[EM CURSO] Projecto Blue WC 900D byImpulse

jonyyyy95

Power Member
Boas a todos! Depois de alguns anos com este projecto na cabeça decidi finalmente concretizá-lo e claro, venho aqui partilhá-lo convosco.

Irei reformar a caixa que uso actualemnte (Antec 1200) para dar lugar a uma Corsair Obsidian 900D. Em relação ao material WC que usava irei só mesmo aproveitar os radiadores e alguns connectores, o resto tentarei vender ou quem sabe usar em outra máquina, á excepção do bloco que usava que estalou.:boredo:

Material a ser usado:
Hardware:

- Obsidian 900D;
- i5 3570k;
- Asus Maximus V Formula;
- 8Gb Samsung SFF
- MSI GTX 980TI
- XFX 850W BE
- Samsung Evo 250GB + 1TB HDD

Watercooling:

- Bloco CPU: EK SUPREMACY EVO FULL NICKEL
- Bloco Gráfica: EK Supremacy VGA
- Pump: EK-XTOP REVO D5 PWM
- Reservatório: EK-RES X3 250
- Tubo Tygon 11/16
- Liquido: EK-CRYOFUEL NAVY BLUE
- Radiadores: 1x XSPC 240
1X XSPC 240 SLIM
1X EK COOLSTREAM PE 480

-Conectores:

- 5x EK-AF ANGLED 90° G1/4
- 34x EK-ACF FITTING 12/16MM
- 1x EK-AF BALL VALVE
- 5x EK-AF ANGLED 45° G1/4
- 2x EK-AF ANGLED 2X45° G1/4
- 2x EK-AF EXTENDER 50MM M-F G1/4
- 1X EK-AF EXTENDER 12MM M-M
- 1X EK-AF T-SPLITTER 3F G1/4
- 10X EK-AF ANGLED 90° 2F G1/4

Fans:
4x Corsair SP120 Blue Led (Radiador)
4x Corsair SP120 High Performance (Radiador)


Hoje fui buscar a caixa e o material WC aos correios, por isso amanhã meto aqui umas fotos e mãos á obra.
Um abraço a todos!
 
Segue então as primeiras fotos com o material:

11b4rhk.jpg


f1z1o3.jpg


aa7wq0.jpg


Abraço a todos!
 
Boa sorte com o projecto.

Muito Obrigado!

Trago alguns avanços, aqui vão:

Mudar Liquid Metal do CPU:
194bk8.jpg


Já no sitio! :004:
64edna.jpg
Montagem do Radiador 480 no topo da beldade! :berlusca:
2w6t8uh.jpg


2aj14j4.jpg


Montatinho no seu lugar :n1qshok:
24zf311.jpg


30upkqp.jpg
Deixo uma fotozinha de um first look!
1z3o6tx.jpg
Abraço e espero que estejam, no mínimo, a gostar! ahaha :205:
 
Boas, mais coisas bonitas para ver...

Bloco do CPU:
Não me farto de olhar para ele :n1qshok::n1qshok:
2rrupfd.jpg


qrf4nk.jpg
Primeiras tubagens (RAD-CPU)
2i0sl10.jpg
Montagem do Bloco da Gráfica :msmiley1:
9zx0rc.jpg

nmffyr.jpg


Extensores e bloco!
egvktf.jpg

2gvqaf5.jpg

And...:004:
33ackg8.jpg

Amanhã trago mais pessoal. Deixem feedback, abraço! :hello:
 
Última edição:
Hum.... Olha que uma 980Ti aquece bastante (memorias incluidas), um full block impunha-se... A nao ser que tenhas ventoinhas a apontar directamente para a grafica!
 
Dá gosto ver que ainda há malta old-school que faz um full-custom watercooling (isto há 10 anos era moda a desaparecer, agora...)

A caixa é estupidamente bem desenhada para se poder colocar radiadores grandes sem ficar de fora. De facto o bloco é qualquer coisa de fantástico, eu adquiri a versão nickel normal do mesmo, que é meio transparente :D

O @VelhoDoRestelo fala bem, com essa gráfica e todo esse sistema, sem um bloco full-cover não tem o mesmo encanto. Era legítimo essa gráfica ter um bloco à homem :D
 
Antes de mais parabéns para build. :beerchug:

Em relação ao bloco ele pode não estar interessado em bling bling. Digo eu lol. Por exemplo eu já tive o meu loop montado e era exclusivamente para efeitos de performance e silêncio. A caixa até fica com a janela virada para a parede no chão, por isso nem era por aí. É preciso ter em conta que full cover são uns 110 euros no mínimo, e o bloco apenas dá para a placa em questão.

