1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Elementary OS - Cores do ecrã alteradas

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Aldeia, 7 de Setembro de 2018. (Respostas: 14; Visualizações: 479)

1. Bom dia,

A exposição vai ser longa, pelo que peço desculpa, mas quero ser o mais exaustivo possível na descrição do problema com que me deparo.

Instalei o Elementary Loki (4.1) há cerca de 2 semanas num portátil Hp Elitebook 820 G1 recondicionado recém-adquirido (i5-4300U, 8GB RAM, sem GPU dedicada, SSD nova 240GB Kingfast F6 Pro).

Sou utilizador de Mac OS mais de 10 anos e é a primeira vez que uso um distro Linux.

Estou com um problema que penso ser do Elementary e não de hardware (mas percebo pouco disto). Uma ou duas vezes por dia desde a instalação o ecrã fica com as cores alteradas.

Se suspender, reiniciar ou fizer logout, o problema fica resolvido. Tanto pode voltar a ocorrer passadas umas horas como passados uns minutos.

Não consigo identificar nenhum correlação entre o tipo de uso que estou a fazer (programas a correr, tempo com o portátil ligado, uso do CPU, temperatura, etc.) e a ocorrência do problema, portanto, parece-me razoavelmente aleatório. (Agora mesmo, enquanto estou a escrever isto, aconteceu; só com dois tabs abertos no firefox...)

Screenshots não mostram o problema porque reproduzem o ecrã tal como ele está, ou seja, se tiro um screenshot quando o ecrã está alterado, a imagem fica alterada, mas se a vir quando o ecrã está com cores normais mostra um ecrã normal.

Isto só aconteceu com o Elementary mas foi o único sistema operativo que corri durante mais de 15 ou 20 minutos consecutivos. O portátil veio com o Windows 10 instalado, que apenas usei para baixar o ISO do Elementary e depois apaguei. Tenho experimentado outros distros Linux em live session (baseados em Ubuntu e não).

Tentei encontrar relatos de questões semelhantes online, tanto para o Elementary quanto para o Ubuntu, mas não vi nada que pareça ser o mesmo problema.

Apresentei este problema no stackexchange do elementary, que é o local oficial para apresentar problemas com o distro, mas ninguém me respondeu. Valerá a pena colocar a questão num fórum do Ubuntu?

Como screenshots não mostram nada, tirei umas fotos com o telemóvel. Não sei como posso colocá-las neste post, pelo que deixo o link para a questão que coloquei no stackexchange do Elementary, onde as imagens podem ser vistas: https://elementaryos.stackexchange.com/questions/16186/screen-color-problem-elementary-loki

Se alguém ainda tiver paciência depois de ler isto tudo, agradeço opiniões.

Grato pelo vosso tempo e interesse,

João

2. cd23

cd23 Power Member

Isso é muito estranho...
    Já experimentaste ver se acontece o mesmo com outras distribuições?

3. Olá, cd23,

Obrigado pela resposta.

Corri várias distribuições em live session (Ubuntu, Ubuntu MATE, Mint Cinnamon, Mint MATE, Solus, MX, Bodhi, Pop, Tails, Lite, PCLinuxOS e talvez mais algumas de que não me recordo). Não instalei nenhuma delas no SSD. Algumas delas corri várias vezes, em momentos diferentes, sempre por períodos de tempo entre 5 a 20 minutos. Nenhuma deu problemas.

A situação é um bocado irritante, pelo que, se não encontrar solução, acho que vou instalar outra distribuição.

Acha que há alguma possibilidade disto ser questão de hardware e não do Elementary?

Cumprimentos,

João

4. slblxs

slblxs Power Member

Já experimentas-te com outra distribuição, instalaste outra? Qual o kernel? ( se nao souberes, abres terminal e escreves "uname -r"), isso aparentemente poderá ser do kernel.

EDIT: Entretanto dei uma pesquisa pela net, e existem relatos de vários bugs dessa distribuição. Experimenta trocar por outra, do teu agrado.

5. cd23

cd23 Power Member

Eu uso essa distribuição há muitos anos, desde a versão Luna, neste momento estou com a 5.0 Juno e nunca me deu problemas.

6. Olá, slblxs,

Obrigado pela resposta e pelo tempo da pesquisa.

O kernel é 4.15.0-33-generic. (O Elementary Loki (4.1) é baseado no Ubuntu 16.04 LTS).

Sou capaz de instalar o Solus ou o MX. Gostei delas em live session. Qual é a opinião sobre estas distribuições? Parecem-me user-friendly (ou seja, não parece ser preciso ser engenheiro informático para as usar) mas li relatos de bugs chatos no Solus.

