Elementary OS Luna

sim fizeste bem em passar para este tópico, em relação ao teu ultimo post podes usar a versão live as vezes que quiseres, mas não estas a conseguir chegar ao menu das opções no boot?

Eu escolho a opção Try e nota-se que ele apresenta uma janela com uma mensagem mas não pausa tempo suficiente para ler a mesma.
Vai tudo a preto e não sai dali.
Da primeira vez que experimentei ele passou esse tal ecrã preto e iniciou o sistema mas crashou nem 5 minutos depois
Da segunda vez, nesse ecrã preto ele ficou com umas letras brancas a dizer (..) count = 1
E desde aí que nao passa do preto quer renicie ou não
 
bem nunca tive grandes problemas em relação a usar a versão lives das distros excepto alguns programas no windows que não colocavam o boot direito na pen usb e não me permitia experimentar

se não conseguires sair dai o que te aconselho é por agora experimentares o linux Mint 17 cinnamon que para utilizadores iniciantes é das melhores distribuições para quem estiver a fazer transição windows/linux, não é que o elementaryos luna seja inferior mas esta versão tem cerca de 2 anos baseada no ubuntu 12.04 e saiu este ano o ubuntu 14.04 do qual o Freya se irá basear e o mint 17 tambem se baseia portanto mais actualizados = menos problemas de compatibilidade de software caso hajam

ja reparei que esta distro por exemplo não me redimensiona a resolução cada vez que mudo de monitores entre outros problemas que já relataram neste topico
 
Eu gostava de usar a Elementary mesmo pelo seu visual que cativa bastante.
Será que o erro estará no LiLi USB?
Entrentanto já pus Lubuntu na pen e funcionou direito
 
Experimentei o Rufus e consegui ter isto a funcionar de forma estavel.
Neste momento estou em modo live e reparei que tenho a ferramenta Gparted.
Eu posso fazer resize ao disco de ficheiros pessoais, em modo live, para dividir em dois e posteriormente instalar o linux la?
 
Já tinha postado na outra thread mas só agora reparei que era nesta que devia ter postado.

Instalei o Elementary Luna há já umas boas semanas mas tive e continuo a ter problemas com a instalação dos drivers da gráfica, já tentei instalar através do jockey do terminal e sempre que reinicio a máquina não arranca e tenho que voltar a formatar, já fiz isto demasiadas vezes, é um pc já um pouco antigo (HP-g62) com uma ATI 5470, mesmo sem as drivers da gráfica o SO está bastante estável e nem as instalaria se não tivesse tido a ideia de ligar o portátil ao lcd, quando liguei o cabo hdmi lembrei-me que não iria longe, alguém que me possa dar uma ajudinha? Sou ainda um pouco verde por estas andanças mas queria ver se me livrava do windows de uma vez por todas!

Cumprimentos.
 
Eu tenho uma gráfica ATI mas não testei quanto ao LCD. No uso normal não tive quaisquer problema.

Jack, agradeço pela ajuda que estas a dar mas tenho mais uma questão: eu fiz o resize a partição, criei uma partição extended e lá dentro criei uma swap e uma home.
Eu deixei o pc a mastigar as alterações durante uns 15min e ele não tinha saido do inicio. É normal?

Já agora a partição está bem feita?
 
Eu tenho uma gráfica ATI mas não testei quanto ao LCD. No uso normal não tive quaisquer problema.

Jack, agradeço pela ajuda que estas a dar mas tenho mais uma questão: eu fiz o resize a partição, criei uma partição extended e lá dentro criei uma swap e uma home.
Eu deixei o pc a mastigar as alterações durante uns 15min e ele não tinha saido do inicio. É normal?

Já agora a partição está bem feita?


https://www.youtube.com/watch?v=o_trEVXBgLg

isso tanto da para o ubuntu como o elementary etc
 
Já tinha postado na outra thread mas só agora reparei que era nesta que devia ter postado.

Instalei o Elementary Luna há já umas boas semanas mas tive e continuo a ter problemas com a instalação dos drivers da gráfica, já tentei instalar através do jockey do terminal e sempre que reinicio a máquina não arranca e tenho que voltar a formatar, já fiz isto demasiadas vezes, é um pc já um pouco antigo (HP-g62) com uma ATI 5470, mesmo sem as drivers da gráfica o SO está bastante estável e nem as instalaria se não tivesse tido a ideia de ligar o portátil ao lcd, quando liguei o cabo hdmi lembrei-me que não iria longe, alguém que me possa dar uma ajudinha? Sou ainda um pouco verde por estas andanças mas queria ver se me livrava do windows de uma vez por todas!

Cumprimentos.

é assim eu nao tenho grafica amd mas ouvi dizer que as drivers da amd são más para linux e que mais vale deixar ficar com o que está instalado (ou melhor é melhor fazeres alguma pesquisa sobre isso só te estou a relatar o que pouco sei)

não é preciso andar a formatar se o problema for só esse, quando ligas o portatil ao lcd o que é que acontece? Ves o elementaryOS no boot, crasha, pede-te login por linha de comandos e ficas preso na linha de comandos, é isto?
 
é assim eu nao tenho grafica amd mas ouvi dizer que as drivers da amd são más para linux e que mais vale deixar ficar com o que está instalado (ou melhor é melhor fazeres alguma pesquisa sobre isso só te estou a relatar o que pouco sei)

não é preciso andar a formatar se o problema for só esse, quando ligas o portatil ao lcd o que é que acontece? Ves o elementaryOS no boot, crasha, pede-te login por linha de comandos e ficas preso na linha de comandos, é isto?

