Eletrodomésticos cozinha - Qual marca escolher?

Boas,

Alguém tem experiência de placas de indução com exaustor embutidos, de preferência com extração para o exterior?

Estou a pensar em adquirir mas sendo um produto que não se vê muito gostava de obter algum feedback especialmente no que diz respeito à instalação, ruído e eficiência da exaustão.

Algumas marcas que tenho visto: Nikola Tesla, Bosch, Siemens, IKEA, Cata e kuppersbusch

Obrigado!
 
Eu apenas posso dar o feedback de uma pessoa amiga. Quando vi pela primeira vez instalado mesmo, não numa loja em exposição também fiquei intrigado. Não me lembro da marca infelizmente mas disse-me que funciona bem. A mim parece-me, e espera por mais opiniões, é que em termos de obra aquilo é complexo e exige ser bem pensado. Porque ou não foi pensada a placa inicialmente para aquele local - e naquele caso não foi porque está numa ilha e a saída dos gases é feita numa parede lateral - ou as pessoas não querem ter uma chaminé no local e aí também será mais uma vez mais em algo que será uma ilha e não num dos cantos ou junto à parede.

Em termos de eficiência, os vapores sobem e uma chaminé parece-me que será sempre mais eficiente.
Outra questão que eu não sei responder é, se avariar a parte do "exaustor da placa" - não sei se tem um nome específico - pode substituir-se sem substituir a placa? Se se avariar a placa, tem que se trocar tudo? É sempre tudo compatível?
Aqueles sistemas não são standard. Há uns a meio redondos e outros mais sobre o comprido.

Eu via isso tudo. Quando é novo é sempre tudo uma maravilha. Mas se vais usar diariamente eu antes de avançar pensava nestas questões. Não ajudei muito mas pode ser que haja quem perceba mais do que eu.
 
Boas,

Alguém tem experiência de placas de indução com exaustor embutidos, de preferência com extração para o exterior?

Estou a pensar em adquirir mas sendo um produto que não se vê muito gostava de obter algum feedback especialmente no que diz respeito à instalação, ruído e eficiência da exaustão.

Algumas marcas que tenho visto: Nikola Tesla, Bosch, Siemens, IKEA, Cata e kuppersbusch

Obrigado!

Ruidoso, pouco eficiente, rouba espaço para cozinhar e caro.

É preciso explicar mais?
 
@Illusion4u mas quem tem uma placa de indução numa ilha é a solução para não ter uma chaminé ali no meio. Foi num desses exemplos que vi ser utilizado.
Eu concordo contigo, rouba espaço mas sinceramente não sei se é problemático. Não uso habitualmente mais do que duas panelas/tachos em simultâneo e isso não atrapalha.
 
@Illusion4u mas quem tem uma placa de indução numa ilha é a solução para não ter uma chaminé ali no meio. Foi num desses exemplos que vi ser utilizado.
Eu concordo contigo, rouba espaço mas sinceramente não sei se é problemático. Não uso habitualmente mais do que duas panelas/tachos em simultâneo e isso não atrapalha.
Até um exaustor no teto, ou apenas conduta de extração com motor no telhado e sem quase barulho nenhum tem mais performance e menor custo.
 
Até um exaustor no teto, ou apenas conduta de extração com motor no telhado e sem quase barulho nenhum tem mais performance e menor custo.
Obrigado pelo feedback.
Em relação ao preço, os orçamentos que tenho até é ao contrário....um exaustor de teto fica sempre por 1500 euros a 2000 euros mais a placa...não me parece de todo mais económico :)
Não quero uma solução de chaminé por questões estéticas...já que é um open space com a sala.

Quanto ao espaço, felizmente tenho uma ilha grande pelo que não será problema.

Já agora, com que soluções teve contacto para ter este feedback?
 
