Elementary OS Luna

Queria instalar um SO no meu portátil de 12'' para a minha mulher, mas esta versão pelo que vi ainda está em beta, correcto?
Dá para usar de forma normal sem problemas de craches e coisas do género? Quando sair a versão final é só actualizar ou teremos que efectuar uma instalação limpa?


Muito obrigado.
 
Bem, vou deixar aqui o meu testemunho xD

Convém antes demais referir que é a minha primeira experiência no mundo Linux.
Já uso o Elementary à mais de 1 mês, mas maior parte do tempo em VM. À cerca de 2 semanas consegui finalmente o Dual-Boot e a experiência de utilização tem sido muito positiva. Apenas uso o Windows para jogar e para usar software da Adobe. De resto, tenho o eOS quase Stock. Instalei apenas o Chrome, VLC, Dropbox, LibreOffice, Steam e mais um ou outro software de uso mais pontual. Editei o Grub com o Grub Costumizer (muito simples de usar), alterei também a forma como os botões são apresentados (fechar, maximizar, minimizar). Um dos recursos que mais gosto é mesmo os Hot Corners - dão muito, muito jeito. Tenho alguns crashs, nada de muito impeditivo, normal tendo em conta a fase de produção em que se encontra. Todos os dias têm actualizações novas, o que mostra que a comunidade tem trabalhado bem na Distro. E basicamente, acho que é isso :)
 
Como é que consegues ter bom performance nos jogos.
É que eu tenho consideravelmente muito menos frames que no ubuntu, mesmo instalando as ultimas mesa drivers (visto que tenho gráfica da intel)
Tens algum truque para fechar o composition ou o gala enquanto jogas?
 
Como é que consegues ter bom performance nos jogos.
É que eu tenho consideravelmente muito menos frames que no ubuntu, mesmo instalando as ultimas mesa drivers (visto que tenho gráfica da intel)
Tens algum truque para fechar o composition ou o gala enquanto jogas?

Boas, desculpa a demora na resposta.
Eu apenas tenho 1 jogo instalado - Isac - e não é propriamente pesado xD
Uso o Elementary mais para lazer e ás vezes para trabalho, apenas como objecto de iniciação no Mundo Linux. Nem drivers da Nvidia instalei (nem sei como o fazer xD)
 
Mais leve que algo com XFCE ou LXDE isto não é. É rápida, mas por exemplo Lubuntu abafa em rapidez (no resto é perfeitamente discutível). Lembro-me de há uns tempos usar o Mint 12 LXDE no netbook só para programar (só usava o geany e o terminal basicamente) e para além de me marcar sempre 9h de bateria (quando carregado a 100%) era rápido a iniciar e desligar.

Eu gosto bastante do eOS mas há sempre algo que me faz voltar ao Ubuntu, seja com Unity seja com XFCE.

Cumps
 
Quanto a bateria não tenho problemas porque a minha ja morreu lol. Raramente a usei. A mim o que me interessa e um distro realmente leve para correr atraves de uma pen e essa distro serve mesmo so para programação. Ja experimentei.o Xubuntu mas nao gostei muito do ambiente gráfico. E meio tosco. O lubuntu por acaso nao experimentei.

Eu estou apenas a referir as distros *ubuntu porque e as que me desenrasco melhor.
 
Pois para isso só, acho que o eOS é demasiado. Não por ser pesado, porque não o é, e não trás carradas de software. Mas para programar pouco é necessário, IDE, terminal e talvez mais uma ou outra coisa que não irão ser nada de especial. Mas se não gostaste do Xubuntu que está muito bem conseguido (o 12.10 para mim, o 12.04 está "esquisito") duvido que gostes do Lubuntu mas nada como experimentares.

Cumps
 
Também gosto muito do Xubuntu, queria começar também a usar o Kubuntu que para quem gosta de KDE dizem muito bom, problema é que nunca me entendi com KDE. O problema é que volta e meia volto ao Unity, mas já experimentei o Xubuntu 13.04 e como o Ubuntu nota-se um aumento de rapidez.

Mas bom vamos a ter cuidado com o off-topic...
 
O ubuntu actualmente só peca por não ser user-friendly com o unity, actualmente depois te ter experimentado o 13.04 diria que a unica coisa que se pode dizer que é pesado, é no consumo da ram e claramente o windows usa bem mais.
Por isso não considero o ubuntu, pelo menos o 13.04 de ser um bixo pesado, até mesmo o 12.10 com actualizado não tá muito mal, diria mesmo é que na fase iniciar do 12.10 e no 12.04 estava muito pesado, acho que só agora é que meteram as mãozinhas para optimizar o unity por causa da steam.

Mas como o unity não é muito agradavel no netbook, com uma res de 1024X600, decidi testar o xubuntu 12.10 e achei que estava defacto muito bom.
 
Back
Topo