Electronica: Temporizadores, relogios, sensores de movimento e automaticos

civismo

Power Member
Boas!

Penso que isto enquadra-se aqui pois é um hardware modding :P

Lanço este tópico à pressa pois tenho entre mãos um caso concreto : Preciso de um detector de movimento ou automático de escada que me faça 15 a 30 minutos !

Como na loja de electricidade os automáticos de escada são todos de 7 minutos no máximo, resolvi abrir um detector de movimento que aqui tenho - o qual tambem só faz até 5 minutos.

Existem 2 condensadores de 33uF / 25V perto do potenciometro do tempo ... Um deles deve ser o principal do tempo, por isso em principio se o trocar por um que seja 10x maior (330uF / 25V) , deverei estar a multiplicar o tempo por 10x mais .... e na posição em que faz 3 minutos, deverá passar a demorar 30, certo ?

Alguem já experimentou isto ?

Exemplos de esquemas de detectores de moviemnto: http://www.proyectoelectronico.com/alarmas/pir-re200b-biss001-lhi778-kc778b.html


Eis as fotos do que aqui tenho :

dscf2454d.jpg


dscf2447w.jpg


dscf2452u.jpg




Este é o integrado que vem neste detector de movimento: LM324, tem 4 Ampops

lm324.jpg
 
Última edição:
Ninguem me liga :)

Tou a fazer testes, and so far, so good!

Isto é para uma necessidade especifica de um amigo meu, em que quer deixar uma luz de presença acesa durante uns 15 minutos quando sai de uma zona onde tem animais ... e tanto faz se é por botão de pressão ou por sensor de movimento na porta de saida

Em principio é este !

Meti o condensador azul bebe de 220uF / 25v em paralelo com o de 33uF / 25V e está a demorar séculos a mais a desligar :)
Está do lado de trás da placa enquanto testo,mas claro que após testar concluir que é mesmo este , então coloco no sitio do original, tem espaço suficiente

dscf2457n.jpg
 
bem...ja nao mexo nisso a muito tempo mesmo...eu kuando estava no luxemburgo trabalhava como aprendiz de electrecista e montamos uns quantos desses nas entradas de predios,e que demoravam 10m a apagra(o cliente queria assim)estas a por 253Uf num canal que so levava 33uF...e assim eu faria o mesmo mas punha um condensador ate o maximo dos maximos 100uF a contar com o que ja tens de 33....penso que assim ja consegues o tempo que precisas
 
E pronto, já está fechado !

Podia ter metido um condensador de 100 ou 150uF , seria suficiente para o que precisava, e deveria dar até +/- 20 minutos de tempo maximo
Mas acabei por deixar o condensador de 220uF / 25V , pois era o unico que aqui tinha de 25V, os outros mais pequenos eram de 10 ou 16V
Acabei por retirar o condensador original e meti este no mesmo sitio

Está ali a funcionar porreiro :)

dscf2476s.jpg


dscf2479.jpg


dscf2480vu.jpg


dscf2483r.jpg
 
Penso que podias usar uma resistência, na parte da saída do condensador..acho que tb atrasava. Se é o tempo que ele demora a descarregar, deve haver alguma.
 
******************* Review a Fita de LED´s brancos de 5 metros ***************

Após alguma pesquisa na net, e de perceber que há no mercado dois principais tipos de fita de LED, as 5050 e as 3528
(mais info: http://www.flexfireleds.com/pages/Comparison-between-3528-LEDs-and-5050-LEDs.html )
Resolvi avançar e comprei uma fita no OLX :)

Provavelmente ate encontrava mais barato, mas pareceu-me justo 25€ por este material, ainda por cima já incluia um transformador de 12V /6A :
Trata-se de uma fita com 5 metros, Warm White (branco - quente) com leds do tipo 5050. Tem 60 led´s por metro, ou sejam 300 led´s no total.
41823265.jpg


Antes de aplicar esta fita em casa naquele que será o seu destino , resolvi fazer uma breve analise laboratorial.
E valeu a pena, cheguei a umas conclusões interessantes, as quais partilho com quem tiver paciencia :)

Para começar, achei intrigante que o transformador fornecido seja de 12V/6A , uma vez que liguei a fita inteira - ainda meio enrolada - e o consumo a 12V não chega a 3A , segundo a minha fonte de bancada
76756819.jpg



Seguidamente fiz outras medições, manipulando um pouco a voltagem e limitação de corrente,e eis os resultados .
Aumentando para 13.8V (tensão usual nas baterias dos automoveis) (wiki: http://forums.qrz.com/showthread.php?37790-Why-13-8v )
Constata-se que a 13.8V já aumenta para 4.11A
52675156.jpg



A 10V consome apenas 1.38A
30814524.jpg



Limitanto a corrente a 0.5A , não deixa subir a tensão alem dos 8.6V
40811343.jpg



Mas baixando a tensão para 8V , faz com que ela propria não puxe mais do que apenas 0.16A
29289979.jpg



E para acabar a seca, basta baixar 0.1V para baixar a corrente para 0.12A
61306598.jpg


NOTA: Estas fotos enganam , na medida em que a foto em que está a puxar menos corrente tão luminosa parece quase tão ou mais luminosa que aquela em que gasta 4A .
Claro que isto é a maquina fotografica a compensar , abrindo mais o diafragma / aumentando a exposição, pois na pratica / presencialmente nota-se bem que a luminosisade diminui bastante.