Eu apenas posso dar o feedback de uma pessoa amiga. Quando vi pela primeira vez instalado mesmo, não numa loja em exposição também fiquei intrigado. Não me lembro da marca infelizmente mas disse-me que funciona bem. A mim parece-me, e espera por mais opiniões, é que em termos de obra aquilo é complexo e exige ser bem pensado. Porque ou não foi pensada a placa inicialmente para aquele local - e naquele caso não foi porque está numa ilha e a saída dos gases é feita numa parede lateral - ou as pessoas não querem ter uma chaminé no local e aí também será mais uma vez mais em algo que será uma ilha e não num dos cantos ou junto à parede.

Em termos de eficiência, os vapores sobem e uma chaminé parece-me que será sempre mais eficiente.
Outra questão que eu não sei responder é, se avariar a parte do "exaustor da placa" - não sei se tem um nome específico - pode substituir-se sem substituir a placa? Se se avariar a placa, tem que se trocar tudo? É sempre tudo compatível?
Aqueles sistemas não são standard. Há uns a meio redondos e outros mais sobre o comprido.

Eu via isso tudo. Quando é novo é sempre tudo uma maravilha. Mas se vais usar diariamente eu antes de avançar pensava nestas questões. Não ajudei muito mas pode ser que haja quem perceba mais do que eu.
Obrigado pelo feedback.

Estou em fase de construção e desenhei para ter as duas soluções - tenho conduta do teto e pelo chão para o exterior.

O risco da avaria é bem pensado e até por esse motivo tenho visto também exaustores de bancada para minimizar esse risco.
Até parecem ser mais eficientes já que "sobem" mas também parece um mecanismo mais propenso a avarias. :)
 
Acerca do extrator de bancada não tenho feedback. Contudo conheço quem tenha posto aqueles exaustores de teto, que ficam encastrados no teto falso e esteja satisfeito. Esteticamente ficam discretos.
 
Obrigado pelo feedback.
Em relação ao preço, os orçamentos que tenho até é ao contrário....um exaustor de teto fica sempre por 1500 euros a 2000 euros mais a placa...não me parece de todo mais económico :)
Não quero uma solução de chaminé por questões estéticas...já que é um open space com a sala.

Quanto ao espaço, felizmente tenho uma ilha grande pelo que não será problema.

Já agora, com que soluções teve contacto para ter este feedback?
Tens de procurar melhor

O Balay 3BE297RW custa 810€ em PT

https://www.balay.es/catalogo-electrodomesticos/campanas-extractoras/extractor-de-techo/3BE297RW

Com este nivel e tipo de extracao é necessário uma entrada de ar adicional no open space, de preferencia fornecida por ventilaçao mecanica controlada na ponta oposta do local exaustor para que o fluxo de ar conflua na direçao certa.
 
Tens de procurar melhor

O Balay 3BE297RW custa 810€ em PT

https://www.balay.es/catalogo-electrodomesticos/campanas-extractoras/extractor-de-techo/3BE297RW

Com este nivel e tipo de extracao é necessário uma entrada de ar adicional no open space, de preferencia fornecida por ventilaçao mecanica controlada na ponta oposta do local exaustor para que o fluxo de ar conflua na direçao certa.

Esse exaustor faz 800 m3/h de potência máxima...para um exaustor que está 1.7m de distância não é suficiente.
Para além disso, faz 56db a extrair 500 m3/h...ou seja, é uma solução tão ruidosa como um exaustor tradicional...a grande vantagem de um exaustor de teto seria ter um motor exterior para ser realmente silencioso...

De qualquer forma, obrigado pela opinião e fico a aguardar mais sugestões...
 
@pr3tender eu ia logo jurar que o cenário seria uma ilha. No tal "desenho" e precisamente por essas condicionantes eu não sei se não colocava a placa junto e a ilha seria repensada. Isto pelo que referi e a seguir já falaram. Quando algo falhar se depois é só trocar. Se for só trocar óptimo. Sabes que a escolha é mais reduzida mas tudo bem. Agora se é complicado ou se acabas a fazer uma obra ou a fazer uma modificação é sempre um sarilho.

