Elementary OS Luna

Eu comparei o Nautilus e o Nautilus-Elementary previamente, nao era o Thunar; Eu usei durante algum tempo o Nautilus-Elementary em openSUSE 11.4 (GNOME2) e a cena é exactamente a mesma (ambos, Nautilus e Nautilus-Elementary em GTK2+); A nível de funcionalidade o Nautilus estava mais completo out of the box :)

O que queria mostrar em cima é que existem várias diferenças... Se arrancares um Nautilus num LXDE estas a carregar por detrás praticamente 1/3 do GNOME3, enquanto que o Thunar é GTK2+ e nativo, logo à partida já tem em memoria um maior numero de componentes, o que aparente ser mais rapido.

Num teste rapido em Fedora 17 que fiz agora, o arranque entre o Nautilus do GNOME3 e o Thunar (1.3.0) só apresenta uam diferença de 30ms... ;) Depois de arrancar é a mesma cena.
 
Não sendo developer.
Se percebo bem, se usar Nautilus em Gnome 3, tudo bem. Se usar fora, carrega 1/3 do Gnome 3. Faz sentido ter tantas dependências para ter que carregar tanta coisa?

Desculpem o Offtopic.
 
Até contava mas não quero alongar-me em off-topics. Se quiseres começar um tópico para discutir file-managers então discuto isso.

Se discutir um dos pontos de diferenciação de uma 'distro' perante as outras é off-topic, entao 99% deste tópico é off-topic... Não ? :)

Repara, a nível de gestão de sessão:
  1. gnome-settings-daemon (comum a todas?)
  2. window manager (comum a todas ? se bem que na shell está camuflado e arrasta o nautilus consigo)
  3. file manager
Por outras palavras, porque é que discutir um dos 3 componentes principais de um Desktop é off-topic?
 
O file manager a ser utilizado não é o nautilus-elementary. Em tempos sim, já foi esse o file manager de escolha deles, mas agora usam um fork do Marlin.

Tendo eles o seu próprio WM também, eu diria que se livraram de quaisquer rastos do Nautilus, mas posso estar errado.
 
Se discutir um dos pontos de diferenciação de uma 'distro' perante as outras é off-topic, entao 99% deste tópico é off-topic... Não ? :)

Repara, a nível de gestão de sessão:
  1. gnome-settings-daemon (comum a todas?)
  2. window manager (comum a todas ? se bem que na shell está camuflado e arrasta o nautilus consigo)
  3. file manager
Por outras palavras, porque é que discutir um dos 3 componentes principais de um Desktop é off-topic?

Pois, eu já não sei de nada. Levei uma infração no outro dia que até fiquei burro por isso agora não me arrisco.

Pá, eu gostei do Marlin porque era mais fléxivel que o Nautilus, em termos de features aproximava-se muito do Dolphin mas com um look Gnomish.
Quando eu digo isto, estou a falar na perspectiva do utilizador. Agora como evoluiu entretanto no Elementary OS não sei...
 
Experimentei uma daily build do Luna (28/06) em live USB, e devo dizer que estava mais rápido e fluido do que o meu Jupiter instalado de raiz :wow: Adorei os efeitos fluidos, e a qualidade da interface no geral!
 
Pois, eu já não sei de nada. Levei uma infração no outro dia que até fiquei burro por isso agora não me arrisco.

Uma infracção? Não percebi...

Pá, eu gostei do Marlin porque era mais fléxivel que o Nautilus, em termos de features aproximava-se muito do Dolphin mas com um look Gnomish.

O nautilus-elementary eu conheço minimamente e utilizei durante uns tempos; gostei, mas prefiro a 'real thing', o nautilus. Quanto ao marlin nunca perdi muito tempo de volta disso e continuo a dizer que os esforços que foram gastos no Marlin poderiam ter sido gastos em torno do Nautilus.

