[eletricidade] comutações

Koncaman

Utilizador Saloio
boas pessoal, pode parecer um pouco descontextualizado do forum, mas tenho alguma urgencia nisto e gostava de perguntar a alguém, acredito que haja aqui alguém que me possa ajudar.

é o seguinte, certamente que voces, em vossas casas têm uma ou duas lampadas que acendem ou apagam em varios interruptores, ora bem, eu quero acender duas lampadas (tivemos a abrir a cave/garagem da casa, e tenho estado a preparar a instalação eletrica, e não queria chamar um eletricista por causa disto) atravez de 2 interruptores.
basicamente é para poder acender as lampadas quando entro pela porta da garagem, e para as desligar quando subir as escadas, e como as portas estão um bocado longe umas das outras, ainda é tempo de mais a andar às escuras.

portanto, precisava que, alguém que saiba, me exlicasse como fazer isto, com desenho era o ideal. se calhar ate é uma coisa basica, mas pronto, não to a dar com isto sozinho.

obrigado
 
espero que seja iosto que queres...
foi feito em cima do joelho, desculpa a falta de rigor e qualidade....
vais a uma drogaria e pedes dois comutadores de escada. atençao q n sao interruptores normais.





edit: so agora vi q sao duas lammpadas. basta ligá-las em paralelo, ou seja os terminais das duas lampadas ficam ligados entre si.
 
tb fizeste outra calinada grande no desenho
o sinal do enterruptor vem do lado direito (ao que no esquema chamaste fase) que dps comuta entre os dois fios que vao para o outro terminar.. fechando assim o circuito
da maneira como fizeste nunca fecha =XXXX

mas tipo.. a ideia está correcta :)
 
dt3ft disse:
tb fizeste outra calinada grande no desenho
o sinal do enterruptor vem do lado direito (ao que no esquema chamaste fase) que dps comuta entre os dois fios que vao para o outro terminar.. fechando assim o circuito
da maneira como fizeste nunca fecha =XXXX

mas tipo.. a ideia está correcta :)


era so ter feito um flip ao switch
 
Back
Topo