Elementary OS

Boas pessoal, Neste momento tenho um Toshiba L650D e ultimamente tenho lido bastante sobre o linux e as suas maravilhas de performance.
Uma coisa que me deixa descontente sobre o Windows é que tenho que formatar de X em X tempo para o sistema repor a sua velocidade e performance, mas sou obrigado a tê-lo porque preciso de correr programas que não estão disponíves noutros sistemas operativos.
A questão que vos trago é: é possível instalar uma distro (ElementaryOS) em dual boot com Windows7, ter 3 partições (1 Windows, 1 Linux e 1 Ficheiros Pessoais) em que a última é partilhada entre os dois SO? É possível fazer isto sem ter que formatar o Windows? Como se portará o portátil com o Dual Boot? Vai demorar muito a arrancar? Vai se arrastar? Como será o assunto das drivers para internet, bluetooth e afins?
 
Última edição:
Podes ter dual-boot como dizes, sem precisar de formatar o Windows, tens de retirar um espaço das partições que tens para dar lugar ao Linux e depois pedir para instalar nessa zona. O Dual-boot não faz o portátil ficar mais lento ou rápido no boot ou poderá estragar algo, simplesmente quando o pc inicia tens um menu que te permite escolher o SO a entrar. Em termos de drivers em principio ficará tudo instalado, talvez tirando a placa wireless (que se resolve facilmente) e a placa gráfica (que também é resolvido facilmente).

Podes testar um live usb do Elementary ou outra Distro e ver se tudo funciona do teu agrado e depois partir para a instalação.
 
Podes ter dual-boot como dizes, sem precisar de formatar o Windows, tens de retirar um espaço das partições que tens para dar lugar ao Linux e depois pedir para instalar nessa zona. O Dual-boot não faz o portátil ficar mais lento ou rápido no boot ou poderá estragar algo, simplesmente quando o pc inicia tens um menu que te permite escolher o SO a entrar. Em termos de drivers em principio ficará tudo instalado, talvez tirando a placa wireless (que se resolve facilmente) e a placa gráfica (que também é resolvido facilmente).

Podes testar um live usb do Elementary ou outra Distro e ver se tudo funciona do teu agrado e depois partir para a instalação.

A) Utilizadores novos DEVEM DE TOMAR ESPECIAL ATENÇÃO ÁO PARTICIONAMENTO para não mandarem por engano formatar a partição do windows, e dizerem á posteriori que linux é mau e devia de arder numa fogueira porque apagou os ficheiros.
B) Quanto mais no fim do disco for a leitura, mais lenta é. Não se deve de meter linux no fim, deve-se de meter no inicio junto do windows(1º terço do disco), e os ficheiros eventualmente ficam no fim.
C) Visto que o portatil do user tem grafica AMD, eu deixaria a driver OSS (default), a ultima coisa que novatos querem é andar á pancadaria com a Catalyst.
D) Eu acho que vale a pena esperar pela nova release. Já muita coisa melhorou MUITO. Não custa muito esperar um mês ou dois por mais 50% de performance grafica, e menos 30% de problemas(*)
*Dados infundados, experiencia propria :b

Cumps
 
A) Utilizadores novos DEVEM DE TOMAR ESPECIAL ATENÇÃO ÁO PARTICIONAMENTO para não mandarem por engano formatar a partição do windows, e dizerem á posteriori que linux é mau e devia de arder numa fogueira porque apagou os ficheiros.
B) Quanto mais no fim do disco for a leitura, mais lenta é. Não se deve de meter linux no fim, deve-se de meter no inicio junto do windows(1º terço do disco), e os ficheiros eventualmente ficam no fim.
C) Visto que o portatil do user tem grafica AMD, eu deixaria a driver OSS (default), a ultima coisa que novatos querem é andar á pancadaria com a Catalyst.
D) Eu acho que vale a pena esperar pela nova release. Já muita coisa melhorou MUITO. Não custa muito esperar um mês ou dois por mais 50% de performance grafica, e menos 30% de problemas(*)
*Dados infundados, experiencia propria :b

Cumps

A minha dúvida reside no particionamento. Eu tenho uma partição com 232GB para o Windows e outra com 232Gb para ficheiros pessoais (grande parte ocupada por filmes). Estaria a pensar em tirar 80GB da última para o Linux. Será suficiente para uma utilização normal? Não sou pessoa de jogar ...

