Empregos de informática no estrangeiro

Boas pessoal.

Em 2017 recebi salário em PT (4 meses) e na Alemanha (8 meses). Estou um pouco perdido quanto ao que fazer a nível de impostos para não ser alvo de dupla tributação.

Alguém já esteve na mesma situação e me pode dar umas luzes?

É um bocado complicado. Não sei como funciona na Alemanha, mas regra geral, assumindo que estiveste mais de 182 dias na Alemanha, o que devias fazer era:
- Declarar em Portugal os rendimentos obtidos em Portugal
- Declarar na Alemanha todos os rendimentos obtidos
- apresentar na Alemanha um documento a referir quanto já pagaste sobre os rendimentos em Portugal que depois podes usar para reduzir ou eliminar o imposto sobre esses rendimentos cobrados na Alemanha.

Na prática, se fosse a ti, declarava em Portugal o rendimento de Portugal é na Alemanha o rendimento da Alemanha. As chances de seres investigado são mínimas e se fores tb não há de ser grande multa
 
O pessoal fica admirado por haver muitas vagas nas empresas. Não esquecer que são empresas em crescimento e com necessidades de ocupar as posições para que o crescimento continue.

Aqui onde trabalho pelo menos há 6-7 anos que estamos a contratar. Neste mentioned o número de vagas é virtualmente ilimitado pois o que interessa é contratar gente capaz e não apenas preencher números clausus :)
 
Malta parece que vou para Berlim! :)

Dicas para arranjar casa? Devo optar por algo temporário (parece-me que pedem sempre 3 recibos de vencimento), se sim de que tipo?
 
Malta parece que vou para Berlim! :)

Dicas para arranjar casa? Devo optar por algo temporário (parece-me que pedem sempre 3 recibos de vencimento), se sim de que tipo?


Boas, por curiosidade, para que área de trabalho vais, e já agora com que idade? Tens referências de alemão?? (responde se quiseres xd)
 
Bem-vindo!

A empresa não providencia alojamento temporário? Pergunta isso aos HR, normalmente até tem relocation packages ;)

https://forum.zwame.pt/threads/viver-e-trabalhar-na-alemanha-ler-1-post.948570/

Obrigado Totoro. A empresa é bastante pequena pelo que não tem alojamento temporário. Eles disseram que podiam ajudar, mas acredito que seja pagando qualquer coisa de inicio, vou ver se falo com eles ainda.

Boas, por curiosidade, para que área de trabalho vais, e já agora com que idade? Tens referências de alemão?? (responde se quiseres xd)

Enviei PM. Não sei alemão, mas quero aprender.
 
Boas,

Para quem estas a trabalhar pelo mundo fora, aconselham um recém licenciado apostar fortemente em saltar porta fora de Portugal? Mesmo com xp' obtido num estagio final de curso? Ou acham que mais vale ganhar algum xp pelo menos uma ano e só depois arriscar e ir para fora?
 
Boas,

Para quem estas a trabalhar pelo mundo fora, aconselham um recém licenciado apostar fortemente em saltar porta fora de Portugal? Mesmo com xp' obtido num estagio final de curso? Ou acham que mais vale ganhar algum xp pelo menos uma ano e só depois arriscar e ir para fora?

Também gostava de saber. Até, por exemplo, se és desconsiderado face a candidatos mais novos (com a mesma experiência).
Acredito que talvez seja mais fácil para startups do que empresas maiores.
 
Boas,

Para quem estas a trabalhar pelo mundo fora, aconselham um recém licenciado apostar fortemente em saltar porta fora de Portugal? Mesmo com xp' obtido num estagio final de curso? Ou acham que mais vale ganhar algum xp pelo menos uma ano e só depois arriscar e ir para fora?

Se queres ir para fora por que não? Há empresas que contratam pessoas de todos os níveis de experiência, é questão de te candidatares. Para quem não tem experiência conta muito o curso e as actividades extra curriculares.
 
