Eletricidade Estática - Twilight Zone (episódio 2)

Sox

Power Member
Ora bem... muitas coisas estranhas acontecem-me com o meu MBP.

Desta vez tenho "visto" muita eletricidade estática por causa do MBP... o problema é que não é só em mim, é também nas outras pessoas.

Já soube dos choques que várias pessoas apanharam, nunca me aconteceu nada disso. O que me aconteceu foram três episódios diferentes, mas já por várias vezes. Todos eles em comum têm o facto de estar sentado no sofá com o Mac e com o cooler (acho que de alumínio) ao colo.

1º episódio: Estou com o mac em cima do cooler ao meu colo (como referi), quando a minha namorada me toca com a mão e sente electricidade estática.

2 episódio: Estou na mesma sentado, quando a minha namorada sente electricidade estática no meu cão, o meu lindo rottweiller :p (aqui eu não fui interveniente...).

3 episódio: Estou (again) com o mac ao colo quando toco na minha namorada e sinto electricidade nela.

Em resumo, a electricidade não só passa para mim mas também para as pessoas/animais à minha volta. Não são sentidas apenas por mim (que estou em contacto directo com o Mac) mas pelos outros.

O variável comum nestes três episódios é o facto do mac estar ao meu colo, quando o coloco noutro lado deixo de sentir a electricidade estática. Não percebo nada de electricidade, mas isto não fará mal? Haverá alguma maneira de evitar que isto aconteça?
 
se vestires roupa de latex e usar luvas duvido que isso volte a acontecer ;)
mas deve ser realmente chato que isso aconteca
 
Ultimamente tem sido pior pois tem havido tempo bem mais seco. Quando o tempo é seco, a permitividade do ar diminui, há menos interferências, e os "choques" são mais frequentes (espero não ter dito nenhuma asneira :/)

Com o meu computador nunca tive problemas (sendo de plástico, também... :rolleyes:). É para aprenderes a não comprar um belíssimo computador com case em alumínio! :P
 
mas tens o mbp ligado à corrente quando isso acontece?
se sim, verifica se tens terra na tomada que estás a usar (acho que pode ser disso...)


btw, a tua namorada também parece ser um factor constante... às tantas... :P
 
Sim...acho que terás de arranjar maneira de "descarregar" a electricidade estática da tua namorada :D. A culpa definitivamente não é do MBP ihihihihih.

Falando sério, com o tempo seco nota-se bem a electricidade estática. Pessoalmente apanhava frequentemente choques com a porta do carro (viver no estrangeiro sem carro permitiu acabar com essa externalidade negativa :-D).
 
A única coisa comum que eu vejo nessas situações é a tua namorada... não será alguma roupa de sintéticos que ela estava a usar nesses dias?
 
[PT]latrine;1806853 disse:
A única coisa comum que eu vejo nessas situações é a tua namorada... não será alguma roupa de sintéticos que ela estava a usar nesses dias?

Os episódios aconteceram em dias diferentes, com roupas diferentes... sintéticos não é coisa que se use cá por casa, pelo menos só se for algo disfarçado, mas não me parece.

Não tinha reparado que ela também era uma variável comum nestes três episódios (será que a solução é trocar de namorada?lol), mas acho que o problema não é dela (que por acaso foi quem me chamou à atenção do facto, assustada, coitada!), e sim do raio do MBP.

O Mac está ligado à corrente... tenho de ver essa cena da "terra" (como disse, pouco percebo desses termos... 8|) para ver se isto melhora. Não é que me incomode, mas faz-me uma certa confusão saber que tenho electricidade a passar por mim e a chegar às outras pessoas.
 
Ora bem... muitas coisas estranhas acontecem-me com o meu MBP.

Desta vez tenho "visto" muita eletricidade estática por causa do MBP... o problema é que não é só em mim, é também nas outras pessoas.

