...em busca da solução para o MISTÉRIO dos 3GB !!!

dajosova

Membro
Olá pessoal, é um prazer fazer parte da comunidade. Gostaria de saber se alguém faz ideia do que pode estar a afectar o meu PC...

PROBLEMA:

Tenho 3GB de DDR400 que a motherboard suporta.
No entanto, quando uso 3GB o sistema fica instável e principalmente com o som maluco. Ou seja, não dá som... e quando tento ouvir algo dá um som estridente alto tipo rajada de metralhadora!!!

O curioso é que basta reiniciar, retirar 1 GB (ficando apenas com 2GB) e tudo funciona bem.


Minhas Tentativas Falhadas:

- Fiz o update ao Vista

- Instalei os drivers alternativos KX Project para a placa de som (os que sempre funcionaram bem com o Vista, pois a Creative não suporta a minha placa para o vista)

- Fiz update à Bios

- Pus o Setup da Bios em default

- Fiz reset à Bios ( através do jumper )

- Tentei inúmeras configurações de frequência das memórias

- Tenho o DRAM:FSB Ratio em 4:5 (2.5-3-3-7) c/ os 2GB

- Tinha o DRAM:FSB Ratio em 1:1 (2-2-2-6) c/ os 3GB

- Troquei os sticks até esgotar as possibilidades

- Limpei os sticks com borracha branca

- Fiz testes à memória, inclusive com o MemTest86+

Enfim... fiz tudo o que me lembrei... até mexi na voltagem ligeiramente... mas como não sou conhecedor a esse nível... deixei tudo como estava de fábrica!

ACEITO SUGESTÕES (pois o que me deixa frustrado é poder não perceber a lógica das coisas, daí pedir a vossa preciosa e generosa ajuda...)

Desde já OBRIGADO! ;)
 
mete os 3 gigas e altera o cas lat para 3 ... qd se tem instabilidade com ram ... aumenta-se a latencia e não se diminui o valor ....


os dimms são todos iguais ?

a board é compativel com os dimms em causa? que board é ?
 
Sim... coloquei no meu perfil as características do meu PC. A board é compatível. Suporta até 3072MB. Os DIMM's são marca branca de alta densidade. Porém são suportados pela minha board porque tem um chipset SiS 648.
>> OK.... vou experimentar meter o Cas Lat em 3. Já digo alguma coisa. Obrigado pela resposta rápida.
----

bom... já testei com a seguinte configuração (3-2-2-6):

DRAM Frequency: 133MHz
FSB:RAM: 1:1
CAS# Latency (CL): 3.0 clocks
RAS# to CAS# Delay (tRCD): 2 clocks
RAS# Precharge (tRP): 2 clocks
Cycle Time (tRAS): 6 clocks

Resultado: placa de som insiste em fazer os tais ruídos horríveis !!! :(
 
Última edição:
por acaso a placa de som não está muito junta aos dimms? pode ser interferências electromagnéticas. a mim já me aconteceu há alguns anos com o meu pc antigo, a placa de som era onboard e quando mudei a gráfica para uma mais potente fiquei com um problema semelhante pois o dissipador ficava muito perto da placa de som.
 
Para além da placa SB Live! 5.1 tb tenho som onboard.
A placa está afastada dos dimm's mas relativamente próxima da minha nova gráfica. Vou afastar para o último slot PCI para ver o que dá...

----

Nada feito... piorou! Agora voltou ao estado que já esteve dantes... sem som e problemas gráficos até dar um BSOD (ecrã azul) quando tentei abrir o Firefox... apareceu uma mensagem do género "memory can't be read..."
O BSOD deu a ref.ª 0x00000064.
Bom... deixem-me gravar este post antes que apareça outro... :rolleyes:

Entretanto aguardo o post que me vai livrar desta tormenta. Gracias uma vez mais.
 
Última edição:
Já testei... e tá tudo ok!
Já troquei as memórias nos slots e desde que tenha apenas 2 sticks de 1GB cada tudo funciona bem. Com os 3GB é que não!!
Já houve uma vez em que tudo funcionou... mas tentei um overclock com cuidado.... mas não ficou estável... então pus tudo no normal... e os 3GB continuavam a funcionar...
Entretanto como a gráfica era nova mexi novamente no Setup.. e a partir de dada altura começaram a aparecer os ecrãs azuis!