Eu diria que tens que ver mesmo o que existe em termos de modelos e especificações para poder construir muito bem as coisas para que tudo encaixe :(
 
@pr3tender eu ia logo jurar que o cenário seria uma ilha. No tal "desenho" e precisamente por essas condicionantes eu não sei se não colocava a placa junto e a ilha seria repensada. Isto pelo que referi e a seguir já falaram. Quando algo falhar se depois é só trocar. Se for só trocar óptimo. Sabes que a escolha é mais reduzida mas tudo bem. Agora se é complicado ou se acabas a fazer uma obra ou a fazer uma modificação é sempre um sarilho.

Eu diria que tens que ver mesmo o que existe em termos de modelos e especificações para poder construir muito bem as coisas para que tudo encaixe :(

Na altura o que pensamos foi ter o lava loiças e a máquina de lavar loiça "nas costas" da ilha e a placa na ilha....de facto do ponto de vista de exaustão tens toda a razão e seria muito mais simples ao contrário...mas agora, já não consigo mudar esse desenho :)

Deixei condutas no teto e no chão já a precaver os dois cenários de exaustão

Neste momento, até estou mais inclinado em ter um exaustor de bancada separado da placa exatamente para ser menor o risco, nomeadamente em caso de avaria
 
A questão é se no futuro esses exaustores continuam a ter algum standard. Espero que sim.
Uma vez num programa de televisão vi uma frase que nunca me esqueci. "A primeira casa que construíres, constrói para o teu inimigo, a segunda para o teu amigo e a terceira para ti". A ideia é que cometemos imensos erros porque simplesmente não sabemos e depois vamos melhorando. O fórum ajuda imensas pessoas a cometer menos erros em muitas áreas :).
Eu nunca vou chegar à primeira mas a resolver problemas acabo sempre a aplicar em todas as áreas. Neste caso acho que já terias alterado o desenho da cozinha. Se bem que a mim faz sentido que o máquina de lavar loiça fique ao lado do lava-loiça. Não sei se vão ter um grelhador ou não e como resolvem a parte da exaustão. Não vou complicar. Já estou a fugir da discussão.
Boa sorte.
 
Considerando que nada é feito para durar décadas como antigamente porque razão não deveria escolher estes Hotpoint mais baratos? Dão mais problemas? Duram menos tempo? A assistência técnica é má?

ARISTON HOTPOINT:
H8 2D XROFD 2 - 869991608370 - Frigorífico de 1 porta sem congelador
https://www.hotpoint.pt/h/frigorifico-de-livre-instalacao-hotpoint-cor-inox/869991608370

UH8 F2D XI 2 - 869991612150 - Arca vertical
https://www.hotpoint.pt/h/congelador-vertical-de-livre-instalacao-hotpoint-cor-inox/869991612150
Também estou a considerar avançar para estes modelos. Alguém com feedback sobre os mesmos?
 
Malta, máquinas lavar roupa, 8 ou 9kg.
Recomendam algo? Andei a ver serie 4 da Bosch, e atualmente parecem-me de qualidade muito baixa, plásticos fracos, etc.

A mulher não quer LG. Temos uma com 5 anos, por vezes deita água e roupa nunca sai bem lavada.

Portanto, resta-me Samsung, Haier , Hotpoint e pouco mais...o que acham?
 
Tenho uma Bosch série 6 com I-dos e é 5*. É se 8kg.. se fosse agora tinha comprado de 9kg. Tenho uns cobertores que não cabem lá dentro
 
Malta, máquinas lavar roupa, 8 ou 9kg.
Recomendam algo? Andei a ver serie 4 da Bosch, e atualmente parecem-me de qualidade muito baixa, plásticos fracos, etc.

A mulher não quer LG. Temos uma com 5 anos, por vezes deita água e roupa nunca sai bem lavada.

Portanto, resta-me Samsung, Haier , Hotpoint e pouco mais...o que acham?

Eu tirava Hotpoint da equação se procurar fiabilidade.
 
Back
Topo