[Em estudo] Rede em casa

The WolfMan, penso que a tua ideia de rede é identica a minha, só ainda não tive tempo e dinheiro para implementar gigabit e norma n.

http://img518.imageshack.us/img518/9733/redecasawp8.jpg

Penso que existem router gigabit com norma n, no caso dos D-LINK dos DGL-4500, deves arranjar a volta dos 175€

http://games.dlink.com/products/?pid=643&#DGL-4500

Depois, podes comprar um switch gigabit "simples" por 60€ com 8 portas, tanto da d-link como da linksys.

Quando ao servidor, tenho em Debian Etch, e o único problema que ainda não consegui resolver, um pouco por indisponibilidade de tempo é receber do servidor a 6 MB/s em vez dos 9/10 MB/s com que envio para o servidor.
 
O D-link que indicaste, tem antenas removiveis? É que se assim fosse, fazia uma cantena e metia no sotão...

Pelo que percebo do teu esqueme, tens um router, que vai para um pc, e esse pc ''manda'' net para um router que o manda para os portáteis, certo?

Eu estava a pensar router>switch>pc's incluindo servidor, Ou é melhor ser o router a mandar para o outro lado todo?

O meu pai anda a dizer que sou maluco, mas ele já teve a ver routers, e com o P2P, em 2 meses já tenho quase um disco de 500gb cheio! Tenho mesmo de arranjar um servidor lol
 
Em principio todas as antenas são removiveis, parece que há um da d-link de uma gama abaixo com norma n e gigabit também.

No meu caso, tenho o "pfSense" que é um computador a fazer de router, por isso no teu caso tens que ligar a internet ao router, e depois ligas o resto ao router, seja switch, computadores, etc.
 
Em principio todas as antenas são removiveis, parece que há um da d-link de uma gama abaixo com norma n e gigabit também.

No meu caso, tenho o "pfSense" que é um computador a fazer de router, por isso no teu caso tens que ligar a internet ao router, e depois ligas o resto ao router, seja switch, computadores, etc.

Existe o D-Link DIR-655, tenho um, e ate agora 5*. custa cerca de 100€.
 
Voltando, o router indicado é um router para cabo, não há nenhuma alternativa para DSL?

Por causa de um colégio ao pé da minha casa, vão passar fibra óptica. Pensando no futuro, a internet virá pela porta RJ-11? A fibra só deve ir até a entrada da nossa casa não é?

Pensando no servidor (está quase cheio o disco, mais uns dias e tá o trabalho feito lol), ai é que tenho muitas duvidas...

O que significa 1U, 2U?

O meterial de servidor é caro, mas é muito fiavel e com um grande rendimento não é? Vi este motherboard (Asus DSEB-DG) num catálogo, mas quando fui ver o preço a net até me assustei lol

Obrigado

Vamos aos poucos e poucos, para já só as ideias.
 
Pensando no servidor (está quase cheio o disco, mais uns dias e tá o trabalho feito lol), ai é que tenho muitas duvidas...

O que significa 1U, 2U?

O meterial de servidor é caro, mas é muito fiavel e com um grande rendimento não é? Vi este motherboard (Asus DSEB-DG) num catálogo, mas quando fui ver o preço a net até me assustei lol

Os servidores( e não só) de rack são medidos em Us aka unidades. Um bastidor de 42Us quer dizer que pode levar até 42 equipamentos que ocupem 1U ou 1 unidade! Se for 2U ocupa duas unidades e por ai fora....

O rendimento num servidor é relativo. Tens servidores de entrada de game que nao diferem muito do pc que tens em casa. A diferença muitas das vezes é mesmo na fiabilidade do equipamento visto ser desenhado para estar a funcionar 24/7
 
E podem-me indicar um router DSL? pode dar 100mb um route adsl? Onde posso ver o preço de bastidores e material de servidor? O que acharam da mobo que referi em cima? Deiam sugestões para eu ir fazendo um porco...
 
Então? Não dizem nada? Estive a ver o Windows Home Server, e vi a versão OEM na amazon a cerca de 100£, e pareceu-me muito bom, mas mesmo estando ligado no switch, o servidor consegue fazer o backup dos outros pc's? Existe algum distro de Linux que faça o mesmo?

Por favor deêm ideias, o meu pai está practicamente convencido, e já tenho um porco com dinheiro para realizar este projecto.

P.S. O dominio grátis é um site como por exemplo a techzone, ou pode ser um ftp?
 
Eu uso Debian Etch no meu, mas ainda não tenho tudo implementdo, como backups e isso, tudo a seu tempo.

Quanto ao router com adsl, eu não recomendo, pois prefiro ter um modem aparte e depois o router, não gosto de coisas "tudo num só", mas é a minha opinião.