Este tipo de blocos oferece uma compatibilidade excepcional a um custo bastante baixinho, bem como excelente performance. Qualquer placa gráfica reage muito bem a água, independentemente de ser um bloco de 35 euros, ou um full cover. É uma opção sensata, viável e que sai bastante em conta. Eu por acaso ainda tenho a minha atua 1060 a ar, mas quando arranjar um tem pinho que tenha pachorra, volto a montar o loop e o bloco que aqui tenho vai ser montado. Vai ser a 4 placa diferente que o bloco vai arrefecer.

Um simples bloco de 35 euros no meu caso. Da que pensar não? Blocos "à homem" custam bastante dinheiro. O certo é que também depois fazes "uma sopa à homem".

:D
 
Hum.... Olha que uma 980Ti aquece bastante (memorias incluidas), um full block impunha-se... A nao ser que tenhas ventoinhas a apontar directamente para a grafica!

Tens razão e falas bem, mas eu já tinha testado a gráfica antes e não tive qualquer problema. As ram e vrm são passivos, tendo mesmo os vrm heatsinks, mas claro, não apanham o "ventinho" das fans do cooler.
Contudo, e com +200mhz no gpu e +280mhz nas memórias, a correr furmark tive máximas de 32ºC/38ºC respetivamente.
Mas sem duvida um bom reparo, obrigado :)

Dá gosto ver que ainda há malta old-school que faz um full-custom watercooling (isto há 10 anos era moda a desaparecer, agora...)

A caixa é estupidamente bem desenhada para se poder colocar radiadores grandes sem ficar de fora. De facto o bloco é qualquer coisa de fantástico, eu adquiri a versão nickel normal do mesmo, que é meio transparente :D

O @VelhoDoRestelo fala bem, com essa gráfica e todo esse sistema, sem um bloco full-cover não tem o mesmo encanto. Era legítimo essa gráfica ter um bloco à homem :D

Sem dúvida, a caixa é um sonho mesmo, só acho que o sitema de tranco das laterias inferiores deveriam ter sido mais bem pensadas.
Em relação ao bloco, foi o que referi em cima, mas claro que um full block é outra coisa e dá outra pinta, mas..onde andam eles? Já tive a procura e onde encontrei já não havia stock e nem mesmo se fabricam já. Se me arranajres um ofereço-te este :rofl:
Abraço

Antes de mais parabéns para build. :beerchug:

Em relação ao bloco ele pode não estar interessado em bling bling. Digo eu lol. Por exemplo eu já tive o meu loop montado e era exclusivamente para efeitos de performance e silêncio. A caixa até fica com a janela virada para a parede no chão, por isso nem era por aí. É preciso ter em conta que full cover são uns 110 euros no mínimo, e o bloco apenas dá para a placa em questão.

Este tipo de blocos oferece uma compatibilidade excepcional a um custo bastante baixinho, bem como excelente performance. Qualquer placa gráfica reage muito bem a água, independentemente de ser um bloco de 35 euros, ou um full cover. É uma opção sensata, viável e que sai bastante em conta. Eu por acaso ainda tenho a minha atua 1060 a ar, mas quando arranjar um tem pinho que tenha pachorra, volto a montar o loop e o bloco que aqui tenho vai ser montado. Vai ser a 4 placa diferente que o bloco vai arrefecer.

Um simples bloco de 35 euros no meu caso. Da que pensar não? Blocos "à homem" custam bastante dinheiro. O certo é que também depois fazes "uma sopa à homem".

:D

Boas Pedro, de facto não é das coisas que acho que faça a diferença até porque não fica muito exposto mas não vou dizer que não gosto até porque tive á procura de um. Mas sim, ligo mais á performance e no que toca a isso, com um bloco universal (only gpu), temos melhores resultados do que um full cover, porque este para além do chip, tem a ram e os vrm com que se preocupar. Mas acredito que as diferenças sejam minimas.
Exacto, sai muito em conta, aliás, era este bloco que usava na 6970, a gráfica que gostei mais de ter até a data :004:.
Agraço e fico á espera de ver esse loop.
 
Última edição:
Se quiseres posso postar aqui 2 fotos da minha build quando estava montado. No caso da 7970, a placa tinha um plate muito parecido à tua. Mas no meu caso cobria a placa toda, inclusive a memórias. Muito sinceramente, da forma como estou a ver, não creio que ele vá ter nenhum problema, inclusive a longo prazo.

Em relação às memórias elas não aquecem nada por aí além, e os vrms estão preparados para trabalhar de forma sustida a mais de 100c. No meu caso fritei a placa porque andava a dar gás a sério e já estava numa de se queimar queimou. Estou a falar em voltagens de mais de 1.3v 24/7, o que naqueles gpus era já puxar a sério.
 
Se quiseres posso postar aqui 2 fotos da minha build quando estava montado. No caso da 7970, a placa tinha um plate muito parecido à tua. Mas no meu caso cobria a placa toda, inclusive a memórias. Muito sinceramente, da forma como estou a ver, não creio que ele vá ter nenhum problema, inclusive a longo prazo.

