Empregos de informática no estrangeiro

Eu estou a pensar em dar o salto para fora mas ainda nao acabei o curso, por isso nao sei bem o que procurar nem como o fazer nem se já é a hora de o fazer.
Estou no 4º ano de um mestrado integrado e gostava bastante de arranjar um estagio para complementar a tese e se pudesse ser fora era só fenomenal, mas não me parece que tenha a sorte de arranjar uma empresa no estrangeiro que aceite estagiarios de fora.

Alguem sabe se isto é possivel ou alguem que tenha ai algum contacto? aahhaha
 
Eu pessoalmente nao vejo vantagem nenhuma em esperar para dar o salto. Ganhar experiencia em Portugal é mais complicado que em Inglaterra. (pelo menos no meu caso). Sinto que aqui aprendo muito mais, tenho o devido tempo para aprender/treinar/testar em vez de estar sempre com prazos apertados.

Depois pagam mais, pra quê empatar se podem começar logo a ganhar mais?

Se querem sair e ganhar mais e ter mais tempo para voces, é sair logo.
A unica coisa que penso que vos pode sao amigos/namorada etc. A nivel profissional é um no brainer.

Pessoalmente acho que fui uma besta enconada por não ter ganho tomates mais cedo e procurar mais activamente sair... fiquei a espera que a proposta me caisse no colo, felizmente caiu. Mas recomendo o pessoal a não fazer como eu e se mexer logo, candidatar-se falar com recruiters, etc para dar o salto quanto antes.
Está tudo dito neste post. Sabendo o que sei hoje já tinha dado o salto muito mais cedo.
 
Caso a intenção seja mesmo sair de Portugal, a única vantagem em ganhar alguma experiência antes de sair que eu vejo é o facto de o choque de "entrares no mundo do trabalho" no teu próprio país é provavelmente menor do que quando acoplado ao choque de emigrar.

Claro que isto vai sempre depender de pessoa para pessoa, mas podes te sentir mais confortável em passar por essa fase no país em que cresceste, estás mais habituado a ouvir pessoas falar como funcionam os empregos cá, tens mais pessoas a quem pedir ajuda, etc.
 
Pra mim, a nivel de "choque" da mudança foi sempre maior em empresas de consultoria em Portugal, querem que chegues e domines sem preparação nenhuma. Na area da investigação e em empresas com produto proprio as coisas são um bocadinho melhores na entrada.

Anyway. No meu caso o choque em inglaterra foi ter quase um mes para me adaptar a empresa e o ritmo calmo\organizado com que se trabalha aqui.
O choque de emigrar não se sente nos primeiros meses, no inicio é tudo pica/excitação, cidade nova, pessoas novas, empresa nova, tecnologias novas. Só mexe ctg passados uns 3 ou 4 meses mas por essa altura já estás a viver numa casa só para ti com a tua tv de 55" na sala e o carro pago na garagem e os amigos de quem tens saudades lá continuam sem querer sair de portugal mas a viver ou na casa dos pais ou em casa partilhada ad eternum.

Ou seja... até pode custar um bocadinho mas já n queres voltar, queres é fazer os outros ver que não vale a pena estar na maravilha se ha solução. (Eu tou a espera do dia em que as consultoras recrutem mão de obra remote indiana para os clientes nacionais que pagam pouco, e os projectos bem pagos sejam feitos por quem vive em portugal de facto. a ver se as coisas mudam... até lá... muito dificilmente volto...)
 
Última edição:
Malta parece que vou para Berlim! :)

Dicas para arranjar casa? Devo optar por algo temporário (parece-me que pedem sempre 3 recibos de vencimento), se sim de que tipo?
Eu fiquei num Airbnb durante 2 semanas e arranjei quarto nesse tempo. Aconselho o wg-gesucht pra procurar quartos!

Depois, quando já estiveres instalado e conheceres melhor a cidade, procuras uma coisa melhor ou uma casa mesmo só pra ti. Pelo menos comigo foi mais fácil começar por viver em casa partilhada :)

Qualquer coisa que precises (a papelada pode ser fdd ao início) é só dizer!

P.s: podíamos fazer um meeting da ZWAME em Berlim :D
 
Pra mim, a nivel de "choque" da mudança foi sempre maior em empresas de consultoria em Portugal, querem que chegues e domines sem preparação nenhuma. Na area da investigação e em empresas com produto proprio as coisas são um bocadinho melhores na entrada.

Anyway. No meu caso o choque em inglaterra foi ter quase um mes para me adaptar a empresa e o ritmo calmo\organizado com que se trabalha aqui.
O choque de emigrar não se sente nos primeiros meses, no inicio é tudo pica/excitação, cidade nova, pessoas novas, empresa nova, tecnologias novas. Só mexe ctg passados uns 3 ou 4 meses mas por essa altura já estás a viver numa casa só para ti com a tua tv de 55" na sala e o carro pago na garagem e os amigos de quem tens saudades lá continuam sem querer sair de portugal mas a viver ou na casa dos pais ou em casa partilhada ad eternum.

Ou seja... até pode custar um bocadinho mas já n queres voltar, queres é fazer os outros ver que não vale a pena estar na maravilha se ha solução. (Eu tou a espera do dia em que as consultoras recrutem mão de obra remote indiana para os clientes nacionais que pagam pouco, e os projectos bem pagos sejam feitos por quem vive em portugal de facto. a ver se as coisas mudam... até lá... muito dificilmente volto...)
Esse texto parece um pouco inflacionado; passado 4 meses ja consegues alugar uma casa sozinho???? Duvido, quanto mais ter uma casa com garagem e carro.
Se for assim tento volto a tentar emigrar outra vez.
 