Eu até de ajudava mais, mas só para a proxima semana, ainda continuo em exames.
 
Ok, então novo plano. Modem ADSL2+>Router>Switch>Pc's...

Agora falta os componentes e o guito, mas stalvez o modem e o router ADSL não levem muito tempo a chegar... Falta só indicar que material devo escolher.
 
Então? Não dizem nada? Estive a ver o Windows Home Server, e vi a versão OEM na amazon a cerca de 100£, e pareceu-me muito bom, mas mesmo estando ligado no switch, o servidor consegue fazer o backup dos outros pc's? Existe algum distro de Linux que faça o mesmo?

Por favor deêm ideias, o meu pai está practicamente convencido, e já tenho um porco com dinheiro para realizar este projecto.

P.S. O dominio grátis é um site como por exemplo a techzone, ou pode ser um ftp?

O Home Server pode não ser boa ideia especialmente OEM. Primeiro porque OEM não pode ser vendido sem sem com uma maquina, e segundo( pode ser que já esteja resolvido) existe um problema manhoso com o filesystem do Home Server que provocava a perda total dos dados.

Não sei se ainda têm a versão gratuita mas tens por exemplo o ClarkConnect que é um Server/Gateway em linux que serve perfeitamente para o que queres( e até mais).

Quanto aos backups que eu saiba sem software especifico não podes por o servidor a fazer backups dos computadores, podes sim, por os computadores a fazer backup para uma pasta no servidor.

Já agora para que queres um bastidor e material de servidor? Para o que queres fazer é desperdiçar dinheiro.
 
Deu-me essa panca. Mas não precisa de ser muito grande. Digamos que em termos de espaço (Gb) estou quase cheio, e o meu computador a ver 1080p, caga-se todo. Ai, entra o servidor. Foldar, e p2p.

Eu li que o windows home server, podia ser agendado para fazer backups dos dados... Mas para isso terá de ser o servidor ''dar'' net aos outros pc's não é? Se me pudessem esclarecer...

Quanto ao bastidor, tenho uma despensa com o local ideal para isso, e não vai estar a apanhar pó...
 
Bastidores ainda são caros ...

Quanto aos backups, podes ter uma pasta partilhada com password, e o servidor de x em x tempo vai la, comparar o que foi alterado, e guarda.

Quanto ao 1080p não dar bem, isso é do processador, o servidor não vai ajudar em nada.
 
Não ajuda? Ter um P4 todo ranhoso, ou ter até 2 Xeon's quad core com arquitectura core 2 não vai ajudar muito?

Para ter uma ideia, podem dizer-me um preço de um bastidor? De que tamanho é?
 
Não faço ideia, mas aponta para cima dos 300€ minimo ...

Quanto ao servidor, os filmes a 1080p são enviados pela rede, tanto faz seja, filmes, jogos, backups, etc, é tudo o mesmo, no computador de destino é que tem que "interpretar" o filme.
 
Com o ps3 media server, não funciona assim. Mkv's por exemplo, a playstation 3 não os lê de ''origem'', logo o computador descodifica o video e manda para a ps3 num formato em que ela o leia.

Acontece que o meu P4 não consegue acompanhar a elevada bitrate dos 1080p's (720 engasga-se em alguns) o que faz com que eu tenha de estar constantemente a parar o filme para o buffer carregar...

Nesse caso, comparar um P4 com ATÉ 2 Xeon's quad core...
 
Então, não dizem mais nada?

Que modem's ADSL2+ existem no mercado? São muito caros?

Quando houver oferta de fibra óptica e 100mb, os modems terão algum uso ainda?
 
Algumas pessoas pensam que wireless é lento e não dá para os downloads enganam-se, por experiência própria utilizo wireless e nunca tive nenhuma limitação no download de conteúdos. Por isso se pensarem em fazer uma rede em casa nunca descartem a hipótese de ter tudo wireless. Claro que isto é verdade se vocês utilizarem um bom router. E sim, claro que a rede por cabo tem sempre mais desempenho...
 
Última edição:
Depende do sinal, mas faz um download por wireless e no fim por cabo, e vais ver as diferenças :)

Eu só digo que não há grande diferença porque normalmente a limitação acontece do outro lado não do nosso logo nunca aproveitamos a banda toda... Eu tenho wireless (sim, com bom sinal) e chego a sacar coisas a 2Mbs e no entanto é wireless.
Eu quando apenas usava apenas cabo também pensava como os demais: "ai e tal wireless é muito lento, wireless é só para ver mails e navegar na net", mas depois de mudar não me arrependi nada. ;)

Não levem a mal digo estas coisas só para quebrar o estereotipo que por ai circula.
 
Back
Topo