Outra questão é: A partição de ficheiros pessoais fica partilhada entre os dois SO? Ou seja posso ter um ficheiro excel em que abre no windows ou no linux?

Quanto a performance, como se portará o Elementary no i5 e 4Gb de ram?

Se eu criar a liveUSB com o Rufus, alterar na BIOS o arranque e fizer Try ElementaryOS, quando desligar e tirar a pen o Windows arranca normalmente?
 
A minha dúvida reside no particionamento. Eu tenho uma partição com 232GB para o Windows e outra com 232Gb para ficheiros pessoais (grande parte ocupada por filmes). Estaria a pensar em tirar 80GB da última para o Linux. Será suficiente para uma utilização normal? Não sou pessoa de jogar ...

Outra questão é: A partição de ficheiros pessoais fica partilhada entre os dois SO? Ou seja posso ter um ficheiro excel em que abre no windows ou no linux?

Quanto a performance, como se portará o Elementary no i5 e 4Gb de ram?

Se eu criar a liveUSB com o Rufus, alterar na BIOS o arranque e fizer Try ElementaryOS, quando desligar e tirar a pen o Windows arranca normalmente?

Sim 80GB chega perfeitamente.
Tu conseguirás aceder à partição NTFS e FAT(s) em linux e ler/escrever ficheiros nas mesmas, mas no windows não conseguirás aceder ás partições EXT4 sem software adicional.
Chega perfeitamente.
Sim, as liveUSB funcionam sempre apenas na pendrive, tudo o que faças no sistema (desde que não mexas no particionamento do teu disco interno) irá ser revertido assim que removeres a pendrive e reiniciares o PC.
 
Desculpa a persistencia mas gostava de esclarecer tudo e aprender obviamente.
Se o que li sobre as formataçoes estiver correcto (e eu nao fizer confusao lol) pelo linux serei capaz de escrever na partiçao destinada aos ficheiros tipo fotos e nos windows tambem mas nao serei de capaz de aceder a particao do linux atraves do windows. E isso?

E se instalar o chrome enquanto testo a distro pela liveusb, quando a retirar ira estar o windows intacto.
 
Desculpa a persistencia mas gostava de esclarecer tudo e aprender obviamente.
Se o que li sobre as formataçoes estiver correcto (e eu nao fizer confusao lol) pelo linux serei capaz de escrever na partiçao destinada aos ficheiros tipo fotos e nos windows tambem mas nao serei de capaz de aceder a particao do linux atraves do windows. E isso?

E se instalar o chrome enquanto testo a distro pela liveusb, quando a retirar ira estar o windows intacto.

Sim, serás capaz de escrever na partição que tiveres destinada aos ficheiros desde que tenhas a partição num formato compativel entre os dois sistemas operativos, e sim, podes tambem aceder à partiçao do linux através do windows, tal como o ThePirate te disse.
Se instalares o chrome ou outro qualquer software enquanto estiveres a correr a distro pelo modo live, quando a retirar tudo ficará como estava, e no windows estará tudo igual, desde que nao mexas em partiçoes do windows, tal como o ThePirate te disse tambem.
 
A razão para a alteração do nome, tem que ver com o grupo islâmico ISIS:

Why the change?

While Isis worked well, there is currently an active militant group in Iraq and Syria commonly known as "ISIS" (Islamic State in Iraq and Syria).
Elementary obviously has no ties to that group—and we don't think people will get us confused—but we want to both recognize the ongoing turmoil and choose a less controversial name.

