1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Em que formato arquivam as vossas fotos após todo o pós-processamento?

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por Nazgulled, 1 de Agosto de 2008. (Respostas: 17; Visualizações: 1261)

  1. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Suponho que a maioria de vós fotografe sempre em RAW para ter mais margem de manobra no pós-processamento correcto?

    Mas após esse pós-processamento, qual é o formato que optam para guardar/arquivas as fotos no vosso disco?

    Optam por guardar os RAWs também ou depois do pós-processamento apagam-nos?
     
  2. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Eu só guardo os RAWs. Tenho os ajustes todos guardados em conjunto, por isso quando preciso de um JPEG é só clicar em "Convert" ou "Export" consoante o programa que usar.
     
  3. xtr3me

    xtr3me Power Member

    Guardo tudo. RAWs, ficheiros intermédios (TIFF) e caso vá para a net, ou para enviar para algum lado específico, fica sempre lá um JPG ;)
     
  4. drawzerRB

    drawzerRB Banido

    Ninguem gosta dos PNG?
     
  5. lfdesign

    lfdesign Power Member

    Sem dúvida a melhor opção...
     
  6. OldMan

    OldMan Power Member

    Ya, para screenshots é o que uso :D



    Guardo os RAW todos.
    btw, já não havia aí um tópico muito parecido e mais completo?
     
  7. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    same here.

    kando usava o bibble pro ele gerava um ficheiro de settings por cada raw, nesse caso guardava-os tb. agora c/ lightroom fica td guardado no catalogo.

    mas so guardo os RAW das imagens k vale a pena, as outras faco export 100% jpg e apago o raw, sempre fica a ocupar metade, e a probablidade de as usar alguma vez na vida e baixa...
     
  8. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Ok, obrigado pelas opiniões.

    Só assim por curiosidade uma vez que dizem fotografar sempre em RAW. Mesmo quando vão em viagens de família, amigos, whatever e a maior parte das foras que tiram são fotografias banais, também fotografam/guardam isso tudo em RAW? Por exemplo, uma festa de anos, um jantar de amigos, coisas assim...
     
  9. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Eu só tiro fotografias se for para alguma coisa com interesse, logo sempre que posso tiro em RAW. Fotos de convivio, banais, etc, pode ser que leve a compacta, mas deixo sempre que outra pessoa que se encarregue disso.
     
  10. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Ou seja, deixas que leigos tratem desse tipo de fotografias ou o pessoal a tua volta também percebe um pouco do assunto? É que por estes lados, para esse tipo de convivos, se for outros a tirarem as fotos vou acabar sempre por ter metade das fotos ou desfocadas, ou com as caras todas sobrexpostas ou cortadas, etc, etc... Isso não te incomoda ou não te acontece? :P
     
  11. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Sim, deixo que sejam leigos (completamente leigos) a tratar disso. E não, não me incomoda minimamente. Muita gente tem a mania de me pedir sempre para tirar as fotos e eu acabo por fazer o mesmo ou então descarto logo a máquina para outra pessoa.

    Pensa assim: Se é para fazer uma coisa banal, que é que interessa?!
     
  12. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    A mim interessa... Seja banal ou não, é para mais tarde recordar. Não estou a dizer que para cada foto nós temos de preocupar com o enquadramento, expoisção, luz e essas tretas todas mas também não quero as fotos demasiado desfocadas, expostas ou com cabeças cortadas.

    Eu não me refiro a pequenos detalhes, pequenas coisas mal feitas, mas mesmo a fotos mal tiradas. Desfocos que não vês praticamente nada que interesse. Demasiada sobre-exposição devido a flash mal configurado onde praticamente só se vê os olhos e o contorno da cara, 80% da cara ficou branca. Pessoas com cabeças cortadas onde se vê metade e por vezes nem olhos apanham... Este tipo de coisas incomoda-me e ue normalmente apago este tipo de fotos porque não interessam para nada.

    Como eu disse, são banais, mas são momentos que queremos recordar ou nem se quer nos preocupava-mos em tirar fotos ou pedir a alguém que se encarregue disso e depois também não tínhamos interesse em guardar as fotos para nós. Se as queremos recordar, ao menos é escusado ter esse tipo de fotos demasiadamente mal tiradas... E não é preciso entender-se nada de fotografia para uma foto ficar minimamente aceitável, toda a gente tem olhos na cara...
     
  13. Rui Marto

    Rui Marto Power Member

    Nem eu digo o contrário. :) Mas aqui focaste precisamente o centro da questão:
    Eu não me preocupo em tirar fotos ou pedir a alguém que se encarregue disso. Levo a máquina porque normalmente anda sempre comigo, ou porque a namorada pede. Mas não me preocupo minimamente em tirar fotos. E quando dou a máquina para as mãos de alguém, é porque esse alguém está interessado em tirar fotos, não eu.

    Se entretanto alguma coisa me despertar o interesse, aí sim, tiro a minha foto. Mas de resto não estou mesmo preocupado com nada. Nem mesmo com o guardar as que os outros tiram. Se vir uma ou outra que me interesse guardo, mas de resto ficam no disco porque o disco é grande.

    Enfim... Não sou grande adepto do slogan da Kodak (acho que era da Kodak), de "Para mais tarde recordar".
     
  14. Warlord

    Warlord [email protected] Member

    fotografo td em raw pq me da a possibilidade de "concertar" coisas k nao iria conseguir com o jpg. dps as k vejo k realmente nao servem para mais nada, converto para jpg e apago os raws ;)
     
  15. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Quando eu tiver uma máquina como as vossas e muitos cartões de memória, talvez faça o mesmo :P
     
  16. freerider

    freerider Power Member

    1- Só guardo os RAW's ou JPEG's originais. O processamento fica arquivado no catalogo do Lightroom
    2- Em situações banais uso o JPEG. Aniversarios, convivios com amigos...etc. Não vejo necessidade em tirar em raw pq sei que são fotos sem grande interesse para fazer prints gigantescos. O JPEG têm uma amplitude de ajustes perfeitamente aceitável para este tipo de fotos
     
  17. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Dado que não tenho SLR e o RAW da A710IS não é nativo, logo não é grande coisa, guardo em JPEG com compressão 9 a 12 (conforme a importancia e qualidade da foto)

    também guardo alguns RAW's de fotos que vale a pena (os poucos que uso da minha maquina e de algumas SLR que já aqui andaram em casa)
     
  18. Nazgulled

    Nazgulled Power Member

    Também usas o CHDK? :P
     

Partilhar esta Página