Emesene

esquiso

Power Member
emesene-logo.png


Este programa não será de certeza novidade para muitos de vós. Mas com a saida do unopuntocero (leia-se, a versão 1.0) achei que não ficava mal um tópico de apresentação.

Ora bem, comecemos:

O que é o emesene?

O emesene é um cliente de instant messaging completamente opensource (GNU GPL) e que suporta um unico protocolo, o MSNP. Tem como objectivo ser um clone do Windows Live Messenger, marcando as devidas diferenças. A sua UI mais simples e limpa é a diferença mais visível, mas debaixo do capô podemos encontrar funcionalidades interessantes, também.
É um cliente que prima pela sua leveza, visto estar escrito em Python, GTK+, pytGTK e pyCairo. Está também disponível para Windows, numa versão normal e numa versão portável.

Quais as suas principais funcionalidades?

Para além das réplicas das funções do WLM

* Offline messaging
* Personal messages
* Music player personal messages
* Nudges
* Contact list retrieval from server
* Name retrieval from server
* Tabbed chat windows
* Logging of conversations
* File transfer

temos também funções originais, via plugins:

* Plugins (songs, Gmail checker, POP3 mail checker, spell checker, YouTube, last.fm, MSN Premium and others)
* Auto-reply
* Minimise to Notification Area (system tray)
* Window and icon themes
* Emoticon themes
* Currently translated to 16 languages

Ainda não está suportado, mas planeia-se que num futuro proximo venha a permitir:

* Audio
* Video
* Winks

E imagens disto?

emesene-login.png
emesene-main.png

emesene-conversation.png

Ok, estou convencido, onde posso fazer download?

Aqui tem links directos para a source e para os executáveis de Windows.
Provavelmente, estará disponível nos repositórios da sua distribuição de eleição, logo, é só por o seu gestor de pacotes a funcionar:

Código:
# aptitude install emesene
# pacman -S emesene
etc etc etc

É um programa que está a sofrer um grande boost de desenvolvimento. Esperem actualizações muito frequentemente :)
 
weird... Aqui em linux não faz nada disto... Já há uns tempos que vou alternando com o pidgin e funciona as mil maravilhas, ainda reportei dois bugs que foram logo resolvidos na build seguinte...
 
Já sou fã do emesene há bastante tempo, embora não o use regularmente.

Mas não há dúvidas, é uma grande alternativa ao Pidgin.

Já agora, também não tive problemas com as versões antigas do programa.
 
alguem tem tido problemas adicionar contactos novos?
Eu aceito o contacto, mas ele nunca aparece na lista. Para dicionar um novo contactos tenho ke me ligar com o pidgin ou com o amsn para aceitar o novo contacto. Espero que isso seja rapidamente resolvido.
 
Não é o meu programa de eleição porque ocupa-me um pouco mais de memória que o pidgin.
Apesar do pidgin tá a "perder clientela" porque não actualizam o protocolo.
 
eu no meu mandriva meti o emesene e gosto bastante, versão 1.0 mas não aceita transferencia de ficheiros.. usava antes o pidgin e amsn

Sei que saiu uma versão 1.0rc que já aceita a transferencia e até a tenho aqui no pc da empresa, em windows.. mas no mandriva não consigo meter essa tal mais nova..

Ontem para desenrascar, meti um Kmsn e até que está jeitoso, mas quero mesmo é o emesene :)

alguem ajuda?
 
Já era usuário do emesene há algum tempo.
Voltei para o pidgin outra vez.

Torna-se um inferno adicionar contactos novos à lista! Erros e depois não vemos os contactos novos.


Só voltarei a utilizar quando este tipo de problemas estiver resolvido.
 
É bem verdade que é um bom programa parecido com o messenger para linux, mas se usarem vão notar que ainda preisa de alguns melhoramentos...experimentem adicionar contactos....Embora os seus desenvolvedores estejam muito fortes, porque todos os dias lançam actualizaçãoes...
Talvês daqui algum tempo ele fique mais estável..
 
Eu uso emesene desde que tenho o Ubuntu instalado e até hoje zero problemas. Para mim a melhor alternativa ao WLM para linux.
 
Instalei o Emesene e estou a gostar. A única falha que tenho a apontar é o facto do ícone que está na sys tray não mudar quando recebemos uma nova mensagem.
 
Back
Topo