[Em estudo] Rede em casa

The WolfMan

1st Folding then Sex
Neste momento tenho (ou melhor tinha, o meu pai estragou-o) um router D-Link DSL-G624T. Estava a pensar em trocar o router por um com a norma N (1000Mbps/300Mbps), mas como gosto muito de fios, e 4 porthas ehternet não chegam, pretendia adicionar um switch ao router, mas não sei se é router>switch, ou switch>router... Podem ajudar-me? A rede vai ser constantemente utilizada, e pretendia no futuro adicionar um servidor para ter ficheiros, e no futuro, um sitezito...

O que recomendam para a rede, e para um servidor que SO?
 
Se queres fazer stream HD e file sharing a boas velocidades não te recomendo wireless. Por muito bom sinal que tenhas nada melhor que um cabito de rede. Compra um router gigabit (wireless ou não, sempre podes ligar depois um wireless antigo em modo de bridge) e compras um switch. Ligas tudo por cabito de rede 1gbps e voalá. E podes futuramente anexar um servidor NAS e partilhar para 3, 4 pcs simultaneo que tens largura de banda para todos.
 
Se queres fazer stream HD e file sharing a boas velocidades não te recomendo wireless. Por muito bom sinal que tenhas nada melhor que um cabito de rede. Compra um router gigabit (wireless ou não, sempre podes ligar depois um wireless antigo em modo de bridge) e compras um switch. Ligas tudo por cabito de rede 1gbps e voalá. E podes futuramente anexar um servidor NAS e partilhar para 3, 4 pcs simultaneo que tens largura de banda para todos.
Sim, mas ligo o switch ao router, ou o router ao switch?

EDIT: Que OS usar no servidor? Que routers/switches recomendam? O wireless dá-me geito porque tenho um computador que é impossivel passar um cabo, mas claro que para HD tem de ser cabo...
 
Última edição:
Sim, mas ligo o switch ao router, ou o router ao switch?

EDIT: Que OS usar no servidor? Que routers/switches recomendam? O wireless dá-me geito porque tenho um computador que é impossivel passar um cabo, mas claro que para HD tem de ser cabo...

Ligas o router a net e depois ligas o switch ao router

Tipo Internet --->Router--->Switch--->computadores

Para SO depende do que queres fazer. Se é só para ficheiros e para mais tarde por um site ent qq distro de linux daquelas mais conhecidas dá e sobra. Isto claro se quiseres ter tudo legal.

Podes tb usar um XP que ele n se queixa se é uma rede pequena.....
 
Viva,
Não entrando em marcas, mas sim em topologia da rede/configuração tem de fazer o seguinte:

- Ligar um switch usando um cabo UTP cruzado a uma das portas LAN do router wireless.
- Ligar os PCs ao switch.
- Usar cabos UTP categoria 6 ou 5e. Estes últimos chegam e sobram. Aguentam bem redes a Gigabit.
- Sistema Operativo para o servidor? Eu, pessoalmente iria para uma solução Linux, Open Source, com óptimas ferramentas para ter site. Alternativamente, talvez um Windows 2000 Std Edition, parece-me mais que suficiente para uma solução SOHO.

Marcas... há switches da DLink, da 3Com e, aqueles que gosto mais, da Allied Telesyn. Para soluções SOHO, sem necessidade de gestão do switch, estes são mais que sificientes :)

Espero ter elucidado.

Cumps,
UnWired
 
Ok. Outra duvida, primeiro configura-se o router como se configura normalmente. No fim, é que ligo o switch ao router e o pc ao switch não é? Que tipo de configurações tem o switch?

Agora em marcas, o que recomendam tanto para o router, como para o switch?
 
O Switch não tem configurações, só serve para multiplicar portas. As configurações que forem atribuidas no Router, são distribuidas no Switch.

Basicamente é como já aqui foi dito, configuras tudo no Router, Lan+Wireless e depois numa das portas do Router metes um cabo para o Switch e siga para os PC's.

Quanto a marcas, para mim o Router mais fácil de configurar é o SMC, já em termos de switch, é tudo +/- a mesma coisa, por isso compra SMC também, deves conseguir comprar no mesmo local do Router, calha bem e rima!
 
Sim, como eu referi, um switch sem gestão é simplesmente um equipamento em que todas as portas "se vêem" umas às outras e respectivos equipamentos lá ligados. Num switch com gestão já se podem definir VLANs, ter routing... enfim... outros quinhentos!

Quanto a marcas, só posso mesmo aconselhar qualquer equipamento que seja certificado para ter instalado o DD-WRT (www.dd-wrt.com). Eu tenho um Buffalo que com o DD-WRT é uma maquinona! Em relação a switches, vai depender das protas que queres... a SMC tem, a DLInk tem, eu pessoalmente aconselho Allied Telesyn. Usos-os a nível Enterprise e não são assim tão caros...
E duram-te uma vida! :)

Cusca aqui para mais info do router que tenho e o DD-WRT: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=393568
Vê, em particular, os comentários do -vaz- que estava descontente com o seu router e depois de instalar o DD-WRT é o que se vê!

