Empregos de informática no estrangeiro

Eu ate exclui o valor das creches nas minhas contas pq tinha ideia de serem de borla (ou perto disso) aqui na Alemanha :p

Estava a falar de tudo o resto mesmo

1700 por mês para 4 é bastante não?

Eu nas minhas contas tenho 5k para 4 como budget, mas isso incluí pagar 2x 1250 de creche, se a mãe não trabalhar há opções mais baratas que creche full time
 
Depende do estilo de vida. Se for pra ficar na cidade e nao sair de la, deve chegar.

Mas basta ir passar ferias uns dias que e logo um estouro do caraças... Ou na altura em que e preciso comprar mais roupa pq os putos estao a crescer e afins.

Eu pelo menos nao me sentia confortavel a mudar de pais com margem tao curta...
 
Ando outra vez numa fase em que começo a ponderar sair do país e ir trabalhar para algum país da união europeia.

Neste momento a minha maior apreensão é mesmo o facto de ser casado e ter dois filhos pequenos. Isto porque isso obrigaria a minha mulher a deixar o emprego e, dada a área dela, seria muito complicado ela arranjar emprego no médio prazo. O que vejo a acontecer é a minha mulher ficar em casa com eles até irem para a escola e, depois sim, procurar um emprego mesmo que não seja na área dela.

A minha questão é sempre se dá para aguentar só com um ordenado e essas contas nunca são triviais. Já alguem passou pelo mesmo dilema?

Pode sempre ir para a Suíça, penso que poderá ter mais margem de manobra. No entanto, a mãe para ficar legal tem de trabalhar algures.
 
Nunca passei pelo mesmo problema, mas na Alemanha eu diria que nao da para aguentar. Pelo menos sem ajudas do estado...

Contas:
70k para senior developer, da 42k limpos/ano (ou seja, 3.5k/mes limpos)

Uma casa para 4 pessoas vai facilmente pros 1800e/mes, logo metade do ordenado foi ao ar.
Com o resto ter que sustentar 4 pessoas, sendo que 2 sao crianças... Fica curto.
Discordo completamente e conheco vários casos assim (familias só com um ordenado e com 1, 2 e 3 filhos...). Que ajudas do estado é que falas? A creche gratuita? O abono que todas as criancas na Alemanha recebem?

--

@MadnessJonny Do que conheco, Berlim, é possível sim. Criancas nao pagam creche (e escola/faculdade no futuro) e ainda recebem um abono mensal generoso. O teu seguro de saúde cobre a família toda e as criancas geralmente nao pagam nada de consultas, medicamentos, etc...

A habitacao poderá ser o caso mais complicado mas é possivel alugar um T2 por 1000€ (usando os 3.5k como referencia, sobrariam 2.5k para o resto o que é mais do que suficiente), os filhos teriam que partilhar o quarto. De resto, as cenas para criancas, é tudo muito mais barato que em portugal. (fraldas, etc...)
 
Sim, estava a falar desses abonos pelos filhos.

Podes-me mandar links por PM desses T2 a 1000e? É que estou a pagar 1500 e n encontrei nada mais barato na altura... Pelo menos em localizações decentes.
 
1. É só UM abono (kindergeld, dao-te o papel próprio para o efeito junto com o registo de nascimento), que todas as criancas recebem, se nao houvesse esse abono eu teria exactamente o mesmo número de filhos, é um nao assunto... A creche (e educacao no geral) gratuita é que é uma ajuda importante. Na realidade acabas sempre por pagar 30/40€ para alimentacao, mas só a partir deste verão é que a creche passou a ser gratuita, só em Berlim, fora já pagas um valor que varia consoante o teu salário.

2. Depende do que achas decente... Eu vivo dentro do Ring, no bairro de Tempelhof a 3 min. de uma estacao de comboio/metro e pago isso (abaixo até). É um contrato com menos de 1 ano.

Mas basta ir passar ferias uns dias que e logo um estouro do caraças... Ou na altura em que e preciso comprar mais roupa pq os putos estao a crescer e afins.

Entao e se ficar em Portugal? Fica mais barato viajar?

Roupas e quase tudo o que é necessario para criar os filhos é mais barato aqui, além de que existe um mercado de coisas usadas que simplesmente nao existe em Portugal o que ajuda a poupar especialmente em coisas que se usam pouco tempo.

Já nem meto na equacao o equilibrio casa/trabalho, teres tempo para os miúdos, parques para eles brincarem, actividades, etc...

Como já disse conheco varios casais portugueses, e nao so, que vivem do mesmo modo que o @MadnessJonny está a ponderar fazer.
 