Boas amigo, quando ligo o cabo HDMI no LCD dá o erro de sinal, a questão das formatações é que a partir do momento que instalo os drivers da gráfica após reiniciar faz o teste de memória etc e fico preso na linha de comandos como tu disseste...! É que se não instalo as drivers não tenho hdmi...

Abraço.
 
Boas amigo, quando ligo o cabo HDMI no LCD dá o erro de sinal, a questão das formatações é que a partir do momento que instalo os drivers da gráfica após reiniciar faz o teste de memória etc e fico preso na linha de comandos como tu disseste...! É que se não instalo as drivers não tenho hdmi...

Abraço.

mas chegaste a experimentar ligar por hdmi enquanto o elementaryOS funcionava? é que tens sempre uns drivers basicos da grafica instalados assim que instalas qualquer disto do linux, não é preciso como no windows de andar a procura de drivers para as coisas mais basicas (audio, grafica, placa de rede etc), mas pronto tenta ligares isso outra vez e se fores ter a linha de comandos, digitas o teu login que penso que irá pedir e depois executa este comando

cat /etc/X11/xorg.conf

e com o telemovel ou algo do genero tiras uma foto e postas aqui, depois disso executa isto

sudo aticonfig --initial -f

vai-te pedir password portanto tens que escrever password (estas digamos a executar um comando como administrador do sistema) depois disso escreve

reboot

para reiniciares, ou sudo reboot se for preciso e diz se resolve alguma coisa

estou-te pedir a imagem porque caso isso nao resolva ao menos fica-se com uma ideia de como isso está configurado

tem aqui muita coisa detalhada http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Oneiric_Installation_Guide que serve de ajuda posso dar umas dicas para tentar resolver isso
 
Última edição:
mas chegaste a experimentar ligar por hdmi enquanto o elementaryOS funcionava? é que tens sempre uns drivers basicos da grafica instalados assim que instalas qualquer disto do linux, não é preciso como no windows de andar a procura de drivers para as coisas mais basicas (audio, grafica, placa de rede etc), mas pronto tenta ligares isso outra vez e se fores ter a linha de comandos, digitas o teu login que penso que irá pedir e depois executa este comando

cat /etc/X11/xorg.conf

e com o telemovel ou algo do genero tiras uma foto e postas aqui, depois disso executa isto

sudo aticonfig --initial -f

vai-te pedir password portanto tens que escrever password (estas digamos a executar um comando como administrador do sistema) depois disso escreve

reboot

para reiniciares, ou sudo reboot se for preciso e diz se resolve alguma coisa

estou-te pedir a imagem porque caso isso nao resolva ao menos fica-se com uma ideia de como isso está configurado

tem aqui muita coisa detalhada http://wiki.cchtml.com/index.php/Ubuntu_Oneiric_Installation_Guide que serve de ajuda posso dar umas dicas para tentar resolver isso

Boa tarde,

Depois de formatar e não instalar as drivers ATI consigo entrar e andar normalmente no OS, experimentei ligar o portátil por vga e imediatamente detectou o lcd mas por hdmi fica a imagem toda negra, experimentei ligar o portátil com o HDMI ligado ao LCD e realmente agora aparece-me o logo do Elementary mas depois desaparece e o menu de login aparece somente no portátil, quando reinicio ou faço shutdown o logo volta a aparecer novamente no LCD, de resto não consigo de todo fazer mirror ou fazer o display total através do LCD.

Estou a ver que não será necessário instalar então as drivers ATI como tu já tinhas referido, mas como é que conseguirei passar o display para a televisão?

Abraço e obrigado pela disponibilidade!
 
na dock em baixo clicas no simbolo nas definições de sistema, depois ecrãs, em princípio deve detetar os dois ecrãs e tem uma opção para espelhar ecrãs, agora não garanto que isto seja fixo, pelo menu da catalyst ate seria melhor mas por esta maneira tambem serve, se actualizaste pelo jockey (fiz o mesmo para as minhas drivers da nvidia) não percebo porque deu problemas
 
Só detecta quando ligo por VGA, por HDMI não, o estranho é o logotipo do elementary me aparecer no LCD mas somente quando inicio ou desligo o portátil, depois fica sem qualquer imagem...
 
mas ja experimentaste fazer o que disse? e já agora um aparte, estas a precisar do hdmi só por causa da imagem ou precisas do som? é que se for só pela imagem vga chega
 
mas ja experimentaste fazer o que disse? e já agora um aparte, estas a precisar do hdmi só por causa da imagem ou precisas do som? é que se for só pela imagem vga chega

Sim já experimentei, quando está ligado por HDMI não detecta 2 ecrãs, só mesmo por VGA. Precisava por imagem e som...

São estes pequenos pormenores que fazem com que volte sempre ao windows, no meu desktop nunca tive problemas a este nível... :/
 
os problemas resolvem-se, depende é de quanto tempo estás disposto a investir para resolver o problema hehe

por exemplo recentemente exprestaram-me uma televisao antiga pelo qual liguei por vga e o linux crashava-me sempre no login, depois de fazer alguma pesquisa descobri que existe um codigo (edid) que algumas televisões antigas fornecem as informações erradas (neste caso a televisão estava-me a fornecer uma resolução da qual ela não suportava), descobri isto lendo o log do boot que é um ficheiro que dá a informação dos componentes que o linux está a detetar do hardware presente na máquina e relatava esse problema, escrevi depois a pata no ficheiro /etc/X11/xorg.conf a resolução correta* e resolvi o problema
 
Última edição:
Boas, instalei os drivers ATI e mais uma vez devo estar a caminho de outra formatação, entra em tty e nem com startx nem ctrl-alt-f7 lá vai, crasha e só consigo reiniciar a máquina em "hardboot", desta vez criei uma liveusb antes para "não ficar a pé", conselhos?

Cumprimentos.
 
Back
Topo