Cumps,
UnWired
 
Primeiro de tudo, qual é a tua ligação à internet?

se for ADSL podes comprar um router já com modem ;)

e porque 4 portas não chegam? tens quantos PC's na rede caseira? pelo menos 5 dava para usar já (se falas que um vai ter que ligar por wireless)
 
Tenho ADSL, sapo, que porcaria, mas acho que vai dar na cabeça do meu pai de por Netcabo.

Aproveito e pergunto, Netcabo tem IP fixo?

O router em questão não tem versão ADSL e versão CABO por linguagem de leigos?

É assim, num futuro, gostava de ter. Pc do My sistem; pc novo para jogos; ps3; futuro server de files e um xbox 360 que gostava de comprar... Hoje em dia, practicamente tudo traz cabo RJ-45, e digamos que o switch dá geito para umas LAN's caseiras :D
 
O router que indicaste não suporta Gigabit Ethernet: LAN Ports 4 x RJ45 for 10/100 BaseT (falta o /1000)
No que diz respeito à NetCabo, têm endereço dinâmico, mas podes contratar fixo, por um valor acrescido.
Xiii... tanto PC! Pelas minhas contas, ficas com uma porta a menos, se comprares um router ADSL ou CABO com 4 interfaces LAN. Então, se queres uma coisa um pouquito mais a sério, compras um switch de 8 portas, liga-lo com cabo cruzado a uma das portas LAN do router e pimba: 11 portas para ligares por RJ45 o que quiseres...

Mas se tanto a XBOX como a PS3 tem adaptadores wireless, há mesmo necessidade de as ligares por cabo e comprar um switch adicional? Pensa nisso.

UnWired

--- EDIT---
Já agora, se pretendes uma rede toga a Gigabit, então compra um router norma N com interfaces a Gigabit e um switch também ele a Gigabit... mas prepara a carteira! ;)

 
Última edição:
Tenho ADSL, sapo, que porcaria, mas acho que vai dar na cabeça do meu pai de por Netcabo.

Aproveito e pergunto, Netcabo tem IP fixo?

O router em questão não tem versão ADSL e versão CABO por linguagem de leigos?

É assim, num futuro, gostava de ter. Pc do My sistem; pc novo para jogos; ps3; futuro server de files e um xbox 360 que gostava de comprar... Hoje em dia, practicamente tudo traz cabo RJ-45, e digamos que o switch dá geito para umas LAN's caseiras :D

Tendo em conta esta artilharia, então vais ter que apostar em material minimamente decente.

switch gigabit com 8 a 16 portas (já que queres pensar em lans) e ligar quase tudo nele.

é caro? talvez, mas com tanto material, o custo do stuff gigabit é "nada" :p

Ou então um router de topo com wireless potente, como os Draytek e ligar a PS3 e um dos PC's por wireless.
 
Existe algo melhor que o cabo de rede? Eu agora que liguei a ps3 por cabo de rede, não quero outra coisa, é muita mais rápido e estável.

Hjej em dia, o que não traz uma porta RJ-45? Até já LCD's a trazem!
Do que tenho em casa, vou indicar o que tem porta RJ-45!
PS2;
PS3;
Box MEO(para que serve?);
PC.

Podem achar estranho, mas foi uma coisa que me deu na cabeça e gostava de um dia realizar...

Se formos a ver bem, até um Celeron 900Mhz que eu tenho (o tal pc que tem de estar obrigatoriamente ligado por wireless) dava para servidor, mas o server terá basicamente mkv's, devido ao meu pai dizer que é preciso gerir o dinheiro, e que eu so muito novo e a cabeça não pensa. Se nem o do my system faz streaming de video HD em condições. nem quero imaginar o outro...

No futuro o meu pai quer comprar um Receptor A7V que penso que tb traz RJ-45, mais um para a lista.

Obrigado
 
Podes sempre pegar estes 2 PC's, e aproveitar os componentes base (ram, disco, fonte e caixa a não ser que queiras ir para algo pequeno e compacto) vender e comprar algo melhorzito. Com 250 € já consegues fazer a festa com um dual corezito
 
Hjej em dia, o que não traz uma porta RJ-45? Até já LCD's a trazem!
Do que tenho em casa, vou indicar o que tem porta RJ-45!
PS2;
PS3;
Box MEO(para que serve?);
PC.

O facto de ter porta RJ-45 n quer dizer que seja de rede

Já vi muitos equipamentos em que a porta rj-45 é usada como consola ou como meio de fazer updates a firmware.
 
Última edição pelo moderador:
Lembrei-me agora, o meu pai está a pensar numa impressora nova, e se vier, será um impressora com RJ-45 para ter na rede...

Começem por me indicar o router sff.
Caracteristicas:
Gigabite ehternet;
802.11 n;
Print server!

Eu sou um pouco leigo nisto, indiquem-me um modem com estas caracteristicas, em versão DSL e Cabo (se é que isso existe lol)
 
Back
Topo