Elementary OS Luna

Se o utilizador aqui do forum que faz parte da equipa do Elementary estiver por ai ou alguém que saiba, queria saber se irá ser lançada mais alguma beta antes da versão final?
 
Já eu gostava de saber se será possível um upgrade da versão beta para a final? É que no computador que estou a pensar em testar dava jeito que assim fosse. :D
 
Provavelmente será possível, é assim com o Ubuntu e com pelo menos o Mint, este não deverá fugir à regra, mas nada melhor que perguntar! xD
 
Acabei de testar este S.O, gostei do visual, simples e limpo.
Mas houve uma coisa que fez bastante confusão, uma simples tarefa como minimizar e restaurar, existe sempre qualquer coisa que...
 
É possível colocar os botões de minimizar, maximizar e fechar no seu local habitual. Eu tenho assim, que não gosto da solução que vem de origem.
 
É possível colocar os botões de minimizar, maximizar e fechar no seu local habitual. Eu tenho assim, que não gosto da solução que vem de origem.
Ainda procurei mas não vi solução, de qualquer das formas ainda tem alguns bugs, do pouco tempo que utilizei vi vários, nomeadamente os programas deixarem de funcionarem sem razão aparente.

Existe alguma versão linux com o mesmo visual ou próximo ?
 
O bom dos bugs é que nós, como pessoas que estão a testar a distribuição, podemos de facto ajudar a criá-la ao reportar os bugs que encontrarmos.
 
Agora que tocaram no assunto dos botões, um dos factores que me levou a não voltar a instalar o elementary OS (pelo menos por enquanto) é a falta de personalização. O sistema no seu todo é bastante rápido e simples mas acho que talvez numa fase mais avançada do desenvolvimento deviam criar um ferramenta para personalização. Porque o SO nota-se claramente que está bastante inspirado no MacOS e isso para mim não é mau, sempre defendi que os SO devem investir na usabilidade, mas depois falha noutro aspecto que eu prezo bastante e que é a principal razão pela qual uso linux
 
Tal como o Cromo diz, a principal "limitação" do Luna Beta 1 é a falta de costumização. Ainda está muito verde, mas o que tem para já é muito bom.
Para quem vem do OSX como eu, esta distro é muito boa. Básica e simples.

Uma coisa que adoro é o facto de ser uma instalação muito clean, com poucas apps pré-incluidas, o que reduz muito do "lixo" que muitas distros trazem.

Ambiente muito simples, super leve, muito rápido, mas funcional e bastante prático.

Quanto à minimização de aplicações, eu contornei configurando um hot corner do desktop. Basta configurar um para minimizar a janela ativa e a minimização já não é problema. Depois podem configurar outro hot corner para apresentar todas as janelas abertas.
Tal como no OSX, as aplicações minimizadas não desaparecem, ficam visiveis na dock (Plank) e podem ser rapidamente reabertas. Ou então, basta aceder ao application switcher, e voltar a abri-las.

A distro est]a muito boa, mas ainda há muito trabalho pela frente, muitas coisas a melhorar.
Para ja nao fica como main OS por dois motivos:
- Ainda esta verde, e nao existe roadmap definido. Nao tenho garantias de progressao do projeto. E do Jupiter ao Luna foi 1 ano e meio. Nao quero aguardar tanto tempo entre versoes. Se mudarem o ciclo de desenvolvimento e comecarem a sair versoes mais frequentemente, entao mudo para o Elemnetary OS
- E baseado em Ubuntu 12.04. Kernel 3.2, pacotes nao tao atualizados, etc. Penso que li algures que passara para o Kernel 3.5 na Beta 3, mas quando nem se sabe quando podera sair uma Beta 2...

No entanto, vou continuar a acompanhar este projeto de perto e ver a sua evolucao. Se me agradar dou o salto. Ate la continuo com o Mint.
 
Última edição:
O elementary baseia-se nas versões de longo suporte do Ubuntu, portanto a próxima a sair será apenas em 2014 a julgar pelo ciclo de desenvolvimento actual. Portanto até lá ainda falta algum tempo para o elementary lançar uma nova versão para lá da Luna.
Creio que a equipa do elementary prefere estabilidade a lançar cagalhões com tanta frequência e acho que é uma boa aposta.
Creio que só lhe falta uma coisa para ficar mais completa, seria a possibilidade de permitir escolher software e os repositórios durante a instalação, assim só instalavamos mesmo o que precisavamos, sem ter que andar a remover e a instalar tretas.
 
Última edição:
Entretanto reparei que a equipa acabou por ceder e adicionar o botão de minimizar, agora basta adicionar "minimize" ao layout no dconf e ele aparece (antes funcionava mas estava invisível)
 
Ando a tentar meter o botão de minimizar numa VM com o Elementary mas não estou a conseguir já instalei o dconf, mas nem o consigo abrir. Estou a fazer alguma coisa mal ou é só noobice minha? xD
 
Neste momento o OS já tem botao de minimizar no tema (que era necessario adicionar manualmente).

Para o meter visivel é só iniciar o dconf-editor (tens de o instalar primeiro) e ir a: org > pantheon > desktop > gala > appearance; e adicionar 'minimize' (sem as aspas) no valor do "button-layout"

No meu caso, tenho os botoes do lado esquerdo ao estilo do Ubuntu/MacOS, tenho assim o valor "close,minimize,maximize:"
Do lado direito seria algo como ":minimize,maximize,close"
etc :p
 
Eu estou a usar em VM, e estou a gostar imenso da experiência. Têm alguns bugs, normal por ser beta, mas parece estar no bom caminho... Só saiu mesmo pra jogar e quando preciso de algum software mais especifico :) Bom bom, era conseguir colocar em Dual-Boot :/
 
Back
Topo