Já soube dos choques que várias pessoas apanharam, nunca me aconteceu nada disso. O que me aconteceu foram três episódios diferentes, mas já por várias vezes. Todos eles em comum têm o facto de estar sentado no sofá com o Mac e com o cooler (acho que de alumínio) ao colo.

1º episódio: Estou com o mac em cima do cooler ao meu colo (como referi), quando a minha namorada me toca com a mão e sente electricidade estática.

2 episódio: Estou na mesma sentado, quando a minha namorada sente electricidade estática no meu cão, o meu lindo rottweiller :p (aqui eu não fui interveniente...).

3 episódio: Estou (again) com o mac ao colo quando toco na minha namorada e sinto electricidade nela.

Em resumo, a electricidade não só passa para mim mas também para as pessoas/animais à minha volta. Não são sentidas apenas por mim (que estou em contacto directo com o Mac) mas pelos outros.

O variável comum nestes três episódios é o facto do mac estar ao meu colo, quando o coloco noutro lado deixo de sentir a electricidade estática. Não percebo nada de electricidade, mas isto não fará mal? Haverá alguma maneira de evitar que isto aconteça?


Descalça os sapatos e as meias. :D
 
epah... a minha tem 3 pernes, logo, deve ter terra...
mas já vi algumas sem terra, de facto.

mas não sei como são as dos Macs, por sugeri essa hipótese, mas foi só sugestão ;)
 
Por acaso ainda a semana passada estive um dia inteiro com um Macbook Pro e usei-o exclusivamente no colo e não apanhei choques nenhuns e não fiquei com electricidade estática. Isso depende de pessoa para pessoa.
Conclusão: o defeito não é obviamente no Mac, é da pessoa.:biglaugh::biglaugh:
 
É o que se pode chamar de "relação electrizante" :-D

Em relação à electicidade a passar pelo corpo não te preocupes, o corpo humano é um bom condutor. No outro dia por curiosidade experimentei agarrar num fio que tava ligado a um circuito que debitava som e com a outra mão agarrar um jack duma coluna e ai está.... a coluna dava o devido som.

O chato nisso é mesmo os choques, talvez consigas resolver isso desmagnetizando a caixa do portátil, não sei bem como mas experimenta por uma chapa de metal em contacto com a caixa do portátil e ve se continua a acontecer. Se deixar de acontecer já sabes qual é o problema.
 
Última edição:
Para desmagnetizar a case do portátil o melhor é encostar aquelas chaves ''busca polos'' que quando detectam eletricidade acendem uma lampada.
 
Conclusão: o defeito não é obviamente no Mac, é da pessoa.:biglaugh::biglaugh:

Para ti Peidina :205:

[Fanboy On]
Mais vale ter um MBP e passar por estas coisas todas do que ter uma princezinha branca (aka Macbook) que mais parece um frigorífico :lol:
[Fanboy Off]

Vou tentar ver essa cena da desmagnetização. Obrigado pelas dicas... as conclusões a que cheguei:

1)Passo a usar um daqueles fatos tipo sádo-masoquistas e com as devidas luvas de latex a combinar

2)Troco de namorada...

3)Troco de Mac.

Já que pelos vistos não faz mal à saúde, acho que vou mesmo ter que aprender a viver com isto...
 
Julgo que também resulta usares um íman.... É uma questão de tentares.

Mas já agora, por curiosidade, se testares podias depois ai escrever se obtiveste resultados.
 
Já me aconteceu o mesmo.
Quando aconteceu, foi no inverno, quando o tempo está frio e os dias menos húmidos.
Acho que aconteceu nem meia dúzia de vezes. Isto, em quase um ano, é uma boa média ;)
Não creio que seja um defeito do Mac mas sim um conjunto de situações que, quando ocorrem em simultâneo, levam a que possam ocorrer descargas. Claro que um dos factores é o facto do chassis do Mac ser metálico ;)

Rui Batista
 
Back
Topo