1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[eletricidade] comutações

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Koncaman, 5 de Setembro de 2005. (Respostas: 9; Visualizações: 3718)

1. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

boas pessoal, pode parecer um pouco descontextualizado do forum, mas tenho alguma urgencia nisto e gostava de perguntar a alguém, acredito que haja aqui alguém que me possa ajudar.

é o seguinte, certamente que voces, em vossas casas têm uma ou duas lampadas que acendem ou apagam em varios interruptores, ora bem, eu quero acender duas lampadas (tivemos a abrir a cave/garagem da casa, e tenho estado a preparar a instalação eletrica, e não queria chamar um eletricista por causa disto) atravez de 2 interruptores.
    basicamente é para poder acender as lampadas quando entro pela porta da garagem, e para as desligar quando subir as escadas, e como as portas estão um bocado longe umas das outras, ainda é tempo de mais a andar às escuras.

portanto, precisava que, alguém que saiba, me exlicasse como fazer isto, com desenho era o ideal. se calhar ate é uma coisa basica, mas pronto, não to a dar com isto sozinho.

obrigado

2. caprr

caprr Power Member

espero que seja iosto que queres...
    foi feito em cima do joelho, desculpa a falta de rigor e qualidade....
    vais a uma drogaria e pedes dois comutadores de escada. atençao q n sao interruptores normais.

edit: so agora vi q sao duas lammpadas. basta ligá-las em paralelo, ou seja os terminais das duas lampadas ficam ligados entre si.

3. Koncaman

ya, as lampadas era na boa, lol

eh pa obrigadão! eu pensava realmente que eram interruptores normais, mas assim ta explicado ;)

4. caprr

caprr Power Member

cometi ai uma calinada enorme. a fase deve de ir aos interruptores e o neutro á lampada...( norma de segurança)

5. Koncaman

é o que eu costumo fazer, não curto muito apanhar esticões a trocar lampadas, quando o interruptor ta desligado ;)

6. dt3ft

dt3ft Power Member

tb fizeste outra calinada grande no desenho
    o sinal do enterruptor vem do lado direito (ao que no esquema chamaste fase) que dps comuta entre os dois fios que vao para o outro terminar.. fechando assim o circuito
    da maneira como fizeste nunca fecha =XXXX

mas tipo.. a ideia está correcta :)

7. caprr

caprr Power Member

era so ter feito um flip ao switch

8. Koncaman

ja ta a funcionar ;) :D

9. UNDERKAOS

UNDERKAOS Power Member

fartei me montar cenas dessas e ja nem me lembrava :)

10. timber

timber Zwame Advisor

Se precisares mais um no meio dos dois comutadores de escada pede um inversor :D

Partilhar esta Página