Dúvidas Email muito importante que chegou com 1 mês de atraso

Jose Miguel Gom

Power Member
Olá pessoal.

Aconteceu-me o seguinte.

Acabou de dar entrada no meu email da google um email que tem como data de envio (do remetente para mim) 20 de Fevereiro. Ora, uma vez que estamos em 20 de Março, estará com 1 mês de atraso. Isto é normal? Não estou a perceber muito bem isto... Trata-se de um email importantíssimo e que eu deveria ter recebido sem qualquer atraso...
 
Última edição pelo moderador:
Sabe que no Gmail não existe atraso de entrega certo? Existe sim um mail que não foi enviado ou que ao ser enviado deu algum erro.

O e-mail se for enviado correctamente fica na caixa de saída, alem de que tem a opção do recibo de envio/recepção.

Como tal convém verificar se quem lhe enviou o mesmo enviou de facto na data referida ou se utilizou uma das muitas técnicas existentes para alterar a data de envio.

Cumprimentos
 
Na minha opinião, erro do google não terá sido. Nunca ouvi nem me aconteceu tal coisa no gmail.

E-mails com a data trocada podem acontecer se por exemplo:

Estiveres a enviar pelo Outlook a partir de um portátil com cabo de rede ligado, em que assim que carregas no "send", pensando tu que a mensagem já foi, desligas o cabo de rede e hibernas o portátil. Depois quando o voltas a ligar mais tarde à rede (passado um mês), finalmente a mensagem é enviada.
Outra hipótese é a pessoa ter deliberadamente mudado a data do seu computador, colocando um mês antes, e enviado a mensagem.
Eu já fiz isso por exemplo quando tenho que enviar um email até Xhoras, mas atrasei-me um pouco. Atraso a hora do PC e envio. Quem recebeu nunca saberá, principalmente se o ler no outro dia de manhã na sua inbox como normalmente. Para todos os efeitos eu enviei até às horas combinadas.

No caso de ter sido a segunda hipotese, e se a pessoa se esqueceu/não quis/não lhe apeteceu ter enviado a horas, e para não dar parte fraca, talvez tenha pensado numa hipotese de colocar as culpas em cima do google, decidindo assim enviar o e-mail passado um mês certinho.

Enfim, isto são tudo hipoteses. Não faço ideia do que pode ter acontecido realmente.
 
O timestamp do mail não é da data de envio do cliente, mas sim do servidor de envio aquando da primeira tentativa de envio (relay) ...

Ou o Internetheader foi modificado (spoofing) ou o servidor teve problemas a fazer o relaying da mensagem ... ou esteve em baixo ...

Qualquer uma destas situações é no minimo estranha ....
 
Não sei como é no webmail do GMail mas no MS Outlook tens acesso ao cabeçalho da mensagem onde podes verificar por onde ela passou e quando. Aí podes ver qual foi o servidor culpado pela demora.

Atrasos de algumas horas ainda são comuns se algum servidor no caminho estiver com problemas para escoar o mail ou se a recepção for impossível. Acho que numa configuração normal, e dependendo do erro, o servidor de envio pode fazer tentativas durante 1 ou 2 dias antes de devolver a mensagem ao emissor. Um atraso de 1 mês é realmente demasiado estranho.
 
Eu já fiz isso por exemplo quando tenho que enviar um email até Xhoras, mas atrasei-me um pouco. Atraso a hora do PC e envio. Quem recebeu nunca saberá, principalmente se o ler no outro dia de manhã na sua inbox como normalmente. Para todos os efeitos eu enviei até às horas combinadas.

O Gmail assume data do próprio servidor consoante a tua localização geográfica (timestamp), não é conforme a data do teu computador.

O Gmail tem a opção de "detailed header" que contém N informações sobre de onde foi enviado e etc. Vai às configurações (webmail) e vê lá porque está lá, depois de definires isso volta a abrir o e-mail em questão e vês o cabeçalho com essas informações.

Em relação ao que dizes... é muito estranho.. dá para enviares e-mails "anónimos" mas até que ponto poderá ser inserida uma data diferente isso é que uma boa questão.
 
Back
Topo