Eu ainda estou meio baralhado, que papelada precisarei de preencher no início? (contrato de quarto? aí é comum fazer-se contrato quando em casa partilhada?)
Precisas de um contrato de renda pra te conseguires registar na cidade (e sim, quartos partilhados tbm tem disso) e ter o anmeldung e o NIF daqui do sitio.

Com o anmeldung consegues abrir conta no banco e fazer contratos (ginásio, tlm, etc).
Também precisas deste papel para te registar num seguro de saúde.

Precisas do NIF pra dar a tua empresa pra pagares os impostos certos (senão ao fim de 3 meses és taxado ao máximo).

Acho que é isto...
 
Precisas de um contrato de renda pra te conseguires registar na cidade (e sim, quartos partilhados tbm tem disso) e ter o anmeldung e o NIF daqui do sitio.

Com o anmeldung consegues abrir conta no banco e fazer contratos (ginásio, tlm, etc).
Também precisas deste papel para te registar num seguro de saúde.

Precisas do NIF pra dar a tua empresa pra pagares os impostos certos (senão ao fim de 3 meses és taxado ao máximo).

Acho que é isto...

Obrigado @casdio ! Finalmente alguém me conseguir dar uma enorme ajuda com a parte de que documentos preciso!

Essa parte da papelada estou trabalhado, pois não falo Alemão. Vou ter que arranjar alguém que vá comigo para preencher isso. :S

A ver se na empresa me conseguem desenrascar... Se não tenho que pagar a alguém, acredito que haja serviços na Alemanha para ajudar com isso? Digo eu? :S

\Edit
Encontrei isto.

Esse texto parece um pouco inflacionado; passado 4 meses ja consegues alugar uma casa sozinho???? Duvido, quanto mais ter uma casa com garagem e carro.
Se for assim tento volto a tentar emigrar outra vez.

Casa sozinho é fácil (em termos de pagar, a parte difícil pode ser encontrar uma vaga)... Pelo menos com 3 / 4 anos de experiência na alemanha.
 
Não vim como sénior, mas também não era completamente junior, tinha 3 anos e pouco de experiência. A empresa não arranjou casa, não.
Isso foi muito bom. Até fiquei admirado porque a maior parte da malta que está no UK e tem postado no Zwame costuma dizer que é muito difícil conseguires arrendamento de casa à primeira.
 
Esse texto parece um pouco inflacionado; passado 4 meses ja consegues alugar uma casa sozinho???? Duvido, quanto mais ter uma casa com garagem e carro.
Se for assim tento volto a tentar emigrar outra vez.

A mim deram-me um plafond de 3000 libras para me ajudar a mudar de pais. (usei apenas prai 1500, pra pagar viagem e para meter como caução do primeiro sitio onde morei)
Comprei um carro barato (mini cooper com 10 anos) 2000 libras, em portugal o mesmo carro custava 7000mil euros na altura.
Em relaçao a casa podia ter arranjado logo, n o fiz porque a empresa estava em processo de mudar de escritorio e aluguei um quarto inicialmente.
Mas com contracto de trabalho arranjas casa na boa em inglaterra, no meu caso queriam referencias, a minha empresa era a minha "referencia".

Acho que nenhum de vcs se deve mudar se o salario n der pra pagar a casa + despesas e ainda sobrar uns trocos.
No meu caso depois de tirar os custos fixos tenho 1300 libras para poupar/gastar todos os meses... em portugal (lisboa) não chegava aos 1100 de ordenado limpo total...

A minha actual casa fui eu a mobilar e já com a devida tv de 55" PS4 + PSVR + mobilia de quarto + mobilia da sala gastei a volta de 2500 libras.

Por isso ya... acho que devem tentar emigrar todos :P tava a ler isto https://www.indy100.com/article/map...living-abroad-emigration-jakub-marian-7556876 parece que quase 1/4 de portugal já emigrou :P

Eu acho que um gajo aqui a trabalhar no supermercado tem uma vida melhor que um eng.informatico em Portugal
 
Última edição:
Obrigado @casdio ! Finalmente alguém me conseguir dar uma enorme ajuda com a parte de que documentos preciso!

Essa parte da papelada estou trabalhado, pois não falo Alemão. Vou ter que arranjar alguém que vá comigo para preencher isso. :S

A ver se na empresa me conseguem desenrascar... Se não tenho que pagar a alguém, acredito que haja serviços na Alemanha para ajudar com isso? Digo eu? :S

\Edit
Encontrei isto.



Casa sozinho é fácil (em termos de pagar, a parte difícil pode ser encontrar uma vaga)... Pelo menos com 3 / 4 anos de experiência na alemanha.
Faz-se tudo bem sem o alemão.
O anmeldung podes preencher antes e levar já preenchido... Depois é só entregar e pegar no papel carimbado ;)

Aconselho-te é a reservar já uns quantos spots pra fazer isso pq a fila de espera e prai 2/3 semanas...

É ir aqui e escolher um Office qq. O que estiver na zona que te der mais jeito ;)
https://service.berlin.de/dienstleistung/120686/
 
Obrigado @casdio .

Em relação a documentos que preciso de levar de portugal, o que é necessário?

Cartão cidadão, vacinas, cartão saúde europeu(?), cópias de certificação de mestrado/licenciatura(?), mais alguma coisa?
 
Obrigado @casdio .

Em relação a documentos que preciso de levar de portugal, o que é necessário?

Cartão cidadão, vacinas, cartão saúde europeu(?), cópias de certificação de mestrado/licenciatura(?), mais alguma coisa?
Que eu saiba, cartão de cidadão e o de saude chegam pra tudo.
Pelo menos pra mim nao fez falta mais nada ate agora ;)

Ah, e se tiveres Passaporte ttraz tambem! Aqui as vezes eles batem mal porque o nosso CC nao tem data de emisssao...
 
Back
Topo