Muitos nunca passaram pelas primeiras releases do GNOME e o inicio do Nautilus, em que demorava uns 20 segundos a arrancar... Hoje em dia está muito mais evoluído, contas com milhentos plugins e extensões para tudo quanto é serviço, muitas vezes proprietários e que nao funcionam noutros clones do Nautilus. Só por isto jamais trocaria.
 
Por acaso achei muito bonito este OS. Mas kual a razão para mudar para este OS? Não da para jogar, drivers deve ser uma coisa complicada de encontrar, programas compativeis enfim deve ser mais uma guerra. certo?
 
Por acaso achei muito bonito este OS. Mas kual a razão para mudar para este OS? Não da para jogar, drivers deve ser uma coisa complicada de encontrar, programas compativeis enfim deve ser mais uma guerra. certo?

Errado... As razões para trocar são várias, não te posso enumerar todas, mas aqui vai as minhas favoritas, é completamente free e podes fazer o que quiseres com ele!

Isso do jogar já estás mais correto, embora esteja para sair o steam para Linux dentro de poucos meses, pensa-se que depois disso os jogos comecem a aparecer para Linux.

Drivers, normalmente as únicas drivers que terás de instalar serão as da placa gráfica, mas só se quiseres drivers proprietárias porque também são disponibilizadas drivers Open-Source que funcionam na maioria dos casos perfeitamente bem!

Programas, se existe para Windows também existe para Linux ou existe algo que faça o mesmo!

Agora se estas bem em Windows deixa-te estar que estás bem! :P
 
Soon...
journal.png

Schermata del 2012-07-26 21%3A33%3A39.png
 
Já usei a beta 1 e ainda estava muito verde, necessita ainda de muito trabalho.

Eu não percebo... passo a vida no IRC deles (#elementary-dev @ Freenode), e estou constantemente dentro de todos os assuntos deste desenvolvimento, e nunca vi nenhuma Beta 1 :P

O que há para já são daily builds e bastante instáveis. Podem colocar num Live CD e experimentar...

nao... repara q é gnome 3

Não, é Gala (A substituir o compiz) + Pantheon Shell (A substituir Gnome3 ou Unity ou outro qqer que se lembrem)...

Cá vem o velho do restelo :D

Para quem não conhece bem esta distro, o que tem de melhor que as outras?
Tinha ideia que Elementary era um conjunto de temas/icons/etc.

Mais uma vez, um sistema operativo pode ser bonito, como parece ser o caso, mas é prático?
Eu olho para os screens e vejo uma barra superior e uma dock inferior. Isto tira tanta "vertical" que jamais usaria uma configuração destas.
Fora isso, parece um Gnome 3, com uma dock e icons/imagens bonitas, mas um sistema operativo é muito mais que a beleza exterior.

Hum... tanta vertical? Dock com intellihide, e ficas só com a barra superior (Acesso a menu principal, sub-menus para messaging e controlo de som e outros, e as horas!)

Se isto usa muita vertical, o que dizer do Mac OS? Será que a Apple, com dezenas senão centenas de Designers de UX e "conselheiros de imagem" fizeram uma má decisão?

Quanto ao Sistema Operativo ser muito mais do que beleza exterior, foi talvez a única coisa acertada que disseste. O Design desta distro é só a ponta do icebergue, porque até o código é bonito de se ver! E para veres que tanto eu como os meus colegas (Principalmente o DanRabbit e o codygarver concordam plenamente contigo), aqui tens esta quote de quem pelo que li percebe do que está a falar:

À primeira vista sim, quem olha para o Elementary OS pode parecer que se trata apenas de um Ubuntu costumizado com uns temas GTK e de ícones e poucos mais. Mas na verdade a equipa por detrás do elementary tem estado a desenvolver uma série de aplicações com objectivo de substituír as actuais que vão de acordo com as especificações deles e as suas "guidelines" para o design.