Em relação às memórias elas não aquecem nada por aí além, e os vrms estão preparados para trabalhar de forma sustida a mais de 100c. No meu caso fritei a placa porque andava a dar gás a sério e já estava numa de se queimar queimou. Estou a falar em voltagens de mais de 1.3v 24/7, o que naqueles gpus era já puxar a sério.

La esta, desde que tenha bom airflow... A minha Classified aquecia bastante nas memorias...
 
Nao te esquecas que a temperatura que te da o Afterburner e afins e do GPU e nao das memorias e VRM's... Eu nao arriscava a minha assim! Principalmente em OC...
@VelhoDoRestelo
O Afterburner só diz as temperaturas das memórias e vrm nos modelo lightning. Para medir as temperaturas tenho mesmo sensores de temperaturas. Na 6970 usei assim sem problemas com temperaturas mais altas nos vrm porque estes não tinham heatsink como a 980ti, tinha um backplate como as memórias têm. Dont worry que ela não morre por isso, mas obrigado pelo aviso, é sempre util ;)
Não precisas de me oferecer esse, eu tenho um full-cover :D

Aí tens se quiseres largar a nota :-D
https://www.amazon.co.uk/dp/B016421C5Y/ref=nosim?tag=zwame02-21
@Wulfric_Windows
"Currently unavailable." >(
Se quiseres posso postar aqui 2 fotos da minha build quando estava montado. No caso da 7970, a placa tinha um plate muito parecido à tua. Mas no meu caso cobria a placa toda, inclusive a memórias. Muito sinceramente, da forma como estou a ver, não creio que ele vá ter nenhum problema, inclusive a longo prazo.
Em relação às memórias elas não aquecem nada por aí além, e os vrms estão preparados para trabalhar de forma sustida a mais de 100c. No meu caso fritei a placa porque andava a dar gás a sério e já estava numa de se queimar queimou. Estou a falar em voltagens de mais de 1.3v 24/7, o que naqueles gpus era já puxar a sério.
@Pedro_1
Estás a vontade. Exacto, é como a 6970 tem. Também não creio, pelo menos nunca tive, como dizes, as memórias não aquecem nada, os vrm é que depois de algumas horas de jogo, atingem 38ºC, coisa que é nada para eles.
Eu tentava não passar os 1.35, mas nesta 980 só consegues ir até aos 1.25v, sad but true.

La esta, desde que tenha bom airflow... A minha Classified aquecia bastante nas memorias...

Aquecia assim tanto? Se não estou em erro as classified também têm pcb sobre as memórias, correcto?
 
Última edição:
Trago mais progressos maltinha!!!

Era intenção montar os dois radiadores de 240 em baixo, mas, como já tinha calculado, não consigo, isto porque como há o espaço extra no próprio radiador onde estão os in/out, os furos para aparafusar não coincidem com a caixa, ou seja, tem que vir mais um de 480, ou até mesmo um UT60 de 360, e em caso de inicio do mês talvez um Monsta :002:

Com jeitinho até cabia, mas...
2h6ezh1.jpg

...ficou assim por enquanto, com um radiador apenas. Fonte já montada!
23w4ml5.jpg
O sistema de vazamento irá ser assim, um conector em T, com um extensor 12M M-M e a torneira. Enganaram-se a enviar o extensor, chegou cá um de 20M M-F, porém o outro ta ai a chegar.
Irá ficar assim:
Conector enganado :hehehmn:
a5j7gm.jpg

Resultado pretendido.
2dtnaj8.jpg
Estamos assim por enquanto :004:
x5copk.jpg

t5hj45.jpg

Abraço a todos:hello:
 
Precisas mesmo de mais um ut60 de 360? Já tens aí tanta área de dissipação, que podes apenas deixar esse de 480 em cima e o outro da xspc mais grosso em baixo.
 
O bom ter uma caixa desse tipo é precisamente a liberdade que tens. Isso é uma caixa para vida, vais fazendo o que bem entenderes. Uma coisa é certa, com toda essa área de dissipação, podes ter apenas um set de fans a funcionar no mínimo, que mesmo com overcloks pesados não se ouve nada. Até fica estranho. Normalmente para teres clocks puxados é a custo de por o PC no grito.

Eu tinha apenas um ut60 de 360, um set de fans a 1000rpms e chegou a arrefecer um 3770k a 5ghz mantidos e a 7970 a 1300mhz. Tipo que estava em idle. :D

https://imgur.com/a/BFoiu

https://imgur.com/a/gnzb4

https://imgur.com/a/S7fXa

https://imgur.com/a/N7ove

Como vês aquele plate é parecido ao da tua, eu acho que não vais ter problema, se conseguires por uma fan do género dessa a apontar fica um mimo. As temps das vrms são mais quentes das que indicaste. 38c acho pouco. Deves estar a ver a vrm 2 ou assim. O set principal das vrms que vai diretamente ao gpu, é mais quente. Mesmo em placas frias elas facilmente atingem +70c.
 
Última edição:
Back
Topo