********************************************************************************************************

Nos proximos testes, resolvi testar as perdas ao longo dos 5 metros da fita, até porque nota.se bem que os ultimos led´s têm menos brilho que os primeiros:

Tirei varias fotos, esta é aquela em que se nota melhor a diferença de brilho dos primeiros para os ultimos led´s:
35681678.jpg



Mas a olho nu poderá não se notar, por ex :
49493585.jpg



Quanto a valores, peguei no meu multimetro digital, e subi a fonte laboratorial para 12.3V, pois assim consegui 12V certinhos no multimetro a medir à entrada da fita de led´s:
25043091.jpg



Bantante grande as quedas constatadas: No final dos 5 metros já só estavam 9.46V !
16334928.jpg



Resolvi de seuguida medir qual a voltagem presente após os primeiros 60 leds, ou seja, imediatamente após os primeiros 100 centimetros, e aqui esta: 10.93V , ou seja, após 1 metro já perdeu mais de 1V !
No fundo isto é como um comboio grande, e a solução é secciona-lo.
39655721.jpg



Embuido desse espirito seccionador, peguei no alicate de corte e interrompi a fita nesse ponto dos 100cm.
E surpresa! Se tivermos uma fita com apenas 1 metro, então não há perdas assinaveis !!
41756109.jpg



Mais ainda: 5 metros gasta 3A , mas 1 metro gasta sozinho 1.2A!
Ou seja, se seccionarmos a fita dos 5 metros em 5 porções de 1 metro, então ela vai gastar efectivamente 5x 1.2A, ou seja, vai gastar 12V/6A , está então explicado o porquê de o transformador fornecido ser precisamente de 12V/6A max !
22862944.jpg


Por falar na fonte de 12V/6A : Resolvi liga-la para acabar este teste, e constatei que vem calibrada para os 12.16V.
Tem um pequeno potenciometro de ajuste fino da voltagem, o qual constatei que permite oscilar entre os 11.5V e os 14V -- talvez para compensar quedas nos cabos em situações em que o transformador fica longe da fita de led´s
74676728.jpg


********************************************************************************************************

Conclusão:
Este conjunto parece valer bem os 25€ que me custou.
O transformador tem uma boa amperagem e parece bem construido.
os Led´s tambem parecem ter qualidade, e a luz emitida é muito boa, tanto na intensidade como em tonalidade.
Se irão ser duraveis ou não, só o futuro o dirá :)
A borracha / silicone que reveste os led´s e torna-os waterproof (apesar de a embalagem antiestatica dizer que não pode apanhar humidade, lol) parece fragil, e assumo que vá ficar amarelada / gretada em poucos anos.
Observaçõe: A embalagem cheira mal, tem um cheiro algo intenso a plastico .
Observação: O conjunto da fita em si aquece bastante ... a ver vamos se a fita de cola 3M aguenta-se ou começará a descolar com os anos.

Por ultimo: Não usem troços com mais de 1Metro .. ou então façam reforços a cada 1 metro , estilo biclablagem.

Ah, e partilhem as vossas experiencias / conselhos nesta matéria . Obrigado!
 
Aqui atras fiz uma review a uma tira de LED´s com 5 metros e respectivo transformador.

Hoje estive a montar a referida tira de led´s , no caso concreto dentro de um bastidor de rede.

Quando liguei o transformador ainda funcionou bem uns segundos ... até que rebentou duas vezes como se fossem bombinhas de carnaval !

Foram os dois condensadores grandes do secundario que rebentaram mesmo .. ate derramaram electrolito ... Mas não percebo porquê, uma vez que no momento só tinha cerca de 2 metros de fita colocada, exclui-se curto circuito ou sobrecarga.

Alias , para ensaiar tenho aquilo tudo ligado neste momento ao transformador de um disco disco externo (12V 1.5A , contra os 6A deste)...

Parece-me mesmo falta de qualidade .... e já vi isto a acontecer nas fontes dos computadores, talvez alguns condensadores façam uma especie de curto circuito interno após estarem alguns meses parados ...

