1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Electronica: Interagir pc com aparelhos para gravar dados

Discussão em 'Electrónica' iniciada por filipe_moraes, 7 de Outubro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 1115)

1. Ola pessoal.
    Eu sou programador mas gostaria de aprender um pouco electronica.
    É o seguinte, costumo planear algo e correr atras para tentar faze-lo, mesmo que seja dificil.
    Bom, não tenho conhecimentos em electronica mas gostaria de fazer o seguinte, preciso de um aparelho que tenha um teclado so com numeros e preciso gravar nesse aparelho os numeros que digitei, depois é passar esses numeros para uma base de dados em mysql no computador (atraves do usb, ou o que for possivel).

Bom, eu gostaria para começar, tentar fazer isso, ate porque é uma necessidade que tenho. Gostaria da vossa ajuda, como posso aprender isso? o que preciso?
    Na vossa opnião, isso é simples de fazer (apartir do momento que se tenha algum conhecimento da area).

Gostaria mesmo de aprender isso, vontade não me falta. [​IMG]

Agradecia a ajuda.

2. m00s

m00s Power Member

bem, para começar acho que deves adquirir os conceitos sobre electrónica digital.

assim que tiveres o teu projecto preparado então vais ter de criar o teu device driver para comunicação com o pc...isto para ficar uma coisa decente.

...mas acima de tudo, o 1º passo é bastante importante. Pega em alguns livros de conceitos sobre electrónica digital e programas que te permitam simular e testar o teu design.

há uma diferença enorme entre um mau e um bom projecto...aí é onde se aplicam os conhecimentos.

...isto é se quiseres começar de raiz, mas há outras soluçoes mais fáceis como usar módulos ou kits existentes e partir daí.

PS: o que tu pretendes é requer conhecimentos avançados em cursos de electronica e programação, por isso vê lá no que te metes.

3. Olá m00s,
    Obrigado pela atenção. O meu problema é a electronica, com programação ja trabalho a alguns anos, ja vi alguns scripts com c#, mas penso que essa não será a parte complicada, penso que sera na electronica no qual não tenho bases.
    Preciso de ajuda pra começar a entrar nessa area. Da mesma forma foi na programação, quando começei a 6 anos atras (+/-) foi com ajuda em foruns, não me deram o trabalho pronto (isso é logico, ate pk assim não aprendemos), mas foram me dando dicas, assim fui aprendendo e so depois com as bases que adquiri fui fazer um curso para aperfeiçoar, e depois disso ficou tudo mais facil.
    Penso que deve ser assim na electronica tbm, com um esforço no inicio e com ajuda de outros conseguimos chegar longe.

Obrigado pela ajuda

4. pedroeeic

pedroeeic Power Member

Mas queres montar o teclado ou vais comprar um?
    Se quiseres montar e guardar os numeros que clicas podes começar por estudar os microprocessadores e como os programar. Cada tecla podera estar ligada a uma entrada do micro e assim poderas guardar e enviar para o pc atraves do usb ou porta paralela. Podes ver os datasheets dos micros aqui http://www.atmel.com.
    Esta é apenas uma opção, existe muitas outras.

5. Olá amigo, obrigado pela ajuda, mas ainda não tenho conhecimentos suficientes para fazer isso. Gostaria de uma ajuda, para conseguir fazer isso, por onde devo começar? Alguem pode indicar algum liro ou tutorial? Tipo explicando os conceitos basicos da electronica, como construir circuitos, como programa-los, etc... preciso de bases, ainda não tenho.
    Agradecia a ajuda.

6. pedroeeic

pedroeeic Power Member

7. Vou ver o site, muito obrigado. Entretanto achei um site com uns tutoriais basicos de electronica digital, vou pedir alguem, por favor, se conseguirem, vejam se é bom para inicio, é esse site: http://tutomania.com.br/arquivo.php, debaixo do login tem uma busca interna, é so escrever: "Curso Básico de Eletrônica Digital" e vai aparecer 12 tutoriais. Tem é que fazer o download, por isso se alguem tiver paciencia pra dar uma olhada. Tambem fica ai para o pessoal que precisar, assim se conseguir, acabo por ajudar alguem, lol.
    Obrigado

PS.: Vi o site, muito obrigado, vai ser uma grande ajuda, obrigado mesmo!

Última edição: 8 de Outubro de 2008

Partilhar esta Página