Eliminar ficheiros/pastas antes do uso do AppZapper

Menam

Power Member
Bem, antes de usar o AppZapper, essa grande e amiga aplicação, apagava os programas normalmente, movendo o programa para a lixeira. Ora muita definição deve ter ficado gravado no disco. O que venho perguntar é se existe alguma aplicação que permita vasculhar o disco e verificar se as pastas pertencem a algum programa instalado. Existe ou tem de ser feito " á la pata"????
 
Se a existência de aplicações tipo AppZaper para Mac OS X for desprezada e se se considerar que os "uninstall wizards" do Windows funcionam como deve ser, então o processo de instalação/desintalação no Windows é bastante mais simples/eficaz.

Basicamente, quando instalas uma aplicação em OS X, esta poderá alocar ficheiros nas pastas/localizações que entender. As localizações mais populares onde são alocados ficheiros "extra" são:

~/Library/Application Support
~/Library/Preferences
~/Library/Caches

...mas poderão existir outras!

Importa referir que os ficheiros alocados nas pastas acima referidas podem variar desde os míseros Kilobytes das Preferences até aos largos Megabytes da Application Support (ex.: Garageband).

Portanto, arrastar o ícone da aplicação para o Trash é definitivamente INSUFICIENTE, ao contrário do que os Apple fanboys apregoam (isto se a intenção for ter um sistema minimamente limpo/optimizado).

Respondendo à tua dúvida, deverás utilizar SEMPRE o AppZapper e, para aplicações que foram instaladas "à priori" deverás procurar nas Pastas que indiquei por referencias às aplicações que entretanto foram desinstaladas.

Ou, se fores super-mega-hiper-ultra perfeccionista, formatas o disco e voltas a instalar o OS X. (Como eu farei!) :002:

Aqui (MacRumors:Guides) está um artigo (ainda que ligeiramente incompleto) sobre este assunto que confirma o que acabei de escrever.
 
Realmente é uma falha do Mac OS X. E acho que a funcionalidade do AppZapper podia ser facilmente incorporada no OSX. Actualmente só uso o Zapper.
Sobre este ponto de vista o Uninstall do Windows apesar de exigir mais clicks (mais dificil), e mesmo não sendo perfeito a limpar os ficheiros todos, é melhor que o método utilizado no Mac OS X sem o AppZapper.
 
Realmente é uma falha do Mac OS X. E acho que a funcionalidade do AppZapper podia ser facilmente incorporada no OSX. Actualmente só uso o Zapper.
Sobre este ponto de vista o Uninstall do Windows apesar de exigir mais clicks (mais dificil), e mesmo não sendo perfeito a limpar os ficheiros todos, é melhor que o método utilizado no Mac OS X sem o AppZapper.

Em menos de meses o AppZapper foi comprado e vem no Leopard, eu sei, eu consigo prever o futuro..
 
desculpem-me, mas voçes tao a falar do uninstall do windows, bem eu sei que procurar/apagar ficheiros da trabalho, mas voçes acaso sabiam que o uninstall do windos deixa o registo do windows exactamente como tava?

Se eu quisese saber o que tinha instalado há um ano atras bastava ir ao registo e la tava :x2:

mas na pasta library deve tar o que procuras, ou entao usa o spotlight pelo nome do programa que queres apagar
 
se um simples search resolve tudo, então será um problema facil de resolver para os eng. da Apple no Mac OS X. Então neste caso posso concluir que é mesmo falta de vontade.
 
Nao faço ideia, sinceramente, essa dica do spotlight ensinaram-me ha tempos quando tive um problema no firefox.

Nao te esqueças que o spotlight é relativamente "novo"
 
Eu até nem tenho o AppZapper assim em grande consideração.. experimentei, mas ele apagava os ficheiros por exemplo no directório e subdirectorios respectivos ~/Library/Preferences/[Nome da aplicação] mas os directórios em si, ficavam lá à mesma... dá um bocado mais trabalho mas prefiro ir ou pelo Spotlight, ou quando é um programa que se "entranha" bem fundo no disco, pela linha de comandos com o belo do "find / -name [nome do que se quer encontrar]" e depois vai à pata.
 