Freya is a Norse goddess of love and beauty. As we push our design forward, a goddess associated with beauty makes a lot of sense. And evoking the powerful emotion of love is always
a good thing! Another two-syllable name rolls off the tongue and Freya is less commonly used than other options.
 
isso pelo livecd em todas as distribuições costuma ter 3 tipos de opção, experimentar a distribuição, instalar a distribuição, seguir para o disco rigido (isto é deixa de ler o dvd/usb e passa o boot para o disco isto é arranca o windows caso seja o unico sistema operativo instalado no disco)

depois de instalada a distribuição do linux existe um gestor de boots que se chama grub, basicamente analisa o que tens instalado no disco, organiza e sempre que inicias o pc aparece uma listagem de sistemas operativos e escolhes o que queres iniciar, isto é tudo feito automatico depois de instalares ubuntu, elemantaryos ou qualquer outra distribuição não te precisas de preocupar com isto

em relação às partições ha guias que explicam como fazer manualmente, basicamente desde que não formates as partições ntfs (windows) não irás ter problemas hehe, o gparted é uma ferramenta solida nunca tive problemas em redimensionar partições

em termos de perfomance é excelente, em termos visuais é a distro mais apelativa Out of the box (isto é assim que acabas de instalar) e este freya promete ainda mais em relação a esses 2 pontos
 
Fiz uma live usb com o LiLi. Usei uma pen de 1Gb, pus 120Mb de persistência e arranquei a pen.
Correu tudo bem e consegui fazer Try Elementary OS. Porém quando estava a entrar na rede de wi-fi a distro encravou (só mexia o rato) e tive que desligar o pc.
Quando tento correr outra vez ele não deixar experimentar. Fica tudo em black screen.

É normal só deitar testar 1x?
 
Fiz uma live usb com o LiLi. Usei uma pen de 1Gb, pus 120Mb de persistência e arranquei a pen.
Correu tudo bem e consegui fazer Try Elementary OS. Porém quando estava a entrar na rede de wi-fi a distro encravou (só mexia o rato) e tive que desligar o pc.
Quando tento correr outra vez ele não deixar experimentar. Fica tudo em black screen.

É normal só deitar testar 1x?

Não, não é normal e arriscaria em desculpabilizar o computador. Deve de ter sido algo escrito da Pen que não devia.
Quando ao encravar, é provável que:
- Sem espaço no disco (que deve de ser simulado na RAM quando se carrega o live)
- Grafica nvidia + driver oss. É comum tais coisas acontecerem em Gnome (o pantheon é um derivado).
Mas ainda assim pode não ser nenhum dos dois. Só vendo.
Tenta refazer a pen ou experimentar outra.
 
Não, não é normal e arriscaria em desculpabilizar o computador. Deve de ter sido algo escrito da Pen que não devia.
Quando ao encravar, é provável que:
- Sem espaço no disco (que deve de ser simulado na RAM quando se carrega o live)
- Grafica nvidia + driver oss. É comum tais coisas acontecerem em Gnome (o pantheon é um derivado).
Mas ainda assim pode não ser nenhum dos dois. Só vendo.
Tenta refazer a pen ou experimentar outra.

Eu estou a postar a evolucao da aprendizagem no topico da versao Luna.
Se puderes passar por la a dar umas dicas ficava agradecido.
 
Elementary OS ‘Freya’ Beta 2 Released

The second beta release of elementary OS ‘Freya’ is now available for download, and arrives some six months after the first beta was released to much excitement.

Although not yet considered stable enough for regular desktop use — as such do install with caution — the latest development milestone of the attractive Ubuntu-based Linux distribution comprises more than 600 bug fixes and a wealth of package updates, including a notable bump to GTK 3.14.

Those of you who do jump in to test you’ll also find several new and updated apps, an improved multitasking experience, icon theme tweaks and (in what will please many) UEFI/Secure Boot support. There are also new settings panes for configuring the behaviour and frequency of ‘Notifications’ and setting up/adjusting the built-in ‘Firewall’.

Other notable changes in this release over earlier betas include new Calculator and Video apps, which help bring basic functionality up-to-spec. Updates to the Calendar, Photos and ‘Switchboard’ system settings apps add more finesse to elementary’s in-house roster of apps.

elementary Freya Beta 2 is a free download available from the elementary beta website. If you give it a whirl let us know what you think of it in the comments below.

http://www.omgubuntu.co.uk/2015/02/elementary-freya-beta-2-released

geary-750x463.jpg


http://beta.elementaryos.org/
 
Back
Topo