Empregos de informática no estrangeiro

Boas,

Venho aqui partilhar uma experiência, para tentar perceber se já aconteceu com mais alguém.

Nas últimas 2 semanas, tive 4/5 entrevistas marcadas com recrutadoras estrangeiras. Sempre que marcava a entrevista acabavam por não ligar. Algumas ainda mandam mensagem a pedir para adiar, outras não dizem mais nada. Mesmo que a pediram para remarcar acabaram por voltar a não ligar, nem disseram mais nada.

Já aconteceu com mais alguém?
Tens de insistir, chateia os recruiters. Ha algum porreiros outros fazem mt spam e depois nao dizem mais nada. Procura tb diretamente oportunidades nas empresas, pode ser outra forma. O facto de estares em PT muitas vezes faz que com alguns tb nao tenham tanto interesse e procurem alguem ja mesmo nesse pais.
 
Imaginemos que não possuem experiência profissional em TDD ou Agile, mas estiveram a aprender por voces, quando vos perguntam se tem experiência em TDD o que dizem?
Hoje uma recruiter da Irlanda disse que o cliente queria um candidato com experiência comercial(profissional) em Agile e TDD, como eu não tinha não me iriam considerar
 
Imaginemos que não possuem experiência profissional em TDD ou Agile, mas estiveram a aprender por voces, quando vos perguntam se tem experiência em TDD o que dizem?
Hoje uma recruiter da Irlanda disse que o cliente queria um candidato com experiência comercial(profissional) em Agile e TDD, como eu não tinha não me iriam considerar

ve um ou dois exemplos/tuturiais de como fazer testes com alguma framework para fazer mock de uma classe e já podes dizer que fizeste algo no passado mas nada de mais.

Em relacao ao n teres experiencia em agile... isso é uma beca irrelevante. Alias em PT o tipico é ser Agile Hardcore, que é de um dia para o outro os requesitos mudam e tu tens de te adaptar sem planeamento. Assim que te apanhares num ambiente agile a serio, parece que tás de férias com tempo pra planear tudo e fazer as coisas nas calmas
 
Imaginemos que não possuem experiência profissional em TDD ou Agile, mas estiveram a aprender por voces, quando vos perguntam se tem experiência em TDD o que dizem?
Hoje uma recruiter da Irlanda disse que o cliente queria um candidato com experiência comercial(profissional) em Agile e TDD, como eu não tinha não me iriam considerar
Tira uma certificacao em SCRUM pode ajudar e nao e caro.
 
Mas perguntaram-me se tinha experiencia "comercial", estaria a mentir portanto? É o que costumam fazer? (nao tou a julgar xD)

Estou apenas a dizer que nao é nada de mais se fizeres alguns tuturiais estas a fazer mais do que aquilo que se faz em grande parte dos casos em portugal. (Eu nao passei por sitio nenhum em portugal onde se fizessem testes regulares... testes eram coisas que se faziam as vezes para partes mais complexas e passei por 4 empresas)

Podes dizer que fizeste na empresa X mais por iniciativa propria pois a empresa nao tinha essa metodologia e sabes por em pratica a tecnica x ou y e tens conhecimento dos principios do desenho de testes e de codigo que seja mais facilmente testado. (basta leres um pouco na net sobre estes assuntos, a mim deram-me um livrinho basico para ler quando cheguei a minha actual empresa, era algo muito basico mesmo, mas foi forma de garantirem que eu perdia 3 tardes a ponderar no assunto)

E sim, tenho conhecimento de curriculos com partes falsas mas onde o pessoal tinha o conhecimento e nao ia cair se lhe fizessem perguntas sobre o assunto.

No meu caso, eu disse precisamente isso, que tinha feito testes por conta propria na empresa onde estava. O que era verdade, mas nao estava por dentro de nada de mocking nem de como criar codigo facil de testar(esta parte omiti... e estudei antes de ir para a 2a entrevista), foi fruto de necessidade de criar testes de regressao numa empresa que n tinha bases nenhumas na parte tecnologica e com codigo mau e antigo para manter.

E fui contratado. Estou no UK actualmente e acho muito complicado voltar a portugal a trabalhar tantas horas sobre pressao e sem ter o trabalho devidamente organisado e planeado... pralém do salario... e as ofertas no linkedin triplicam quando mudas a localizacao para o UK tambem
 
Com tanta empresa em Portugal, só calha em clientes com muita pressão e sem trabalho organizado, quem quer. Quanto ao salário, acho que ninguém discorda.
 
Com tanta empresa em Portugal, só calha em clientes com muita pressão e sem trabalho organizado, quem quer. Quanto ao salário, acho que ninguém discorda.

A maioria das empresas usa consultoras, logo não sabes para onde vais.
Se procurares emprego no Porto tens um pequeno leque de empresas com boa reputação, e essas não são muito acessíveis
 
Com tanta empresa em Portugal, só calha em clientes com muita pressão e sem trabalho organizado, quem quer. Quanto ao salário, acho que ninguém discorda.

