normal pitanguês ...

escrevam como deve ser não custa muito .... e so demonstram integridade ...

esta batalha já é velha por estas bandas e parece q não vai acabar ....
 
já vi que ganharam os PIC'S , diz lá o que queres que eu faço-te o codigo ...


(6) :)
[FONT=&quot]Obrigado mas para já n é preciso... é k eu tenho um controlador de ventoinhas encomendado. E só quero avançar para este projecto quando tiver o controlador nas mãos... mas a data prevista de entrega esta dada como "indeterminada" pelo fornecedor : \

já agora as minhas desculpas por qualquer erro ortográfico ou má abreviação. Escrever nunca foi o meu [/FONT][FONT=&quot]forte. E acho k os insultos são desnecessários... visto k só pedi ajuda e opinião sobre o assunto... n exigi nada a ninguém. Fiquem bem[/FONT]
 
"já vi que ganharam os PIC'S , diz lá o que queres que eu faço-te o codigo ..."

Por acaso estaria disposto a discutir este assunto de uma forma mais séria, visto que a primeira vez que olhei para o assembler de um PIC, já lá vão uns anos valentes, ia vomitando em cima daquilo.
Talvez a coisa tenha mudado. Se conhecerem algum tópico onde este assunto esteja a ser discutido digam, para eu ir lá ver se aprendo alguma coisa.
 
forneço-te as ferramentas e dou-te os topicos ,to fazes o resto
acho pela tua mensagem que te das bem com o BASIC



© 1982 Sinclair Research Ltd
 
Back
Topo