1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Emesene

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por esquiso, 27 de Março de 2008. (Respostas: 30; Visualizações: 4611)

1. esquiso

esquiso Power Member

Este programa não será de certeza novidade para muitos de vós. Mas com a saida do unopuntocero (leia-se, a versão 1.0) achei que não ficava mal um tópico de apresentação.

Ora bem, comecemos:

O que é o emesene?

O emesene é um cliente de instant messaging completamente opensource (GNU GPL) e que suporta um unico protocolo, o MSNP. Tem como objectivo ser um clone do Windows Live Messenger, marcando as devidas diferenças. A sua UI mais simples e limpa é a diferença mais visível, mas debaixo do capô podemos encontrar funcionalidades interessantes, também.
    É um cliente que prima pela sua leveza, visto estar escrito em Python, GTK+, pytGTK e pyCairo. Está também disponível para Windows, numa versão normal e numa versão portável.

Quais as suas principais funcionalidades?

Para além das réplicas das funções do WLM

temos também funções originais, via plugins:

Ainda não está suportado, mas planeia-se que num futuro proximo venha a permitir:

E imagens disto?

[​IMG][​IMG]

Ok, estou convencido, onde posso fazer download?

Aqui tem links directos para a source e para os executáveis de Windows.
    Provavelmente, estará disponível nos repositórios da sua distribuição de eleição, logo, é só por o seu gestor de pacotes a funcionar:

Código:
    # aptitude install emesene
    # pacman -S emesene
    etc etc etc
    É um programa que está a sofrer um grande boost de desenvolvimento. Esperem actualizações muito frequentemente :)

2. lightMC

lightMC Power Member

Gostei e felizmente em windows o design não é tão cartoonesco como se vê nessas imagens em linux.
    Só ocupa 5MB em memória :eek:

PS: ia a clicar na ajuda e o programa crashou. ao reiniciá-lo os contactos q tavam online ficaram misturados e perdidos com os contactos offline. :rolleyes: ainda está um bocadinho verde.

3. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

weird... Aqui em linux não faz nada disto... Já há uns tempos que vou alternando com o pidgin e funciona as mil maravilhas, ainda reportei dois bugs que foram logo resolvidos na build seguinte...

4. dvicente

dvicente Power Member

Same here. Estou a usar o emesene há já alguns meses e tenho tido Zero problemas.

5. Transmontano

Transmontano I folded Myself

Já sou fã do emesene há bastante tempo, embora não o use regularmente.

Mas não há dúvidas, é uma grande alternativa ao Pidgin.

Já agora, também não tive problemas com as versões antigas do programa.

6. crazy-rap

crazy-rap Power Member

alguem tem tido problemas adicionar contactos novos?
    Eu aceito o contacto, mas ele nunca aparece na lista. Para dicionar um novo contactos tenho ke me ligar com o pidgin ou com o amsn para aceitar o novo contacto. Espero que isso seja rapidamente resolvido.

7. Russoila

Russoila Power Member

Não é o meu programa de eleição porque ocupa-me um pouco mais de memória que o pidgin.
    Apesar do pidgin tá a "perder clientela" porque não actualizam o protocolo.

8. jmpub

jmpub Power Member

eu no meu mandriva meti o emesene e gosto bastante, versão 1.0 mas não aceita transferencia de ficheiros.. usava antes o pidgin e amsn

Sei que saiu uma versão 1.0rc que já aceita a transferencia e até a tenho aqui no pc da empresa, em windows.. mas no mandriva não consigo meter essa tal mais nova..

Ontem para desenrascar, meti um Kmsn e até que está jeitoso, mas quero mesmo é o emesene :)

alguem ajuda?

9. uterrorista

uterrorista Suspenso

Já era usuário do emesene há algum tempo.
    Voltei para o pidgin outra vez.

Torna-se um inferno adicionar contactos novos à lista! Erros e depois não vemos os contactos novos.

Só voltarei a utilizar quando este tipo de problemas estiver resolvido.

10. LnxSlck

LnxSlck Power Member

No dia em que suportar várias contas e vários protocolos, sou capaz de pensar nisso

11. lightMC

lightMC Power Member

Na descrição:

12. LnxSlck

LnxSlck Power Member

E?

Por ser parecido ao Messenger não quer dizer que não possa ter mais features, até o mesesenger permite várias contas

13. lightMC

lightMC Power Member

Claro, mas dúvido que venha a suportar mais protocolos.

14. Nastase

Nastase Power Member

E em relação ao aMSN? Vale a pena trocar para o emesene? Falo em termos de features, peso, rapidez, etc...

15. É bem verdade que é um bom programa parecido com o messenger para linux, mas se usarem vão notar que ainda preisa de alguns melhoramentos...experimentem adicionar contactos....Embora os seus desenvolvedores estejam muito fortes, porque todos os dias lançam actualizaçãoes...
    Talvês daqui algum tempo ele fique mais estável..

16. dronepwn

dronepwn [email protected] Member

Eu uso emesene desde que tenho o Ubuntu instalado e até hoje zero problemas. Para mim a melhor alternativa ao WLM para linux.

17. vjoe

vjoe Power Member

Instalei o Emesene e estou a gostar. A única falha que tenho a apontar é o facto do ícone que está na sys tray não mudar quando recebemos uma nova mensagem.

18. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Aqui pisca... Não sei como é aí :)

19. antek

antek Power Member

Para mim, nada melhor que o pidgin, até mesmo para windows

20. vjoe

vjoe Power Member

Mas o que é que pisca? A janela minimizada ou o icon no system tray? É que eu ontem experimentei-o em Gnome e a janela minimizada piscou, mas o icon no sys tray não.

Partilhar esta Página