@FredFlores, eu sei que há solução para o problema. Só acho que devia ser uma preocupação do SO apagar esses ficheiros. E ainda por cima foge bastande a ideia de simplicidade que é o Mac OS X, acho que pra complicar a "janela" do vizinho basta.

Eu como defensor do Linux também sei que ele sofre desse mau (ou pior), porque se for com rpm (ou parecidos) desintalar ainda é +- pacifico, se instalar-mos algo a partir da fonte (.tar.gz) quase ninguem faz um "make uninstall".

Por isso @Menan, a única solução é "Find" ...
 
Pessoalmente eu até gosto bastante da pasta Application Support. É a minha salvadora de cada vez que migro o sistema para outra versão e/ou para outro computador (que não sejam suportados oficialmente pela Apple) . As minhas aplicações mantém as definições tal como eu as tinha.
 
Se a existência de aplicações tipo AppZaper para Mac OS X for desprezada e se se considerar que os "uninstall wizards" do Windows funcionam como deve ser, então o processo de instalação/desintalação no Windows é bastante mais simples/eficaz.

Basicamente, quando instalas uma aplicação em OS X, esta poderá alocar ficheiros nas pastas/localizações que entender. As localizações mais populares onde são alocados ficheiros "extra" são:

~/Library/Application Support
~/Library/Preferences
~/Library/Caches

...mas poderão existir outras!

Importa referir que os ficheiros alocados nas pastas acima referidas podem variar desde os míseros Kilobytes das Preferences até aos largos Megabytes da Application Support (ex.: Garageband).

Portanto, arrastar o ícone da aplicação para o Trash é definitivamente INSUFICIENTE, ao contrário do que os Apple fanboys apregoam (isto se a intenção for ter um sistema minimamente limpo/optimizado).

Adoro estas afirmações assim à campeão. Realmente ter ficheiros de configuração que nem sequer são lidos por apps que não aquela a que pertencem deve fazer o computador ficar LENTÍSSIMO! A perda de "optimização" deve ser uma loucura – daquelas a rondar os 0%.

Dar como exemplo de algo melhor os uninstallers do Windows é a cereja no topo do bolo.

O sistema usado por Mac OS X é tão fraquinho que a tendência nos package managers mais recentes de Linux é copiá-lo – meter a app toda numa só pasta e os ficheiros de configuração na homedir do utilizador (onde sempre estiveram).
 
@RaaR o que faz o PC fica lento (e isso conta para qualquer um) é o excesso de ficheiros sem utilidade. Se cada vez que desinstalas uma aplicação não tiras os ficheiros todos, isso ao longo de anos sem reinstalação do SO (que no caso do Linux e Mac OS X é bastante normal) pode torna-se caótico.

Concordo contigo que prefiro mil vezes ter as configurações dos programas na pasta home do utilizador, acho que para arrumação é muito melhor e facilita muitas vezes a migração do sistema.

Mas o facto é que o sitema instalação/desintalação do Mac OS X apesar de muito bom ainda está incompleto.
 
@RaaR o que faz o PC fica lento (e isso conta para qualquer um) é o excesso de ficheiros sem utilidade. Se cada vez que desinstalas uma aplicação não tiras os ficheiros todos, isso ao longo de anos sem reinstalação do SO (que no caso do Linux e Mac OS X é bastante normal) pode torna-se caótico.

Concordo contigo que prefiro mil vezes ter as configurações dos programas na pasta home do utilizador, acho que para arrumação é muito melhor e facilita muitas vezes a migração do sistema.

Mas o facto é que o sitema instalação/desintalação do Mac OS X apesar de muito bom ainda está incompleto.

Concordo inteiramente que não é perfeito. Discordo é que ficheiros de configuração minúsculos que não chegam a ser lidos atrasem alguma coisa.

No computador que uso como servidor, tenho uma homedir que já vem de outros computadores que tinha antes deste (todos Linux). Essa homedir tem uns 6 anos e ainda lá estão ficheiros de configuração de coisas que usava na altura. Tê-los lá não atrasa nada porque não são lidos. Onde notas o atraso é em sistemas operativos que usam uma registry que vai aumentando de tamanho – o sistema modular usado em BSD (ou OS X) e Linux não tem esse problema. Por isso é que comummente se diz que em Linux não é preciso reinstalar o sistema para que ele esteja "limpo" e "rápido".
 
Back
Topo