Só descobres que ha muita pressao depois de aceitar o trabalho. E em relacao a organizacao... eu pensava que eram organizados até trabalhar aqui.

Acho que ainda nao é norma criar testes unitarios sempre que se cria uma funcionalidade nova ou ter uma equipa só para testes nas empresas portuguesas. E metodologias ageis em PT significa "Se houver algum stress...nós desenrrascamos", aqui significa parar e replanear
 
Mas perguntaram-me se tinha experiencia "comercial", estaria a mentir portanto? É o que costumam fazer? (nao tou a julgar xD)

Sim, estarias a mentir.
TDD é cada vez mais relevante, e só aprendes a sério fazendo testes em software a sério, i.e. software comercial.

Se eu te estivesse a entrevistar e quisesse saber se percebes de testes, apanhava-te em 2 tempos se me estivesses a tentar enganar.
 
Sim, estarias a mentir.
TDD é cada vez mais relevante, e só aprendes a sério fazendo testes em software a sério, i.e. software comercial.

Se eu te estivesse a entrevistar e quisesse saber se percebes de testes, apanhava-te em 2 tempos se me estivesses a tentar enganar.

A questão é que TDD não é bem sobre testes, é mais uma metodologia de desenvolvimento em que o desenvolvimento de uma funcionalidade se inicia pela criação dos testes unitários da mesma. Em Portugal são poucas as empresas que usam este método, pelo que é difícil ter experiencia comercial
 
A questão é que TDD não é bem sobre testes, é mais uma metodologia de desenvolvimento em que o desenvolvimento de uma funcionalidade se inicia pela criação dos testes unitários da mesma.

Óbvio que TDD é sobre testes.

Quando te perguntam se fazes TDD não tem de significar necessariamente que o primeiro passo que dês seja escrever os testes unitários, essa abordagem é muito discutível e controversa.

Saber TDD é saber sobre testes unitários, de integração, interface, end-to-end, mocking, stubbing, dependency injection, etc.
Saber escrever testes e código testável implica que tenhas boas noções de como desenhar software, tem um valor enorme e diz muito sobre a qualidade dum developer.

Em Portugal são poucas as empresas que usam este método, pelo que é difícil ter experiencia comercial

Pura especulação. Eu estive numa grande empresa portuguesa e fartei-me de fazer TDD.
E isso para mim é só uma desculpa, eu não contrataria alguém porque 'oh coitadinho no país dele não se faz TDD', não vejo relevância nisso nem acho que seja verdade.
 
Óbvio que TDD é sobre testes.

Quando te perguntam se fazes TDD não tem de significar necessariamente que o primeiro passo que dês seja escrever os testes unitários, essa abordagem é muito discutível e controversa.

Saber TDD é saber sobre testes unitários, de integração, interface, end-to-end, mocking, stubbing, dependency injection, etc.
Saber escrever testes e código testável implica que tenhas boas noções de como desenhar software, tem um valor enorme e diz muito sobre a qualidade dum developer.

Estás-te a dar-me razão, dizes que é sobre testes, depois dizes que é muito mais que isso. É basicamente o que eu disse. TDD não é sobre saber fazer testes unitários, é saber desenhar uma aplicação tendo como foco os testes.

Pura especulação..

Ve no ItJobs quantas pedem conhecimento em TDD, vais-te surpreender
Tenho visto as ofertas no Porto e são poucas as que usam na minha area .NET
 
Bom dia,

Alguém tem ideia dos ordenados para a Bélgica para 2/3 anos de experiência para a Bélgica? E Alemanha?
Há muita diferença a nível de qualidade de vida?

Obrigado
 
Bom dia,

Alguém tem ideia dos ordenados para a Bélgica para 2/3 anos de experiência para a Bélgica? E Alemanha?
Há muita diferença a nível de qualidade de vida?

Obrigado
Diferenca entre Alemanha e Bélgica?

Com 2/3 anos eu diria 50/60k (em Berlim).

A qualidade de vida em Berlim é muito boa IMHO.
 
recomendas algum site em ingles para procurar casa e carro?
(é que andar a procura em alemao n dá pra mim :P )
https://www.ebay-kleinanzeigen.de - O mais popular la. É mais fácil que parece
https://www.ebay-kleinanzeigen.de/s-immobilien/c195 - Immoveis, tanto para alugo como para compra.
https://www.ebay-kleinanzeigen.de/s-auto-rad-boot/c210 - Carros.

Não te esqueças de indicar a zona de procura. E tambem se tencionas voltar a portgual, então pondera em comprar e registrar o carro em portugal, talvez teras menores contas ligadas ao seguro e impostos. Mas tens de ver se é legal.
 
Back
Topo