Seja como for,vou trocar os referidos condensadores e fazer alguns testes com uma carga de 5A que tenho, para testar se foi um problema simples de condensadores ou algo mais ...

74676728.jpg


******************* Review a Fita de LED´s brancos de 5 metros ***************

Após alguma pesquisa na net, e de perceber que há no mercado dois principais tipos de fita de LED, as 5050 e as 3528
(mais info: http://www.flexfireleds.com/pages/Comparison-between-3528-LEDs-and-5050-LEDs.html )
Resolvi avançar e comprei uma fita no OLX :)

Provavelmente ate encontrava mais barato, mas pareceu-me justo 25€ por este material, ainda por cima já incluia um transformador de 12V /6A :
Trata-se de uma fita com 5 metros, Warm White (branco - quente) com leds do tipo 5050. Tem 60 led´s por metro, ou sejam 300 led´s no total.
41823265.jpg


Antes de aplicar esta fita em casa naquele que será o seu destino , resolvi fazer uma breve analise laboratorial.
E valeu a pena, cheguei a umas conclusões interessantes, as quais partilho com quem tiver paciencia :)

Para começar, achei intrigante que o transformador fornecido seja de 12V/6A , uma vez que liguei a fita inteira - ainda meio enrolada - e o consumo a 12V não chega a 3A , segundo a minha fonte de bancada
76756819.jpg



Seguidamente fiz outras medições, manipulando um pouco a voltagem e limitação de corrente,e eis os resultados .
Aumentando para 13.8V (tensão usual nas baterias dos automoveis) (wiki: http://forums.qrz.com/showthread.php?37790-Why-13-8v )
Constata-se que a 13.8V já aumenta para 4.11A
52675156.jpg



A 10V consome apenas 1.38A
30814524.jpg



Limitanto a corrente a 0.5A , não deixa subir a tensão alem dos 8.6V
40811343.jpg



Mas baixando a tensão para 8V , faz com que ela propria não puxe mais do que apenas 0.16A
29289979.jpg



E para acabar a seca, basta baixar 0.1V para baixar a corrente para 0.12A
61306598.jpg


NOTA: Estas fotos enganam , na medida em que a foto em que está a puxar menos corrente tão luminosa parece quase tão ou mais luminosa que aquela em que gasta 4A .
Claro que isto é a maquina fotografica a compensar , abrindo mais o diafragma / aumentando a exposição, pois na pratica / presencialmente nota-se bem que a luminosisade diminui bastante.

********************************************************************************************************

Nos proximos testes, resolvi testar as perdas ao longo dos 5 metros da fita, até porque nota.se bem que os ultimos led´s têm menos brilho que os primeiros:

Tirei varias fotos, esta é aquela em que se nota melhor a diferença de brilho dos primeiros para os ultimos led´s:
35681678.jpg



Mas a olho nu poderá não se notar, por ex :
49493585.jpg



Quanto a valores, peguei no meu multimetro digital, e subi a fonte laboratorial para 12.3V, pois assim consegui 12V certinhos no multimetro a medir à entrada da fita de led´s:
25043091.jpg



Bantante grande as quedas constatadas: No final dos 5 metros já só estavam 9.46V !
16334928.jpg



Resolvi de seuguida medir qual a voltagem presente após os primeiros 60 leds, ou seja, imediatamente após os primeiros 100 centimetros, e aqui esta: 10.93V , ou seja, após 1 metro já perdeu mais de 1V !
No fundo isto é como um comboio grande, e a solução é secciona-lo.
39655721.jpg



Embuido desse espirito seccionador, peguei no alicate de corte e interrompi a fita nesse ponto dos 100cm.
E surpresa! Se tivermos uma fita com apenas 1 metro, então não há perdas assinaveis !!
41756109.jpg



Mais ainda: 5 metros gasta 3A , mas 1 metro gasta sozinho 1.2A!
Ou seja, se seccionarmos a fita dos 5 metros em 5 porções de 1 metro, então ela vai gastar efectivamente 5x 1.2A, ou seja, vai gastar 12V/6A , está então explicado o porquê de o transformador fornecido ser precisamente de 12V/6A max !
22862944.jpg


Por falar na fonte de 12V/6A : Resolvi liga-la para acabar este teste, e constatei que vem calibrada para os 12.16V.
Tem um pequeno potenciometro de ajuste fino da voltagem, o qual constatei que permite oscilar entre os 11.5V e os 14V -- talvez para compensar quedas nos cabos em situações em que o transformador fica longe da fita de led´s
74676728.jpg


********************************************************************************************************

Conclusão:
Este conjunto parece valer bem os 25€ que me custou.
O transformador tem uma boa amperagem e parece bem construido.
os Led´s tambem parecem ter qualidade, e a luz emitida é muito boa, tanto na intensidade como em tonalidade.
Se irão ser duraveis ou não, só o futuro o dirá :)
A borracha / silicone que reveste os led´s e torna-os waterproof (apesar de a embalagem antiestatica dizer que não pode apanhar humidade, lol) parece fragil, e assumo que vá ficar amarelada / gretada em poucos anos.
Observaçõe: A embalagem cheira mal, tem um cheiro algo intenso a plastico .
Observação: O conjunto da fita em si aquece bastante ... a ver vamos se a fita de cola 3M aguenta-se ou começará a descolar com os anos.