Cumprimentos,

João

7. slblxs

slblxs Power Member

@Aldeia Quanto ao Solus, foi a única que instalou o driver da minha nvidia e da minha placa wifi Broadcom. Os bugs tem a ver com Budgie, escolhe o Mate instalei e nunca tive bugs. O Mx é um Debian, mas com algumas ferramentas interessantes e já o instalei e sem stress portou-se bem.
    Nao gostaste do LinuxMint? É o que costumo aconselhar, fácil de instalar e sm bugs. Das duas que mencionaste, pessoalmente ia para o solus.

8. Minguno

Minguno Power Member

9. @cd23 Como o Juno ainda está em beta, acho que pode não ser boa ideia para mim, mas experimentá-lo-ei daqui a uns meses quando for lançado para o público em geral.

@slbxls Obrigado pelas recomendações. Já reparei que o Mint é o distro com mais recomendações para quem se está a iniciar no mundo linux. Mas não gostei dele visualmente porque achei que era muito semelhante ao Windows, que não suporto. O Solus parece-me boa hipótese, até porque gostei do projecto pelo que li e ouvi. Gostei visualmente mais do Budgie do que do Mate, mas vou experimentar o Mate novamente.

@Minguno Obrigado pela resposta. Não percebo muito disto, mas, pela descrição, não me parece que seja o mesmo problema. O portátil suspende e regressa sem problema. Aliás, se as cores ficarem alteradas e suspender e voltar à sessão a questão fica resolvida (durante um tempo). E quando as cores ficam alteradas o sistema operativo e programas continuam a funcionar, só é difícil de ver. Vocês que percebem mais disto do que eu, acham que a minha questão e a do link podem ser a mesma e vale a pena correr esse comando?. Pelo que entendo, esse comando faz com que o portátil deixe de suspender, certo? Portanto, correndo esse comando, nem baixando o ecrã ele suspenderá?

10. XUTOS-83

XUTOS-83 Power Member

O ideal seria conseguir vencer esse ódio a tudo o que cheira a Windows e meter a Mint, o que não falta depois são maneiras de trocar o aspecto dela, isto para garantir que não é problema do hardware e consequentemente alvo de garantia ou devolução.

Se não der para aguentar é imaginar que estamos em MacOS e as cores são features... :D

11. Caro XUTOS-83,

Obrigado pela opinião.

"Ódio" é um bocado forte para descrever a minha postura em relação ao Windows... Não gosto de algumas políticas da Microsoft (tal como não gosto de algumas da Apple) mas, obviamente, isso não afecta o Mint.

De um ponto de vista estritamente pessoal, sempre achei o Windows pouco intuitivo, ao contrário do Mac OS. Mas isso parte da experiência de cada utilizador pelo que a posição inversa é perfeitamente razoável.

Dada a variedade de distribuições Linux, prefiro começar por uma que seja menos reminiscente do Windows out of the box pois, para mim, é mais simples. Mas ter um visual mais ou menos parecido com o Windows é só um dos factores da escolha; sendo relevante, não é fundamental (até porque, como diz, dá para mexer depois no desktop environment).

Cumprimentos,

João

12. Minguno

Minguno Power Member

13. Caro Minguno,

Muito obrigado pelo tempo e disponibilidade.

Pesquisei o problema em português e inglês mas só através de descrições da questão, não pela gráfica.

Nem sequer sabia que o magnetismo era uma questão possível, pelo que agradeço. Visualmente, é a coisa mais próxima do que vejo no meu ecrã.

Contudo, o portátil tem sido utilizado quase sempre na mesma divisão da casa, onde penso que não existe nenhum íman... E, se fosse essa a questão, o meu macbook não deveria ter o mesmo problema?

O hardware não é "novo"; só está nas minhas mãos há pouco tempo. O portátil é de 2014. Comprei-o recondicionado no itzoo.co.uk, que parece ter boas críticas aqui no fórum.

Quanto aos drivers, tenho feito os updates todos do sistema através de uma de três formas: (1) terminal (sudo apt update; sudo apt upgrade); (2) app center; (3) aplicação "software & updates".

O software & updates dá informação de que não existem drivers adicionais para o sistema operativo. Diz-me também que "no proprietary drivers are in use".

O system settings, no menu sobre o sistema, indica a gráfica "Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller (rev 0b)"

Não conhecia o comando inxi que é referido no tópico do link indicado (é útil, obrigado).