Nesta próxima versão do elementary estão previstos
Pantheon - Shell (Aquilo que vêm na screenshot, apesar de a barra superior ter algumas semelhanças com a Gnome shell, não tem nada a ver com a mesma)
Gala - Window manager
Files (marlin) - Novo file manager para substituir o Nautilus
Noise - Novo player de música
Switchboard - Novo "painel de controlo" para o sistema - podem ver algumas mockups aqui http://switchboard-plugs.deviantart.com/gallery/#
Scratch - editor de texto estilo Gedit
Granite - framework elementary para construir aplicações
Plank - é um remake do Docky em Vala feito especialmente para o elementary que já suporta algumas coisas da API do Unity (por exemplo as badges e barras de progresso que aparecem nos ícones das apps)
pantheon-notify - substituto do notify-osd do ubuntu

Estes são só alguns dos projectos que me consegui lembrar, existem mais e certamente em versões mais distantes estão planeadas ainda mais alterações.

Um dos pontos positivos que encontro nestas aplicações é a consistencia em termos de design/UX das aplicações. Vê-se que foram todas feitas pela mesma organização e a pensar no mesmo sistema operativo (apesar de serem developers diferentes para cada uma delas).

Não digo que esta seja "a melhor distro de sempre", longe disso. Mas na minha opinião estão a tomar um rumo fantástico, principalmente para um projecto que há 2/3 anos atrás tratava-se, como já disseram, apenas de um tema de ícones.

Epa, estou ansioso pela release... Esta mesmo a ficar "no ponto"

Espera mais umas semaninhas. Poderás então instalar uma versão um bocadinho mais estável. Temos de ser pacientes, o que é bom demora a chegar.

Uma mensagem para o PMEM... A nova versão em desenvolvimento do Pantheon Terminal já tem corrigido o problema com a transparência, infelizmente não vai chegar ao Luna, apenas ao Luna + 1. Mas a barra de título já será preta...

---

Cumprimentos ;)
 
Última edição:
Executer se reparares o primeiro vídeo é de 2011, a versão do slingshot que vês é muito antiga e entretanto foi decidido mudar o design do slingshot para o que vês no segundo vídeo..
 
Não sei se é bug ou não mas agora o meu Luna nem tem o slingshot, aquele botão de "apps" no canto superior esquerdo simplesmente desapareceu.

Não te sei dizer, não tenho o eOS atualmente, nem sequer em VM.

Executer se reparares o primeiro vídeo é de 2011, a versão do slingshot que vês é muito antiga e entretanto foi decidido mudar o design do slingshot para o que vês no segundo vídeo..

Pessoalmente, preferia o do primeiro vídeo.
 
Farewell, Jupiter

A year and a half ago we released elementary OS Jupiter, our first foray into the world of operating systems. It was an incredible learning experience and caught the eye of a lot of people. We received many positive reviews and grew our userbase exponentially in the following months.

2011-06-15_01-12-27.png

In the time since then, we've been working on a new version, called Luna. It's been a long journey with massive changes. We've been building a new desktop environment, working on the OS with all of its apps and underlying technologies, and hammering out bugs to get the beta released. We're incredibly close.

With that said, Jupiter has fallen behind. It was an awesome achievement for us when we released it, but we no longer feel confident offering it up for download on our site. Being built from Ubuntu 10.10, it no longer receives security updates and is running outdated software. Newer software requires newer libraries that aren't compatible with Jupiter, meaning we're stuck.

Today, we're announcing that we are officially bidding farewell to Jupiter to make room for Luna. Along with the download page*, our current Answers system will be taken offline temporarily; it is designed to be a community-driven support system for the current release and will be brought back online for the release of Luna.

Jupiter will always hold a special place in our hearts as our first major effort. If you're still running Jupiter, hang in there; Luna isn't too far away.

* The download will still be available for historical purposes, but we strongly discourage using it on production machines.

Isto deve indicar que o Luna está aí à porta! :D
 
Back
Topo