Elementary OS Luna

medthumb_1024x768-pantheon.png



Hello, Luna Beta 1

Artigo e download em http://elementaryos.org/journal/luna-beta-1-released!
 
Não costuma experimentar respins de Ubuntu, mas fala-se tanto neste projecto, de como é diferente, que instalei numa máquina virtual.

Alguns pontos:

- Apesar da base ser Ubuntu, parte dos programas são únicos e mesmo algumas coisas que estão na parte da infraestrutura. Isto é, é algo mais único do que o comum respin.
- A nível visual está muito bem conseguido. Muito limpo e muito agradável aos olhos.
- Um dos bugs que estava a ter, da barra inferior não ficar centralizada depois de uma mudança de resolução, foi corrigido no dia seguinte à saída da beta. É bom ver as coisas a evoluirem em pouco tempo.
- Detesto a escolha de ter uma dock inferior com uma barra superior. Ocupa demasiado espaço vertical. Pelo menos, maximizando uma aplicação, fica por cima da dock. Menos mal.
- Retiraram o botão de minimizar. Enfim, estas escolhas para parecer "moderno" só estraga por completo a experiência. Não percebo porque retiram uma funcionalidade tão básica. Enfim....

Conclusão: Interessante no aspecto visual, tem aplicações novas que são interessantes. Retirar funcionalidades básicas é inaceitável.
A acompanhar visto ainda estarem numa beta de uma versão 0.2. Podem sair algumas ideias interessantes desta distro.
 
- Retiraram o botão de minimizar. Enfim, estas escolhas para parecer "moderno" só estraga por completo a experiência. Não percebo porque retiram uma funcionalidade tão básica. Enfim....

É uma das poucas coisas com a qual eu não concordo no Elementary OS. Acho que dá bastante jeito ter todos os botões onde é suposto que estejam. Não que seja algo que não se resolva, mas pronto.

Relativamente ao restante... este é um Ubuntu que eu não me importaria de utilizar. No entanto, vou continuar com o meu fiel amigo Arch.
 
Boas,

Sou um developer do elementary OS. Antes de mais, gostava de dizer que fiquei fascinado com a reação que a comunidade Portuguesa do Zwame teve ao elementary OS.

Somos poucos programadores (nem 10, sendo que à volta de 5 ativos) e temos muitos bugs para corrigir (https://launchpad.net/elementary/+milestone/luna-beta2). Programamos principalmente em Vala que é fácil de aprender e adorávamos ajuda. Apareçam no #elementary-dev no irc.freenode.net se estiverem interessados em ajudar.

Em relação ao file manager, vi que houve aí muita discussão... Forkamos o Marlin e assim nasceu o Pantheon Files (instalado sob o nome de Files) que é agora o file manager padrão do elementary OS.

O Beta 1 já saiu e foi um sucesso na comunidade, mais de 10000 downloads e uma review muito positiva do webupd8. Mas com mais de 100 bugs, o Beta 2 pode demorar mais uns meses.

Cumprimentos
 
Boa sorte para a continuação do Projecto.
Luna OS foi o OS mais bonito que até hoje me passou pelas mãos.
Melhor é que conseguiram unir funcionalidade à beleza.

:)
 
Boa sorte para a continuação do Projecto.
Luna OS foi o OS mais bonito que até hoje me passou pelas mãos.
Melhor é que conseguiram unir funcionalidade à beleza.

:)

X2! Tenho usado o Luna como SO principal e tá "quase perfect"

Faltam-lhe algumas coisas, principalmente no Files, umas correções de bugs, e fica no ponto ;)

Parabens
 
Experimentei numa vm esta distribuição e gostei bastante do que vi. Achei um pouco limitada em personalização da dock e menus, mas pode ser falha minha. Mas fiquei curioso e espero ver mais festa distribuição.

Uma pergunta para quem sabe mais desta distribuição: é baseada em Ubuntu, mas inclui tralhas do Ubuntu e aquelas apps específicas da canonical com código fechado?
 
Não. Vem limpo, limpo, limpo. Traz o Centro de Software do Ubuntu mas o resto são aplicações escolhidas a dedo pela equipa do Elementary OS.
 
Boas,

Sou um developer do elementary OS. Antes de mais, gostava de dizer que fiquei fascinado com a reação que a comunidade Portuguesa do Zwame teve ao elementary OS.

Somos poucos programadores (nem 10, sendo que à volta de 5 ativos) e temos muitos bugs para corrigir (https://launchpad.net/elementary/+milestone/luna-beta2). Programamos principalmente em Vala que é fácil de aprender e adorávamos ajuda. Apareçam no #elementary-dev no irc.freenode.net se estiverem interessados em ajudar.

Em relação ao file manager, vi que houve aí muita discussão... Forkamos o Marlin e assim nasceu o Pantheon Files (instalado sob o nome de Files) que é agora o file manager padrão do elementary OS.

O Beta 1 já saiu e foi um sucesso na comunidade, mais de 10000 downloads e uma review muito positiva do webupd8. Mas com mais de 100 bugs, o Beta 2 pode demorar mais uns meses.

Cumprimentos

E é preciso falar com quem para se poder ajudar =) ? eu nunca aprendi a programar em Vala mas não ha de ser mt dificil ;)
 
será que este SO corre num Tecra A3 normalmente ou vai arrastar-se?
Sepcs:

Toshiba Tecra A3 Specs

Intel Pentium M 730 1.60 GHz (2MB L2 cache, 533MHz FSB)
15.0" XGA (1,024 x 768) Screen
256MB PC2700 SDRAM DDR333
40.0 GB Hard Drive (4200 RPM)
Intel Graphics Media Accelerator with up to 128MB shared Memory
DVD/CD-RW
Intel PRO/Wireless 2200BG (802.11 b/g)
3 USB 2.0 ports, Parallel port, FireWire port, Infrared port, Serial port, S-Video out

estas especificações são as originais,mas o que tenho já tem 1 gb ram e um disco de 120 gb.
 
Vai-se arrastar.

Edit: Só vi agora que tens 1GB de ram, melhora, mas mesmo assim vai ficar algo lento.

E queres uma distro que tem barra inferior e superior num ecrã 1024?
 
Queria experimentar outro SO, no Ubuntu não vou a bola com o unity!
gostei do aspeto deste dai a minha pergunta.
Então para um portátil com esta configuração qual a distro mais indicada?
 
Tenho andado a testar o Luna Beta 1 e estou a adorar.
Para um ex OSX user, é muito bom e próximo do que usava.

Em principio será o meu SO principal, uma vez que o Windows 8 do meu novo portátil nao me satisfaz.

Para muitos a distro pode vir demasiado limpa uma vez que vem com pouquissimas apps, mas eu prefiro assim. Só não apoio a escolha de browser\email, seria melhor optar pela stack Mozilla por exemplo.
 
Última edição:
Eu consigo correr bem o live CD, mas quando instalo tudo o que obtenho é um ecrã preto. :( Talvez me preocupe com isto quando o SO deixar de ser beta.
 
O que me aconteceu quando instalei foi semelhante. Obtive apenas uma CLI. No entanto, voltei a instalar mas desta vez sem fazer actualizações ao longo da instalação e apenas as fiz depois de já estar tudo a funcionar. Correu bem.
 
Mais alguém teve problemas a instalar o último ISO numa VM? Não consigo instalar nem sequer correr como liveCD.. Dá-me um erro de qualquer coisa relacionado com um vmlinuz ou coisa parecida (não tenho agora aqui ao pé para confirmar....)
 
Back
Topo