Deixo aqui o output de "inxi -FGxxz", para o caso de alguém ter paciência para o ler:

System: Host: joao-HP-EliteBook-820-G1 Kernel: 4.15.0-33-generic x86_64 (64 bit gcc: 5.4.0)
    Desktop: Gnome (Gtk 3.18.9-1ubuntu3.3) dm: lightdm
    Distro: elementary 0.4.1 loki
    Machine: System: Hewlett-Packard (portable) product: HP EliteBook 820 G1 v: A3009DD10203
    Mobo: Hewlett-Packard model: 1991 v: KBC Version 15.52
    Bios: Hewlett-Packard v: L71 Ver. 01.07 date: 02/09/2014
    Chassis: type: 10
    CPU: Dual core Intel Core i5-4300U (-HT-MCP-) cache: 3072 KB
    flags: (lm nx sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx) bmips: 9977
    clock speeds: min/max: 800/2900 MHz 1: 1176 MHz 2: 1538 MHz 3: 1812 MHz
    4: 1346 MHz
    Graphics: Card: Intel Haswell-ULT Integrated Graphics Controller
    bus-ID: 00:02.0 chip-ID: 8086:0a16
    Display Server: X.Org 1.19.6 drivers: (unloaded: fbdev,vesa)
    Resolution: [email protected]
    GLX Renderer: Mesa DRI Intel Haswell Mobile
    GLX Version: 3.0 Mesa 18.0.5 Direct Rendering: Yes
    Audio: Card-1 Intel 8 Series HD Audio Controller
    driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:1b.0 chip-ID: 8086:9c20
    Card-2 Intel Haswell-ULT HD Audio Controller
    driver: snd_hda_intel bus-ID: 00:03.0 chip-ID: 8086:0a0c
    Sound: Advanced Linux Sound Architecture v: k4.15.0-33-generic
    Network: Card-1: Intel Ethernet Connection I218-LM
    driver: e1000e v: 3.2.6-k port: 3080 bus-ID: 00:19.0 chip-ID: 8086:155a
    IF: enp0s25 state: down mac: <filter>
    Card-2: Intel Wireless 7260 driver: iwlwifi bus-ID: 02:00.0 chip-ID: 8086:08b1
    IF: wlo1 state: up mac: <filter>
    Drives: HDD Total Size: 240.1GB (27.2% used)
    ID-1: /dev/sda model: KingFast size: 240.1GB serial: KF180206I08737 temp: 40C
    Partition: ID-1: / size: 213G used: 54G (27%) fs: ext4 dev: /dev/sda1
    ID-2: swap-1 size: 8.48GB used: 0.00GB (0%) fs: swap dev: /dev/sda5
    RAID: System: supported: N/A
    No RAID devices: /proc/mdstat, md_mod kernel module present
    Unused Devices: none
    Sensors: System Temperatures: cpu: 42.0C mobo: 0.0C
    Fan Speeds (in rpm): cpu: N/A
    Info: Processes: 176 Uptime: 21 min Memory: 791.3/7873.9MB
    Init: systemd v: 229 runlevel: 5 default: 2 Gcc sys: 5.4.0
    Client: Shell (bash 4.3.481 running in pantheon-termin) inxi: 2.2.35

Cumprimentos gratos a todos os que têm tentado ajudar-me,

João

14. Minguno

Minguno Power Member

Quanto á gráfica estás a usar drivers livres, uma opção a testar seria verificar se existem os privados em modo instalável e caso assim fosse instalar proceder a um teste de uso e ver se tens o mesmo problema.

Uma outra coisa a fazer seria editar Xorg mas isso exige uso avançado , text mode etc ... , para ir testando.

O mais fácil que se me ocorre seria degradares o Kernel passar a uma versão anterior se possível e testar , ou então tentar algo como o Kernel Liquorix.

Um kernel pré-4.14 se puderes. Caso te resolva o problema , depois deves editar o grub para boot preferencial com o alvo nesse kernel anterior , podes usar um programa gráfico para isso e muito bom o grub-customizer com ele podes ter vários kernels e escolher um preferente para boot mesmo tendo outros mais atuais.

15. Olá, Minguno,

Peço desculpa pela demora na resposta.

Muito obrigado pelas várias dicas e pelo interesse continuado.

Só daqui a uns dias é que terei oportunidade para estar um bocado no computador.

Vou procurar drivers e ver se resolve o problema. Antes de colocar a questão no fórum procurei no site da HP mas não tinham drivers para Linux, só Windows. Vou procurar pela Intel.

Caso não funcione, acho que vou instalar outro distro para ver se o problema permanece.

Em qualquer dos casos, deixo feedback aqui no fórum daqui a uns dias para os interessados ficarem a saber se o problema foi resolvido.

Cumprimentos,

João

Partilhar esta Página