Agora tenho tudo bem... menos com os 3 GB !!! Estranho... queria resolver o problema porque comprei as memórias há poucas semanas. Não sei se é uma configuração e tem a ver com o facto de elas serem de alta densidade
...acho que vou experimentar tirar o update da bios, pois é um beta !!! :S
 
Já testei... e tá tudo ok!
Já troquei as memórias nos slots e desde que tenha apenas 2 sticks de 1GB cada tudo funciona bem. Com os 3GB é que não!!
Já houve uma vez em que tudo funcionou... mas tentei um overclock com cuidado.... mas não ficou estável... então pus tudo no normal... e os 3GB continuavam a funcionar...
Entretanto como a gráfica era nova mexi novamente no Setup.. e a partir de dada altura começaram a aparecer os ecrãs azuis!

Agora tenho tudo bem... menos com os 3 GB !!! Estranho... queria resolver o problema porque comprei as memórias há poucas semanas. Não sei se é uma configuração e tem a ver com o facto de elas serem de alta densidade
...acho que vou experimentar tirar o update da bios, pois é um beta !!! :S

E na bios deve haver uma opção MEMORY REMAP FEATURE. Se tiveres, coloca em ENABLE.

É essa opção que permite o aumento de 2gb para mais. Apesar de a mobo e o os suportarem mais, tem de se disponibilizar isso.
 
E na bios deve haver uma opção MEMORY REMAP FEATURE. Se tiveres, coloca em ENABLE.

É essa opção que permite o aumento de 2gb para mais. Apesar de a mobo e o os suportarem mais, tem de se disponibilizar isso.


Obrigado, mas não tenho essa opção.
O que eu acho é que o problema está no facto de serem memórias de alta densidade não registadas/sem buffer. Pelo menos, foi um alerta que o SiSoft Sandra me deu... indicando que especialmente acima de 2 módulos no mesmo canal, estes devem serregistados. Facto é que as minhas memórias e o sistema não é Dual Channel !!!! O que vcs acham? Vejam a dica:

"
Tip T100 - Large memory systems (1GB or greater) should use Registered/Buffered memory, especially if more than 2 are installed on the same channel. This improves signal quality by reducing the load on the chipset channel. While these modules add an extra clock delay due to the on-board buffers (thus CL2 effectively becomes CL3), the stability will be worth it. Server chipsets with many memory slots generally require Registered memory.

Fix: If you plan on adding more memory, consider replacing the modules with Registered/Buffered modules. Do note that you cannot mix Unbuffered and Registered/Buffered modules on the same channel, but you may be able to if the chipset has multiple memory channels.
"
 
essa tip100 é um boa treta ... mas se quiseres comprar ram ecc .. força ... vai-te custar os olhos da cara

esse ruido verifica-se com as duas placas de som ?
 
Isso cá para mim é mesmo incompatibilidade desse stick de RAM com a board. Por exemplo eu com as team elite tinha sempre crashes no pc quando combinadas com as gskill. troquei as team por umas corsair e resolveu^^
 
Compreendo que as tips do Sandra sejam genéricas e visam o sistema optimizado... por isso, até fazia sentido se já não tivesse funcionado antes... vou experimentar no XP. Tenho de reinstalá-lo. Depois comento algo mais...

Ah... a propósito do ruído é somente com a placa SB Live. O som onboard funciona bem. Tb já experimentei desactivá-lo e continua igual. Daí eu acreditar que poderá ser a frequência ou voltagem que interfere na única slot PCI ocupada, neste caso, a placa de som. Mas são meras deduções, visto que já experimentei algumas configurações diferentes mas sem sucesso.

Em relação à compatibilidade da RAM com a MB quando comprei a RAM lá especificava que era de alta densidade mas compatível com o meu chipset (SIS 648). As de baixa densidade são muito mais compatíveis de uma forma em geral mas tb mais caras. Aproveitei que davam na minha e comprei no eBay (EUA) 3 sticks de 1GB cada, totalizando 63 € já com portes incluídos!

...só depois soube que foi uma compra arriscada por causa da alfândega... mas estão cá... a dar trabalho !!! :joker: E vcs com muita paciência e camaradagem para me ajudar. Obg uma vez mais... vou reinstalar o XP e ver se aparecem os mesmo sintomas! Hasta.
 
Back
Topo