Elementary OS

never die

Power Member
Elementary OS "Isis" is the next iteration of the famous operating system that swooped everyone off their feet with some amazing looks and a new desktop concept.
The first details about the new version have been revealed and it is going to be one of the most beautiful Linux distributions in the world.

More here with video.

Adoro pela sua simplicidade, que venha depressa...
 
Última edição pelo moderador:
Instalei esta distribuição (versão Luna) no PC dos meus pais para substituir o XP, e é impressionante a facilidade com que eles se adaptaram à mesma. E mexe-se muito bem num portátil com 8 anos.
 
Actualmente tenho andado mais afastado de Linux porque mudei de portátil e ando a montar um desktop, mas a versão anterior foi das melhores distro linux que testei nos últimos tempos.

Quando é que este "Isis" sai mesmo? :D


EDIT:


Já li no link (Verão 2014), pode ser que saia uma beta antes.
 
Última edição:
Sim também gostei bastante do Luna, muito rápido até mesmo no netbook que tenho na assinatura. Foi uma das distros que melhor correu aqui com efeitos todos xpto.

O Isis parece bem encaminhado se bem que está muito parecido ao Luna, tendo só as janelas mudado estilo Gnome 3.12. Vamos lá ver o que eles tem mais preparado para esta distro.
 
Sim, em termos de look and feel é de momento o "pinnacle" do que se faz em Linux. Pena não ter um release cycle mais frequente e previsível. Mas para quem use Ubuntu LTS e queira um look melhore, é questão de esperar mais uns meses.
 
Mais informações em português aqui, ou no launchpad isis. Download da versão unstable aqui, para quem quiser testar.

Essa unstable já chegou a beta? É que a avaliar pelo Luna que instalei quando saiu a beta, conseguia ser mais estável e agradável de usar que muitas releases finais.

Entretanto e já que ando de volta disto vou já preparando aqui uma partição, quem está a usar este Isis pode confirmar quantos GB ocupa a instalação?
 
Devo ser das poucas pessoas que não gosta do interface de OS X. Muito limpo, mas muito pouco funcional a meu ver.

Estive a ver o video e a mim esta distro não me diz nada. Já experimentei também a versão anterior e é bonita, mas não me vejo a usa-la.

Tenho pena que no mundo Linux veja-se como objectivo a copia de outros produtos e com isso se tente ganhar popularidade. Acho que quem gosta de OS X fica mais bem servido com o original, ainda por cima sendo também um *nix.
 
Não concordo Nemesis. Podes espreitar no post das apresentações e verás muitos desktops com barra superior e dockbar. É óbvio que é uma questão de gosto e adaptação. Mas mais que isso e posso falar pelo Luna, é realmente estável e rápido, mesmo em hardware antigo.
Quanto a ter-se o osx, tal só é possível com hardware específico, algo que não acontece com o elementary :P
 
Não concordo Nemesis. Podes espreitar no post das apresentações e verás muitos desktops com barra superior e dockbar. É óbvio que é uma questão de gosto e adaptação. Mas mais que isso e posso falar pelo Luna, é realmente estável e rápido, mesmo em hardware antigo.
Quanto a ter-se o osx, tal só é possível com hardware específico, algo que não acontece com o elementary :P

Eu sei. Há muitas pessoas que gostam de uma dock na parte de baixo e uma barra superior. Especialmente em portáteis, acho péssimo. A dock em baixo pouco uso tem e em vez de se trabalhar com as janelas, tem que se aceder sempre à barra superior. Tudo ocupa muito espaço e é pouco utilizado.
Se bem me lembro, quando experimentei, não tinha a opção de minimizar. O Gnome também já fez isso (e muitas mais) e não percebo a ideia de retirar opções aos utilizadores.

A meu ver, as pessoas acham esta e outras distros (e OS X) tão bonito e tão fluido, que depois não percebem que fazem concessões a nível de usabilidade para manterem o "look".
É como quem vai de saltos altos para jogar à bola.

Outro problema é que acho que Linux perde valor ao copiar outros ambientes de trabalho. OS X e Windows especialmente. Porquê usar a cópia quando se pode ter o original?

Oi então......estou velho. Talvez seja isso. :) Não quero estragar a festa a ninguém.
 
Pois eu também não concordo com o Nemesis. ;)

Este Elementary OS permite algo que antes não se tinha em praticamente qualquer hardware, simples e intuitivo e não acho que seja por copiar OSX que se valorize menos, pelo contrário, nas distros Linux o que há mais são distros a copiar-se umas às outras não trazendo rigorosamente nada que realmente o justifique, ao contrário desta.

Gostos não se discutem claro, mas aquilo que Elementary OS se propõe a fazer fá-lo bem que é replicar uma experiência de utilização bem conhecida, algo que para mim deve ser valorizado e não o contrário.
 
A meu ver, as pessoas acham esta e outras distros (e OS X) tão bonito e tão fluido, que depois não percebem que fazem concessões a nível de usabilidade para manterem o "look".

Neste ponto acho que estás a ser um bocado injusto. Todas estas distribuições e ambientes de trabalho têm em vista a usabilidade. Citando da página do elementary OS: "elementary is crafted by designers and developers who believe that computers can be easy, fun, and gorgeous. By putting design first, we ensure we're not compromising on quality or usability". É óbvio que isto não é consensual, e em parte depende do hábito e das necessidades de cada um.
 
O que me chateia nestas distribuições todas (e quase todas do linux) é que um simples aumentar do scroll do rato não é possível de fazer de modo simples e eficaz como no windows...
 
É promissor mas só vendo.

Com a última versão sofria de uma porrada de bugs e acabei por ter que ir para Ubuntu Gnome para ter algo estável...

Mas era facilmente a distro Linux mais bonita, em segundo lugar sendo o gnome, imo.
 
Back
Topo