Por ultimo: Não usem troços com mais de 1Metro .. ou então façam reforços a cada 1 metro , estilo biclablagem.

Ah, e partilhem as vossas experiencias / conselhos nesta matéria . Obrigado!
 
Tenho este sensor de movimento que trabalha a 220 e gostaria de saber se existe alguma forma de o por a funcionar a uma voltagem bastante menor, o que eu pretendia era se possível utilizá-lo para disparar uma máquina fotográfica, para construir uma armadilha fotográfica, mas para tal é inviável ter de o ligar a uma tomada lol.
Se alguém me souber indicar a forma de o ligar a 9; 12 ou mesmo a 24 voltes eu agradecia.
Já andei a medir com um voltímetro e a placa onde está o sensor trabalha apenas a 10 voltes, o que eu não entendo é como é que a eletricidade AC de 220v é convertida para 10v CC sem a utilização de um transformador?
x47i.jpg

s9dr.jpg

bmcv.jpg

eoyx.jpg
 
Existem outras maneiras sem ser com transformadores, mas onde vais colocar o sensor não existe 220v?

Edit: civismo a tua fonte é parecida com a minha :p

144afxj.jpg
 
Última edição:
A ideia era construir uma armadilha fotográfica, isto é um dispositivo que dispare a maquina fotográfica através de um sensor de movimento.
E eu pretendia utilizar esse sistema para captar imagens no campo e no meio do mato não há 220 lol
Eu já consegui entender que o dispositivo trabalha maioritariamente a 10v/CC mas não entendo é como é transformada a corrente alterna de 220?
Se eu soubesse a partir de que ponto a corrente se torna contínua a 10v eu poderia ligar uma pequena bateria que iria alimentar o dispositivo.
Se poderem ajudar eu agradeceria.
 
Boas V1r7u4L!

Pois é parecida sim senhor ! Gosto muito da minha fontezinha de bancada, dá muito jeito
Quem me dera ter tido uma fonte assim quando era adolescente e passava horas e horas a fazer experiencias com electronica :)

Quando ao detector de movimento e seu transformador , realmente dá para perceber que a placa tem uns diodos que fazem a rectificação e depois deve ter um zenner e mais qualquer coisa para ajudar a estabilizar.
Seja como for, não tem transformador pois a electronica desta fonte não precisa de estar isolada, ou seja com esta tudo fechado numa caixa não ha problema de ter os 220V sem estarem isolados na parte da electronica

Ou seja, o transformador não serve apenas para reduzir , serve tambem para desacopolar, ou seja para isolar os humanos da parte dos 220V

Eu injectaria 9 ou 12 V no condensador electrolitico maior, ou no outro que está ou lado

OLha, mas tens tambem detectores de movimento com led´s a 12V, para as caravanas

Por ex pesquisa por "12v pir" no ebay

mas em principio esse que ai tens tambem funciona ... pode é ter um consumo maior que um seja nativamente construido para 12V

Vais fotografar ladroes ou animais noctivagos ?
 
Vai ser para fotografar vida animal.Se Podence indicar na foto os locais onde devo ejetar acorrente elétrica eu ficaria imensamente agradecido
.Já agora eu sou um fotógrafo amador que se dedica afotografar quase exclusivamente a vida selvagem de Portugal, para quem quiseracompanhar o meu trabalho pode visitar as seguintes páginas:

https://www.flickr.com/photos/77566903@N04/
https://www.flickr.com/photos/53724737@N07/
https://www.youtube.com/channel/UC9v6gCOfwJ4H16Cbb72Gq9g/videos
https://www.facebook.com/samuel.batista.148?ref=tn_tnmn
Espero que gostem dos meus humildes registos da faunanacional.
Se gostarem subscrevam o meu canal do youtube.:)





 
Boas V1r7u4L!

Pois é parecida sim senhor ! Gosto muito da minha fontezinha de bancada, dá muito jeito
Quem me dera ter tido uma fonte assim quando era adolescente e passava horas e horas a fazer experiencias com electronica :)

Sim é uma boa fonte, esta é de 5A, mas vou me desfazer dela porque preciso de uma de 30A a ver se arranjo uma em conta.
 
Back
Topo