Última edição:
Eu nao estou a dizer que e melhor ficar em PT do que vir para a Alemanha. So disse que achava arriscado mudar de pais (com tudo que isso acarreta) para ter esse estilo de vida aqui. Claro que depende de cada um :)

Por exemplo, se quiser passar o Natal em PT com a familia sao logo 200*4=800e em viagens que vao ao ar. Se nao quiser ja poupa mt dinheiro.

P.s: mt a serio: como encontraste a casa?? É que vou mudar no final de Janeiro e interessa-me isso!
 
Eu nao estou a dizer que e melhor ficar em PT do que vir para a Alemanha. So disse que achava arriscado mudar de pais (com tudo que isso acarreta) para ter esse estilo de vida aqui. Claro que depende de cada um :)

Por exemplo, se quiser passar o Natal em PT com a familia sao logo 200*4=800e em viagens que vao ao ar. Se nao quiser ja poupa mt dinheiro.

P.s: mt a serio: como encontraste a casa?? É que vou mudar no final de Janeiro e interessa-me isso!
1. O que ganhas a mais compensa, um amigo tem 3 putos e além do voo paga táxi aqui e em PT... O estilo de vida aqui é bastante melhor como já referi, expecialmente para famílias IMHO

2. Das outras vezes foi da maneira "tradicional", procurar anúncios em sites e enviar dezenas de candidaturas durante 3 meses até conseguir. Desta vez vi um apartamento vago, liguei pra agencia a perguntar se estava ainda vago e disseram que já ão mas que tinham outro vago (maior, mais perto da estacao, 2. andar, o outro era um R/C), um daqueles que nem está listado no site, e combinei de ir ver e no fim da visita a senhora da agencia perguntou se queria ficar com ele, passados 2/3 dias aceitei ficar com ele.
 
Eu nao estou a dizer que e melhor ficar em PT do que vir para a Alemanha. So disse que achava arriscado mudar de pais (com tudo que isso acarreta) para ter esse estilo de vida aqui. Claro que depende de cada um :)

Por exemplo, se quiser passar o Natal em PT com a familia sao logo 200*4=800e em viagens que vao ao ar. Se nao quiser ja poupa mt dinheiro.

P.s: mt a serio: como encontraste a casa?? É que vou mudar no final de Janeiro e interessa-me isso!

Relembro a pergunta dele:

Isto porque isso obrigaria a minha mulher a deixar o emprego e, dada a área dela, seria muito complicado ela arranjar emprego no médio prazo. O que vejo a acontecer é a minha mulher ficar em casa com eles até irem para a escola e, depois sim, procurar um emprego mesmo que não seja na área dela.

A minha questão é sempre se dá para aguentar só com um ordenado e essas contas nunca são triviais.


Eu acho que não só dá para aguentar como até deve ser melhor que em Portugal. E enquanto a mulher dele não encontrar trabalho na "área", mas há tantas áreas que a mulher dele pode tentar arranjar trabalho e mesmo que não arranje, não vão propriamente passar fome com um orçamento de €1700 por mês diria eu, se calhar não dá para ir de férias para o um resort de 3 em 3 meses, mas mesmo assim...
 
Não sei se percebi bem: a creche na Alemanha é gratuita? Para todos independentemente dos rendimentos? Pergunto pela questão dos rendimentos porque em Portugal também há IPSS mas, como pagas em função dos rendimentos, eu pagaria quase tanto na publica com pago no privado...

É que só o facto de não pagar cresche é um benefício brutal e, nesse caso, a hipótese da minha mulher não trabalhar nem se coloca em causa: o racional de ela ficar em casa era apenas de evitar estarmos a pagar um valor alto pelas creches que podia não ser compensado por um trabalho fora da área dela. Assim ela até podia ir trabalhar noutra área e depois ir procurando com calma.
 
Não sei se percebi bem: a creche na Alemanha é gratuita? Para todos independentemente dos rendimentos.
Em Berlim é, no resto da Alemanha não tenho a certeza mas julgo que é baseado no teu salário tal como as IPSS em Portugal.

O que todos tem direito na Alemanha independentemente dos rendimentos é o abono mensal, este ano foi de 194€. Podes usar este dinheiro para a creche por exemplo.

Tens outras ajudar, por exemplo, enquanto a tua mulher não trabalhar pagas menos impostos.
 
Estou na mesma situação. Secalhar podia-se criar um tópico semelhante aos Viver e trabalhar no Reino Unido/Alemanha pra Holanda
 
Back
Topo