Boas,

Para quem estas a trabalhar pelo mundo fora, aconselham um recém licenciado apostar fortemente em saltar porta fora de Portugal? Mesmo com xp' obtido num estagio final de curso? Ou acham que mais vale ganhar algum xp pelo menos uma ano e só depois arriscar e ir para fora?

Trabalhar uns anos em Portugal a ganhar experiencia e depois dar o "salto" para países onde o ordenado dependendo dos países costuma ser x4, é o meu conselho.

Mas se tens espírito para sair desde logo também não perdes nada, aliás, só ganhas e muito, basta ires para o país certo: Dinheiro, abres horizontes, respeitam-te muito mais, tens flexibilizacao de horario/trabalho, tens bonus e aumentos anuais, trabalhas 0 horas extras nao pagas, etc etc
 
Trabalhar uns anos em Portugal a ganhar experiencia e depois dar o "salto" para países onde o ordenado dependendo dos países costuma ser x4, é o meu conselho.

Mas se tens espírito para sair desde logo também não perdes nada, aliás, só ganhas e muito, basta ires para o país certo: Dinheiro, abres horizontes, respeitam-te muito mais, tens flexibilizacao de horario/trabalho, tens bonus e aumentos anuais, trabalhas 0 horas extras nao pagas, etc etc

Embora esteja (para já, pelo menos) em Portugal, agradeço-te pela mensagem, é importante ter isto em conta.

Já trabalho há 4 anos e embora tenha um salário porreiro, acredito que lá fora fique a ganhar em diversos factores e é algo que te faz ponderar.
 
Trabalhar uns anos em Portugal a ganhar experiencia e depois dar o "salto" para países onde o ordenado dependendo dos países costuma ser x4, é o meu conselho.

Mas se tens espírito para sair desde logo também não perdes nada, aliás, só ganhas e muito, basta ires para o país certo: Dinheiro, abres horizontes, respeitam-te muito mais, tens flexibilizacao de horario/trabalho, tens bonus e aumentos anuais, trabalhas 0 horas extras nao pagas, etc etc

Sempre tive aquela vontade te ir para fora, mais propriamente Canada ou Suiça. Mas vou ficar um ano para ganhar algum xp. Se entretanto arranjar alguma coisa nesses dois países não vou pensar 2x.
 
Sempre tive aquela vontade te ir para fora, mais propriamente Canada ou Suiça. Mas vou ficar um ano para ganhar algum xp. Se entretanto arranjar alguma coisa nesses dois países não vou pensar 2x.


Se arranjares alguma coisa na Suiça diz-me :D ! Nasci lá e tenho muita vontade de voltar. Falta-me um ano de curso, mas eu tinha pensado ficar por cá tipo 2 anos antes de arrancar. Mas depende das oportunidades claro !
 
Eu pessoalmente nao vejo vantagem nenhuma em esperar para dar o salto. Ganhar experiencia em Portugal é mais complicado que em Inglaterra. (pelo menos no meu caso). Sinto que aqui aprendo muito mais, tenho o devido tempo para aprender/treinar/testar em vez de estar sempre com prazos apertados.

Depois pagam mais, pra quê empatar se podem começar logo a ganhar mais?

Se querem sair e ganhar mais e ter mais tempo para voces, é sair logo.
A unica coisa que penso que vos pode "prender" sao amigos/namorada etc. A nivel profissional é um no brainer.

Pessoalmente acho que fui uma besta enconada por não ter ganho tomates mais cedo e procurar mais activamente sair... fiquei a espera que a proposta me caisse no colo, felizmente caiu. Mas recomendo o pessoal a não fazer como eu e se mexer logo, candidatar-se falar com recruiters, etc para dar o salto quanto antes.
 
Última edição:
Mesmo em áreas como CyberSec?
Atualmente trabalho como Dev e frequento o mestrado em Segurança Informática (2 semestre do primeiro ano). Estou à espera de não ter aulas para me mandar para fora.
 
Back
Topo