Empregos de informática no estrangeiro

Sim, SW engineer real-time C/C++. O teste andava só a volta disso, com uma parte de escolha múltipla e outra de escrita de código.
A minha praia é Java, nao C/C++, por isso nao sei avaliar a dificuldade com justiça, mas pela troca de impressoes com os outros candidatos a dificuldade era algo elevada e o tempo para pensar as repostas nao era muito.

Suponho que no teu caso a exigencia será menor, dado estares em inicio de carreira.
 
Olá.

Como vejo que há pessoal entendido por aqui vou aproveitar o tópico.

Sou licenciado em Eng. Informática, a fazer estágio numa consultora há 8 meses, com 1000 euros brutos + sub. de refeição.

A ideia inicial seria ganhar experiência e depois tentar emigrar (falo inglês e francês, estava a pensar na Suíça). Contudo, aceitei um projeto de ITSM e acho que foi um tiro ao lado.

Atualmente a dúvida é: quero mudar de área, para Dev, acham possível conseguir emprego lá fora sem experiência? Ou o melhor que tenho a fazer é encontrar algo cá para ter experiência nessa área e depois tentar o salto?

Obrigado
 
ITSM para quem sabe e gosta de programar é uma perda de tempo.

claro que há excepções, se fores o director de um departamento de IT, claro que é bom saber e usar ITIL, COBIT, etc, mas para quem está a começar, só serve para aqueles que passaram à rasca a programação e têm de se contentar com service management, auditoria ou vendas.
 
quanto a empregos lá (cá) fora sem experiência, depende.

o que tens para meter no currículo? A universidade é de topo? Acabaste com uma média de topo? Tens um repositório de github que impressione?

se a resposta é não para todas as perguntas, por que é que um empregador haveria de contratar alguém estrangeiro, quando tem dezenas ou centenas de malta nacional nas mesmas condições? Como é que vais fazer o teu currículo sobressair sem ser através de aceitar um ordenado muito mais baixo?
 
ITSM para quem sabe e gosta de programar é uma perda de tempo.

claro que há excepções, se fores o director de um departamento de IT, claro que é bom saber e usar ITIL, COBIT, etc, mas para quem está a começar, só serve para aqueles que passaram à rasca a programação e têm de se contentar com service management, auditoria ou vendas.
Exatamente o que penso, daí a vontade de mudar.

Quanto às 3 perguntas, apenas a média de curso me poderia valer. Contudo, como a resposta às duas outras é não, fica complicado.

Honestamente ainda não tinha colocado as coisas nesse prisma, mas sim, não há nada que possa considerar uma mais-valia para um empregador.

O melhor será investir em formação/CV e depois sim, pensar no resto.
 
Exatamente o que penso, daí a vontade de mudar.

Quanto às 3 perguntas, apenas a média de curso me poderia valer. Contudo, como a resposta às duas outras é não, fica complicado.

Honestamente ainda não tinha colocado as coisas nesse prisma, mas sim, não há nada que possa considerar uma mais-valia para um empregador.

O melhor será investir em formação/CV e depois sim, pensar no resto.

Nao necessariamente!

A educacao em Portugal é muito boa, quando comparada com a da Irlanda (é a que conheco de perto).
Tens experiencia profissional de alguns meses, acabaste o curso, estás disponível para trabalhar, e sabes no mínimo duas línguas. Isso é mais que suficiente para mandares uns CVs. O Github está na moda e ajuda, na verdade nao precisas de ter lá 3 ou 4 projectos maravilha, exemplos básicos de coisas que tenhas feito, ou viste fazer num curso é suficiente. Um manager, ou um senior developer que te entrevista, tem mais que fazer que ir ver em pormenor o que fizeste, quando muito vai ver o teu estilo de programacao (como dás o nome ás variáveis, se colocas comentários, como estruturaste o projecto - um só ficheiro com o código todo, ou separaste em vários ficheiros), e também fica a saber que estás familiarizado com os conceitos de check-in, check-out de código, etc

Vais ao Linkedin, contacta umas quantas recrutadoras, envia cvs, e eventualmente consegues algo. Pior que estás nao ficas, e quanto muito ganhas calo, ao falar em ingles naquilo que sabes, que nao sabes, etc
 
No Porto ou Lisboa andam a contratar muita gente? Como anda a nível de salários? São salários em que o pessoal pensa na mesma em ir para fora?

Estou bastante afastado da realidade do Porto, mas em Lisboa está a corrida ao ouro (MUITAS empresas a contratar), se bem que a realidade é que os salários não subiram assim tanto, apesar de se notar uma melhoria (com as empresas que vêm de fora como a Sky ou a Daimler a puxar a carroça).
 
Estou bastante afastado da realidade do Porto, mas em Lisboa está a corrida ao ouro (MUITAS empresas a contratar), se bem que a realidade é que os salários não subiram assim tanto, apesar de se notar uma melhoria (com as empresas que vêm de fora como a Sky ou a Daimler a puxar a carroça).

quanto é que a daimler está a oferecer, tens ideia? quando me telefonaram e tentei negociar aceitaram logo o primeiro valor que disse, e agora fiquei naquela que podia ter pedido mais. se passar nas entrevistas, já vão estar mais interessados e posso tentar renegociar.
 
Por curiosidade, há aqui alguém a trabalhar para empresas estrangeiras estando em Portugal? Se sim, como é que costumam lidar com esses processos a nível de finanças e IRS, afins.
Se calhar mais vale mandar PM, a não ser que seja informação em que haja mais interessados.

Sempre tive alguma curiosidade em perceber como funcionam esses casos.

Cumps.
 
Não percebi a pergunta. Eu trabalho para uma empresa estrangeira e não há qualquer diferença a nível de finanças... pagam-me em Portugal como se fosse uma empresa nacional
 
Acho que não me expliquei bem.. Portanto, para uma empresa que "não existe" em Portugal (Portanto, por exemplo, UK ou Alemanha) mas para a qual vocês trabalham tendo a vossa morada fiscal e tudo mais em Portugal.
 
Back
Topo